Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer over em C2D E4600?


VitoReis

Posts recomendados

Fala aí galera...

É o seguinte, comprei um micro com a seguinte configuração:

Processador Intel Core 2 Duo E4600 - 2.4GHz

Placa mãe Gigabyte GA-EP31-DS3L

Memória Kingston DDR2 800 MHz - 2GB em dual channel

Placa de vídeo MSI GeForce 8600GTS - 256MB

Antes de tentar um overclock consultei algumas pessoas e eles me informaram que eu poderia chegar a 3GHz tranquilamente... mas não foi bem isso que ocorreu. Alterei as seguintes configurações:

Habilitei o CPU Host Control e mudei a frequencia de 200MHz para 250MHz. O multiplicador do processador, que estava por padrão no máximo (12x) eu deixei como estava, o que teoricamente ficou em 12 x 250MHz, e chegou a 3Ghz;

Travei o PCI Express em 100MHz;

Alterei o Performance Enhance de "Turbo" para "Standard";

Deixei o C.I.A. 2 desabilitado;

Na seção "Advanced BIOS Features" alterei o seguinte:

Desabilitei as funções "CPU Enhance Halt (CIE)" ; "CPU Thermal Monitor" ; "CPU EIST Function" e "Full Screen LOGO Show";

Desabilitei também a função "CPU Smart FAN Control" em PC Health Status;

Depois de fazer tudo isso eu reiniciei o micro e já na tela de carregamento do windows o micro travou... não sei o motivo de isso ter acontecido, pois essa placa mãe parece ser muito boa (dizem que ela é a sucessora da P35 da Gigabyte mesmo...). Não quis alterar a tensão do processador porque imaginei que um overclock seguro já seria suficiente para chegar a 3GHz...

Bom, retornei a configuração para 12 x 200 MHz e não retornei as outras configurações... aí o micro iniciou normalmente. O que se supõe é que devo alterar essa configuração de multiplicação, não?

Alguém poderia me ajudar e me dizer se essa placa mãe é boa para overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como ficou as memorias? de repente elas subiram de mais, e falto tensão nas memorias :)

tenta aumenta a tensão delas ou abaixa a frequencia delas

ah, e nao, nao deve ser o sucessor da gigabyte P35, pois o P31 é inferior ao p35; p35 usa ICH9, P31 usa ICH7, mais antigo :):)

mas mesmo asim, o limite da placa-mãe se terermina pelo maximo de fsb que ela consegue pegar, e com certeza esse nao é o problema, 250 de fsb é algo muito muito baixo, qualquer placa-mãe consegue pegar isso, até, essa sua placa-mãe tem suporte a fsb 1333 que na verdade é 333x4, então até 333 de fsb você consegue chegar sem alterar nenhuma tensão da placa-mãe :)

deve ser problema das memorias :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que eu preciso apenas aumentar um pouco a tensão da memória? Se for isso, qual valor eu deveria incrementar... 0,1 V?

--

O micro ficaria estável com a configuração abaixo?

CPU Frequency: 3,19GHz (266*12)

System Memory Multiplier: 3 (3*266=798MHz)

DDR2 Overvoltage control: 2.0V (1.8 + 0.2V)

Ou seria melhor fazer o seguinte:

CPU Frequency: 3,2GHz (400*8)

System Memory Multiplier: (2*400=800)

DDR2 Overvoltage control: 2.0V (1.8 + 0.2V)

Meu cooler é aquele padrão que acompanha o processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pode ser até a temeratura, qual a temperatura do processador?

nao sei como funciona os divisores na gigabyte, mas se com esse over as memorias ainda ficaram 800mhz que é o padrão delas, nao deveria ter de aumentar a tensão, agora se elas tivessem em 850 900 ou mais, ai sim seria preciso aumentar a tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alterei a frequencia da CPU de 12x200 para 11x266 e a memória de auto para 3x266. Travei o PCI express em 100 e desabilitei aqueles utilitários de monitoramento de temperatura, alarmes, etc... carreguei o windows e rodei o programa orthos versão 2006... o programa acusou erro em menos de dois minutos de teste (a temperatura estava em cerca de 40-50 graus)... voltei na bios e alterei a configuração para 8x400 e memória para 2x400 e incrementei a tensão de memória em 0,1V... o micro reiniciou mas entrou no windows com frequencia de 1,6GHz... parece que a própria bios resetou as configurações... voltei e configurei em 12x266 e memória 3x266...incrementei em 0,2 a memoria mas o erro persistiu... não mexi na tensão do processador porque disseram que eu chegaria a 3GHz facilmente em stock... não sei o que pode estar errado (minha fonte de alimentação é uma zalman 360 watts reais)...

Das duas uma: ou a placa mãe é uma porcaria ou a memória da kingston não está dando conta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, troquei meu Pentium 4 por esse processador (E4600, 2,40Ghz).

Queia saber como se faz um over nele. e se vale a pena ou não. Tudo de bom a

Todos.

--

Olá. Minhas memórias são: A-Data 333 mhz Dual chanel (2Gb). Seria melhor então passar o FSB de 800 para 1066 (Faço isso em qual setor do setup?) e o multiplicador para 10? Obrigado

--

Onde eu faço essas mudanças? no setup? em qual setor? obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra fazer over no c2d é tranquilo, mas informe qual é o sistema para que possamos dar mais informações.;)

desculpe não tinha visto a sua assinatura, mas basta aumentar o fsb de 800 p/1066 ou 1333 e deixar o mesmo multiplicador. Como o seu c2d tem o multi 12x em 1066 e vai passar p/3192mhz e em 1333 p/4000mhz, mas provavelmente a sua mobo não aquenta esse over com esse multi, aí nesse caso você deve baixar ele para 9 ou 10 e aumentar o vcore se for necessário e outros ajustes finos. E uma pergunta quais são as suas memórias?

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, eu sou novo por estas bandas, chamo-me BrunoSilva e gostaria que me tirassem aqui umas duvidas,

Eu recentemente adquiri um Intel Core2 Duo E4600, que montei em recentes compras como uma Asus P5Q PRO e umas Elite Group 4Gb

A minha duvida é que Clock é que poderei atingir sem danificar nenhum dos compunentes, tendo em conta que tenho uma THERMALTAKE BIG TYPHOON (Já com ventoinha Revoltec comprada de parte), atingi 3.01GHz no meu ultimo Clock.

Obrigado pela atenção e disponham para qualquer questao.

Thermaltake Soprano Silver

Asus P5Q PRO

Intel Core2 Duo E4600 3.01GHz

Asus EN9600GT 512MB GDDR3

EliteGroup 4GB

Nox 750W Blue Led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, gostaria de saber como faço para alterar o FSB e o multiplicador do meu processador. (c2D E4600 2,40 ghz - FSB 800mhz, multiplicador max. 12x, normal 6x. obrigado

Cara, eu tô com o mesmo problema, mas uma parte eu já resolvi. O negócio é o seguinte:

Sua placa mãe não têm opções pra oveclock acho. Eu tinha a mesma placa até o mês passado,só que a minha era a p5ld2-x 1066 mhz máx. Acho que se você entrar na bios durante o POST, deverá aparecer alguma opção "jumperfree configuration" que é a tela pra fazer over mas nem sei se tem,a minha não tinha nada,só visualizava algumas coisas. Se tiver a opção CPU ratio,DRAM CLOCK, FSB...etc dá uma olhada e posta aí o que tem pra habilitar.

Eu troquei minha placa para uma P5k-Premium e agora sim dá pra fazer over.Tem um monte de opções pra over nessa placa.Meu processador é o E4500. Essa placa custa uns 500 reais na Sta ifigênia, vem com um monte de acessórios também,coolers adicionais , heat pipe pro chipset, vale a pena!

---

Nessa placa, na BIOS, é só acessar o jumper free config. e ir escolhendo como você quer que fique as configs...por exemplo:

CPU Ratio(multiplicador) 6.0-11.0

FSB clock to northbridge : 200-800 mhz

Dram timing [auto,manual]

manual: permite alterar as latências e clocks das memórias.

Em outras opções você configura também as voltagens de tudo quanto é componente(gpu,core,memoria...)tudo em prol de um over estabilizado...

O problema agora é saber como e quanto alterar isso tudo! rsrsr

tentei algumas combinações ontem mas a maioria não bootava(dá reset e a bios avisa "overclock failed please setup again or F2 to restore default").

Tinha colocado p ex. 400 mhz no fsb com multiplicador x8 pra dar 2400 Mhz mas ficou muito instável,aí aumentei a tensão do núcleo pra 1.3V mas aí esquentou pra quase 80ºC! enfim você tem muito pra fazer mas precisa de muita paciência.

No seu caso, se não quiser trocar de placa mãe tenta usar o software ClockGen pra alterar o clock do cpu pelo windows mesmo sem rebootar e também o Power strip pra overclockar a GPU via software com segurança!

espero ter ajudado!

--

Dúvida: você tá usando qual software pra medir os clocks e temps pelo windows? Não será possivel que o software que dá o clock esteja dando o clock de cada núcleo, ou sejs 1.6Ghz x 2 = 3.2 Ghz??? o meu pc também tá acontecendo isso, altero os clocks mas quando vou ver pelo windows acusa menos tanto no multiplicador quanto nos clocks...

talvez seja a tensão..mas como saber a qual tensão trabalhar para cada configuração de clock???

--

recomendo você a usar de muita paciência e fazer uma coisa de cada vez! tipo, coloca tudo em default na BIOS. depois faz over só no FSB do cpu e olha pelo windows pra ver se fica estável.Depois altera as memos de modo a conseguir um divisor de 1:1, que significa a relação FSB/Memória. 1:1 significa que as memórias estão em sincronia com os clock do FSB, o que melhora muito o desempenho e estabilidade. As minhas tentativas com 2:3 ou 3:4 falharam mas ainda não tive tempo pra testar direito.

--

Alguém têm um tutorial pra Over pela BIOS????Minha placa é a P5k Premium Black Pearl Edition.

To penando pra fazer um over que funcione!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa placa, na BIOS, é só acessar o jumper free config. e ir escolhendo como você quer que fique as configs...por exemplo:

CPU Ratio(multiplicador) 6.0-11.0

FSB clock to northbridge : 200-800 mhz

Dram timing [auto,manual]

manual: permite alterar as latências e clocks das memórias.

Em outras opções você configura também as voltagens de tudo quanto é componente(gpu,core,memoria...)tudo em prol de um over estabilizado...

O problema agora é saber como e quanto alterar isso tudo! rsrsr

tentei algumas combinações ontem mas a maioria não bootava(dá reset e a bios avisa "overclock failed please setup again or F2 to restore default").

Tinha colocado p ex. 400 mhz no fsb com multiplicador x8 pra dar 2400 Mhz mas ficou muito instável,aí aumentei a tensão do núcleo pra 1.3V mas aí esquentou pra quase 80ºC! enfim você tem muito pra fazer mas precisa de muita paciência.

No seu caso, se não quiser trocar de placa mãe tenta usar o software ClockGen pra alterar o clock do cpu pelo windows mesmo sem rebootar e também o Power strip pra overclockar a GPU via software com segurança!

espero ter ajudado!

Qual é o clock original do seu proc? Eu queria passar o multiplicador de 6 pra 10. outra coisa. é possível fazer o over mudando somente o fsb e o multiplicador sem mexer no Vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o clock original do seu proc? Eu queria passar o multiplicador de 6 pra 10. outra coisa. é possível fazer o over mudando somente o fsb e o multiplicador sem mexer no Vcore?

O clock original do meu é quse o mesmo que o seu : 2.2 Ghz, 200 Mhz a menos, aliás a única diferença entre o 4500 e o 4600 além de , se não me engano, o 4600 ter mais um mulotiplicador.

O meu da pra ir até 11. o seu deve sdar pra ir até 12x.

É possivel sim. Recomendo que tente deixar a BIOS toda em Default primeiro.

Depois começe mexendo no FSB, tente deixar em 266 Mhz e v10. pra chegar em 2660 Mhz de clock do cpu. Veja se fica estável no windows por um tempo e usando os aplicativos comuns q você normalmente usa. Depois, se estiver td ok, tente aumentar o FSB pra 300 mhz, chegando a 3.0Ghz e repita a verificação até o sistem ficar estável. Se não estabilizar mesmo com baixo clock, aí você pode aumentar um pouco a tensão. mas não sei exatamente até quanto pode aumentar,mas não vi ninguém que usasse mais que 1.35 v sem ter um aumento muito grande de temperatura do cpu. Acho melhor não mexer com voltagens por enquanto,mesmo que não consiga um over muito bom, terá um sistema estável. Tente ler um tutorial de overclocks pela net.também estou procurando um pra me ajudar. acheui um em inglês dessa placa:

http://www.clunk.org.uk/forums/overclocking/2-c2d-overclocking-guide-beginners-p5k-add.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho um Core 2 Duo E4600 cooler-BOX + Gigabyte GA-EP43-DS3L, 2 GB de memoria de 800 dual, fiz um Over, nela de 12x266 = 3.2 ele ta rodando tudo normal jogos, videos tudo, já fiquei duas horas ligado direto.

obs> tem algum problema por meu cooler se BOX. Isso pode trazer alguns risco graves com esse Over. SIM ou NÃO.

OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procura uma opcao nas settings avançados chamada alguma coisa EIST, desabilite-a se quiser, que ficara sempre com multiplicador 12x. Ela reduz o multiplicador para reduzir o clock do processador quando nao é necessario maior clock. quando exigido, ela aumenta sozinha.. nao faz mt diferenca desabilita-la ou nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Certeza que é as memórias do legendPC que ta impacando o Over, aqui eu fiz Over no meu E4600 até 3.0 e rodou normal, numa P5KPL, com certeza que nessa placa mãe dele iria rodar melhor...ou seja, memória ta te empacando amigo...coloque umas 800Mhz que consomem menos energia que nem precisa fazer over nelas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...