Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4870 - Tópico Oficial


Posts recomendados

Olá Pessoal,

tenho uma loja de manutenção de informática em Brasilia e trabalhamos tambem com placas de vídeos... Já recuperamos inumeras, porém, estes dias o cliente no deixou uma HD 4870 x2 para avaliação.

Gostaria de compartilhar os resultados para saber se alguem já conseguiu resolver um problema parecido:

A placa foi inicialmente testada em Win 7 e XP, ambos 64bits (com ultimo catalyst instalado). A placa funciona funciona normal enquanto no windows. Tivemos que alterar a BIOS para aumentar a potencia do FAN, pois a mesma em Idle chegava a 80ºC. Agora está em 47ºC em Idle...

Fizemos o primeiro Teste com 3DMark. Quando o mesmo carregou tudo e foi para gerar a imagem (3D), Tela azul -> despejo de memória -> Boot

Continuamos depois do Boot: Iniciamos o jogo Crysis 2. Depois de carregar, ao iniciar a tela do jogo -> Tela azul -> despejo de memória -> Boot

... Depois do Boot: Iniciamos o mesmo jogo em modo Janela -> Jogo roda normal e muito bem por sinal. Damos o comando para Full Screen e -> Tela azul -> despejo de memória -> Boot

Depois de algumas pesquisas na oráculo do Google nos deparamos com várias situaçãoes iguais, relatando de que esta placa, ao acionar o segundo núcleo, ela fica instável e da crash e tela azu...

Aparentemente um erro de fabrica. Várias opção para solução estão sendo discutidas na net, porém, no meu caso, sem sucesso.

A propria ATI colocou uma lista de possiveis causadores para este problema, porém fica inviavel verificar um por um, uma vez que um causador interfere diretamente em outro.

O que estamos pensando em fazer: Trocar os núcleos de lugar, O 2 no lugar do 1 e o 1 no lugar do 2 para podermos avaliar se o erro está no processador, ou em algum outro componente.

O que vocês acham? Gostaria de evitar de fazer a troca do núcleos, pois, afinal de contas, a placa esta "funcionando" e depois do procedimento poderá "morrer" de vez.

Fico no aguardo de vocês!

Abraços

Mario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se funciona no modo janela e não funciona no full screen, realmente o problema está no CF, pois o CF não funciona no modo janela.

Não vejo a troca de GPU's como um teste que valha a pena fazer, pois o problema pode ser num chip de memória ou capacitor do VRM da 2ª GPU, por exemplo, ou ainda no chip que faz a ponte do CF.

Um caminho é usar um furmark ou outro programa escolhendo qual GPU você quer que execute a função para descobrir se o problema não é na ponte. Se for a GPU mesmo, acho mais fácil e mais seguro testar o VRM primeiro, e depois os chips de memória... em último caso, a GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se funciona no modo janela e não funciona no full screen, realmente o problema está no CF, pois o CF não funciona no modo janela.

Não vejo a troca de GPU's como um teste que valha a pena fazer, pois o problema pode ser num chip de memória ou capacitor do VRM da 2ª GPU, por exemplo, ou ainda no chip que faz a ponte do CF.

Um caminho é usar um furmark ou outro programa escolhendo qual GPU você quer que execute a função para descobrir se o problema não é na ponte. Se for a GPU mesmo, acho mais fácil e mais seguro testar o VRM primeiro, e depois os chips de memória... em último caso, a GPU.

Olá,

Fiz a troca das GPUs e voila, a placa parou de funcionar... Recolocamos eles nas posições originais, e a placa funcionou, porém somente em modo janela, em full trava...

Acredito que o defeito esteja no 2 GPU.

Vou ver troco por um novo e veremos...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa Tarde.

Comprei umas peças de um Pc novo, segue elas.

-Intel Core i7 950.

-AsRock x58 xtreme 6.

-Triple Channel Geil Value Plus de 4 GB cada.

-Cooler do PROC é o padrão.

Eu ja tinha uma GPU HD 4870 Saphire de 1Gb.

Antes, com o processador Intel core 2 duo e7400 ela aquecia, mas nao tanto ao ponto de travar. Chegava aos 70ºC. E as configurações sempre no máximo.

Agora com o nova configuração ela aquece e trava a tela e o som em 30 min de jogo. Chega facilmente aos 70º e trabalha nos 50º em IDLE. Nao que seja problema.

Informações Adicionais:

=Trava apenas em jogos e nao na tela do windows.

=Eu ligo o cooler dela nos 80% mas nao adianta, pois trava.

=Troquei a pasta termica dela e do processador, coloquei uma boa. Artic Silver.

=Meu gabinete é grande e tem 3 cooler, um na frente, um atras e um na lateral, apontando pra GPU.

=Trava em jogos como COD4, BF3, BC2. Mas nao trava em Super Street Fighter 4

Ouvi de amigos que, como meu processamento era limitado ela nao dava conta e nao travava. Agora que a CPU da conta ele joga pra GPU que nao da conta e trava.

Se for o caso disso, como faço para controlar? Se for possivel.

Agradeço pela atenção.

[ ]s

Fjaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

Comprei umas peças de um Pc novo, segue elas.

-Intel Core i7 950.

-AsRock x58 xtreme 6.

-Triple Channel Geil Value Plus de 4 GB cada.

-Cooler do PROC é o padrão.

Eu ja tinha uma GPU HD 4870 Saphire de 1Gb.

Antes, com o processador Intel core 2 duo e7400 ela aquecia, mas nao tanto ao ponto de travar. Chegava aos 70ºC. E as configurações sempre no máximo.

Agora com o nova configuração ela aquece e trava a tela e o som em 30 min de jogo. Chega facilmente aos 70º e trabalha nos 50º em IDLE. Nao que seja problema.

Informações Adicionais:

=Trava apenas em jogos e nao na tela do windows.

=Eu ligo o cooler dela nos 80% mas nao adianta, pois trava.

=Troquei a pasta termica dela e do processador, coloquei uma boa. Artic Silver.

=Meu gabinete é grande e tem 3 cooler, um na frente, um atras e um na lateral, apontando pra GPU.

=Trava em jogos como COD4, BF3, BC2. Mas nao trava em Super Street Fighter 4

Ouvi de amigos que, como meu processamento era limitado ela nao dava conta e nao travava. Agora que a CPU da conta ele joga pra GPU que nao da conta e trava.

Se for o caso disso, como faço para controlar? Se for possivel.

Agradeço pela atenção.

[ ]s

Fjaum

Olá!

não sei exatamente se será o seu caso aí, mas o PC da minha irmã foi montado com exatamente este mesmo processador, Core i7 950 soquete 1366, e posso lhe dizer, com o cooler stock você terá problemas de super aquecimento e com isso o processador vai reduzir a velocidade para evitar danos...

o que pode acontecer no seu caso é que a alta temperatura do novo processador esteja contribuindo para o aquecimento da placa de vídeo...

bom... essa é ao menos uma opção que estou vendo.... mas pode ser que seja outra coisa.... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

não sei exatamente se será o seu caso aí, mas o PC da minha irmã foi montado com exatamente este mesmo processador, Core i7 950 soquete 1366, e posso lhe dizer, com o cooler stock você terá problemas de super aquecimento e com isso o processador vai reduzir a velocidade para evitar danos...

o que pode acontecer no seu caso é que a alta temperatura do novo processador esteja contribuindo para o aquecimento da placa de vídeo...

bom... essa é ao menos uma opção que estou vendo.... mas pode ser que seja outra coisa.... :P

Sim sim, tem isso. A CPU aquecendo a GPU.

Mas então tenho que por uma saida de ar na frente do proc.

Pra ajudar.

To pensando num hyper 212 da cooler master.

Simples, barato e muito bom.

Obrigado por lembrar MCZ.

Aguardo mais ajudas.

[ ]s

Fjaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

Comprei umas peças de um Pc novo, segue elas.

-Intel Core i7 950.

-AsRock x58 xtreme 6.

-Triple Channel Geil Value Plus de 4 GB cada.

-Cooler do PROC é o padrão.

Eu ja tinha uma GPU HD 4870 Saphire de 1Gb.

Antes, com o processador Intel core 2 duo e7400 ela aquecia, mas nao tanto ao ponto de travar. Chegava aos 70ºC. E as configurações sempre no máximo.

Agora com o nova configuração ela aquece e trava a tela e o som em 30 min de jogo. Chega facilmente aos 70º e trabalha nos 50º em IDLE. Nao que seja problema.

Informações Adicionais:

=Trava apenas em jogos e nao na tela do windows.

=Eu ligo o cooler dela nos 80% mas nao adianta, pois trava.

=Troquei a pasta termica dela e do processador, coloquei uma boa. Artic Silver.

=Meu gabinete é grande e tem 3 cooler, um na frente, um atras e um na lateral, apontando pra GPU.

=Trava em jogos como COD4, BF3, BC2. Mas nao trava em Super Street Fighter 4

Ouvi de amigos que, como meu processamento era limitado ela nao dava conta e nao travava. Agora que a CPU da conta ele joga pra GPU que nao da conta e trava.

Se for o caso disso, como faço para controlar? Se for possivel.

Agradeço pela atenção.

[ ]s

Fjaum

Colega, que mal lhe pergunte... Qual é a sua fonte de alimentação? A Radeon HD 4870 é bem beberrona. Precisa-se de uma fonte boa e relativamente potente para aguentá-la numa boa. E só para constar a minha já chegou a 86ºC sem travar (só dava um pouco de lag) quando eu usava o Cooler Master Gladiator 600 no PC principal. Já usei minha XFX Radeon HD 4870 1GB em conjunto de um Phenom II X4 955 BE C2 (com cooler BOX) e atualmente está com um Phenom II X6 1090T (com o cooler ASUS Triton 78), ambos processadores quentes (mas o ASUS Triton 78 resolveu meu problema de temperatura de processador) e travar nunca travou por conta disso.

Obs.: Só para constar, a minha placa é a do cooler oval, ou seja, uma das que possuem pior sistema de refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, que mal lhe pergunte... Qual é a sua fonte de alimentação? A Radeon HD 4870 é bem beberrona. Precisa-se de uma fonte boa e relativamente potente para aguentá-la numa boa. E só para constar a minha já chegou a 86ºC sem travar (só dava um pouco de lag) quando eu usava o Cooler Master Gladiator 600 no PC principal. Já usei minha XFX Radeon HD 4870 1GB em conjunto de um Phenom II X4 955 BE C2 (com cooler BOX) e atualmente está com um Phenom II X6 1090T (com o cooler ASUS Triton 78), ambos processadores quentes (mas o ASUS Triton 78 resolveu meu problema de temperatura de processador) e travar nunca travou por conta disso.

Obs.: Só para constar, a minha placa é a do cooler oval, ou seja, uma das que possuem pior sistema de refrigeração.

Entonces, minha fonte é uma de 600W reais. Com PFC ativo.

Eu to jogando agora em modo janela e ele nao passa de 76º. Jogando BF3. em LOW

Novo dado. Eu jogo por um tempo com as temperaturas estabilizadas.

GPU - 76º~86ºC

CPU - 60º~68ºC

Dai de repente ele trava. Sem nenhum pico de temperatura nada.

Trava estabilizado.

Quando trava imagem e som o que mais pode ser?

[ ]s

Fjaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha uma 4850 da XFX, tive esse problema. Em qualquer jogo que eu rodasse por poucos minutos, acontecia isso. A diferença é que a tela ficava toda listrada com apenas uma cor. E o som "gaguejava também". Aí eu pedi RMA, e constataram defeito na VGA.

Ah, tem como você testá-la em outro pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha uma 4850 da XFX, tive esse problema. Em qualquer jogo que eu rodasse por poucos minutos, acontecia isso. A diferença é que a tela ficava toda listrada com apenas uma cor. E o som "gaguejava também". Aí eu pedi RMA, e constataram defeito na VGA.

Ah, tem como você testá-la em outro pc?

Posso sim, mas eu tenho ela a 2 anos e a pouco tempo que ela trava assim.

Sempre funcionou normal até agora.

To achando que pode ser a CPU. porém, como eu jogo e a temperatura fica estabilizada em 65~70ºC eu nao vejo como.

Até onde sei ele deveria reiniciar pelo aumento e nao travar depois de um tempo com a temperatura estabilizada, mesmo que alta.

Vou testar esse final de semana com um amigo que tem um 4890.

E vou colocar a dele no meu pra ver como fica.

Dai eu vejo se é aquecimento da VGA, do CPU ou de outro componente.

[ ]s

Fjaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola galera boa tarde, então preciso da ajuda de vocês para tentar solucionar o meu problema, tenho uma HD 4870 a mais ou menos 2 anos mais recentimente quando vou jogar algum jogo pesado o PC simplesmente reinicia as vezes dando um pequena retorcida na tela e renicia e alguns casos dando tela azul. Mais mesmo com alguns jogos leves ele faz isso. Mesmo quando estou vendo no youtube com tela cheia ele simpleste troca as cores e da pau e reinicia também, se tiver em modo janela do mesmo modo e se tiver com algum jogo aberto ele retorce todo o jogo, e quando estou no youtube e ele faz este erro ele mostra que o driver de vídeo parou de funcionar. Já tentei utilizar o mais atual driver do catalyst e algumas versões 10.X o mesmo de nada adiantou. Agradeço a todos por me ajudarem. Agora lembrando acho que quando instalou o ultimo que tentei deu algum pequeno erro no driver mais vou tentar reinstalar aqui.

Config na assinatura.

Mais um erro encontrando ao entrar no alice fica cheio de pontos coloridos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Poxa gente me dem uma luz ai porque ate agora nao consegui resolver!

Pega sua placa e dá uma geral nela, limpa os circuitos e componentes com alcool isopropílico e uma escova de dentes macia e os contatos com borracha de vinil (que não solta farelo). Veja se o slot na placa mãe também não está precisando de uma limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tô pra pegar uma essa semana, que cês acham? Não vai me custar nada já que vou fazer troca, e como ando renderizando alguns vídeos no Aftereffects e tenho sofrido em alguns jogos pra poder jogar em FULLHD, acho que seria uma boa pegar ela e dar uma sobrevida ao meu pc, não?

Ah, estou em dúvida entre uma 4870 Sapphire e uma 9800GX2 da EVGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional. Troquei hoje pela 4870 Sapphire, modelo padrão, a mesma que o CDH realizou testes aqui há um tempão e adivinhem? artefatos. Já dei uma lavada com alcool isopropilico pra ver o que era e se poderia ser oxidação, mas nada. Já limpei todinha e tá tinindo. Os quatro leds de indicação dela acendem, mas a tela ´ta LOTADA de artefatos. Já não sei mais o que fazer porque o infeliz que fiz a troca não atende o telefone. Acho que vou tentar o método do forno :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô pra pegar uma essa semana, que cês acham? Não vai me custar nada já que vou fazer troca, e como ando renderizando alguns vídeos no Aftereffects e tenho sofrido em alguns jogos pra poder jogar em FULLHD, acho que seria uma boa pegar ela e dar uma sobrevida ao meu pc, não?

Ah, estou em dúvida entre uma 4870 Sapphire e uma 9800GX2 da EVGA.

Eu usava uma Radeon HD 4870 até duas semanas atrás e o que posso dizer é que a mesma merece o título de top da sua época. É simplesmente sensacional e dá para rodar qualquer coisa ainda (sem DirectX 11, mas dá). Hoje tenho um CrossFireX de Radeon HD 6870, mas nem por isso desmereço o que a Radeon HD 4870 é: um ótimo produto, espetacular para a época de lançamento dela.

Sensacional. Troquei hoje pela 4870 Sapphire, modelo padrão, a mesma que o CDH realizou testes aqui há um tempão e adivinhem? artefatos. Já dei uma lavada com alcool isopropilico pra ver o que era e se poderia ser oxidação, mas nada. Já limpei todinha e tá tinindo. Os quatro leds de indicação dela acendem, mas a tela ´ta LOTADA de artefatos. Já não sei mais o que fazer porque o infeliz que fiz a troca não atende o telefone. Acho que vou tentar o método do forno :(

A minha da XFX com cooler oval está inteirinha até hoje. Acho que o método do forno pode ser uma solução para você. Tente também desmagnetizar a placa enrolando a mesma em papel alumínio. Pode ser que seja de alguma ajuda. Boa sorte aí. A Radeon HD 4870 é uma placa e tanto ainda. Se resolver o problema aí você vai ver do que a mesma é capaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava uma Radeon HD 4870 até duas semanas atrás e o que posso dizer é que a mesma merece o título de top da sua época. É simplesmente sensacional e dá para rodar qualquer coisa ainda (sem DirectX 11, mas dá). Hoje tenho um CrossFireX de Radeon HD 6870, mas nem por isso desmereço o que a Radeon HD 4870 é: um ótimo produto, espetacular para a época de lançamento dela.

A minha da XFX com cooler oval está inteirinha até hoje. Acho que o método do forno pode ser uma solução para você. Tente também desmagnetizar a placa enrolando a mesma em papel alumínio. Pode ser que seja de alguma ajuda. Boa sorte aí. A Radeon HD 4870 é uma placa e tanto ainda. Se resolver o problema aí você vai ver do que a mesma é capaz.

Foi pro forno e agora tá "direita". Entre aspas, porque agora ela não dá imagem. o led D1601 fica aceso, indicando que a proteção contra sobreaquecimento foi ativada, só que o cooler está rodando a 100%, e ela nem chega a esquentar, nem no VRM nem na traseira da gpu, nem nas memórias, menos ainda o pcb. O que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega sua placa e dá uma geral nela, limpa os circuitos e componentes com alcool isopropílico e uma escova de dentes macia e os contatos com borracha de vinil (que não solta farelo). Veja se o slot na placa mãe também não está precisando de uma limpeza.

Olha realiazei toda a limpeza, troquei ainda a pasta térmica e puiz uma boa e de cara já abaixou em média uns 8 ~ 10%, tava muito suja ate o atual momento esta muito boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Prezados,

o cooler da minha placa xfx 4870 zhdc http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814150395 , de uma hora pra outra passou a operar na velocidade máxima (+ ou - 4500 RPM), não havendo meio de diminuir a velocidade pelo catalyst. As temperaturas estão baixas e a placa está funcionando normalmente. O catalyst não detecta mais a velocidade de rotação, como o cooler está rodando no máximo o processador fica com a temperatura baixa, e a indicação de rotação no amd overdrive (operando no automatico) é de 22%, mas na realidade ele está a 100%. Alguem já teve este problema? e se teve como solucionou?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezados,

o cooler da minha placa xfx 4870 zhdc http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814150395 , de uma hora pra outra passou a operar na velocidade máxima (+ ou - 4500 RPM), não havendo meio de diminuir a velocidade pelo catalyst. As temperaturas estão baixas e a placa está funcionando normalmente. O catalyst não detecta mais a velocidade de rotação, como o cooler está rodando no máximo o processador fica com a temperatura baixa, e a indicação de rotação no amd overdrive (operando no automatico) é de 22%, mas na realidade ele está a 100%. Alguem já teve este problema? e se teve como solucionou?.

Bom os gerenciadores da AMD e nVidia para ventoinha não são muito bons, eu normalmente utilizo o MSI Afterburn e crio um um perfil para a ventoinha (no meu se chegar a 70º fica em 100%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde colegas

Comprei um ATI 4800SERIES mais precisamente 4870 hd 512mb 256bits e instalei até ai tudo beleza rodava crisys 2 no Maximo sem cerimônia, Mas tive a infeliz ideia de formatar a maquina para utilizar Windows 7 64bits e ganhar mais memória.

Segue meu procedimento que fiz para melhor visualização dos acontecimentos.

1° configuração processador e7500, fonte 600w da cooler, 4gb memória Ram, ATI4870 hd series, HD 300gb dividido em 2 partiçoes.

2°funcionava normalmente no Windows 7 32bits

3°instalei o Windows 64bits na partição principal sem a placa de vídeo conectada(obs não formatei a partição).

4° Após a inicialização conectei a placa e foi reconhecida no Windows 7 mas ficou com exclamação no driver senão me engano erro 19.

5°fui no site da Ati baixei o ultimo driver 11.11 (obs tentei também os antigos os novos so o driver so o software do cataclism) e instalei conforme tinha feito da outra vez, após a instalação do driver o windows pede para reiniciar porém depois de carregar a bios no logo do windows 7 fica alguns segundos carregando depois trava.

6°voltei para o windows 7 32bits agora ta dando o mesmo problema.

Conclusão!

-após a instalacao do driver da ati que ta dando pau se eu desisntalar o driver a placa inicia normalmente com o driver do windows (reconhece mas fica com exclamação).

Próximas tentativas

Excluir a particao principal e criar nova depois instalar windows 7 32bits de novo.

Instalar o vista ou XP para teste.

Resetar a bios da placa mãe.

Fazer uma macumba

chorar

poxa só não entendo porque parou de funcionar so porque instalei o windows de novo que ***.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...