Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lakukaratia

Desligo a chave e a descarga demora demais (fonte caseira)

Recommended Posts

Galera,

É isso mesmo que o título já diz. A fonte que eu fiz (transformador, ponte de diodos, etc...) demora demais pra descarregar depois que eu desligo ela. São cerca de 10s pra começar a descarregar. Isso é um pouco inconveniente, pro caso de eu precisar desligar a alimentação de algum circuito em protoboard imediatamente.

Os capacitores são 4, aqueles de 4700uF x 63V.

Alguém tem alguma ideia de alguma carga que eu possa soldar pra consumir a tensão que se mantém carregada durante esses 10s ??

Muito obrigado,

Carlos AM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demora para descarregar porque você. tem uma senhora capacitância armazenando energia ( 4 x 4700µF = aprox. 0,019F ). você. realmente precisa de um filtro com tanta capacitância?

Segue um método de cálculo aproximado:

Tempo aprox. para descarregar completamente = T = 5 x R x C

Logo: R = T / (5 x C)

Exemplo para descarregar em 1 segundo: R = 1 / (5 x 0,019) = 10,5 ohms

Não esqueça que esse resistor vai consumir muita energia se ficar conectado direto; você. pode usar uma chave liga-desliga com mais contatos e só conectá-lo à saída quando desligar a fonte. Uma lâmpada também pode ser usada e tem a vantagem de puxar muita corrente nos instantes iniciais, apressando a descarga.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais