Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ricardobblini

Downclock para economizar bateria?

Recommended Posts

Tudo bem galera, gostaria de saber se fazer downclock ajudaria a diminuir o consumo de bateria?

Pois na maioria dos casos, fico um bom tempo utilizando apenas o word e o acrobat reader para escrever meus projetos e a bateria ta durando mais ou menos uma hora e meia. Como onde fico não tem tomadas... da o maior trabalho.

Se a resposta é positiva(se realmente compensa fazer downclock), quais as dicas da galera para fazê-lo?

Abraços.:D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que compensar, compensa. Só não sei como reduzir o clock nos celeron m, esses não tem o speedstep... Será que tem algum programa que rode do windows, e que faça underclock e undervolt?

Compartilhar este post

Link para o post
acho que o NHC (Notebook Hardware Control) faz isso, não?

Correto.

Acredito que ao baixar o clock você teria que baixar o vcore do processador também, senão não adianta nada. Seria como usar memos DDR2 800 CL5 com 2.1v...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse programa consegue reduzir o clock de processadores com SpeedStep da Intel (Pentium 3 e M, Core Duo, C2 Duo) ou PowerNow da AMD (Turion e Semprom Mobiles), para reduzir o consumo de bateria.

Se for o seu notebook da assinatura, Ricardo, seu CCE tem Celeron M e o NHC não terá efeito nenhum para reduzir o clock, pois o Celeron M trabalha sempre a 100% do clock.

O que você pode fazer é desligar o wireless, reduzir o tempo de inatividade que o monitor vai desliga (3 a 5 minutos tá bom), não usar as portas usb.

Compartilhar este post

Link para o post

Icefly, não tem nenhum programa que obrigue o processador a dar underclock não, mesmo que na força, reduzindo o fsb, por exemplo? Ainda que o desempenho caia muito, a intenção é economizar energia mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Prá agir sobre o processador, para Celeron M não tem jeito... pros outros processadores tem esse NHC e o SpeedSwitch XP; para os AMD tem também os programas próprios disponibilizados na AMD.

Para poupar ainda mais, para os notebooks rodando o Vista, tem o Vista Battery Saver, que desativa recursos; no tópico do Kennex falaram de um certo Battery Doubler.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a todos vocês, legal saber que da pra baixar o clock e economizar energia.

Pena que o meu Celeron M não aceite... Mas quem sabe numa próxima escolha de processadores, posso pensar nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, acredito que haja como dar downclock em bios

já troquei o meu E-max que veio com o celeron m440. Coloquei esse T2130 que tem speedstep...

acho que dá, entra na BIOS e veja as opções que existem, se dá pra mudar o fator multiplicador da frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

Multiplicador é certeza que está bloqueado. Quando falei em diminuir o clock forçado, foi reduzir o fsb no(na?) BIOS. É provável que essa opção esteja bloqueada no original, mas se atualizar e quiser arriscar, deve dar algum jeito nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

BIOS de laptop não é tão completo como em desktop; geralmente tem poucas opções e nada relacionado a fsb, ou seja não é porque seja um notebook que as opções estarão bloqueadas, inacessiveis, na verdade é que em BIOS de notebooks elas não existem mesmo, em BIOS de notebooks.

Se tiver algo, será relacionado a ativar o recurso SpeedStep para notebooks Intel e o Cool And Quiet para os modelos AMD.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade Icefly, acabei de entrar na bios para conferir... não é que ela é reduzida... na verdade ela não tem nada mesmo... hehehe, no máximo opções de boot... que pobreza!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

troca por um eepc, dependendo do modelo dura até 8horas a bateria..

Compartilhar este post

Link para o post

Fala sério, dura tudo isso mesmo... 8 horas... que loucura... heheh

mas por enquanto, preciso de um que alem de utilizar pro basicão, grave ums dvds, converta ums videos, uso nas minhas aulas meu projetor... e digito muito... o eeepc tem teclado muito pequeno...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais