Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Multi boot:hd sumiu!


Atticus

Posts recomendados

Olá amigos,resolvi criar este tópico por nao ter achado nada semelhante nas minhas pesquisas.Tentarei relatar ao máximo o ocorrido de forma sequencial,portanto segue:

Tenho um hd sata que particionei em 30 e 201 gb,e no de 30 instalei o xp sp2.

Alguns dias depois resolvi instalar um hd ide de 40 gb pra testar o vista 64bits e instalar o linux posteriormente.

Consegui instalar o vista,ate ai tudo bem,os problemas surgiram quando quis que aparecesse a tela do multi boot.E logo depois o hd do vista veio a sumir,conforme descrito mais abaixo.

Antes de instalar o vista pesquisei por multi boot e vi que primeiro instalava o SO mais antigo que a tela apareceria automaticamente, mas no meu caso acho que deu erro porque nos exemplos que li eram hds particionados e no meu caso eram hds separados instalados posteriormente.

Continuando,ao reiniciar o pc,vi que a prioridade de boot estava em dvd,hd.Mas na ordem dos hds, o hd ide vinha antes do sata e nao consegui mudar tal ordem.

Pesquisando por foruns e dentro do help do Vista,entrei no msconfig (que nao serviu pra nada,depois descobri) e depois fui em Propriedades de sistema >Avançado>Inicialização e recuperação e dentro de configurações,inicialização do sistema,deveriam ser listados os meus dois SO até então instalados,o xp e o vista,mas no caso só aparecia o Vista.

Não obstante,resolvi instalar um bootmanager,no caso o osl2000,que de cara não pegava no boot,vindo a funcionar posteriormente.

E embora eu tenha instalado o bootmanager pelo hd ide (vista),quando posteriormente o hd ide sumiu o osl funcionou,o que me levou a pensar que ele nao estava sendo executado pelo hd ide mas sim do boot em si (?!),mas ao entrar pelo xp depois consegui desinstalar o osl pelo utilitário de instalação.

Depois disso tudo,por meio de mais pesquisas,resolvi editar o arquivo boot.ini do Vista, no Hd Ide,tendo antes feito backup do mesmo em um pendrive.

Inicialmente o arquivo estava de tal forma: Boot.ini (IDE)

[boot loader]

timeout=20

default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="1" 2

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="D:\WINDOWS" 1

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="" Y

Onde esses 1 y e 2 fui eu que inseri erroneamente pelo cd de console de recuperação do proprio cd do XP.

O boot.ini do hd sata do xp ,que ainda nao alterei,continua assim:

[boot loader]

redirect=usebiossettings

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /redirect

E finalmente,editei o boot.ini do Hd IDE do Vista,que ficou assim:

[boot loader]

timeout=50

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="XP" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="VISTA" /fastdetect

Observo que fiz essa edição nos boot.ini pelo live cd do ubuntu, e ao salvar o arquivo no gedit,o linux meio que travou e nao fazia nada,por uns 5 minutos até eu apertar o reset da cpu,e foi ai que começou o pior de tudo:

Inicialmente,surgiu a janela do boot do osl2000,pedindo pra escolher um SO,tendo opções de drive A: (embora eu nao tenha disquete) ,as duas partições do HD Sata, e Cd-rom. Ou seja,nao aparecia o hd ide que tinha o vista.

Daí,consegui logar no hd sata,com o XP,que era o que eu queria ate então.

Dentro do xp,em meu computador,constatei que o hd ide,ate então com a letra F:, havia sumido, e assim permaneceu quando tentei visualiza-lo dando boot pelo live cd do ubuntu.

Depois voltei ao xp,fui em Gerenciador de dispositivos e o HD IDE nao aparece em Unidades de disco.

Por último tentei restaurar o sistema,visto que 30 min antes de instalar o Vista no Hd IDE eu havia salvo um ponto de restauração.

Ao pedir pra restaurar esse ponto o Xp me informou o seguinte:

"Alteração (ões) feita(s) à(s) unidade(s) F: após este ponto, não é possível reverter porque a unidade de disco foi excluída

da restauração do sistema ou foi desativada ou removida."

Pelo que entendi,mesmo se eu restaurar pro ponto em que nao tinha instalado o vista,meu HD IDE ainda assim nao vai aparecer?

Peço então a ajuda dos amigos do forum pro seguinte: a essa altura ja desisti do vista,quando solucionar isso vou ficar só com Xp e Linux mesmo,

mas o que quero no momento é trazer de volta o HD IDE e formatá-lo.

Agradeço desde já a todos e peço que perdoem o texto excessivamente longo,ficando a critério de moderadores se devo edita-lo prum texto mais enxuto.

Edit:

Tenho aqui o cd do hirens boot 9.5 que tem os seguintes programas

http://www.hiren.info/pages/bootcd

E tenho também o cd emergency boot cd dvd.

posteriormente usarei o hirens boot que tem utilitarios de particao.

Se alguem souber qual dessas ferramentas usar,ou se nem por elas precisa mesmo,help!

Edit2:

Dei boot pelo hirens boot,cd de dos,mas nao consegui usar as ferramentas,visto que meu teclado e mouse sao usb e minha placa-mãe nao tem entrada ps2.

Lembrei tambem que o hd ide estava 'setado' como master e foi instalado assim,mas sendo hds sata e ide o ide vai ser master do sata?

Edit final:então,acabei resolvendo de uma forma nada convencional:

Sem querer,um amigo veio aqui e bateu no estabilizador,desligando o pc. Ao religar ,ao invés de aparecer o xp,deu boot pelo hd do vista,que voltou a ser detectado.

Sem perder tempo entrei no console de recuperacao e apaguei a particao do vista,e depois ao entrar no xp,formatei o hd ide e me livrei do vista,não era bem assim que eu queria resolver o problema,mas foi o que deu pra fazer.

O intuito deste tópico era conseguir resolver meu multi boot sem formatar ou retirar o hd,se alguem tiver alguma teoria ou dica,o topico esta aberto a sugestoes. obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...