Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
amayumi2

[Resolvido]Nobreak na bateria do carro para usar computador em viagens?

Recommended Posts

prezados,

quero criar um formulário em word ou excel para imprimir documentos em campo mas o computador ( um notebook satellite antigo) e a impressora (uma hp deskjet dessas miudinhas que se vê por aí) teriam que ser alimentados pela bateria do carro .

fuçando aqui, achei um nobreak velho com os dizeres: "CBS 1200 (presumo que sejam 1200 va) , apto a suportar 1 cpu pentium + 01 monitor SVG + 01 impressora jato de tinta ou matricial"

olhando no fundo do aparelho, vejo um conector para fiação externa (igual a conectores de fiação de chuveiro eletrico) escrito: "bat. externa 12v" e duas saídas, uma + e uma -.

pensei então no seguinte:

posso ligar a bateria do carro nesse conector para bateria externa, esperar carregar o nobreak e então ligar o computador e a impressora no nobreak?

peço desculpas se escrevi alguma asneira técnica.

qualquer ajuda será bem-vinda.

grato

Editado por amayumi2
corrigindo dados

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se esse no-break possuiu essa conexão externa como você citou não terá problemas, agora acho melhor ligar o no-break primeiro numa tomada e carregar a bateria interna para depois ligar na bateria automotiva.Se a bateria do carro for muito velha é bom usar com o motor ligado se não quiser ficar presa no meio da floresta.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, este nobreak te servirá com certeza, mas como ele estava inativo á algum tempo, é bom você trocar ou mandar torcar as baterias internas dele... ou simplesmente retiralas e usar este nobreak só conectado a bateria externa, no caso a da pick-up..., faça um teste antes de se aventurar sair para campo... você pode ficar na mão!!!,

Boa sorte,

Bruno

Compartilhar este post

Link para o post

prezados,

agradeço a presteza da informação e aproveito o canal para tira mais uma dúvida:

independente de tirar ou manter a bateria do nobreak velho terei que ligá-lo a bateria do carro.

será que é seguro ligá-lo a bateria da pick-up usando para isso o conector para acender cigarros?

creio quer seria o mais prático (e evitaria uma instalação extra de fios grossos ligados na bateria e voltados para o interior do veículo) mas tenho receio do conector para cigarros ser feito de fios que não aguentem o trafego de energia, esquentem e derretam dentro do painel.

o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

em geral o conector acendedor de cigarros aguenta 180W, aproximadamente 10 Ampéres(pra trabalhar com valores redondos), seu notebook e impressora não consomem tudo isso, a grossura do cabo será importante entre a conexão acendedor-nobreak. apenas certifique-se da potência máxima fornecida pelo acendedor.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar o NoBreak sem problemas, existe também inversores para se usar direto no acendedor de cigarros, um inversor pequeno de 80W dá e sobra

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78181163-conversor-inversor-75w-transformador-de-12v-para-110-127v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76914563-inversor-de-12v-p-220v-150watts-golden-_JM

Não conheço esses vendedores, só postei os links para exemplificar :)

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados,

Agradeço a ajuda de todos.

Hoje comprei um recarregador de celular para acendedor de cigarros 12 v.

Desmontei o recarregador, tirei os fios, e soldei no lugar os fios grossos que vocês aconselharam e montei uma extensão de 2 m.

Depois estudei um pouquinho na internet e vi que o pino central do acendedor de cigarros corresponde ao + e as laterais do acendedor são o negativo.

Então conectei o + do acendedor no + do nobreak e o - do acendedor no - do nobreak.

Liguei tudo mas a luz de power do nobreak não acendeu. Tentei fazer uma furadeira funcionar e nada.

Aí me lembrei que há um fusivel original do carregador de celular. fui lá ver e ele tinha derretido.

Pensei em trocar o fusível por uma peça de aço que deixasse a corrente passar direto mas uma vozinha me aconselhou a vir aqui pedir o conselho de vocês antes de fazer isso (vai que dá *****...)

E então? o que fiz errado? o fusível original realmente é muito fraco para a potencia exigida pelo nobreak?

É melhor comprar um fusível mais forte ou meter uma peça de aço no lugar dele?

Obrigado!

Editado por amayumi2
corrigindo informação

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, realmente o fusível que tinha era muito fraco...

Terás que utilizar um fusivel de uns 10 a 15A... Lmebrando que é sempre bom ter um fusível, já que é ele que vai proteger a fiação do automóvel no caso de um curto-circuito ou coisa parecida no no-break.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Amayumi, se você não retirou as bat internas do no-break!, elas podem exigir muito da bat da pick-up!, retire-as antes de usar este no-breack... é mais seguro...

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado a todos.

levei o nobreak em uma eletronica e o rapaz trocou o fusivel por um mais adequado.

tambem pedi pra trocar a bateria e colocar um relê que controle o uso da energia quando o carro liga e desliga.

busco na sexta que vem.

mal posso esperar para testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais