Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jorgeletronico

Projeto de controle remoto - ajuda

Recommended Posts

Amigos vi um dia em um forum um cara dizendo q daria pra fazer um controle remoto usando um 555 e led infravermelho onde chaves iriam selecionar resistores,q gerariam uma certa frequencia na saida ,onde o receptor receberia esse sinal numa certa frequencia por um receptor de infravermelho e um ci ,agora nao lembro se era o 556 ,determinaria qual a frequencia e faria x,ao mudar o valor do resistor no controle,a frequencia mudaria e o receptor recebiria esta frequencia e faria y,deu pra entender???????Alguem pode ajudar????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SOSCHIP, a duvida do Jorje é: mudando a frequencia do transmissor de infra!, mudaria a operação do receptor! ou seja deveria que ter filtros no receptor, para determinadas freq. para fazer funções diferentes..., foi o que entendi!!!, agora, ninguem como você para fornercer estes circuitos!!!, se não ajudei? espero não ter atrapalhado!...

Grande Abraço... SOSCHIP e JORGE...

Compartilhar este post

Link para o post

O LM567 trabalha com uma frequência central, que deve ser a mesma do transmissor.

Para 2 canais, você usará 2 resistores que serão ligados ao circuito por chaves de pressão, sendo que cada resistor deve gerar uma frequência diferente e não múltiplas entre si. Assim pode ser feito com 3 ou mais canais. O receptor deve ter um LM567 sintonizado para cada frequencia emitida, ou seja, 2 canais=2xLM567, 3 canais=3xLM567...

Vejam o datasheet do LM567 que tem um exemplo de como decodificar DTMF, é só usar a imaginação e aplicar o circuito para o receptor de infra.

----------------- EDIÇÃO ------------------------------------

para cada canal deve ser usado um circuito destacado em verde:

http://www.aaroncake.net/circuits/irremote.asp?showcomments=all

post-163362-13884947766239_thumb.gif

Compartilhar este post

Link para o post

GRANDE SOSCHIP! tirou as minhas e com certeza do Jorge! Tbem!...,

eu sabia que não nos decepsionaria!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes amigos,obrigado pela ajuda.quando crescer qro ser igual a você soschip,genio da eletronica.Agora preciso perguntar ,como faria pra determinar os resistores para gerarem as tais frequencia?????Sou meio leigo ainda em fazer projetos ,calculos,o que faço mais é reparos de tvs,radios etc.....E outra questao,estou aprendendo por meios proprios programar pic da familia 16xxxx, isso poderia ser feito com microcontrolador tbem ne????Abraços e obrigado a vocês dois amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

o datasheet do 555 tem uma parte com os cálculos onde especifíca as diferentes formas como ele pode ser montado, é bastante simples porém não me recordo delas, pode procurar pelo N555 que encontrará sem dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra forma seria tu usar o par encoder/decoder MC145026/MC1450(27 ou 28) tenho até um projeto pronto, dá pra fazer inumeras conbinações!

Espero não ter atrapalhado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda tenho uma dúvida. Se eu fizer esse controle de dois canais, o controle terá que ter dois botões sendo que cada um deles irá gerar uma frequência diferente. Ou seja, quando eu apertar o botão "A" o receptor acionará o relé "A", quando apertar o botão "B" o receptor acionará o relé "B". Mas e quando eu apertar os dois botões ao mesmo tento? O que acontece? Será que irá acionar os dois relés ao mesmo tempo ou irá gerar uma onda com frequencia diferente e não acionará nenhum relé?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais