Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon64 X2 6000+ x Phenom X4 9750

rodrigotardin

Posts recomendados

Fala Pessoal!

Estou com uma dúvida sobre o Processador do PC novo que eu estou montando. Preciso de ajuda pra decidir a melhor opção...

Estou em dúvida se é melhor optar entre um processador de 2 núcleos e clock 3.0Ghz (Athlon 64 X2 6000+ AM2 BOX) ou um de 4 núcleos com clock de 2.4Ghz (Phenom X4 Quad-Core 9750 Box). A aplicação do computador será a seguinte:

Jogos Pesados - 50%

Edição de Vídeo - 25%

Edição de Som - 25%

E então: Athlon 64 X2 6000+ AM2 BOX OU Phenom X4 Quad-Core 9750 Box?

Muito Obrigado pela ajuda!!! Abraço!

Rodrigo

Ps.: Já li numa matéria do CH que a Intel está com processadores mais rápidos que a AMD. Contudo, já comprei a MoBo e não posso mudar agora... Tem que ser AMD mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você puder comprar um Phenom ótimo. Apesar que o 6000+ é mais que suficiente. Além de que você não verá tanta diferença em jogos, porque a maior parte não foi programada pensando nesses Quad Core.

Tem uma boa diferença de preço não tem?Acho que uns 150~200R$.:wacko:

E eu não sei se todas as placas mãe AM2 suportam esse novo phenom. Qual você comprou?

Mas eu recomendaria o 6000+, por ser mais em conta e tem um ótimo desempenho, sem duvida você nao vai se arrepender.

Link para o comentário

Se você puder comprar um Phenom ótimo. Apesar que o 6000+ é mais que suficiente. Além de que você não verá tanta diferença em jogos' date=' porque a maior parte não foi programada pensando nesses Quad Core.

Tem uma boa diferença de preço não tem, acho que uns 150~200R$.:wacko:

E eu não sei se todas as placas mãe AM2 suportam esse novo phenom. Qual você comprou?

Mas eu recomendaria o 6000+, por ser mais em conta e tem um ótimo desempenho, sem duvida você nao vai se arrepender.[/quote']

A questão da grana, no momento, não é o crucial... E diferença é de 200,00 pratas e tá dando pra bancar. O lance que me pegou foi de um artigo que eu li aqui, justamente na análise da MoBo que eu comprei (ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP). Dá uma olhada no texto abaixo:

"...Em teoria o barramento HyperTransport 3.0 oferece uma taxa máxima de 10 GB/s, o que casaria perfeitamente com a largura de banda requerida caso você use duas ou mais placas PCI Express 2.0. No entanto, os processadores Phenom disponíveis hoje comunicam-se com o chipset a no máximo 7 GB/s, gerando um gargalo. Este gargalo não é gerado caso placas de vídeo PCI Express 1.0 sejam usadas, já que neste caso a largura de banda máxima requerida será de 5 GB/s.

Mas se você usar um processador Athlon 64, por exemplo, você limitará ainda mais o desempenho de vídeo. Como este processador se comunica com o chipset a no máximo 2 GB/s você não conseguirá obter o desempenho máximo que as placas de vídeo conseguem oferecer. Na verdade, mesmo em placas-mãe soquete AM2 comuns isso acontece, já que a taxa de transferência máxima de entrada/saída do processador é de 2 GB/s e a taxa de transferência máxima do vídeo é de 2,5 GB/s, se uma placa de vídeo for usada, ou 5 GB/s, se duas placas de vídeo forem instaladas.

Portanto o HyperTransport 3.0 “destrava” o desempenho máximo do vídeo do seu micro, muito embora para um sistema perfeito a gente precise ainda esperar o lançamento de processadores Phenom usando barramento HyperTransport a 10 GB/s."

Então, a minha dúvida é justamente se a compra do 6000+ não vai limitar o desempenho da minha HD4850 e, por conseguinte, afetar o desempenho dos jogos e aplicativos visuais mais pesados. Em contrapartida, tem o lance do clock, que no 6000+ é maior que no Phenon (3.0Ghz x 2.4 Ghz).

O que fazer??? :eek:

Link para o comentário

• Membro VIP

Primeiro, corrigindo o artigo que você leu, o HT no Athlon 64 é 1000MHz, 2000MT/s que transfere 4GB/s em cada direção ou um total de 8GB/s, essa é exatamente a banda da PCIe x16 1.0, no Phenom o HT é 1600MHz, 1800MHz ou 2000MHz, com banda total de 12.8GB/s, 14.4GB/s ou 16GB/s, nesse último caso da exatamente a banda da PCIe x16 2.0.

Mas ao menos que você tenha uma (ou várias) placas de video muito boas essa banda não fara diferença.

Quanto aos dois processadores citados, no mesmo clock cada núcleo do Phenom é um pouco mais rápido que um núcleo do Athlon 64, isso compensa quase toda diferença no clock, ai é com você decidir se vale a pena pagar 200 reais nos dois núcleos extras.

Link para o comentário

Primeiro, corrigindo o artigo que você leu, o HT no Athlon 64 é 1000MHz, 2000MT/s que transfere 4GB/s em cada direção ou um total de 8GB/s, essa é exatamente a banda da PCIe x16 1.0, no Phenom o HT é 1600MHz, 1800MHz ou 2000MHz, com banda total de 12.8GB/s, 14.4GB/s ou 16GB/s, nesse último caso da exatamente a banda da PCIe x16 2.0.

Mas ao menos que você tenha uma (ou várias) placas de video muito boas essa banda não fara diferença.

Quanto aos dois processadores citados, no mesmo clock cada núcleo do Phenom é um pouco mais rápido que um núcleo do Athlon 64, isso compensa quase toda diferença no clock, ai é com você decidir se vale a pena pagar 200 reais nos dois núcleos extras.

Eduardo,

Primeiramente, obrigado pela resposta detalhada. Segundo, já peço desculpas pela minha próxima pergunta, mas eu ainda sou um leigo...

1) Pela minha interpretação do que você falou, pelos núcleos do Phenon serem mais rápidos que os do Athlon 64, um Phenon com 4 núcleos de clock 2.4Ghz seria mais "potente" que um Athlon 64 com clock 3.0Ghz. Correto?

2) De acordo com o que eu entendi e considerando que a placa que eu vou usar é uma placa muito boa (ATI HD4850), o desempenho dela com o Phenon 9750 será melhor do que o desempenho dela se usada com o Athlon 64 6000+. Correto?

Obrigado mais uma vez!

Abraço,

Rodrigo

Link para o comentário

• Membro VIP
1) Pela minha interpretação do que você falou, pelos núcleos do Phenon serem mais rápidos que os do Athlon 64, um Phenom com 4 núcleos de clock 2.4Ghz seria mais "potente" que um Athlon 64 com clock 3.0Ghz. Correto?
Operando à freqüências de operação idênticas, o Phenom X4 é superior ao Athlon X2 em todas as aplicações. No cenário proposto, no caso, Phenom X4 9750 e Athlon X2 6000+, o desempenho deverá ser próximo em aplicações que façam uso leve de multithreading e vantajoso ao Phenom X4 em aplicações que usem os todos os núcleos com exaustão.
2) De acordo com o que eu entendi e considerando que a placa que eu vou usar é uma placa muito boa (ATI HD4850), o desempenho dela com o Phenom 9750 será melhor do que o desempenho dela se usada com o Athlon 64 6000+. Correto?
Sim, o Phenom X4 9750 deverá explorar melhor o potencial da Radeon HD 4850.
Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!