Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4870 - Tópico Oficial


Posts recomendados

Eu também possuo essa HD4870 XFX com o cooler oval!

eu instalei esses dissipadores de memoria nas mem da vga.

eu arranquei aquela especie de adesivo termico que vem nos

dissipadores de cobre, e passei em todos uma ArticSilver MX-2

deixei secar por algumas horas e instalei a VGA novamente!

Ficou uma beleza! a pasta secou e grudou super bem os dissipadores

de cobre nas memo da VGA!

Temperaturas em idlle:

Diodo GPU (DispIO) 42 °C

Diodo GPU (MemIO) 48 °C

Diodo GPU (Shader) 45 °C

Temperatura na cidade agora 17º

PS: Uma dica! se o cooler da VGA travar ou começar a fazer barulho,

retire somente o cooler e passe um spray desengripante dentro dele!

resolve maravilhosamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também possuo essa HD4870 XFX com o cooler oval!

eu instalei esses dissipadores de memoria nas mem da vga.

eu arranquei aquela especie de adesivo termico que vem nos

dissipadores de cobre, e passei em todos uma ArticSilver MX-2

deixei secar por algumas horas e instalei a VGA novamente!

Ficou uma beleza! a pasta secou e grudou super bem os dissipadores

de cobre nas memo da VGA!

Temperaturas em idlle:

Diodo GPU (DispIO) 42 °C

Diodo GPU (MemIO) 48 °C

Diodo GPU (Shader) 45 °C

Temperatura na cidade agora 17º

PS: Uma dica! se o cooler da VGA travar ou começar a fazer barulho,

retire somente o cooler e passe um spray desengripante dentro dele!

resolve maravilhosamente!

Eita, Hamurabi, 17º na cidade, que inveja! Na minha quando tá 35º tá fresquinho, kkkk!

Mas me diz uma coisa: depois que você instalou esses dissipadores, você notou diferença? Você usa algum cooler adicional na sua 4870?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala pessoal, há menos de um mês chegou minha hd 4870 importada dos eua, e logo de cara já não gostei do cooler dela, agora que estou jogando crysis2 etc, percebi ela esquenta e muito, em idle fica a 70º e em full chega a 85º/90º fácil, no ati overdrive coloquei o cooler a 100% mas não adianta nada, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a temperatura, vi um pessoal falando em retirar as fitas adesivas e colocar pasta termica, sera que pasta tabajara mesmo resolve? meu gabinete é um xblade com somente um cooler 80x80 lateral, pretendo colocar um de 120x120 atras, ajuda ou o problema é o cooler da vga mesmo? detalhe, o cooler que estou falando é esse:

1270574576_86251637_1-Fotos-de--Cooler-XFX-ATI-Radeon-HD-4870-melhor-oferta.jpg

1270574576_86251637_2-Cooler-XFX-ATI-Radeon-HD-4870-melhor-oferta-Santarem-1270574576.jpg

aguardo resposta, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala pessoal, há menos de um mês chegou minha hd 4870 importada dos eua, e logo de cara já não gostei do cooler dela, agora que estou jogando crysis2 etc, percebi ela esquenta e muito, em idle fica a 70º e em full chega a 85º/90º fácil, no ati overdrive coloquei o cooler a 100% mas não adianta nada, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a temperatura, vi um pessoal falando em retirar as fitas adesivas e colocar pasta termica, sera que pasta tabajara mesmo resolve? meu gabinete é um xblade com somente um cooler 80x80 lateral, pretendo colocar um de 120x120 atras, ajuda ou o problema é o cooler da vga mesmo? detalhe, o cooler que estou falando é esse:

1270574576_86251637_1-Fotos-de--Cooler-XFX-ATI-Radeon-HD-4870-melhor-oferta.jpg

1270574576_86251637_2-Cooler-XFX-ATI-Radeon-HD-4870-melhor-oferta-Santarem-1270574576.jpg

aguardo resposta, valeu.

Trocar a pasta térmica só vale a pena se você for colocar uma pasta térmica topo-de-linha, como a Artic Silver 5, por exemplo. Caso contrário, deixe a placa do jeito que está.

E realmente o cooler oval da XFX é pouco eficiente. Eu também tenho uma placa dessas e ela é esquentadinha mesmo. Minhas temperaturas abaixaram um pouco foi depois que troquei de gabinete, melhorando a ventilação. Verifique se seu gabinete está bem ventilado. Organizar os cabos da fonte costuma ajudar um pouco também.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar a pasta térmica só vale a pena se você for colocar uma pasta térmica topo-de-linha, como a Artic Silver 5, por exemplo. Caso contrário, deixe a placa do jeito que está.

E realmente o cooler oval da XFX é pouco eficiente. Eu também tenho uma placa dessas e ela é esquentadinha mesmo. Minhas temperaturas abaixaram um pouco foi depois que troquei de gabinete, melhorando a ventilação. Verifique se seu gabinete está bem ventilado. Organizar os cabos da fonte costuma ajudar um pouco também.

Boa sorte.

Obrigado pela resposta cara, pois é vou melhorar a ventilação do gabinete mesmo, senão resolver só me resta comprar uma boa pasta, antes de você trocar de gabinete a temp chegava perto das que eu citei? valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma gambiarra que ajuda muito é deixar o pc sem a tampa lateral e ligar um ventilador de casa virado pra dentro da CPU. Usei isso um tempo noverão quando fiz um OC nervoso na CPU e o pc inteiro diminui a temperatura.

Claro, não é algo pra se fazer pro resto da vida, mas quebra um galho enquanto você pensa numa solução efetiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta cara, pois é vou melhorar a ventilação do gabinete mesmo, senão resolver só me resta comprar uma boa pasta, antes de você trocar de gabinete a temp chegava perto das que eu citei? valeu.

Nessa média mesmo. Agora tem horas que fica menos de 60ºC em idle e no máximo 80ºC rodando games pesados.

Uma gambiarra que ajuda muito é deixar o pc sem a tampa lateral e ligar um ventilador de casa virado pra dentro da CPU. Usei isso um tempo noverão quando fiz um OC nervoso na CPU e o pc inteiro diminui a temperatura.

Claro, não é algo pra se fazer pro resto da vida, mas quebra um galho enquanto você pensa numa solução efetiva.

Há alguns inconvenientes nessa sua abordagem: o consumo elétrico do ventilador não é desejável, o ruído também não e ajuda a encher mais de poeira dentro do gabinete. Fora isso, não duvido que resolva. Muita gente faz isso até em PCs bem mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou até curioso para ver se dá certo mesmo. Não deixe de postar o resultado. XD

Por falta de tempo não consegui fazer tudo o que eu queria, mas fiz alguma coisa:

1) Não consegui retirar a carcaça de plástico da 4870 porque teria que desmontá-la e isso envolveria reaplicar a pasta térmica. Como comprei uma pasta Artirc Cooling MX2, que deve chegar essa semana, vou esperar para aproveitar e aplicar essa boa pasta térmica;

2) Por falta de tempo não testei colocar uma fan por baixo da VGA jogando ar... vou ver se faço isso nos próximos dias;

3) Segui a sugestão de um brother de outro tópico aqui do FCH e retirei os slots que ficam por baixo da VGA e nesse buraco que eu abri eu instalei uma fan de 80 como exaustor. Percebi uma queda de uns 4º. O ar saí quentinho, hehe... quando tiver com tempo vou tentar colocar uma de 120, pra ver se melhora o resultado.

A pasta chegando eu vou fazer o teste de retirar a carcaça e ver se melhora alguma coisa e depois posto aqui.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falta de tempo não consegui fazer tudo o que eu queria, mas fiz alguma coisa:

1) Não consegui retirar a carcaça de plástico da 4870 porque teria que desmontá-la e isso envolveria reaplicar a pasta térmica. Como comprei uma pasta Artirc Cooling MX2, que deve chegar essa semana, vou esperar para aproveitar e aplicar essa boa pasta térmica;

2) Por falta de tempo não testei colocar uma fan por baixo da VGA jogando ar... vou ver se faço isso nos próximos dias;

3) Segui a sugestão de um brother de outro tópico aqui do FCH e retirei os slots que ficam por baixo da VGA e nesse buraco que eu abri eu instalei uma fan de 80 como exaustor. Percebi uma queda de uns 4º. O ar saí quentinho, hehe... quando tiver com tempo vou tentar colocar uma de 120, pra ver se melhora o resultado.

A pasta chegando eu vou fazer o teste de retirar a carcaça e ver se melhora alguma coisa e depois posto aqui.

Abraços.

A alternativa número dois eu já tentei (com um daqueles coolers para VGA, o Antec Vcool) e o resultado foi inverso: ficou foi mais quente, pois era mais uma coisa ocupando espaço no gabinete, atrapalhando a ventilação mais que ajudando, fora que era mais uma coisa para pegar poeira, aí peguei esse cooler e o enfiei no outro PC, refrigerando a plaquinha PCI de modem wireless. XD

P.S.: Esse Antec Vcool é dos melhores dessa categoria, tem até controle de velocidade e LED azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falta de tempo não consegui fazer tudo o que eu queria, mas fiz alguma coisa:

1) Não consegui retirar a carcaça de plástico da 4870 porque teria que desmontá-la e isso envolveria reaplicar a pasta térmica. Como comprei uma pasta Artirc Cooling MX2, que deve chegar essa semana, vou esperar para aproveitar e aplicar essa boa pasta térmica;

2) Por falta de tempo não testei colocar uma fan por baixo da VGA jogando ar... vou ver se faço isso nos próximos dias;

3) Segui a sugestão de um brother de outro tópico aqui do FCH e retirei os slots que ficam por baixo da VGA e nesse buraco que eu abri eu instalei uma fan de 80 como exaustor. Percebi uma queda de uns 4º. O ar saí quentinho, hehe... quando tiver com tempo vou tentar colocar uma de 120, pra ver se melhora o resultado.

A pasta chegando eu vou fazer o teste de retirar a carcaça e ver se melhora alguma coisa e depois posto aqui.

Abraços.

amigo, estou na mesma situação q você^^, por falta de tempo a placa vai indo do jeito que tá, hahaha, mas quando você colocar a pasta ou um cooler 120 aí, posta pra gente o resultado, por enquanto to pesquisando coolers 120 na net, à espera de uma solução, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para resolver o problema de temperatura dessa nossa VGA HD4870 XFX OVAL é relativamente fácil...

1º retire a tampa vermelha plastica do cooler, aplique uma pasta termica de otima qualidade na gpu dela.

2º coloque um cooler 120mm 90cfm frontal no gabinete.

obs: retire HD e cabos do caminho do ar, e ele jogara todo o ar frio direto na vga.

3º coloque um cooler lateral do lado da VGA pra ajudar a retirar o ar quente dela pra fora.

dica: coloque o cooler lateral +o- com a metade dele pra cima da VGA, já que o ar quente tende a sempre subir.

4º deixe os shields traseiros do gabinete todos abertos!

Pronto aqui funcionou perfeitamente! em dias muito quentes tipo 38º

a VGA em full load nao passa de 78º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia galera do clube,

Estou com as seguintes dúvidas, comprei uma placa de vídeo HD 4870 que tem duas saídas DVI, atualmente estou usando um adaptador que fica conectado na placa de vídeo que converte de DVI para VGA, pois uso um monitor que tem somente HDMI e VGA, minha dúvida é a seguinte:

Perde imagem com essa conversão? ou fica como se eu tivesse usando um cabo DVI ligado direto da placa no monitor? se o monitor tivesse a saída DVI é claro?

A outra é que tenho um cabo DVI novo, seria viável comprar outro adaptador para converter de DVI para HDMI e aproveitar o cabo que tenho ? ou não iria mudar nada ?

Me ajudem por favor ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, estou na mesma situação q você^^, por falta de tempo a placa vai indo do jeito que tá, hahaha, mas quando você colocar a pasta ou um cooler 120 aí, posta pra gente o resultado, por enquanto to pesquisando coolers 120 na net, à espera de uma solução, abraço.

pois é, eu tenho uma gtx 275, é esquetadinha mas eu acho que não tanto, pois aqui nesses dias de frio marcou 62º max, e nesses poucos dias que fez calorao na minha regiao chegou a 69º

hoje esta bem frio e fiz um overzinho nela so pra ver, chegou a 73º.

como peguei a vga era usada, primeira coisa, abri ela, limpei muito bem, lavei a carcaça, passei ar no dissipador e apliquei meu resto de artic silver 5... acho que isso ta ajudando nas temps

quando eu abri ela e separei a carcaça do dissipador, percebi que o dissipador até que é bom, base de cobre cobrindo todo o chip e 2 heatpipes de cobre.

porém o que eu achei ruim, foi o cooler, que na verdade é um exaustor, pois ele puxa o ar de baixo, e joga no dissipador fazendo sair o ar pelo lado

quando vi isso, percebi que, ja que a vga é grande, o trajeto que o "vento" tem que fazer por todo o dissipador até sair pra fora é muito grande, e nao deve resfirar nada o dissipador em si...

então eis minha ideia: como nao tenho grana agora pra comprar um cooler decente ou trocar de vga, vou esperar chegar minha encomenda de mais artic silver 5, e, depois, irei retirar a carcaça, deixar somente o dissipador e cooler original, e vou colocar um fan bem em cima do dissipador no meio.

creio que vai melhorar muito a circulação de ar e talvez até baixar uns 5º quem sabe :P

ps: postei aqui pois aproveitei que estavam falando do assunto, e o cooler das 4870 xfx é igual da gtx 275

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomei uma medida bem drástica.

1º - Troquei o cooler por um Zalman VF1000 Led

vf1000ledm0.jpg

2º - Troquei a pasta térmica pela MX-2

3º - Fan Zalman 120mm com rotação mínima na lateral, quando na máxima houve queda de uns 2º a 3º, mas nada que compense o barulho gerado e a poeira acumulada na fonte e na placa, por isso deixei em 1200rpm.

4º - Sempre que não estou jogando faço um underclock no GPU e nas Memos até o mínimo que aparece no CCC, dessa forma posso reduzir a rotação da ventoinha da cooler da VGA para o mínimo também, aumentando a vida útil e diminuindo o ruido que já é pouco.

Essa foi a forma que encontrei para resolver o problema:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomei uma medida bem drástica.

1º - Troquei o cooler por um Zalman VF1000 Led

vf1000ledm0.jpg

2º - Troquei a pasta térmica pela MX-2

3º - Fan Zalman 120mm com rotação mínima na lateral, quando na máxima houve queda de uns 2º a 3º, mas nada que compense o barulho gerado e a poeira acumulada na fonte e na placa, por isso deixei em 1200rpm.

4º - Sempre que não estou jogando faço um underclock no GPU e nas Memos até o mínimo que aparece no CCC, dessa forma posso reduzir a rotação da ventoinha da cooler da VGA para o mínimo também, aumentando a vida útil e diminuindo o ruido que já é pouco.

Essa foi a forma que encontrei para resolver o problema:D

Bacana! Depois tem como postar uma foto da sua placa com esse cooler aí? Deve ter ficado bacana. Como estão as temperaturas agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar que posto sim amigo, assim que for visitar minha madre, vou aproveitar e fazer uns testes com screens também, fica mais correto.

Temp. ambiente em 25º e Fan em 50%

Idle - 47º~49º

Full - 60~65º

Temp. ambiente em 30º e Fan em 70%

Idle - 49º~51º

Full - 65º~69º

Os resultados desse cooler são bem visiveis em full load, me lembro que antes já me assombrei com loucos 85º :o!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar que posto sim amigo, assim que for visitar minha madre, vou aproveitar e fazer uns testes com screens também, fica mais correto.

Temp. ambiente em 25º e Fan em 50%

Idle - 47º~49º

Full - 60~65º

Temp. ambiente em 30º e Fan em 70%

Idle - 49º~51º

Full - 65º~69º

Os resultados desse cooler são bem visiveis em full load, me lembro que antes já me assombrei com loucos 85º :o!

Nossa! Mas as temperaturas ficaram ótimas mesmo! Se fizer frio algum dia aí deverá ficar ainda mais gelada a placa. Esse cooler deve ser muito bom mesmo (Também! Um Zalman, né? XP). Que mal lhe pergunte: quanto custou essa brincadeira e onde você o comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Mas as temperaturas ficaram ótimas mesmo! Se fizer frio algum dia aí deverá ficar ainda mais gelada a placa. Esse cooler deve ser muito bom mesmo (Também! Um Zalman, né? XP). Que mal lhe pergunte: quanto custou essa brincadeira e onde você o comprou?

Peguei esse cooler na Waz, foram 175 dilmas (_(, pensei que tinha feito burrada, até porque é uma VGA já antiga, mas só o sossego que dá creio que valeu a pena.

Já fez frio aqui, mas as temps não abaixaram mais, a VGA é quente mesmo, mas fiquei satisfeito com o cooler, e consta no manual que ele suporta algumas VGA's da série HD58*0 como a 5870 por exemplo :D.

Como nada é perfeito, o peso dele é bisonho e junto com o preço são os únicos contras que encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei esse cooler na Waz, foram 175 dilmas (_(, pensei que tinha feito burrada, até porque é uma VGA já antiga, mas só o sossego que dá creio que valeu a pena.

Já fez frio aqui, mas as temps não abaixaram mais, a VGA é quente mesmo, mas fiquei satisfeito com o cooler, e consta no manual que ele suporta algumas VGA's da série HD58*0 como a 5870 por exemplo :D.

Como nada é perfeito, o peso dele é bisonho e junto com o preço são os únicos contras que encontrei.

Se você for ficar com a Radeon HD 4870 muito tempo, acho que foi bom negócio sim. Mas se tem pretensão de trocá-la em breve, talvez tenha sido um mal gasto. Mas o importante é que agora a placa está mais fria. Você sentiu melhoria no desempenho por conta disso? (Minha perguntação já está parecendo interrogatório, né? KKK)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae galera! Andei sumido, hehe. Mas então, fiz as mudanças que havia falado e fiquei satisfeito:

1) Removi aquela capa de plástico (lembrando q minha 4870 é aquela oval, sem exaustor);

2) Aproveitei para trocar a pasta térmica por uma MX-2;

3) Removi os slots traseiros, abaixo da VGA, e instalei um fan de 80 como exaustor (gambiarra);

Essas foram as principais mudanças, mas as outras que já havia feito foram muito importantes: organizar os cabos, um fan 120 na lateral jogando ar na VGA e outro de 120 jogando ar para dentro do gabinete.

Os resultados me agradaram:

Temp na cidade 34º: idle 48-50º; full 66-68º

Lembrando q o cooler da VGA eu coloquei no automático

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, alguêm tem o Crysis 2 rodando com a 4870 ???? Gostaria de saber se ela roda ele de boa .... Eu estou com o GTA4 e estou rodando em 1920x1080 de boa, apenas os detalhes deixei setado em Medium ..... também estou pensando em aposentar a minha e partir pra uma 6870 !!!!! Comentem ai sobre jogos com a 4870 ..... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Galera, alguêm tem o Crysis 2 rodando com a 4870 ???? Gostaria de saber se ela roda ele de boa .... Eu estou com o GTA4 e estou rodando em 1920x1080 de boa, apenas os detalhes deixei setado em Medium ..... também estou pensando em aposentar a minha e partir pra uma 6870 !!!!! Comentem ai sobre jogos com a 4870 ..... valeu

Rodo Crysis 2 na minha 4870, jogo em stock 1920x1080 nivel advanced e em overclock 950/1000 1920x1080 nivel hardoce, muito boa placa, apesar de ser esquentadinha, resolvi com coolers no gabinete, mas pra frente vou trocar a pasta térmica pra ver se fica mais cool, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...