Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação entre dois roteadores


gugazz

Posts recomendados

Olá pessoal!

Antes de mais nada, queria deixar claro aos mediadores para não apagarem esse tópico, pois como o título deixa claro, só tenho 24 horas mesmo para aprender!

Vou ao caso então..

Um cliente me chamou.. pois mudou o tipo de internet em sua casa e depois disso não conseguiu mais acessar. São duas casas enormes, lado a lado, em um condomínio, onde uma das casas perdeu a conectividade, que era feita através da rede sem fio.

Chegando lá.. já fui pensando que era um roteador wireless que por algum motivo foi desconfigurado.. e era só configurar. Quando acessei o roteador, ví que as configurações estavam certas.. Na Casa 1 estava tudo ok e na Casa 2 o sinal não chegava. Ficando intrigado, perguntei ao cliente como era o esquema por cima.. e ele tinha esquecido de me mostrar um "aparelinho" na casa dele.

Para minha surpresa, tinha um roteador na casa dele. Então era dois roteadores, onde pelo que eu entendi, ele se conectava ao roteador na casa dele, que se conectava ao roteador principal. Desconhecendo como funcionava, deixei claro pra ele que até então conhecia por cima essa ligação entre os roteadores, mas na hora não sabia resolver, então marquei pra amanhã.

O notebook dele, quando liga, se conecta ao roteador da casa dele, que se conecta ao roteador principal. Eu queria saber como faz isso, podendo ser só o conceito ou com dados técnicos mesmo. Ligado o notebook, o que me surpreendeu foi o fato de ter uma conexão com nome de usuário e senha, como se fosse um Speedy normal.

Não sei se estou falando besteira, mas acho que tem alguma coisa a ver com bridge. O esquema que eu acho que pode funcionar é algo do tipo:

O roteador principal tem o IP 192.168.0.1

O roteador secundário teria o IP 192.168.0.2, se conectando ( como eu não sei como ) no router principal

O notebook dele receberia um IP por DHCP, e apontaria pro gateway. O que eu não estou sabendo fazer é como fazer os dois roteadores se comunicarem, como se fosse um rede só.. onde o notebook se conectaria no router 2, que se conectaria ou router 1 que fornecia a internet.

Espero que possam ajudar com dados técnicos, e com conceitos também.. porque vou ficar procurando até encontrar.

Desde já agradeço a atenção dispensada e a ajuda!

No aguardo.

Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok!

este segundo roteador que esta localizado na casa, nada mas é do que um repetidor, ou seja, ele pega o sinal que chega baixo na casa, uns 18% em media,o segundo se conecta ao primeiro, e eleva a 100%,assim o uso na casa se torna o mesmo de quem esta bem proximo ao roteador principal, é como se um fosse a continuaçao do outro, quem estiver proximo ao principal vai se conectar a ele, e quem estiver proximo a casa vai se conectar ao da casa,é como se fosse um unico sinal.

se você me passar o modelo de cada um vou poder dar mas detalhes, e os passos da configuração.

em uma situaçao tive que conectar dois repetidores ao invés de um, como é seu caso.

fica frio, é molesa

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi André!

Então, o primeiro aqui é bem simples, antiguinho, nem marca nem nada. Ele tem uma opção que mostra pode ser configurado como AP ou Bridge. O Outro é um D-Link DIR 300.

Duas coisinhas: O meu pensamento estava certo?

E porque ele tinha que se conectar com nome de usuário e senha?

Estou aqui online, no aguardo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao!

o primeiro você vai configurar normalmente, esquece que tem um repetidor!!!!

coloca o nome da rede e senha normal.

no segundo você vai ter a opção de escolher entre ap ou repetidor.

abilitando como repetidor você vai ter uma opção de busca por redes disponiveis, ae você vai achar o nome da rede que você colocou no principal, isso se ele estiver em uma distancia que seja capaz de receber o sinal, mas se antes tava funcionando, agora tambem vai.

quando você estiver configurando o dir 300 você vai achar o nome do primeiro, e mandar conectar.

abaixo vai ter um campo para chave de segurança, e formato da chave, você vai colocar a mesma que colocou no principal, como eu disse, ele vai repetir, então o nome da rede e chave deve ser o mesmo, quando você buscar por redes no dir 300 em modo repetidor vai aparecer ate a % do sinal que ta chegando.ae depois d e configurado, o notebook encontrara sómente uma rede, ele funcionara a 100% proximo do dir 300 e 100% proximo ao principal.... e no meio você vai ter ae um nivel bom ou muito bom...

depois de pronto você vai dar risadas...

assusta mas é molesa

trabalhei 3 anos como tecnico de campo...

ja tive que resolver cada uma...uahuah

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, estou com o mesmo problema, quando aciono o modo AP, o roteador "some", não consigo mais acessá-lo. Como vou conseguir receber o sinal por wireless e retransmitir? valeu

Cara... nunca configurei nada com essa topologia...

Pense no conceito de AP... Access Point... ele funciona como se fosse uma "extensão" da primeira rede... Sendo assim você só vai encontrar a primeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 3 meses depois...

tenho um asus wl500w e gostaria de conecta-lo em uma rede publica para distribuir o sinal aqui em casa... como eu sei se o sinal ta chegando nele??? com o notebook eu pego a rede mas com o roteador já tentei de tudo (modo ap, wds, bridge) e nada acontece... sei que o mais provavel é que não esteja pegando o sinal, mas como posso ter a certeza disso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 7 meses depois...

Estou com a mesma necessidade configurar estes dois roteadores...

Onde o Principal esta a receber o sinal de internet via radio e distribui para quatro maquinas em uma sala via cabo de rede e gostaria de distribuir a outro ponto via wireless, pois não esta a ser utilizada...

O segundo ponto esta distante mais ou menos a uns 20 metros sem conexão entre os prédios, e não gostaria de passar o cabo de rede externamente,,, neste 2º ponto esta ligado 12 maquinas para instrução de crianças e adolescentes e gostaríamos de compartilhar a internet...

Fiz um teste para saber se o sinal chega através de um notebook mas o sinal é muito fraco e quase não linka e utilizando um adaptador USB consegui ter uma recepção de 26% de sinal recebido apenas uma barrinha do indicador esta verde possível devido ao pequeno porte do adaptador, não verifiquei se usando uma placa pci no micro o sinal seja mais forte...

O roteador da sala principal é o Linksys WRT54G e o outro é o TP-LINK TL-WR642G gostaria de saber se existe a possibilidade de linkar os dois via wireless pois o mesmo (TP-LINK) seria ligado em um switer de 16 portas...

Se possível favor um passo a passo ... desde já um muito obrigado e aguardo retorno...

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...