Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
aluis2002

Material pode transformar mortal em super-herói

Recommended Posts

Quem nunca quis ser um super-herói? Não, você não precisa ser um Batman da vida. Cientistas acreditam que será possível construir uma roupa que dê superpoderes a qualquer reles mortal.

Segundo um artigo publicado no Physical Review letters, é possível construir roupas leves que dão super-força, e possuem excelente resistência, maleabilidade e condutibilidade. O material estudado é chamado de porous colossal carbon tubes (CCTs), e possui caracterísitcas que podem substituir o algodão na fabricação de roupas.

Comparado aos nanotubos tradicionais de carbono (CNTs), esses colossais tubos de carbono têm um tamanho muito maior, com um diâmetro de 40 a 100 μm e um comprimento de centímetros. As paredes dos tubos são compostas de macroscópicas retangulares colunas de poros e exibem uma densidade ultra baixa comparável ao carbono nanofoam.

5963.jpg

De acordo com o site TG Daily, cientistas dizem que os CTTs criados têm uma arquitetura única, com macroporos retangulares e camadas de cristal nas paredes dos tubos. A estrutura fornece várias características interessantes, como o peso extremamente leve, super-força, excelente maleabilidade e alta condutibilidade.

Os pesquisadores alegam que o material tem boas qualidades elétricas, e sua mecânica o deixa mais interessante ainda. O material é 15 vezes mais forte do que a fibra de carbono mais forte conhecida (T1000), e tem 30 vezes a resistência do Kevlar - utilizado em coletes à prova de balas - e 224 vezes a de fibras comuns de algodão.

O material pode deformar até 3% antes de fraturar. Os cientistas acreditam que a similaridade com fibras de algodão é grande o suficiente para usar a tecnologia convencional de fábrica para criar roupas. Nenhum produto baseado em CTTs foi anunciado ainda.

Fonte: Techguru

Só não entedi foi esse negócio de deformar até 3%.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, mas.. não sei se liberam isso pro mercado civil e ninguém falou do preço.

Depois sempre vai ter um mané usando uma camiseta feito com esse material achando que é o Homem de ferro hehehehehe

Mas é bem interessante, quem sabe possa substiruir outroa materiais como o aço em outros pontos.

Carbono tá se mostrando O elemento :D

Compartilhar este post

Link para o post

Xita, pra mim ele nem ta se mostrando, ele É o elemento :D. Gostei da notícia, e eu acho que eu ia se um desses manés que o Xita disse, hehehehe.

Agora voltando a realidade: Muito provavelmente vai ser de uso exclusivo do exercito e custará muito caro (isso se essa ideia for pra frente)...

Compartilhar este post

Link para o post
Xita, pra mim ele nem ta se mostrando, ele É o elemento :D. Gostei da notícia, e eu acho que eu ia se um desses manés que o Xita disse, hehehehe.

Agora voltando a realidade: Muito provavelmente vai ser de uso exclusivo do exercito e custará muito caro (isso se essa ideia for pra frente)...

Pra mim o Pu é O elemento :lol:

Custar caro no começo, provavelmente, mas com tanta pesquisa em nanotubos isso deve baixar em breve.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que esses caras inventam cada uma, eu com certeza compraria, hehe.

Agora essa eu não entendi !

O material pode deformar até 3% antes de fraturar.

Será como o Kevlar ?, pois esse praticamente não deforma, e o Kevlar pelo que já vi o máximo que vai é num colete tipo blusão.

Aff..., sei lá. hehe

Compartilhar este post

Link para o post
A verdade é que esses caras inventam cada uma, eu com certeza compraria, hehe.

Agora essa eu não entendi !

Será como o Kevlar ?, pois esse praticamente não deforma, e o Kevlar pelo que já vi o máximo que vai é num colete tipo blusão.

Aff..., sei lá. hehe

Mas o colete de kevlar é grosso, e mesmo que não deforme, a bala não passa, mas o impacto do tiro é dissipado de um ponto pro corpo todo, é um belo coice, pelo que vi o pessoal que leva bala e está de colete ganha uns roxos razoáveis pra contar história, fora que pode fraturar algum osso.

Ah, e o Kevlar é orgânico, caiu isso quando eu fiz fuvest, e eu errei uahuahuahuahuha

A molécula é bem semelhante ao Nylon.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana! Só é meio absurdo demais para acreditar, por enquanto.

Quando fizerem uma roupa completa com isso eu acredito.

É fácil descobrir que diversos materiais tem caracteristicas interessantes, mas na hora de sintetizar o material em grande quantidade para dar um uso comercial/militar e não somente interesse cientifico que a coisa complica.

A questão da deformação é que se o material deformar [alongar por exemplo] em 3% ele rompe. Porém, o material nunca pode chegar a isso porque quando ele começar a deformar plasticamente já começa a mudar as propriedades físicas do material e já era. Então esses 3% não é informação importante, a informação que tem que descobrir é quanto de deformação elástica ele suporta antes de começar a deformar plasticamente.

De kevlar eu não sei nada. :| Só sei que você fica com uma tatuagem roxa onde o tiro pegou =X

Bem interessante a notícia.

Compartilhar este post

Link para o post
Bacana! Só é meio absurdo demais para acreditar, por enquanto.

Quando fizerem uma roupa completa com isso eu acredito.

É fácil descobrir que diversos materiais tem caracteristicas interessantes, mas na hora de sintetizar o material em grande quantidade para dar um uso comercial/militar e não somente interesse cientifico que a coisa complica.

A questão da deformação é que se o material deformar [alongar por exemplo] em 3% ele rompe. Porém, o material nunca pode chegar a isso porque quando ele começar a deformar plasticamente já começa a mudar as propriedades físicas do material e já era. Então esses 3% não é informação importante, a informação que tem que descobrir é quanto de deformação elástica ele suporta antes de começar a deformar plasticamente.

De kevlar eu não sei nada. :| Só sei que você fica com uma tatuagem roxa onde o tiro pegou =X

Bem interessante a notícia.

Impressão minha ou você tá pensando em reologia ?

Compartilhar este post

Link para o post
XITA, traduz por favor.

Reologia? Não sei o que é isso.

Estudo da marcha a ré :lol:

Tá, não poderia perder essa, mas falando sério:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reologia

É a única coisa de mec flu que eu estudei na facu, acredite, isso em biológicas e em processos industriais farmacêuticos é bem importante.

Compartilhar este post

Link para o post

HAIUhauiAHUAH Estudo de marcha a ré :X

Ahnnn! Entendi.....não sabia que chamava reologia não, primeira vez que escuto o termo.

Eu fiz Mec Flu semestre passado ;] Passei com glória! haeuihaeuih

Já estudei Ciência dos Materiais também, onde aprendi um pouco sobre deformação. Semestre passado também estudei Tratamentos Térmicos e Mecânica dos Sólidos, que também abordam aspectos relativos à deformação ;P

Pensei nessa linha mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba Xita, isso me assustou saber que você manja tudo isso. Cara qtos anos você tem? hehehe

Cara... cada dia que passa a gente aprende muita coisa... e nossa agora entendo o moderador global o motivo... :D

Abraços,

Edson

Compartilhar este post

Link para o post
Caramba Xita, isso me assustou saber que você manja tudo isso. Cara qtos anos você tem? hehehe

Cara... cada dia que passa a gente aprende muita coisa... e nossa agora entendo o moderador global o motivo... :D

Abraços,

Edson

Só olhar no perfil (é aquela crítica..) tem a formação também ;)

Perae, eu disse que estudei, saber são outros 500 :D

Sou global também por ficar bastante aqui, concorda que farmácia não serve pra muita coisa em informática ?

Essa parte de fluidos é bem complicada, e matemática não é um ponto forte meu, os conceitos eu ainda lembro, mas não se aplicam tanto nesse caso como os que o wardys sabe.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra mim o Pu é O elemento :lol:

Custar caro no começo, provavelmente, mas com tanta pesquisa em nanotubos isso deve baixar em breve.

Plutonio?? Entusiasta da Bomba?? hehehehe, deixando as brincadeiras de lado por que plutonio???

Compartilhar este post

Link para o post
Plutonio?? Entusiasta da Bomba?? hehehehe, deixando as brincadeiras de lado por que plutonio???

Pra dar uma força pro planeta que foi rebaixado :D

Não hehehehe, é por ser um átomo grande, instável, radioativo, perigoso e sim, por causa da bomba, é tara pessoal com coisas destrutivas.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra dar uma força pro planeta que foi rebaixado :D

Não hehehehe, é por ser um átomo grande, instável, radioativo, perigoso e sim, por causa da bomba, é tara pessoal com coisas destrutivas.

Hehehehe, nem me lembrava mais do coitado do Plutão :D...

Xita cada dia você me faz dar mais gargalhadas por aqui :D... Essa vai pro cofre junto com o peido em uma diarréia de desempenho que você disse outro dia em outro tópico....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais