Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante em over


stenn

Posts recomendados

Eu comecei a me interessar por overclock nesse mês e estou precisando urgentemente de textos pra ajuda de como fazer over, pra entender melhor o processo todo antes de sair por aí aumentando clock sem saber o que faz direito. Se achar algum texto em portguês seria bom também :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stenn, tenta trocar o multiplicador pra menos e aumentar o FSB que está muito baixo, só 100 mhz! É melhor ter menor multiplicador com maior "bandwidth" .

Veja no site do fabricande do processador as suas especificações,assim sab´rá qual a tensão,clock e td mais que seu processador vem de fábrica e o máximo que ele aguenta. Acho que dá pra ir pra uns 266 mhz de FSB com 10.0 ou 9.0 no multipl.

Não entendo nada de AMD então não posso ajudar muito. Não mexa nas memórias por enquanto. Tudo que for mexer,é melhor ter paciencia pra tentar e tentar várias vezes.

Ainda assim, só mude uma coisa por vez porque se não der certo você sabe o que foi q você fez e poderá voltar atras ou ajustar um valor menor,facilitando sua vida.

--

o clock nominal do cpu é 1.1 ghz e você já tá rodando nisso!

então deves ver qual o clock máx que suporta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei no site da Amd e olhei as especificações do Duron, o FSB máximo desse processador é 200 =P

E uma vez eu tentei subir 10mhz de uma vez (fsb 100-->110; 110x11=1210) e o PC travou depois do setup apareceu o logo do windows e travou tive que voltar as configurações, qual poderia ser a causa e até aonde posso aumentar? AH, como descubro se minha placa-mãe está com os multiplicadores bloqueados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei no site da Amd e olhei as especificações do Duron, o FSB máximo desse processador é 200 =P

E uma vez eu tentei subir 10mhz de uma vez (fsb 100-->110; 110x11=1210) e o PC travou depois do setup apareceu o logo do windows e travou tive que voltar as configurações, qual poderia ser a causa e até aonde posso aumentar? AH, como descubro se minha placa-mãe está com os multiplicadores bloqueados?

Você tem que ver não somente o FSB máx mas o clock do CPU também. Tipo o meu é um Core2Duo 2.2 Ghz, mas faço ele rodar em 3.3 Ghz! Claro que depende da capacidade de over da placa mãe também. Mas acho que no seu caso não dá pra ir muito longe mesmo. Quando dá essa tela preta,azul ou reinicia sozinho, significa que o sistema tá instável. As vezes nem dá o boot.Quando ocorre isso ~você tem que reiniciar e reconfigurar o overclock pra melhorar o sistema. Por exemplo: meu cpu quando coloquei 300mhz e x11 ele não dava boot, daí tive que aumentar a tensão dele de 1.275V pra 1.4V!

mas pra você fazer isso é meio perigoso,porque pode aumentar muito a temperatura,então aumente a tensão aos poucos,tipo 0.05 ou 0.1 no máx por vez e tenta de novo. Lembre-se de deixar a memória estável e fazer over em uma coisa por vez pporque senão não saberá o que deu errado caso não dê o boot!

Tenta colocar 133mhz de FSB com x9 e aumente um poukinho a tensão pra ver se fica legal!

Eu entrei no site da Amd e olhei as especificações do Duron, o FSB máximo desse processador é 200 =P

E uma vez eu tentei subir 10mhz de uma vez (fsb 100-->110; 110x11=1210) e o PC travou depois do setup apareceu o logo do windows e travou tive que voltar as configurações, qual poderia ser a causa e até aonde posso aumentar? AH, como descubro se minha placa-mãe está com os multiplicadores bloqueados?

Tipo, nunca ouvi falar que o multiplicador pode ser bloqueado e tal..acho que isso você muda o valor dele pela bios mesmo e pronto! se deu deu se não deu *****! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O multiplicador geralmente sempre é travado, a não ser nas versões especiais que estão saindo hoje em dia que vem com o multiplicador destravado (leia-se AMD Black Edition e Intel Extreme).

Agora, uma coisa que pode bloquear o multiplicador de um processador por exemplo é uma possível incompatibilidade com a placa-mãe, mas nada que uma atualização de Bios não resolva.

Exemplo: Você comprou um processador XYZ com um multiplicador de 11x, aí a sua placa-mãe ABC só reconhece ele corretamente a partir da BIOS 0108, logo se você não atualizar a BIOS, talvez a placa-mãe reconheça o multiplicador de 10x, logo o processador não vai trabalhar no seu clock padrão de fábrica.

Agora, cara, infelizmente os Durons não são bons para overclock, na verdade confesso que nunca vi nenhum caso de sucesso com overclock neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom todos os Duron's Morgan com exceção aos móbiles tem seus multiplicadores travados, sendo assim, nem adianta ter uma placa mãe que permita mudança dos multiplicadores na bios que não vai funcionar.

O Duron com núcleo Morgan, caso do autor do tópico, pode chegar no máximo em 1630Mhz, eu mesmo já testei isso, mas não são todos os Morgan que chegam a isso, é algo direto ao poder de over de cada CPU, algumas overclocam muito outras nada.

No caso do amigo que abriu o tópico não conseguir nem 10Mhz de fsb a mais com estabilidade, pode ser limitação do processador, o mais provável em minha opinião 99%, ou falta de vcore.

De todo modo, um Duron que é submetido a 10Mhz a mais no fsb com vcore padrão e não aceita é um processador muito ruim de over e não vale a pena insistir e nem dar mais vcore para teste.

Existem alternativas para mudar o multiplicador mecanicamente, mas é uma técnica muito arriscada e muito trabalhosa para ficar mudando as configurações das pontes e ficar testando.

Aconselho o stenn deixar quieto com o over nesse processador que mostrou ser muito ruim:(, infelizmente.

Para quem ainda não viu overclock em Duron:

Overclock Duron núcleo Morgan

http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=129356

Overclock Duron núcleo Spitfire

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=386832

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...