Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felippe_jnd

Pasta térmica NANOFUSION da Cooler Master

Recommended Posts

Amigos, comprei a pasta térmica Nanofusion da Cooler Master para aplicar principalmente no meu notebook HP que táva fritando frequentemente (58º em idle e 75º em full). Como trocar o cooler e dissipador não dá e comprar um coolingpad ou docking station fica meio caro, optei pelo básico que é passar uma pasta térmica boa.

Após ver alguns reviews, decidí por testar a Nanofusion.

http://www.overclockersonline.net/?page=articles&num=341&pnum=4

nanofusionno1.jpg

dsc02358kf7.jpg

Tenho que admitir que passar essa pasta não é uma tarefa fácil no primeiro instante, pois diferentemente das pastas mais usadas, ela parece uma massa plástica ou aquela sujeira que a borracha faz após usá-la. Deu um trampo disgraçado passar ela, principalmente porque os adesivos que vem junto são para CPUs maiores (AM2 ou LGA775) e não pro coitado do meu Turion 64.

dsc02341hs4.jpg

O sistema original de dissipação da CPU do meu note é bem ruim ao meu ver, pois consiste em dissipação por condução de calor por cobre, porém com a base em metal inox e um adesivo de alumínio para aumentar a área de dissipação (o que eu achei uma droga e tirei!!!).

dsc02334xv9.jpg

dsc02346mc2.jpg

dsc02347io7.jpg

dsc02335iv8.jpg

Bom, mais o trabalho valeu a pena, a camada de pasta fica bem fininha e do tamanho certinho do core. O resultado foi impressionante!!!

As temperaturas ficaram:

Idle = 42ºC :eek:

Full = 60,5ºC :eek:

Recomendo a Nanofusion da Cooler Master a todos!!!

Opinem!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o resultado que você conseguiu!

Mas tô tentando entender que diabos é esse adesivo de alumínio! :confused:

Não entendi a utilidade dele sinceramente...

Acho que faria o mesmo que você fez, rancava fora heheheh!

E outra coisa que queria entender, você disse que vem uns adesivos com essa pasta térmica.. para que serve eles?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Brothers

Esses adesivos vem em paster da CM... São para você passar corretamente a pasta no DIE do processador, elas cobrem o resto do processador...

Compartilhar este post

Link para o post

segundo os reviews da net a nanofusion é bem similar a AS5, ou eja muito boa, mas não está no patamar das thermalright chillfactor, ocz freeze extreme e noctua.

Compartilhar este post

Link para o post
E outra coisa que queria entender, você disse que vem uns adesivos com essa pasta térmica.. para que serve eles?

Eles servem pra você colar na BASE DO DISSIPADOR e passar a pasta térmica no tamanho exato do processador, evitando excesso e desperdício, além de uma camada superfina. É de extrema necessidade para aplicação da pasta, pois sem o adesivo, é impossível você distribuir a pasta uniformemente.

Veja nesse link o processo de instalação que tem as fotos, pois quando instalei no meu note, não tive o cuidado de fotografar, sem falar que tive que fazer uma "gambiarra" com um pedaço do adesivo, tendo que recortá-lo no tamanho do core do meu Turion, pois como eu disse os adesivos vem no tamanho AM2 e LGA775 (isso mesmo, acompanham dois adesivos com recortes em tamanhos diferentes...).

http://www.overclockersonline.net/?page=articles&num=341&pnum=3

Deu pra entender o dificulty né?

segundo os reviews da net a nanofusion é bem similar a AS5, ou eja muito boa, mas não está no patamar das thermalright chillfactor, ocz freeze extreme e noctua.

Não sei dizer tb se as chilfactor, freeze extreme ou noctua são melhores pois nunca as testei pessoalmente e nem ví comparativos da Nanofusion com elas...

Desculpe, acabei de achar o comparativo e ela a chilfactor empata com a AS5 e fica no mesmo "patamar" da Nanofusion... Ou seja, nada de espetacular para estar em "outro patamar"...

http://www.overclockersonline.net/?page=articles&num=822&pnum=4

Compartilhar este post

Link para o post

hmm eu testei pessoalmente todas elas e posso te afirmar que chillfactor é melhor:

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-120-plus/548173

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante a ideia do adesivo!

Só espero que pra retirar, quando fizer manutenção, não seja difícil!

Nunca testei essa ChillFactor que o PistolaoBR falou, sempre uso a Arctic Silver 5...

Mas bom saber dessas outras alternativas!

Compartilhar este post

Link para o post
hmm eu testei pessoalmente todas elas e posso te afirmar que chillfactor é melhor:

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-120-plus/548173

Mas como disse, você não testou a Nano ainda... de qualquer forma, deveria haver um tipo de aplicador padronizado para todas as pastas pra se poder comparar efetivamente, pois quem faz o teste corretamente é o fabricante, mas é claro que no teste a pasta dele vai se sair melhor que as concorrentes. Nos testes que fazemos ("caseiros") apesar de seguir o procedimento de instalação do frabricante, sempre vai haver diferença de camada (espessura), quantidade, pressão do dissipador ou posição do mesmo, etc, e assim fica meio vago dizer qual é a melhor. Quem sabe eu compro essa chilfactor só para ver no que dá?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera comprei a pasta mais nao consegui entender muito bom como vou fazer o processo do adesivo

beleza eu vi que possue dois tamanhos o 775 é o maior?

onde eu vou colocar o adesivo primeiro? no cooler?

pelo que eu entendi tenho que colar o adesivo no cooler passar a pasta de acordo com o tamanho do quadrado e depois precionar sobre o processador??

bom deu pra perceber que estou confuso

alguem pode me ajudar?

achei esse video aqui acho que vou seguir ele

porém esta nao é a mesma pasta pois a nano é cinza num é?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais