Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
cavalo do alem

Que no break usar pra minha conf?

Recommended Posts

Q9450 3.4ghz

maximus formula

hdd 500gb sata2 32mb 7200rpm

4gb ddr2 1066mhz corsair dominator

placa de som 7.1 off board

hd 4850 crossfire

9 fans coolermater de 90CFM 12v

uso uma fonte corsair 750tx de 750 watts

+

uma panasonic viera 42'' de 348watts

é tudo 110

o no-break tem que ter quantos VA?

qual marca e modelo recomendam?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos 1500VA - De uma olhada nos APC BR1500LCD.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BR1500LCD

Só que pela sua máquina e por usar uma TV de Plasma eu tenho quase certeza q vai ficar no limite. Tem esse de 2200VA, com onda senoidal, mas é um trambolhão e custa 1700 reais:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SUA2200

O modelo de 1500VA que indiquei acima suporta até 865W. Apesar da sua fonte ser 750W, não creio que sua máquina consuma 750W, ela deve tá beirando 350W-400W + 348W da TV = 748W + perdas com eficiência, você deve beirar o limite do nobreak, o que vai te dar uns 5-10min de autonomia.

Qual seu monitor? Vai ligar monitor ou só a TV de plasma? Aguarde um instante que vou fazer um calculo mais detalhado com os dados que você me passou.

EDITADO:

Olha, com os dados que você me passou, eu calculei na Extreme Power Calculator, 551W só pro sue PC, sem considerar monitor, TV, impressora e outros perifericos. Mas esse calculo pode estar um pouco errado porque não sei o VCORE usado no seu overclock, e talvez não tenha passado tudo nos minimos detalhes. Mas é mais ou menos por essa faixa ai mesmo.

Tomando 551W + 348W = 899W - sem contar perdas com eficiência, picos de corrente na partida... Eu creio que você deve ir de pelo menos 2000VA ou comprar dois nobreaks. Sai mais barato comprar dois nobreaks desde APC LCD ou um de 600VA pra TV - não vejo necessidade de nobreak pra TV diga-se de passagem - e um de 1300-1500VA pro seu PC, ambos APC da série LCD.

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo menos 1500VA - De uma olhada nos APC BR1500LCD.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BR1500LCD

Só que pela sua máquina e por usar uma TV de Plasma eu tenho quase certeza q vai ficar no limite. Tem esse de 2200VA, com onda senoidal, mas é um trambolhão e custa 1700 reais:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SUA2200

O modelo de 1500VA que indiquei acima suporta até 865W. Apesar da sua fonte ser 750W, não creio que sua máquina consuma 750W, ela deve tá beirando 350W-400W + 348W da TV = 748W + perdas com eficiência, você deve beirar o limite do nobreak, o que vai te dar uns 5-10min de autonomia.

Qual seu monitor? Vai ligar monitor ou só a TV de plasma? Aguarde um instante que vou fazer um calculo mais detalhado com os dados que você me passou.

EDITADO:

Olha, com os dados que você me passou, eu calculei na Extreme Power Calculator, 551W só pro sue PC, sem considerar monitor, TV, impressora e outros perifericos. Mas esse calculo pode estar um pouco errado porque não sei o VCORE usado no seu overclock, e talvez não tenha passado tudo nos minimos detalhes. Mas é mais ou menos por essa faixa ai mesmo.

Tomando 551W + 348W = 899W - sem contar perdas com eficiência, picos de corrente na partida... Eu creio que você deve ir de pelo menos 2000VA ou comprar dois nobreaks. Sai mais barato comprar dois nobreaks desde APC LCD ou um de 600VA pra TV - não vejo necessidade de nobreak pra TV diga-se de passagem - e um de 1300-1500VA pro seu PC, ambos APC da série LCD.

nossa, valeu pela ajuda cara. eu acho que vou comprar 2 no breaks que sai mais em conta, um de 1500VA da APC pro pc e um de 700VA pra tv

outra duvida: esses no-breaks funcionam como estabilizadores tambem? eles filtram a linha nao é?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, dependendo do modelo, 700VA não vai segurar essa sua TV não, alguns deles eles tem baixo fator de potência, fornecendo no maximo 350W. Se bem que TVs de Plasma e LCD costumam vir com PFC Ativo em suas fontes, acho que 700VA segura sim, mas te darei uma opção abaixo porque nobreak em TV não tem utilidade alguma.

Cara dá uma pesquisada no forum, especialmente na seção de tópicos importantes que tá fixado e leia sobre estabilizadores. Estabilizar a tensão da rede não ajuda em nada em fontes de modo chaveado - fonte usada em praticamente qualquer eletrônico hoje em dia. Se a fonte for moderna então, mais inútil ainda.

TVs funcionam de 100-240V, com faixa tolerante ainda no minimo 20%, o estabilizador nesse caso aí que não agrega nada, só um gastador de energia a mais. Mas respondendo a sua pergunta, sim nobreaks vêm com estabilizador. Essa série LCD no caso, da APC, apenas dá uma compensada na tensão se ela cair abaixo dos 100V e se cair lá pros 88V, ele passa pro modo bateria. Filtro de linha sim, esse é muito mais importante do que estabilização de tensão. Sim, nobreaks vêm com filtro de linha e proteção anti-surto, especialmente se estamos falando de APC.

Pra sua TV eu recomendo um filtro de linha APC:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

Um nobreak pra TV é despedício pra ficar com a TV ligada ai 5-10min, nao tem utilidade...

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, dependendo do modelo, 700VA não vai segurar essa sua TV não, alguns deles eles tem baixo fator de potência, fornecendo no maximo 350W. Se bem que TVs de Plasma e LCD costumam vir com PFC Ativo em suas fontes, acho que 700VA segura sim, mas te darei uma opção abaixo porque nobreak em TV não tem utilidade alguma.

Cara dá uma pesquisada no forum, especialmente na seção de tópicos importantes que tá fixado e leia sobre estabilizadores. Estabilizar a tensão da rede não ajuda em nada em fontes de modo chaveado - fonte usada em praticamente qualquer eletrônico hoje em dia. Se a fonte for moderna então, mais inútil ainda.

TVs funcionam de 100-240V, com faixa tolerante ainda no minimo 20%, o estabilizador nesse caso aí que não agrega nada, só um gastador de energia a mais. Mas respondendo a sua pergunta, sim nobreaks vêm com estabilizador. Essa série LCD no caso, da APC, apenas dá uma compensada na tensão se ela cair abaixo dos 100V e se cair lá pros 88V, ele passa pro modo bateria. Filtro de linha sim, esse é muito mais importante do que estabilização de tensão. Sim, nobreaks vêm com filtro de linha e proteção anti-surto, especialmente se estamos falando de APC.

Pra sua TV eu recomendo um filtro de linha APC:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

Um nobreak pra TV é despedício pra ficar com a TV ligada ai 5-10min, nao tem utilidade...

então um no break estabiliza e filtra a linha? ele é como um estabilizador, filtro de linha e baterias juntas? com um no brak desses meu pc estara totalmente seguro contra picos,variaçoes de luz e falta de luz? com o filtro minha tv vai estar totalmente segura contra variaçoes de linha?

desculpe as perguntas, mas nesse assunto eu nao entendo nada

Compartilhar este post

Link para o post

Filtro de linha, se esse for completo vai atenuar "ruidos" na rede elétrica em diversas faixas de frequencia. Visualmente esses ruidos causam pequenos picos no sinal da onda elétrica. Esses pequenos picos costumam ser de alta frequência e são causados por diversas razões. Uma simples estação de rádio injeta ruido na rede elétrica. Felizmente qualquer fonte que se prese tem um bom filtro logo na sua entrada. Provavelmente sua TV de Plasma tb um filtro logo na entrada de energia da fonte. Os ruidos costumam se sustentar mais tempo do que um pico de tensão.

Justamente a outra função de um filtro de linha é desviar surtos de tensão ou picos de tensão - "tensão". São picos mais altos, chegando ai de centenas a milhares de volts, coisa que só os componentes de filtragem (atenução seria o termo mais correto) não seriam capaz de resolver. Pra isso existe outros componentes. O mais comum deles se chama MOV ou simplesmente, Varistor.

O varistor tem o papel de lidar com alta energia de surto desviando-os pra outro caminho. Geralmente o neutro da fiação do estabelecimento é o principal caminho de desvio de surtos de tensão. Se o surto for alto e demorado o suficiente, o varistor vai fazer com que o fusivel ou disjuntor entre em ação, cortando a energia. Caso não saiba, se você pegar o fio fase (o que tem potencial elétrico) e enconstar no neutro, se tiver um disjuntor ou fusivel no circuito, eles irão atuar, se não houver a corrente tende ao infinito e a fiação vai esquentar tanto que pode pegar fogo.

Enfim, o varistor é um resistor variavel que tem resistência tendendo ao infinito quando operando dentro de uma tensão designada ou seja, não conduz nada, mesmo tando ligado entre fios Fase e Neutro. Mas quando vem um surto de energia, ele em poucos nanosegundos reduz essa resistência deixando a energia ser desviada para um caminho seguro, que nesse caso seria o neutro.

Varistores tb são ligados entre Fase-Terra e Neutro-Terra, depende de como o filtro foi implementado.

As especificações básicas do varistor vem estampada nas fichas técnicas de bons filtros de linha, que são:

Corrente máxima de surto: X Amperes

Joules: Energia térmica máxima sustentável pelo varistor antes de se degradar totalmente e está diretamente ligada a capacidade de corrente máxima sustentável.

Tensão de Clamping: Tensão máxima aplicada ao terminal do varistor pra que ele dê abertura máxima entre um fio e o outro, desviando o máximo de corrente.

Picos de tensão têm várias naturezas, desde um motor elétrico puxando alta corrente na partida como durante o seu deslgamento, já que quando o motor é desligado e continua girando, a tensão da rede sobe, como se fosse um gerador, à raios. Esse aumento de tensão vai variar de acordo com o tamanho desse motor. Esses surtos são facilmente ligados por filtros de linha e o excesso é desviado pro fio neutro.

Sutos gerados por raios são mais complicados e nada, absolutamente nada protege 100%. Lidar com surtos gerados por raios pra se obter o mais próximo possível de 100% de sucesso é um processo relativamente caro e complicado. Envolve níveis de proteção diferente na instalação e em vários pontos, desde a entrada da energia da sua casa, até o ponto de energia no qual o equipamento tá ligado. Mas como um raio pode atingir a rede elétrica de diversas formas e intensidades, o uso de um bom filtro protetor vai te proteger de acordo com sua capacidade e como o raio pegou o sistema elétrico. É recomendável que sua tomada possua aterramento tb caso o filtro use o aterramento como caminho extra pro desvio de surtos elétricos. No caso do filtro que te indiquei, ele faz uso tanto do neutro quanto aterramento.

Em poucas linhas, é isso aí que expliquei. Respondendo sua pergunta:

Não, você não estará totalmente seguro, mas é uma linha de defesa sim. Contra quedas de luz constantes, ainda mais se essas faltas de luz são daquelas que vai e voltam com muita rapidez, um nobreak pode ajudar sim.

O filtro vai te ajudar a proteger contra ruidos e picos de tensão, mas não quanto a faltas de energia. A queda de energia por si só não é danosa, o retorno da energia sim, esse pode ser danoso, mas na maioria das vezes não o é. Vai tudo depender de como a tensão da rede retornou, se seu equipamento está quente ou frio, tudo isso influi. Se a luz cair e voltar 5min depois, sua TV dificilmente queimará. Se cair por 1 segundo e voltar em seguida ou que seja 10 segundos, há chances de danos, mas são maiores de que ela saia ilesa.

Por enquanto é só. Se quiser mais esclarecimentos, estou às ordens! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais