Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Phenom X4 Quad Core 9750 ou Intel Core 2 Quad Q9300?


Posts recomendados

Olá pessoal, beleza?

Bom, nao sou muito ativo na criação de tópicos aqui no forum, mas estou sempre lendo as novidades.

Estive lendo alguns tópicos sobre o assunto, mas ainda estou confuso e com duvidas em qual aquisição fazer...

Bom, vamos começar do começo (óbvio =P).

Antes de ontem conheci um cara que trabalha numa loja de peças de computadores. A loja dele esta com preços ótimos e como minhas ferias de trabalho sao no mês que vem, gostaria de investir a grana num pc de alto nível, que aguente fazer o que meu Pentium D nao ta dando conta (hehe)... Isso inclui jogos com alto grau de necessidade de performance (pra que eu possam rodá-los no maximo hehe), criação de imagens e ambientes 3D e etc...

Pois bem, vamos ao que interessa:

Ja resolvi que quero uma ATI HD3850 Sapphire 1Gb GDDR3 com 4Gb de RAM DDR2 800 (provavelmente Kingston ou Samsung (apesar de nao ser melhor, gosto muito das Samsung) e um HD Seagate de 750Gb. Quanto à isso ja estou certo. Agora, estou confuso sobre qual processador e placa-mãe comprar...

Como disse no Título deste tópico, estou na dúvida entre o Intel Core 2 Quad Q9300 2.5/1333 6Mb LGA775 e o AMD Phenom X4 Quad Core 9750 2400Ghz/2Gb/AM2+ e qual placa-mãe usar para estas peças...

Estive dando uma pesquisada nas peças que esse cara vende, e entre as MoBo's que ele vende, caso eu compre o Intel, acho que vou comprar a ASUS P5N-E SLI p/ Intel LGA775... Alguem conhece esta placa-mãe? Presta? Me parece que ela é uma placa-mãe razoavel, apesar de me parecer nao ser de alto nível... Mas tem SLI, caso eu queira comprar mais uma placa de video mais pra frente... Agora, se eu optar por comprar o AMD, nao faço a minima ideia de MoBo, que tenha suporte pra duas placas de video, 1333 e etc...

Pelo que lí o Intel é superior ao AMD, porém eu sempre tive preferência pelos AMD, apesar de ter comprado um Intel na minha ultima aquisição (o coitado do meu DualCore)... Mas lí tambem que essa nova leva dos AMD (com final XX50) está mais preciso, mais confiante, com melhor desempenho e etc... Daí gostaria de saber a dica de vocês, por quero aproveitar os preços alucinantes que consegui com essa cara e comprar um pc de alto nível, com as melhores peças que minha renda permite, e nao perder dinheiro...

Conto com a colaboração de todos!

Cordiais abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os processadores, realmente não dá para comparar esses dois, o Intel leva uma vantágem considerável, o Phenom mais forte (9850 se não me engano) apenas equipara o desempenho de um Q6600, portanto este que tu escolheu é bem mais negócio.

A placa mãe que o cara te recomendou não é ruim, mas é um modelo antigo, já um tanto defasada.

Também acho que tu poderia rever a placa de vídeo, a HD3850 vai apanhar um pouco para rodar os games mais novos, e 1GB de memória nela é desperdício, o modelo com 512Mb tem desempenho idêntico.

O ideal seria saber de quanta grana tu dispõem para investir no PC, assim fica mais fácil para o pessoal ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O proc. intel é mais rápido, sem dúvida. Fora que aguenta overclocks monstros. Já o AMD não vai muito longe, e mesmo no máx over ainda apanha de um intel com clock menor. Tu que sabe.

Essa placa mãe, como o colega acima falou, tá meio "velhinha" apesar de ser decente. Pega uma coisa mais atualizada, pelo menos uma Asus P5K SE (q não suporta SLI).

E essa HD3850 1GB, não sei não... Qto q tá? Sabes que dá pra comprar uma HD4850 512MB por cerca de R$ 500? E que a 4850 "destrói" uma 3850? Pensa bem!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá então...

O orçamento para: Intel Core 2 Quad Q9300 + 4Gb DDR2 800 (2x2gb) + HD Samsung 250 Gb + ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3 fica por R$1400.

Só que daí fica faltando a MoBo...

Só tem a P5KPL p/ Intel LGA775(R$183.00), a P5KPL-VM p/ Intel LGA775 (R$159.00) e a P5GC-MX (R$135)... então somariamos esses valores ao mostrado acima... Estes foram os preços mais baixos que eu encontrei...

E agora?

EDITANDO:

Estava me esquecendo, vou precisar de uma fonte de respeito tambem, nao vou? Qual? oO

Valeuuu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ja resolvi que quero uma ATI HD3850 Sapphire 1Gb GDDR3 com 4Gb de RAM DDR2 800 (provavelmente Kingston ou Samsung (apesar de nao ser melhor, gosto muito das Samsung) e um HD Seagate de 750Gb. Quanto à isso ja estou certo. Agora, estou confuso sobre qual processador e placa-mãe comprar...

Sem querer ser um sacana, por mim você já começou com o pé torto.. 1 GB é demais pra essa placa como já dito, com a grana dá pra pegar uma 3870 512 MB que é melhor. ;)

Como disse no Título deste tópico, estou na dúvida entre o Intel Core 2 Quad Q9300 2.5/1333 6Mb LGA775 e o AMD Phenom X4 Quad Core 9750 2400Ghz/2Gb/AM2+ e qual placa-mãe usar para estas peças...

São bons processadores, tudo depende do preço.

Estive dando uma pesquisada nas peças que esse cara vende, e entre as MoBo's que ele vende, caso eu compre o Intel, acho que vou comprar a ASUS P5N-E SLI p/ Intel LGA775... Alguem conhece esta placa-mãe? Presta? Me parece que ela é uma placa-mãe razoavel, apesar de me parecer nao ser de alto nível... Mas tem SLI, caso eu queira comprar mais uma placa de video mais pra frente... Agora, se eu optar por comprar o AMD, nao faço a minima ideia de MoBo, que tenha suporte pra duas placas de video, 1333 e etc...

Com essa mobo não rola um Q9**0.. (_( Incompatível, se voffe um E8*00 tava beleza.

Pelo que lí o Intel é superior ao AMD, porém eu sempre tive preferência pelos AMD, apesar de ter comprado um Intel na minha ultima aquisição (o coitado do meu DualCore)... Mas lí tambem que essa nova leva dos AMD (com final XX50) está mais preciso, mais confiante, com melhor desempenho e etc... Daí gostaria de saber a dica de vocês, por quero aproveitar os preços alucinantes que consegui com essa cara e comprar um pc de alto nível, com as melhores peças que minha renda permite, e nao perder dinheiro...

Correto, clock a clock os Intel estão melhores, mas tem que ver o preço E, no fim das contas a diferença entre eles é pequena caso você tenha um bom conjunto.

Sobre os processadores, realmente não dá para comparar esses dois, o Intel leva uma vantágem considerável, o Phenom mais forte (9850 se não me engano) apenas equipara o desempenho de um Q6600, portanto este que tu escolheu é bem mais negócio.

O mais forte é o 9950, uma titica à frente, e fica próximo ao Q9300 custando menos (nos EUA) mas o consumo dele é maior, isso quebra um pouco..

Já sobre ser bom negócio pra mim ainda depende do preço e do resto do PC.

A placa mãe que o cara te recomendou não é ruim, mas é um modelo antigo, já um tanto defasada.

Também acho que tu poderia rever a placa de vídeo, a HD3850 vai apanhar um pouco para rodar os games mais novos, e 1GB de memória nela é desperdício, o modelo com 512Mb tem desempenho idêntico.

O ideal seria saber de quanta grana tu dispõem para investir no PC, assim fica mais fácil para o pessoal ajudar.

De pleno acordo !

--

Eu consideraria o Phenom com a 4850 e uma placa-mãe com 780G mais robusta, mas só caso o Phenom for de TDP 95 W (tem que saber a numeração dele) E, se isso ficasse uns bons trocos mais barato que o Intel com uma placa-mãe boa.

Então.. quais os preços individuais das peças braconius ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a variedade de peças deles é meio limitada, daí tenho que comprar pelo que eles tem no estoque...

Vamos lá, preços individuais:

PROCESSADORES

- AMD Phenom X4 Quad Core 9750 2400Ghz/2Gb/AM2+----- 495,00

- Intel Core 2 Quad Q9300 2.5/1333 6Mb LGA775 ----- 592,00

PLACAS DE VIDEO

- VGA PCI-E ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3 TV/2xDVI out----- 584,00

- VGA PCI-E GForce 8800GT XFX 512Mb GDDR3 2xDVI/TV out----- 612,00

PLACAS MÃE PARA AMD

- ASUS M2A-VM HDMI p/ AMD Phenom Socket AM2+ 940p ----- 177,00

- ASUS M2N-SLI p/ AMD Phenom Socket AM2+ 940p ----- 212,00

- ASUS M2N-SLI Deluxe p/ AMD Phenom Socket AM2+ 940p -----316,00

PLACAS MÃE PARA INTEL

- ASUS P5GC-MX p/ Intel P-V LGA775 ----- 134,00

- ASUS P5KPL p/ Intel LGA775 -----183,00

- ASUS P5KPL-VM p/ Intel LGA775 ----- 159,00

- ASUS P5N-E SLI p/ Intel LGA775 ----- 285,00

MEMORIAS

- Memória 2GB DDR2 800Mhz ----- 81,00

HARD DISK's

- 320.0GB Maxtor SATA ----- 177,00

- 400.0GB Seagate SATA ----- 212,00

- 750.0GB Seagate SATA ----- 358,00

- 750.0GB Maxtor SATA ----- 375,00

Bom, estas sao algumas das peças disponíveis com seus respectivos preços...

Fico no aguardo de respostas com suas opinioes!

Cordiais abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, até agora você não falou quanto que você pode gastar no total? Diz aí que a gente monta uma config certinha pra ti, principalmente com uma boa fonte.

A propósito eu conheço essa loja aí, só pelos preços já sei qual é...rsrsrs www.celinfor.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, até agora você não falou quanto que você pode gastar no total? Diz aí que a gente monta uma config certinha pra ti, principalmente com uma boa fonte.

A propósito eu conheço essa loja aí, só pelos preços já sei qual é...rsrsrs www.celinfor.com.br

Positivo! É essa mesmo!

Aproveitando, rola de comprar lá sem problemas? Porque tipo, uns falam que é treta, outros, aqui do trabalho, falam que ja compraram lá tranquilo... Daí tambem to confuso quanto à isso...

Meu valor disponível giraria em torno de 1500/1600 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É tranquilo, eles dão garantia de 3 meses, compro lá há mais de 2 anos e a única coisa que tive que trocar foi um módulo de memória, assim mesmo eu liguei lá de manhã, e eles falaram pra ir trocar a tarde porque tinha que pegar no depósito, fora isso, nunca tive problemas. O preço deles é o melhor daqui da região, o que mata as vezes é a falta de opção em fontes. Mas fora isso é sossegado.

Ah só mais uma coisa, quais peças você precisa? Já tem gabinete né? DVD-RW?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Core2quad Q6600 está na faixa de R$ 450,00 muito melhor em custo/benefício que qualquer Phenom... e um over para 3 ghz não é nada pra ele. No meu fica tudo em default e não passa de 45º em full (tudo bem que não uso o cooler box) e o consumo é relativamente pouco se comparado ao desempenho que traz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tranquilo, eles dão garantia de 3 meses, compro lá há mais de 2 anos e a única coisa que tive que trocar foi um módulo de memória, assim mesmo eu liguei lá de manhã, e eles falaram pra ir trocar a tarde porque tinha que pegar no depósito, fora isso, nunca tive problemas. O preço deles é o melhor daqui da região, o que mata as vezes é a falta de opção em fontes. Mas fora isso é sossegado.

Ah só mais uma coisa, quais peças você precisa? Já tem gabinete né? DVD-RW?

Po cara, sem noção de como eu fico mais tranquilo com isso... Ptz...

Valeu mesmo!

Vamos lá então (com mais ânimo agora hehe):

Eu preciso comprar apenas Processador, placa-mãe, Memorias, HD e Placa de Vídeo (quase tudo LOL =P).

E que assim, o pc que eu dei pro meu irmão, logo que eu começei a trabalhar, ja ta fazendo hora extra... Daí vou montar esse e dar o meu Dual Core pra ele! ^^

Fico no aguardo!

Valeu!!!

O Core2quad Q6600 está na faixa de R$ 450,00 muito melhor em custo/benefício que qualquer Phenom... e um over para 3 ghz não é nada pra ele. No meu fica tudo em default e não passa de 45º em full (tudo bem que não uso o cooler box) e o consumo é relativamente pouco se comparado ao desempenho que traz.

Pois é cara, eu ja to desistindo no Phemon já... hehehe

É que algumas pessoas que eu conheço fizeram um alvoroço estão grande com esse Phenom que eu achei que seria um processador TOP atualmente...

Valeu pela dica! =D

Depois que eu comprar tudo vou voltar aqui pra ver como faço o OverClock...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tô ligado. Então vamo lá, vou montar com base nos preços da tabela atualizada ontem.

Config Intel Core 2 Quad

Fonte ATX 24p CoolerMaster RS-500-PCAR Real R$ 160,00 (Não é uma excelente opção, mas aguenta tranquilo a sua configuração)

Placa-mãe ASUS P5K SE/EPU R$ 251,00

Intel Core 2 Quad Q9300 2.5/1333 6Mb LGA775 OEM R$ 592,00

Cooler AMD/INTEL 754/939/AM2/LGA775 CoolerMaster Vortex 752 R$ 58,00

HD 750.0GB Seagate SATA (ST3750640AS) R$ 345,00

2x Memória 2GB DDR2 800Mhz Kingston Valueram R$ 180,00

VGA PCI-E ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3 TV/2xDVI out R$ 584,00

TOTAL: R$ 2.170,00

Bem, vimos que ficou bem fora do orçamento, principalmente pelo processador e pelo HD.

Eu coloquei 4GB de memória porque você disse que vai mexer com 3D, neste caso quanto mais memória melhor. Agora tem uma coisa, eu recomendo você esperar o Q6600 chegar lá de novo, porque acabou semana passada, então creio que deve chegar essa semana ainda ou na outra, quando tinha ele, ele estava sendo vendido por cerca de R$ 420,00. Então recomendo você esperar, ou se tiver pressa pegar um Phenom pra tentar baratear o custo aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô ligado. Então vamo lá, vou montar com base nos preços da tabela atualizada ontem.

Config Intel Core 2 Quad

Fonte ATX 24p CoolerMaster RS-500-PCAR Real R$ 160,00 (Não é uma excelente opção, mas aguenta tranquilo a sua configuração)

Placa-mãe ASUS P5K SE/EPU R$ 251,00

Intel Core 2 Quad Q9300 2.5/1333 6Mb LGA775 OEM R$ 592,00

Cooler AMD/INTEL 754/939/AM2/LGA775 CoolerMaster Vortex 752 R$ 58,00

HD 750.0GB Seagate SATA (ST3750640AS) R$ 345,00

2x Memória 2GB DDR2 800Mhz Kingston Valueram R$ 180,00

VGA PCI-E ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3 TV/2xDVI out R$ 584,00

TOTAL: R$ 2.170,00

Bem, vimos que ficou bem fora do orçamento, principalmente pelo processador e pelo HD.

Eu coloquei 4GB de memória porque você disse que vai mexer com 3D, neste caso quanto mais memória melhor. Agora tem uma coisa, eu recomendo você esperar o Q6600 chegar lá de novo, porque acabou semana passada, então creio que deve chegar essa semana ainda ou na outra, quando tinha ele, ele estava sendo vendido por cerca de R$ 420,00. Então recomendo você esperar, ou se tiver pressa pegar um Phenom pra tentar baratear o custo aí.

Hum........ Ficou bem acima do que eu tinha estimado... Agora deixa eu perguntar uma coisa: eu ja lí tanta coisa ruim sobre esse Q6600... Nao valeria mais a pena comprar um Core2Duo E8XXX? Outra coisa, comprar esses processadores OEM nao é complicado nao?

EDITANDO:

Mais uma coisa (=P to abusando ja hehe): nao seria possivel abaixar um pouco o preço da MoBo, tipo, investindo numa GigaB?

EDITANDO DE NOVO (=P):

Tem como mandar a tabela de preços atualizada pra mim? email -> [email protected]

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa invadir o tópico do amigo, mas tenho a mesma pergunta a fazer e achei melhor não iniciar um tópico novo pra ficarem os dois com o mesmo assunto.

Comprei um Phenom 9750 semana passada junto com uma placa mãe ASUS M3A. Já li bastante coisa ruim sobre essa placa desde então e tentarei trocá-la por outra. Já o processador deve ficar mais difícil de trocar.

Pergunta: O Phenom 9750 é realmente muito inferior ao Quad 9300?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hum........ Ficou bem acima do que eu tinha estimado... Agora deixa eu perguntar uma coisa: eu ja lí tanta coisa ruim sobre esse Q6600... Nao valeria mais a pena comprar um Core2Duo E8XXX? Outra coisa, comprar esses processadores OEM nao é complicado nao?

EDITANDO:

Mais uma coisa (=P to abusando ja hehe): nao seria possivel abaixar um pouco o preço da MoBo, tipo, investindo numa GigaB?

EDITANDO DE NOVO (=P):

Tem como mandar a tabela de preços atualizada pra mim? email -> [email protected]

Valeu!

Cara, como você trabalha com 3D e vai jogar, é melhor o Q6600 mesmo, a galera fala que ele é inferior aos Duo, mas nem tanto, repare este teste:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/10

Diferença de 5 FPS, eu não deixaria de comprar um processador por 5 FPS.em um jogo.

Sobre a placa-mãe dá pra baratear sim, a melhor opção é a Gigabyte GA-G31M-S2L, tem ela no Mercado Livre com vendedores confiáveis por R$ 158+Frete.

OEM não é problema não, desde que ele venha bem embalado e que seja como garantia, já vi nego no ML levar calote de cara que vendeu processador falando que era OEM e tava queimado. Mas como a loja te dá garantia é sossegado, e eles estão aí há mais de 5 anos eu acho.

Tem um outro cooler lá mais barato, que dá conta desse processador se você não for fazer overclock:

Cooler Intel LGA775 Cooler Master CI5-9HDSC até 3.8 BC R$ 20,00

Cara, mais tarde eu te envio, é que eu tô no trampo agora e meu e-mail é monitorado aqui. lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa invadir o tópico do amigo, mas tenho a mesma pergunta a fazer e achei melhor não iniciar um tópico novo pra ficarem os dois com o mesmo assunto.

Comprei um Phenom 9750 semana passada junto com uma placa mãe ASUS M3A. Já li bastante coisa ruim sobre essa placa desde então e tentarei trocá-la por outra. Já o processador deve ficar mais difícil de trocar.

Pergunta: O Phenom 9750 é realmente muito inferior ao Quad 9300?

Obrigado.

Sem problemas colega! Fique à vontade! ^^

Pelo que eu tendi, o Phenom é inferior até ao Q660, que dirá ao 9300...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sem problemas colega! Fique à vontade! ^^

Pelo que eu tendi, o Phenom é inferior até ao Q660, que dirá ao 9300...

O 9750, não generalizem. ;)

Inferior é, mas a diferença entre elas na vida real será mínima, seria a mesma coisa entre um Q6600 e um Q6700, é mais rápido mas não tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, como você trabalha com 3D e vai jogar, é melhor o Q6600 mesmo, a galera fala que ele é inferior aos Duo, mas nem tanto, repare este teste:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/10

Diferença de 5 FPS, eu não deixaria de comprar um processador por 5 FPS.em um jogo.

Sobre a placa-mãe dá pra baratear sim, a melhor opção é a Gigabyte GA-G31M-S2L, tem ela no Mercado Livre com vendedores confiáveis por R$ 158+Frete.

OEM não é problema não, desde que ele venha bem embalado e que seja como garantia, já vi nego no ML levar calote de cara que vendeu processador falando que era OEM e tava queimado. Mas como a loja te dá garantia é sossegado, e eles estão aí há mais de 5 anos eu acho.

Tem um outro cooler lá mais barato, que dá conta desse processador se você não for fazer overclock:

Cooler Intel LGA775 Cooler Master CI5-9HDSC até 3.8 BC R$ 20,00

Cara, mais tarde eu te envio, é que eu tô no trampo agora e meu e-mail é monitorado aqui. lol

Opa, interessantíssimo esse teste! Eu lí bastantes coisas legais sobre esse E8400, sem falar que ja saiu um superior à ele, nao foi? Não seria interessante, então, comprar um E8XXX em vez do Q660? O preço deles deve ser inferior ao Q6600, nao?

Com relação à MoBo, eu estou há muito tempo querendo experimentar as GigaB, tenho um amigo que comprou uma GigaB (inclusive esta usando um E8400 nela). Ele diz que é uma placa-mãe muito boa. O que achas?

Cooler nem é problema, estou mais preocupado com a fonte! hehe

você ja comprou algo no MercadoLivre??? Eu nunca tive coragem de comprar, alem de nem saber por onde começar...

Nao tem problemas, mande a tabeça pra mim quando poder, ok?

Muito obrigado pela atenção de todos! ^^

Bom, vamos à minha ultima análise.

Apos ler o teste indicado pelo nosso colega MKM (que é leitura obrigatória para quem tem duvidas como a minha), cheguei às seguintes conclusoes:

1º Phenom é um lixo (haiuhaiuahiuahaiuhaiuha);

2º O E8400 e o Q6600 são processadores quase que identicos em performance se fizermos uma média com o teste apresentado.

3º O Q6600 é superior ao E8400 quando o interesse é trabalhar com programas que tenham suporte à 4 núcleos.

4º O E8400 é superior ao Q6600 quando o quesito é jogos.

Agora só fiquei confuso em uma coisa... No teste com os programas que simulam jogos com o Dx9 e com o DX10, o Q6600 ganhou do E8400 em ambos os testes, mas nos testes com os jogos em sí (Quake 4 e Crysis) o E8400 ganhou do Q6600... Porque isso?????

Outra coisa, o E8500 pode ser algo à se pensar ou o preço dele é muito superior ao do E8400, acabando por nao ser interessante trocá-los?

Acho que vou acabar ficando com o E8400 mesmo, apesar dele ser pouca coisa mais barato que o Q6600...

- Gigabyte GA-G31M-S2L

- Intel Core2Duo E8400 (se nao valr mais a pena o E8500)

- 4Gb DDR2 800 Kingston (2x2gb)

- ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3

- HD 320 gb Maxtor SATA (essa marca presta? Nunca vi ninguem com HD's dessa marca...)

Valor total: aproximadamente R$1550 reais (sem a fonte e o cooler), bem proximo ao valor eu vou ter disponivel.

O que acham????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, vamos à minha ultima análise.

Apos ler o teste indicado pelo nosso colega MKM (que é leitura obrigatória para quem tem duvidas como a minha), cheguei às seguintes conclusoes:

1º Phenom é um lixo (haiuhaiuahiuahaiuhaiuha);

2º O E8400 e o Q6600 são processadores quase que identicos em performance se fizermos uma média com o teste apresentado.

3º O Q6600 é superior ao E8400 quando o interesse é trabalhar com programas que tenham suporte à 4 núcleos.

4º O E8400 é superior ao Q6600 quando o quesito é jogos.

Agora só fiquei confuso em uma coisa... No teste com os programas que simulam jogos com o Dx9 e com o DX10, o Q6600 ganhou do E8400 em ambos os testes, mas nos testes com os jogos em sí (Quake 4 e Crysis) o E8400 ganhou do Q6600... Porque isso?????

Outra coisa, o E8500 pode ser algo à se pensar ou o preço dele é muito superior ao do E8400, acabando por nao ser interessante trocá-los?

Acho que vou acabar ficando com o E8400 mesmo, apesar dele ser pouca coisa mais barato que o Q6600...

- Gigabyte GA-G31M-S2L

- Intel Core2Duo E8400 (se nao valr mais a pena o E8500)

- 4Gb DDR2 800 Kingston (2x2gb)

- ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3

- HD 320 gb Maxtor SATA (essa marca presta? Nunca vi ninguem com HD's dessa marca...)

Valor total: aproximadamente R$1550 reais (sem a fonte e o cooler), bem proximo ao valor eu vou ter disponivel.

O que acham????

1- ... dá uma lida nas regras do forum ;)

2- Cada um é bom pra um tipo de uso.

3- Assim como o Phenom

4- Depende do jogo e da configuração.

Alguns jogos usam multiprocessamento, na real esses testes de CPU em jogos não são tão importantes, porque ninguém aqui joga em 1024x768 no low né ?

Isso é situação pra CPU limitar o desempenho, teste de CPU, tá certo, mas na "vida real" usamos uma VGA boa e qualidade de imagem bem melhor, sendo assim a CPU tende a ser bem menos importante que a VGA.

A configuração ficou muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos à minha ultima análise.

Apos ler o teste indicado pelo nosso colega MKM (que é leitura obrigatória para quem tem duvidas como a minha), cheguei às seguintes conclusoes:

1º Phenom é um lixo (haiuhaiuahiuahaiuhaiuha);

2º O E8400 e o Q6600 são processadores quase que identicos em performance se fizermos uma média com o teste apresentado.

3º O Q6600 é superior ao E8400 quando o interesse é trabalhar com programas que tenham suporte à 4 núcleos.

4º O E8400 é superior ao Q6600 quando o quesito é jogos.

Agora só fiquei confuso em uma coisa... No teste com os programas que simulam jogos com o Dx9 e com o DX10, o Q6600 ganhou do E8400 em ambos os testes, mas nos testes com os jogos em sí (Quake 4 e Crysis) o E8400 ganhou do Q6600... Porque isso?????

Outra coisa, o E8500 pode ser algo à se pensar ou o preço dele é muito superior ao do E8400, acabando por nao ser interessante trocá-los?

Acho que vou acabar ficando com o E8400 mesmo, apesar dele ser pouca coisa mais barato que o Q6600...

- Gigabyte GA-G31M-S2L

- Intel Core2Duo E8400 (se nao valr mais a pena o E8500)

- 4Gb DDR2 800 Kingston (2x2gb)

- ATI HD4850 Sapphire 512Mb GDDR3

- HD 320 gb Maxtor SATA (essa marca presta? Nunca vi ninguem com HD's dessa marca...)

Valor total: aproximadamente R$1550 reais (sem a fonte e o cooler), bem proximo ao valor eu vou ter disponivel.

O que acham????

A escolha entre o E8400 e o Q6600 é difícil. É tudo questão de aposta. Quad core é a tendência do futuro. Mas ainda não mostra superioridade. Se você quer um desempenho mais sólido e não trabalha com edição de vídeo, fique com o E8400. De brinde você leva um processador mais econômico com enorme potencial de overclock.

Mas se quiser apostar no futuro e levar o Q6600 tb é uma boa.

Sobre os testes, programas como 3d Mark são burros e em boa parte não retratam a realidade. Considere os testes feitos em jogos. Ainda assim, na prática e em situações reais, a diferença entre o Q6600 e o E8400 em jogos, é minúscula.

O E8500 não vale a pena. você paga muito mais por apenas 150mhz a mais em relação ao E8400. você nem vai perceber esses 5% a mais de desempenho.

Sobre HD, Maxtor é uma boa e tradicional marca. Foi comprada pela melhor marca de HDs, a Seagate. Pode comprar sossegado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- ... dá uma lida nas regras do forum ;)

Entendi......

Foi mals.....

hehehehehehe

A escolha entre o E8400 e o Q6600 é difícil. É tudo questão de aposta. Quad core é a tendência do futuro. Mas ainda não mostra superioridade. Se você quer um desempenho mais sólido e não trabalha com edição de vídeo, fique com o E8400. De brinde você leva um processador mais econômico com enorme potencial de overclock.

Mas se quiser apostar no futuro e levar o Q6600 tb é uma boa.

Sobre os testes, programas como 3d Mark são burros e em boa parte não retratam a realidade. Considere os testes feitos em jogos. Ainda assim, na prática e em situações reais, a diferença entre o Q6600 e o E8400 em jogos, é minúscula.

O E8500 não vale a pena. você paga muito mais por apenas 150mhz a mais em relação ao E8400. você nem vai perceber esses 5% a mais de desempenho.

Sobre HD, Maxtor é uma boa e tradicional marca. Foi comprada pela melhor marca de HDs, a Seagate. Pode comprar sossegado.

Bom, neste caso fica mais complicado ainda... Porque tipo, em que o Q6600 iria mudar caso o futuro traga algo a mais? Porque tipo, se a tecnologia melhorar vou ter que comprar outro processador com ela, certo?

então, neste caso, ainda prefiro o E8400...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é MUITO inferior, mas é uma diferença razoável. Porque pensa em trocar a M3A? É uma placa simples e meio ruim de over, mas para um uso "normal" não deve apresentar problemas.

Obrigado pela resposta.

Quero trocar porque uma pessoa me disse em outro tópico que ela da muitos problemas. Depois disso andei dando uma pesquisada e achei outros tópicos com gente dizendo a mesma coisa. Coisa de 7 em 10 darem defeito, se não me engano.

Comprei ela porque era uma das poucas AMD2+ que achei nessa faixa de preço, e porque um amigo tem uma e está satisfeito. Mas depois de tudo que li tô querendo trocar rápido. Tomara que a loja aceite trocas.

Quanto ao Phenom ser ruim eu tenho certeza que não é. Principalmente pra mim que to saindo de um Pentium 4 1.5 ghz com 512 de memoria DDR 266.

O fato é que ele tem o mesmo preço do Q6600 e é um pouquinho mais barato que o Q9300, então deve valer a pena trocar sim. A menos que as placas mãe para eles sejam carissimas.

Vocês poderiam, por gentileza, me indicar placas mãe boas que aceitem até um Q9300, DDR3 1333 e não tenham histórico de dar problemas? Se tiver algo na faixa de 300 reais seria ideal.

Ah, obrigado ao amigo por ter compreendido que eu não queria poluir o fórum com mais um tópico Phenom vs Core Quad e deixou eu perguntar aqui ambém. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, neste caso fica mais complicado ainda... Porque tipo, em que o Q6600 iria mudar caso o futuro traga algo a mais? Porque tipo, se a tecnologia melhorar vou ter que comprar outro processador com ela, certo?

então, neste caso, ainda prefiro o E8400...

Bom, quando os programas forem otimizados para multi core, o Q6600 vai ter um salto no desempenho. Simples assim. Mas isso não vai acontecer de uma hora pra outra. Enfim, é uma aposta que o comprador faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...