Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Priorizar placa-mae ou memoria?


Posts recomendados

Olá galera.

Eu postei um tópico semelhante a este na página de hardware em geral, mas acontece que eu não estava em mente montar uma máquina para jogos. Como mudei de ideia, gostaria que o pessoal aqui da parte de configuração para jogos me ajudassem.

Tenho R$3.500 para comprar um computador novo. Se comprar um monitor de 19", sobra R$3.000 na CPU. Caso compre um de 22", sobre R$2.800.

Gostaria de montar um computador Quad-core, da Intel, com memória DDR3 e placa de vídeo GeForce. Não preciso de muito espaço em HD, nem pretendo fazer Raid0. Um de 160Gb já estaria ótimo.

Gostaria de comprar todas as peças pelo Mercado Livre.

Q9450 ou E8400?

DDR2 4Gb ou DDR3 2Gb?

9800GTX, 8800GTS 512Mb ou 9600GT SLI?

E a placa-mãe? Não tenho nem ideia.

Vou comprar esse computador no começo do mês que vem. Se vocês puderem me ajudar, da mesma forma que ajudei mtos outros, agradecerei imensamente.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha main.c, com 3k, eu acho que não compensa DDR3, pois ainda estão bastante caras, além disso, as placas mães DDR3 (que valem a pena) custam caro tb.

No mercado livre, tem preços legais, porém na Pichau é mais barato, se você confiar em comprar lá, aqui vai minha sugestão:

Core 2 Quad Q9450 R$850,00 (ML)

Placa mãe Asus P5KC R$319,00 (Pichau)

4Gb (2x 2Gb) Corsair XMS2 DHX DDR2 800 R$299,00 (Pichau)

HD 250 Seagate SATA2 16MB R$155,00 (ML) (HD 160GB, custa quase a mesma coisa)

Placa de video XFX 9800GTX R$899,00 (Pichau)

Fonte Zalman 460B-APS R$288,00 (Pichau) (a corsair 450VX é melhor, porém é um pouco mais cara, se você quiser, e achar por um preço legal, pega ela)

Gabinete Casemall K100 R$179,00 (e-armazem)

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_200&products_id=2513

Total: R$2990,00. Acho que é o melhor, que se pode fazer com 3K, caso você só compre no ML, aí você terá que diminuir alguma coisa, como placa de video ou processador, que são os mais caros. Quanto ao SLI, seria melhor duas 9600GT, que custariam o mesmo preço da 9800GTX, porém iria precisa de uma placa mãe que suporte SLI, e as mais acessíveis, já custam um bom preço, então não excaixariam no seu orçamento.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Core 2 Quad Q6600 - R$ 549.00

4GB RAM DDR2 CORSAIR (2X2GB) - R$ 299.00

HD 320GB SEAGATE BARRACUDA - 179.00

XFX 9800GTX - R$ 899.00

Asus Maximus Formula - R$ 619.00

Casemall K100 - R$ 165.00 (SmartData)

Zalman ZM460B-APS - R$ 288.00

Total: R$ 2.998,00

Deu os 3k (a diferença pra configuração acima acho que aumenta um pouco o HD, e a placa mãe que é melhor que a P5KC, porém o processador é um pouco pior e acho que com essa mobo voce consegue um bom overclock)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha main.c, com 3k, eu acho que não compensa DDR3, pois ainda estão bastante caras, além disso, as placas mães DDR3 (que valem a pena) custam caro tb.

No mercado livre, tem preços legais, porém na Pichau é mais barato, se você confiar em comprar lá, aqui vai minha sugestão:

Core 2 Quad Q9450 R$850,00 (ML)

Placa mãe Asus P5KC R$319,00 (Pichau)

4Gb (2x 2Gb) Corsair XMS2 DHX DDR2 800 R$299,00 (Pichau)

HD 250 Seagate SATA2 16MB R$155,00 (ML) (HD 160GB, custa quase a mesma coisa)

Placa de video XFX 9800GTX R$899,00 (Pichau)

Fonte Zalman 460B-APS R$288,00 (Pichau) (a corsair 450VX é melhor, porém é um pouco mais cara, se você quiser, e achar por um preço legal, pega ela)

Gabinete Casemall K100 R$179,00 (e-armazem)

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_200&products_id=2513

Total: R$2990,00. Acho que é o melhor, que se pode fazer com 3K, caso você só compre no ML, aí você terá que diminuir alguma coisa, como placa de video ou processador, que são os mais caros. Quanto ao SLI, seria melhor duas 9600GT, que custariam o mesmo preço da 9800GTX, porém iria precisa de uma placa mãe que suporte SLI, e as mais acessíveis, já custam um bom preço, então não excaixariam no seu orçamento.

Abraço!

Uma ótima configuração por esse preço, o SLI realmente fica complicado, placas com bom suporte estão bem mais caras.

Usando a 9800GTX acho que a Zalman 460 é mais negócio, a Corsair é até um pouco melhor mas para essa VGA precisaria utilizar um adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá galera. Gostaria que dessem sua opinião sobre essa configuração que montei:

Placa-mãe: Asus P5KPL

Processador: Intel Core 2 Quad Q9450

Memória: 1x1Gb DDR2 800Mhz

Placa de vídeo: GeForce 8400GS

HD: 160Gb SATAII

Gabinete: WiseCase

Fonte: Seventeam 420

Monitor: LG 22" (não incluso no preço, já comprei)

TOTAL: R$1.725,00

Gostaria de saber se essa configuração está boa!

Eu sei que a placa de vídeo não é boa, e tem pouca memória e HD, mas é que esse mês eu não posso gastar mais do que R$1.800,00, então, mês que vêm, compro memória uma placa de vídeo top e mais memória.

Na placa de vídeo, estou disposto a gastar até R$1.500,00. Alguem sugere alguma?

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

otimo processador esse, a VGA t pode pegar uma Gx2 que custa 1.300 na PlugInformática...

agora eu se fosse você, juntaria pra pegar tudo de vez...

aah, essa fonte é muito antiga e não suporta a Gx2, e coloca mais 2GB de memo depois!! ;)

quanto você tá pagando na P5KPL??

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

otimo processador esse, a VGA t pode pegar uma Gx2 que custa 1.300 na PlugInformática...

agora eu se fosse você, juntaria pra pegar tudo de vez...

aah, essa fonte é muito antiga e não suporta a Gx2, e coloca mais 2GB de memo depois!! ;)

quanto você tá pagando na P5KPL??

abraçzz

Obrigado.

No orçamento o cara colocou R$ 185,00. Não sei se é o mesmo preço avulso.

A fonte eu posso escolher lá na hora. Ele tem vários modelos. Eu não me lembro bem, mas tinha uma que era de 500W alguma coisa extreme. Não era xing-ling, ele até me passou o modelo exato e me disse pra procurar reviews dela no google.

Eu pretendo ficar com 4Gb de memória quando for comprar a placa de vídeo mesmo... aí fica filé. Só estou em dúvida em qual placa de vídeo comprar. Meu monitor é de 22" e a resolução nativa é muito alta, acho que é 1680x1050. Uma GX2 aguenta? Eu não gosto muito de jogos. Vou montar esse PC mais pra jogar alguns joguinhos de corrida, tipo Test Drive, e de primeira pessoa, tipo Medal of Honor, e Flight Simulator.

Poxa, bem que eu queria comprar tudo de uma vez! Acontece que eu sou programador e não posso ficar sem PC! Eu quero comprar esse aí, ficar um mês com ele e depois trocar a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1500 reais? compra uma GTX280 e seja feliz...mas se você quer desempenho maior creio que se fizesse cross fire de 2 HD4850 você jogaria crysis no high numa boa =) mas se você quiser dps de comprar a placa de video dar mais um up no proximo mes, compre 1 GTX280 hoje e outra dps pra dar SLI que você n se preocupa por um bom tempo =)

PS.: digo o crysis porque se roda o crysis roda os outros numa boa tb =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a GTX280 custa uns 1.800R$ e pra comprar no Brasil tem um péssimo custo/benefício... a HD4870 tambem é boa, mas fica atrás da Gx2 e esquenta mais... o melhor custo/benefício pra uma VGA high-end hoje é a Gx2 mesmo...

aah, a Gx2 roda até Crysis com tudo no máximo e os todos os filtros ligados em 1680x1050... eu já tive uma e usava com um q9450 e no monitor de 22", meu processador era overclocado, mas mesmo antes do OC a Gx2 já rodava tudo no máximo!!

se for ficar com a Gx2, pegue uma Corsair 550VX, a 450VX já aguenta mais nativamente tem que ser 550VX mesmo...

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a GTX280 custa uns 1.800R$ e pra comprar no Brasil tem um péssimo custo/benefício... a HD4870 tambem é boa, mas fica atrás da Gx2 e esquenta mais... o melhor custo/benefício pra uma VGA high-end hoje é a Gx2 mesmo...

aah, a Gx2 roda até Crysis com tudo no máximo e os todos os filtros ligados em 1680x1050... eu já tive uma e usava com um q9450 e no monitor de 22", meu processador era overclocado, mas mesmo antes do OC a Gx2 já rodava tudo no máximo!!

se for ficar com a Gx2, pegue uma Corsair 550VX, a 450VX já aguenta mais nativamente tem que ser 550VX mesmo...

abraçzz

Pois é... não preciso de GTX280... Também acho exagero pro que eu quero jogar.

A HD4870 é pior que a GX2? Poxa... que dúvida agora. Vou ver se acho alguem review comparativo das duas. Mas e no preço, elas estão equivalentes?

Ah, então o PC que eu estou montando era igual ao seu? É muito trampo fazer over nesses Q9450? Se uma GX2 nessa configuração roda Crysis em high (ou very high) no monitor de 22", tenho certeza que não preciso de nada além dela. Até porque prefiro trocar de placa de vídeo periodicamente do que comprar uma super fudidona e ficar por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... não preciso de GTX280... Também acho exagero pro que eu quero jogar.

A HD4870 é pior que a GX2? Poxa... que dúvida agora. Vou ver se acho alguem review comparativo das duas. Mas e no preço, elas estão equivalentes?

Ah, então o PC que eu estou montando era igual ao seu? É muito trampo fazer over nesses Q9450? Se uma GX2 nessa configuração roda Crysis em high (ou very high) no monitor de 22", tenho certeza que não preciso de nada além dela. Até porque prefiro trocar de placa de vídeo periodicamente do que comprar uma super fudidona e ficar por muito tempo.

olha aê o review>> http://en.expreview.com/2008/06/24/first-review-hd-4870-and-hd-4850/

em alguns casos a Gx2 supera a GTX280 e beem, como em Call of Duty 4...

aah, a Gx2 leva gargalo do q9450 sim, mas é bem pequeno, se você não quiser fazer over não vai ter nenhum problema.. agora se quiser compra um cooler bom que dá pra colocar um bom over, a 3.7GHz ele supera o Qx9770 segundo o Harry... com o coolerbox eu consegui colocar 3.0GHz sem problema nenhum, não teve praticamente aumento de temperatura, com o watercooler eu coloquei 3.6GHz e o FSB à 1.600MHz e ela ainda ficou mais fria que com o coolerbox...

eu recomendo você a fazer um OC pra 3GHz que já tá bom de mais, eu consegui com o coolerbox, mas aconselho a você comprar um bom cooler pra garantir!! ;)

esse PC aê é bem parecido com o meu antigo sim, se você procurar nos meus posts mais antigos você vê ele lá... só que eu usava uma Maximus Fórmula e depois de um tempo eu coloquei 8GB de memória porquê os trabalhos que eu fazia usava muito da memória...

espero ter ajudado...

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Core 2 Quad Q9450 BOX

Placa mãe Gigabyte GA-G31M-S2L

Memória DDR2 800MHz 2GB

HD 250GB SATA2 c/ 8MB de Buffer

Gravador de DVD LG 22x Dual Layer

Gabinete e fonte genérica (será substituída).

Futuramente: HD4870X2

TOTAL: R$1.800,00

ou

Placa-mãe: Asus P5KPL

Processador: Intel Core 2 Quad Q9450

Memória: 1x1Gb DDR2 800Mhz

Placa de vídeo: GeForce 8400GS (será substituída por uma HD4870X2)

HD: 160Gb SATAII

Gabinete: WiseCase

Fonte: Seventeam 420 (será substituída)

TOTAL: R$ 1.725,00

e aí galera. Esquecendo o preço. Qual dos dois eu levo??????

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria assim:

Intel C2Q q9450- R$850 (ML)

P5K-SE- R$235 (ML)

OCZ Platinum DDR2 800MHz 2x 2GB- R$300 (ML)

HD Seagate Barracuda 320GB SATA II buffer 16MB- R$180 (Pichau)

Pioneer 212DBK- R$85 (ML)

Gabinete Zionix Blue Led ou Casemall K400- R$180/120 (ML/Pichau) respectivamente

Futuramente: HD4870x2 (quando seria esse futuramente?)

Futuramente: Fonte Corsair 650TX (acredito que seja suficiente pra segurar a HDx2, mas melhor esperar o Gorilão pra confirmar...;) )

Total: R$1.650 (sem gabinete, fonte e VGA...)

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria assim:

Intel C2Q q9450- R$850 (ML)

P5K-SE- R$235 (ML)

OCZ Platinum DDR2 800MHz 2x 2GB- R$300 (ML)

HD Seagate Barracuda 320GB SATA II buffer 16MB- R$180 (Pichau)

Pioneer 212DBK- R$85 (ML)

Gabinete Zionix Blue Led ou Casemall K400- R$180/120 (ML/Pichau) respectivamente

Futuramente: HD4870x2 (quando seria esse futuramente?)

Futuramente: Fonte Corsair 650TX (acredito que seja suficiente pra segurar a HDx2, mas melhor esperar o Gorilão pra confirmar...;) )

Total: R$1.650 (sem gabinete, fonte e VGA...)

abraçzz

então... eu sei que rola ir comprando em lugares separados e tal, mas acontece que eu tenho que comprar tudo em um lugar só porque vou pagar no cartao de credito. Essa sua config realmente ficou muito melhor que a minha, mas infelizmente nao vou conseguir comprar uma peca em cada lugar. Esse seu total mais as pecas que faltou ultrapassa o limite do meu cartao, q é de 1900 (junto com os juros), então eu fiquei meio preso nessas duas opções que eu postei acima, pois foram orcamentos que tive de tudo em uma loja so.

A data da compra da HD4870X2 ja esta ate marcada: 05 de setembro. Juntamente com uma fonte que a aguente.

Bom... como fiquei preso nessas duas configuracoes, qual deveria escolher?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmm, entre aquelas duas eu ficaria com a primeira... essa loja ai tem site? talvez dê pra montar algo maisbalanceado!! ;)

abraçzz

Essa placa-mãe da primeira é boa? Pretendo fazer overclock...

As duas não tem site. A de cima é um vendedor do Mercado Livre e o de baixo um box na Sta. Efigênia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa-mãe da primeira é boa? Pretendo fazer overclock...

As duas não tem site. A de cima é um vendedor do Mercado Livre e o de baixo um box na Sta. Efigênia...

boa mobo sim, não é das melhores pra overclock, mas dá pro gasto... ela tambem limitará você para futuros ups, já que só suporta 4GB de memória 800MHz e não suporta CrossFire, ams ainda assim é uma boa placa... ;)

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa mobo sim, não é das melhores pra overclock, mas dá pro gasto... ela tambem limitará você para futuros ups, já que só suporta 4GB de memória 800MHz e não suporta CrossFire, ams ainda assim é uma boa placa... ;)

abraçzz

Obrigado a todos pela força...

Então, não pretendo ficar com esse PC mais do que um ano. Será que até lá sentirei necessidade de mais do que 4Gb? Putz.. isso agora está me perturbando...

Bom.. fechei essa configuração:

Intel Q9450 BOX

Gigabyte GA-G31M-S2L

1Gb DDR2 800Mhz genérica

HD 250Gb Samsung

DVDRW LG 22x Sata2 Dual layer

Gabinete zuado + fonte de mentirinha

TOTAL: R$1.445,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77912246-_JM

Daí, em setembro:

Fonte: Corsair 650TX

Placa de Vídeo: HD4870 ou HD4870X2

Memória: 4Gb DDR3 1333Mhz descente (essa placa-mãe suporta DDR3 ?). Preciso de sugestões pra memória também...

Cooler para overclock.

Aí fechou...

valeu pela ajuda galera...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro, se você vai ficar com o pc até ano que vem tem mais futuro tu pegar um e8400, até lá ele será melhor custo/benefício...

4GB de memória é suficiente até ano que vem sim, 8GB só daqui a uns 3 anos... a mobo não suporta DDR3 não, apenas DDR2 667/800MHz, agora se for pra pegar DDR3, só as 1.600MHz mesmo, além das 1.333MHz terem latências ruins, você não vai ter uma diferença significável enter ela e as DDR2...

um bom cooler é o 9700 LED da Zalman... ;)

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro, se você vai ficar com o pc até ano que vem tem mais futuro tu pegar um e8400, até lá ele será melhor custo/benefício...

4GB de memória é suficiente até ano que vem sim, 8GB só daqui a uns 3 anos... a mobo não suporta DDR3 não, apenas DDR2 667/800MHz, agora se for pra pegar DDR3, só as 1.600MHz mesmo, além das 1.333MHz terem latências ruins, você não vai ter uma diferença significável enter ela e as DDR2...

um bom cooler é o 9700 LED da Zalman... ;)

abraçzz

cara.. valeu pela força...

então com a grana q eu deixo de gastar no Q9450 levando e e8400, o que eu posso melhorar nessa configuração? placa-mãe? Meu orcamento é 1800, ate sobra um pouco... Dai ja poderia levar uma placa-mãe com DDR3 e ano q vem, na hora do upgrade, so troco de processador, placa de video e memoria? você acha melhor fazer isso?

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, eu acho que no seu up ano que vem se for pra colocar mais memória, que seja DDR2 mesmo, não recomendo DDR3 ainda não, o preço não vale o desempenho... se você já tiver a HDx2 ano que vem, tambem não precisará trocar tambem não, ela é uma VGA de altíssimo desempenho, pra você ter que trocá-la ano que vem só se usasse um monitor em 2560x1920, que acredito que não é seu caso, caso contrário, até na resolução 1920x1080, você ainda roda tudo no máximo nela até daqui a uns 3 anos... lol

ano que vem os Nehalem já terão saído, aí seria uma boa, o desempenho dele deverá ser excelente... pra mudar ano que vem eu não mudaria mais nada agora, guarda o $$ e ano que vem você compra tudo junto, até ano que vem isso daê suporta traquilo, só vai ter que ter pelo menos 2Gb de memória até lá e uma VGA de qualidade, mas como você pretende pegar a Hdx2 em setembro...

uma mobo pra ficar firmeza até ano que vem seria bom a Maximus II Formula, mas aí passaria do seu limite e acredito que não tenha onde você vai comprar (só vi na Pluginformatica até agora)...

fica com isso daê e ano que vem você troca o processador e mobo, se já tiver uma HDx2 e 4GB de memória daqui pra lá claro...

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador :: Intel Core 2 Duo E8400 :: R$ 470,00

Processador :: Intel Core 2 Quad Q9450 :: R$ 745,00

Placa-mãe :: Asus P5K-SE :: R$ 255,00

Memória :: 1 x 1Gb DDR2 800Mhz :: R$ 65,00

Placa de vídeo :: GeForce 8400GS 256Mb :: R$115,00

Fonte :: Seventeam 500W :: R$ 190,00

Leitor Óptico :: DVD-RW LG Sata :: R$ 65,00

Armazenamento :: Samsung 250Gb Sata2 :: R$ 155,00

Monitor :: LG 22" 2ms (não incluso no preço)

TOTAL :: R$ 1.310,00 Core 2 Duo

TOTAL :: R$ 1.590,00 Core 2 Quad

05/09

Placa de vídeo :: HD4870X2

Fonte :: Zalman ou Corsair

Memória :: 2 x 2Gb DDR3 1600Mhz OCZ

e aí, fico com o E8400??

Ficou legal agora??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...