Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R800 - Radeon HD 5000


Evandro

Posts recomendados

na minha opinião o que poderia ser feito é ser usado um dos núcleos para o grafico e o outro para fisica... ai ficaria legal....

4870 + 4850

Mas ai teria que ter a opção para desabilitar o cross via software e ligar o calculo para fisica...

E não seria desperdício uma 4850 para física ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

õ.Õ"

Que história é essa mesmo? Menino menino, deixa de ser menino, menino! :lol:

Sério agora... Não diria impossível mas... É bem estranho 5 "chipões" assim juntinhos, harmoniosamente sob um mesmo cooler... Imagino que isso aí será possível em 40nm no máximo... Sobre a data, não me espanta, quando a AMD comprou a ATI os projetos do R600 e R700 já existiam, é possível que esse também existisse em 2006... Vejam, é possível, não digo que esse é o caso...

Pra mim, é fake brabo com durex, mas nunca se sabe, esperar pronunciamento da empresa sobre isso.

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não seria desperdício uma 4850 para física ?

Talvez hoje seria sim... pois é como falamos anteriormente... a programação para essa tecnologia anda muito atrazada... mas quem sabe o dia de amanha...

na minha opinião... o futuro das placas é serem multi gpu.... ai quem sabe um núcleo para o grafico e o outro núcleo para fisica? é de se pensar...

Qualquer placa é desperdício para física atualmente...
concordo em partes... pois nunca testei nenhum desses sistemas...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será? acho q esse negócio de GPU exclusiva p/ física é balela e logo vai cair por terra.. a Ageia Physx foi um retumbante exemplo disso.. apesar dos processadors da VGAs serem bem mais potentes q as atuais CPUs, eu não acredito muito nisso.. acho q é mais fácil e mais barato manter o calculo p/ física no processador mesmo.. as próximas gerações são plenamente capazes de fazer isso sem perder performance... acho meio desperdicio manter um processador exclusivo p/ calculo físico.. quando tiverem um SO menos elefante-branco (Vista??) e q onere menos o processador e os recursos do hardware, os jogos terão mais recursos p/ eles.. Por isso q a partir da proxima geração, os consoles vão destruir os PCs, no quesito gráfico e jogos.. o PS3 é o primeiro passo a frente dos PCs.. quando você acham q vai surgir um PC com o poder do chip Cell com o hardware e SO otimizado e dedicado p/ jogos?

ta ficando meio offtopic.... voltando a falar de física nas ATI/R700.. e o HAVOK da ATI? vai vingar ou não?

outra questão: vocês sabem se a HD4830 transmite som via DVI/HDMI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Testei crysis e farcry2 e ta a mesma ***** nao vi nada de aumento de performance como eles afirmaram.

Qual a sua configuração, e qual a resolução e filtros que estava usando?

Vale lembrar que driver não faz milagre.

Aqui tem um pouco sobre os ganhos de performance em relação à versão anterior:

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=10762&Itemid=34

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1225796361eb79f0cd59.gif

... roadmap especulativo sim .... mas em Q3-09 diz Dual MCM .... se MCM ja seria dual-core, Dual-MCM seria algo do tipo Quad-Core ... talvez esse Dual-MCM, se é que vai existir, seja apenas um como crossfire existente nas atuais X2 ...

... e mais, se for mesmo verdade e se pudessemos fazer CrossfireX com uma dessas Dual-MCM ... seriam 8 Chips gráficos ?? :huh:

... é especulações !

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será? acho q esse negócio de GPU exclusiva p/ física é balela e logo vai cair por terra.. a Ageia Physx foi um retumbante exemplo disso.. apesar dos processadors da VGAs serem bem mais potentes q as atuais CPUs, eu não acredito muito nisso.. acho q é mais fácil e mais barato manter o calculo p/ física no processador mesmo.. as próximas gerações são plenamente capazes de fazer isso sem perder performance... acho meio desperdicio manter um processador exclusivo p/ calculo físico.. quando tiverem um SO menos elefante-branco (Vista??) e q onere menos o processador e os recursos do hardware, os jogos terão mais recursos p/ eles.. Por isso q a partir da proxima geração, os consoles vão destruir os PCs, no quesito gráfico e jogos.. o PS3 é o primeiro passo a frente dos PCs.. quando você acham q vai surgir um PC com o poder do chip Cell com o hardware e SO otimizado e dedicado p/ jogos?

ta ficando meio offtopic.... voltando a falar de física nas ATI/R700.. e o HAVOK da ATI? vai vingar ou não?

outra questão: vocês sabem se a HD4830 transmite som via DVI/HDMI?

dani,

É um pouco impossivel conseguir fazer o que você disse pois diferente dos video games que tem uma arquitetura que ja recebe itens especificos como o jogo em si desenvolvido para o video game. então ele é voltado ao processador disponivel sem abrir mao da qualidade (otimização de programação). Para um computador ele precisa antes de td acessar o núcleo do sistema (kernel) e com isso informar o que ira ser utilizado. Com isso já se perde muito porque o sistema operacional que comanda e como todos ja sabem o windows não tem uma programa "enxugada" para abrir as bibliotecas de funcionamento de modulos e sim abre para N programas utilizarem ao mesmo tempo e com isso mais um problema que há necessidade de adaptaçao.

Como ainda nao conheço nenhum programa "leve" que roda nativamente em 64 bits acredito que seja outro problema para otimização do sistema para conseguir algo mais leve.

Falando da placa de video, acredito que esse HD5xxx seja um fake muito grande porque seria exclusividade de apenas um site? não encontrei algo parecido em outro lugar... mas se fosse seria uma "pusta" placa... :D. Mas se conseguirem aplicar tecnologia voltada a multi gpu o custo de produçao nao sera grande uma vez que conseguem utilizar o mesmo PCB apenas colocando um novo chip (isso se for possivel nas placas atuais). Fico pensando na dificuldade de desenvolver drivers para novas placas de video... imagina uma multi gpu? bom o negocio é aguardar...

Abraços!!!

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa: driver não faz milagre, e o crysis é um inferno. o link cita melhoria de 2% a 7% nese "jogo" que fazia uns 20fps, e, se vocês não notaram, isso significa que o jogo agora deveria fazer entre 20,4fps e 21,4fps (tomando por base os 20 fps originais). Tradução, numa ***** mal programada daquelas, vocês realmente NÃO vão notar muita diferença de performance MESMO! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dani,

É um pouco impossivel conseguir fazer o que você disse pois diferente dos video games que tem uma arquitetura que ja recebe itens especificos como o jogo em si desenvolvido para o video game. então ele é voltado ao processador disponivel sem abrir mao da qualidade (otimização de programação). Para um computador ele precisa antes de td acessar o núcleo do sistema (kernel) e com isso informar o que ira ser utilizado. Com isso já se perde muito porque o sistema operacional que comanda e como todos ja sabem o windows não tem uma programa "enxugada" para abrir as bibliotecas de funcionamento de modulos e sim abre para N programas utilizarem ao mesmo tempo e com isso mais um problema que há necessidade de adaptaçao.

Concordo com você cara.. justamente pelo PC ter uma arquitetura mais versátil e complexa é q os consoles vão começar a superar de vez os PCs com relação a jogos.. por eles terem um poder de processamento parecido porém com sua arquitetura totalmente voltada para jogos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a jogabilidade de games para video-game ficar estão boa qto a de PC ai sim eu acredito que ficará melhor... porque mesmo com graficos super realista a jogabilidade ainda peca... não é aquela coisa que você se sente "vivo" dentro do jogo como no PC... pelo menos é o que eu acho ...

Mas realmente.. logo logo o PC não será o lugar para jogar games visto que se houvesse uma politica de valores para jogos... comprar um console caro e com bons graficos valeria e muito a pena e dai nao teria o que um PC fizesse para melhorar.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que jogos de computadores bem feitos são infinitamente suriores aos consoles...o que esta pesando no cenario atual é que é muito mais fácil e barato programar p/ console do que p/ computador...e como a grande maioria dos programadores de jogos não são lá muito "aplicados" os consoles estão tendo preferência....nem cabe comparação, jogos de computador dão de 10x0 nos de console!!!!...Minha opinião!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que essa parada de master-slave por VGA é furada. A menos é claro, que tenham feito algum milagre ao reduzir o chip para 40nm (ou 45nm) que colocasse o desperdício de energia lá em baixo... Sim, dissipação de calor é questão, eu acho. A placa pode consumir 350W, se tiver desempenho ninguém vai ligar, o problema e quando essa energia virá calor... Aí o bixo pega fogo e pra apagar só gastando com cobre de dissipador. Aí aumenta o preço e todo mundo toma na bitola...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que essa parada de master-slave por VGA é furada. A menos é claro, que tenham feito algum milagre ao reduzir o chip para 40nm (ou 45nm) que colocasse o desperdício de energia lá em baixo... Sim, dissipação de calor é questão, eu acho. A placa pode consumir 350W, se tiver desempenho ninguém vai ligar, o problema e quando essa energia virá calor... Aí o bixo pega fogo e pra apagar só gastando com cobre de dissipador. Aí aumenta o preço e todo mundo toma na bitola...

Acho que nem vai chegar a isso, acredito que os modos SLI e Crossfire não foram implementados cedo a toa....pode ter certeza que quando esse limite termico chegar NVIDIA e ATI-AMD vão sugerir(leia-se impor) que p/ um melhor desempenho grafico sera necessario o uso de duas VGAs...vai ser "padrão" pc-gamer com SLI ou Crossfire...se observarmos bem, todos os ultimos movimentos da industria de VGAs esta voltada nesse sentido....não se vê nessa industria a preocupação de otimização do hardware p/ diminuição do consumo(como se vê nas CPUs e nos HDs), fora que as soluções termicas tem tem sido cada vez mais palhativas...realmente quando começo a analisar com um pouco mais de cuidado a "evolução" de hardware das vgas começo a acreditar naquele boato de que NVIDIA E ATI-AMD estariam formando um cartel....e nos os consumidores só "TOF-TOF"(como simbolizava um certo politico no aconchego de uma sala em Brasilia a respeito do tragico acidente da Tam....) (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lembrar também de algo MUITO importante, q é o fato de q as VGAs tops ainda são feitas objetivando um mercado que não tem o menor interesse no consumo, desde q tenha poder de fogo. E q a pressão pela redução do consumo das cpus começou num mercado que pelo menos ainda não se interessa muito por esse tipo de produto, q é o mundo dos servidores.

por outro lado... tudo bem, low não conta, mas as mid, como andam em consumo relativo? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

johannesrs,

Não pensaria assim.... mesmo porque... seria como num carro hj em dia.... o pessoal ai que gasta 50000 a 60000... hj quer carro flex... mas dai se fosse pensar do modo que você pensou... seria dizer... se tenho dinheiro porque nao comprar um carro a gasolina? afinal... vou ter dinheiro para encher o tanque... mas sevc ve que existem soluções de otimização e melhor dissipaçao de calor... você evita custos com novos chips e de quebra devido a baixa do calor ganha desempenho... e talvez ainda vão tentar ganhar no processo de construção do chip de processamento tendo mais transistores numa melhor placa de silicio (litografia).

No caso de servidores o que acontece é que ali você precisa realizar mtos calculos e nem que existisse maneira de diminuir calor perderia desempenho... não há como comparar para servidores... mas pense você usuario domestico... eu nao sou, mas uma pessoa que mora no norte do pais... 40 graus o tempo todo ... e você ainda com um SR processador (para video) que ajuda a esquentar devido a má distribuição de sua dissipação porque pensou apenas no desempenho? isso geraria o efeito inverso... ou seja.... as empresas teriam que começar a fabricar chips como componentes eletronicos que suportassem maior calor e com isso ficar mais caro (não só para nós e sim para todos até a propria empresa).

então daqui para frente é importante sim pensar em otimizar para amanha nao dar com pes pelas maos....

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eds, eu não disse nada disso q tu entendeu.

resumo da ópera: vga é feita pra gamer. gamer é como o cara q pode comprar ferrari, não interessa o q bebe, interessa quem corre mais.

em nenhum momento eu disse pra não usar carro a álcool, q é o q seria uma comparação mais válida em termos de energia e potência e desperdício de energia.

por fim, o mercado de servidores é sim crucial. é como o mercado de caminhões (provavelmente a comparação vai ser péssima), tem q fazer mais com menor custo total. esse mercado vai exigir isso, e só UM DIA chega pra nós q nós queremos motores com eficiência de um caminhão em menor escala, não com o poder de fogo de uma ferrari capada. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso eu disse que entendi sim.

Mas o mercado de servidores está longe de ser um comparativo para isso e foi isso também o que eu quis dizer. Os servidores quando se trata de alto processamento é medido em gigaflops da mesma maneira que um dia grandes empresas investiam MUITO em mainframes para isso. Por isso há uma diferença grande num computador domestico.

Entre nos que temos conhecimento de informatica e sabemos diferenciar, sabemos o quanto é bom vir novas tecnologias para aumentar o processamento de cada componente. Mas para a maioria o que importa é a questao de desempenho do computador.

Mas dai você vai me dizer que é a mesma coisa, negativo. Um computador domestico a gente fala tanto de famigerados clocks entre outros itens num comparativo mas na verdade dependemos de placa de video, memoria ram, processador (pelo menos os principais) para termos o desempenho esperado. Ja num servidor, você terá espaço para armazenamento, tecnica para o tipo de armazenamento, tipo de disco, processador e no fim memoria RAM que claro é diferente de um computador domestico por realizar grandes aberturas de leitura.

Espero ter explicado :D

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...