Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Atticus

Problemas com Multi boot:hd sumiu!

Recommended Posts

Olá amigos,resolvi criar este tópico por nao ter achado nada semelhante nas minhas pesquisas.Tentarei relatar ao máximo o ocorrido de forma sequencial,portanto segue:

Tenho um hd sata que particionei em 30 e 201 gb,e no de 30 instalei o xp sp2.

Alguns dias depois resolvi instalar um hd ide de 40 gb pra testar o vista 64bits e instalar o linux posteriormente.

Consegui instalar o vista,ate ai tudo bem,os problemas surgiram quando quis que aparecesse a tela do multi boot.E logo depois o hd do vista veio a sumir,conforme descrito mais abaixo.

Antes de instalar o vista pesquisei por multi boot e vi que primeiro instalava o SO mais antigo que a tela apareceria automaticamente, mas no meu caso acho que deu erro porque nos exemplos que li eram hds particionados e no meu caso eram hds separados instalados posteriormente.

Continuando,ao reiniciar o pc,vi que a prioridade de boot estava em dvd,hd.Mas na ordem dos hds, o hd ide vinha antes do sata e nao consegui mudar tal ordem.

Pesquisando por foruns e dentro do help do Vista,entrei no msconfig (que nao serviu pra nada,depois descobri) e depois fui em Propriedades de sistema >Avançado>Inicialização e recuperação e dentro de configurações,inicialização do sistema,deveriam ser listados os meus dois SO até então instalados,o xp e o vista,mas no caso só aparecia o Vista.

Não obstante,resolvi instalar um bootmanager,no caso o osl2000,que de cara não pegava no boot,vindo a funcionar posteriormente.

E embora eu tenha instalado o bootmanager pelo hd ide (vista),quando posteriormente o hd ide sumiu o osl funcionou,o que me levou a pensar que ele nao estava sendo executado pelo hd ide mas sim do boot em si (?!),mas ao entrar pelo xp depois consegui desinstalar o osl pelo utilitário de instalação.

Depois disso tudo,por meio de mais pesquisas,resolvi editar o arquivo boot.ini do Vista, no Hd Ide,tendo antes feito backup do mesmo em um pendrive.

Inicialmente o arquivo estava de tal forma: Boot.ini (IDE)

[boot loader]

timeout=20

default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="1" 2

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="D:\WINDOWS" 1

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="" Y

Onde esses 1 y e 2 fui eu que inseri erroneamente pelo cd de console de recuperação do proprio cd do XP.

O boot.ini do hd sata do xp ,que ainda nao alterei,continua assim:

[boot loader]

redirect=usebiossettings

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect /redirect

E finalmente,editei o boot.ini do Hd IDE do Vista,que ficou assim:

[boot loader]

timeout=50

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="XP" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="VISTA" /fastdetect

Observo que fiz essa edição nos boot.ini pelo live cd do ubuntu, e ao salvar o arquivo no gedit,o linux meio que travou e nao fazia nada,por uns 5 minutos até eu apertar o reset da cpu,e foi ai que começou o pior de tudo:

Inicialmente,surgiu a janela do boot do osl2000,pedindo pra escolher um SO,tendo opções de drive A: (embora eu nao tenha disquete) ,as duas partições do HD Sata, e Cd-rom. Ou seja,nao aparecia o hd ide que tinha o vista.

Daí,consegui logar no hd sata,com o XP,que era o que eu queria ate então.

Dentro do xp,em meu computador,constatei que o hd ide,ate então com a letra F:, havia sumido, e assim permaneceu quando tentei visualiza-lo dando boot pelo live cd do ubuntu.

Depois voltei ao xp,fui em Gerenciador de dispositivos e o HD IDE nao aparece em Unidades de disco.

Por último tentei restaurar o sistema,visto que 30 min antes de instalar o Vista no Hd IDE eu havia salvo um ponto de restauração.

Ao pedir pra restaurar esse ponto o Xp me informou o seguinte:

"Alteração (ões) feita(s) à(s) unidade(s) F: após este ponto, não é possível reverter porque a unidade de disco foi excluída

da restauração do sistema ou foi desativada ou removida."

Pelo que entendi,mesmo se eu restaurar pro ponto em que nao tinha instalado o vista,meu HD IDE ainda assim nao vai aparecer?

Peço então a ajuda dos amigos do forum pro seguinte: a essa altura ja desisti do vista,quando solucionar isso vou ficar só com Xp e Linux mesmo,

mas o que quero no momento é trazer de volta o HD IDE e formatá-lo.

Agradeço desde já a todos e peço que perdoem o texto excessivamente longo,ficando a critério de moderadores se devo edita-lo prum texto mais enxuto.

Edit:

Tenho aqui o cd do hirens boot 9.5 que tem os seguintes programas

http://www.hiren.info/pages/bootcd

E tenho também o cd emergency boot cd dvd.

posteriormente usarei o hirens boot que tem utilitarios de particao.

Se alguem souber qual dessas ferramentas usar,ou se nem por elas precisa mesmo,help!

Edit2:

Dei boot pelo hirens boot,cd de dos,mas nao consegui usar as ferramentas,visto que meu teclado e mouse sao usb e minha placa-mãe nao tem entrada ps2.

Lembrei tambem que o hd ide estava 'setado' como master e foi instalado assim,mas sendo hds sata e ide o ide vai ser master do sata?

Edit final:então,acabei resolvendo de uma forma nada convencional:

Sem querer,um amigo veio aqui e bateu no estabilizador,desligando o pc. Ao religar ,ao invés de aparecer o xp,deu boot pelo hd do vista,que voltou a ser detectado.

Sem perder tempo entrei no console de recuperacao e apaguei a particao do vista,e depois ao entrar no xp,formatei o hd ide e me livrei do vista,não era bem assim que eu queria resolver o problema,mas foi o que deu pra fazer.

O intuito deste tópico era conseguir resolver meu multi boot sem formatar ou retirar o hd,se alguem tiver alguma teoria ou dica,o topico esta aberto a sugestoes. obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais