Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
guilhermexavier

PC com INTEL ou AMD: é possível um mesmo desempenho?

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Num tópico anterior ( http://forum.clubedohardware.com.br/computador-arquitetura-modelagem/562624?t=562624 ), pedi ajuda para configuração de um PC para arquitetura e design 3D.

A partir dali, comecei minha árdua tarefa de pesquisar preços e configurações alternativas.

Bem, lendo um teste aqui mesmo no CH ( https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/11 ) acabei me convencendo que uma configuração utilizando processador Intel seria mais vantajoso na questão do desempenho. Maaaas, está saindo absurdamente caro!

Então, eu gostaria de saber se alguém tem sugestões de configuração alternativa, pode ser mesmo com nossa amiga AMD, que atinja um mesmo desempenho, ou o mais próximo possível. Só relembrando que eu preciso de uma máquina rápida e estável (acho que todo mundo, né? rs).

Bem, segue aí uma configuração que montei:

01. Processador - Intel Core 2 Quad Q9300 2.5 GHz --> preço médio: R$750,00

02. Placa Mãe - ASUS P5K-E WiFi AP socket LGA775 --> preço médio: R$650,00

03. Cooler - ZALMAN CNPS7500 com dissipador de cobre --> preço médio: R$150,00

04. Fonte - Huntkey Titan 650W --> preço médio: R$340,00

05. Memoria - Corsair XMS2 DHX DDR2 800MHz Kit 4GB (2x2GB) --> preço médio: R$410,00

06. HD - Seagate Barracuda 500GB 7200RPM 32Mb Cache SATA II 3.0Gb --> preço médio: R$300,00

07. Placa de Video - nVidia GeForce 9600 GT 512MB DDR3 XFX PCI-E --> preço médio: R$420,00

08. Monitor - LG W1952TQ Widescreen --> preço médio: R$640,00

09. Gravador DVD - Pioneer DVR-115DBK Dual Layer --> preço médio: R$95,00

Se alguém tiver idéias (todas as peças, sem dó!) de uma configuração alternativa, e puder me ajudar, eu agradeço.

Valeu.

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

então maninho... não sei se é relevante para você, mas da uma lida nessa matéria aqui :

http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2007/03/intel-x-amd-uma-analise-realista/

apesar de você já ter "decidido" pela AMD ao invés da INTEL...

eu particularmente acho mais jogo processadores intel... mas!!!!

uma config legal pra você seria a do meu desktop 02... sem usar CrossFireX e com a placa de video que você mesmo cotou (apesar que é mais jogo uma 9800 GX2) e metade da memoria (4gb).

ABRAX

Editado por _asdrubous_

Compartilhar este post

Link para o post

Um processador AMD que tenha desempenho no mesmo nível do Q9300, acho que só os Phenoms mais parrudos, com o 9850 ou 9950. São monstros que consomem 140W, e muito caros também... Resumindo, não vale a pena.

Acho que a config está boa, mas você pode economizar em alguns pontos:

Essa mobo está cara, no ML ela sai por 460 reais. E o Q9300 sai por 615 reais.

Além disso, o Cooler é desnecessário, a não ser que você pretenda fazer um overclock animal. O Cooler Box aguenta perfeitamente, até em overclock.

A fonte está superdimensionada, uma Corsair 450 VX já dá conta com sobras. Na verdade, até uma Zalman 360B-APS já suporta bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Além disso' date=' o Cooler é desnecessário, a não ser que você pretenda fazer um overclock animal. O Cooler Box aguenta perfeitamente, até em overclock.

A fonte está superdimensionada, uma Corsair 450 VX já dá conta com sobras. Na verdade, até uma Zalman 360B-APS já suporta bem.[/quote']

Valeu pelas respostas, mas ainda fiquei encucado com duas coisas:

Será que o cooler da Intel dá conta do recado? Já li inumeros tópicos e artigos metendo o pau, que não dura nada e rapidinho tá barulhento.. Não procede?

Quanto à fonte, tb li por aí recomendando que seja no mínimo de 400 W, por isso fiquei com medo e tasquei logo uma de 650W. Então a de 360W já aguenta o tranco?

Compartilhar este post

Link para o post
Será que o cooler da Intel dá conta do recado? Já li inumeros tópicos e artigos metendo o pau, que não dura nada e rapidinho tá barulhento.. Não procede?

Bom, montei duas máquinas com mais de 1 ano de uso utilizando o cooler BOX e até agora rodando numa boa. Lógico que para over ela não serve. Mas tem um celeron 420 a 2,13ghz aguentando numa boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais