Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]Fonte + Filtro ou Estabilizador de 1000va


fabiano.bernardi

Posts recomendados

opa,

estou ha 2 dias olhando o forum para tentar fazer a coisa certa. li muitos topicos, muitos tutoriais, mas quero a palavra final.

montei um pc:

placa-mãe: asus p5ld2-x

processador Core 2 Duo E4200 2.4GHz

memoria: 2 gb ddr2 sansumg

hd sata 7200 250Gb

(meu xodo')placa de video: GF9600GT 512Mb de 256bits

gravador DVD LG

fonte: Dr Hank 560w modelo P4 560W REAL

e' um pc bom. nao qero fazer cagada.

minhas duvidas:

1 - ligo a fonte num filtro de linha sem estabilizador(todos odeiam estabilizador) ?? - vou ligar somente o PC e o monitor no filtro.

2 - q tipo de filtro devo comprar??

3 - uso um establizador? e' comum acontecer quedas de luz aqui onde moro.

4 - a fonte (EU ACHO !!) aguenta essa configuração, mas a rede eletrica fornece energia suficiente para ela??

5 - alguem sabe se a fonte tem o tal PFC(??) ativo??

outras informações seriam de muita ajuda.

obrigado.

fabiano bernardi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não compraria essa fonte dai. Uma ZM360B-APS faria um trabalho melhor ai nessa sua config.

Abraço...

cara, pelas informações q obtive seria necessario uma fonte de no minimo 400W pra essa minha configuração.

a fonte q você citou e' de 360w....

valeu!

1 - Todo filtro é sem estabilizador

2 - Filtro de linha de qualidade com supressor de surto, como os da APC

3 - Não

4 - Se não for nenhum gato extremamente mal feito, sim.

5 - Não tem, é uma fonte simples fabricada pela KME.

se a fonte nao tem PFC ativo podem ocorrer problemas usando apenas o filtro de linha??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
opa,

estou ha 2 dias olhando o forum para tentar fazer a coisa certa. li muitos topicos, muitos tutoriais, mas quero a palavra final.

montei um pc:

placa-mãe: asus p5ld2-x

processador Core 2 Duo E4200 2.4GHz

memoria: 2 gb ddr2 sansumg

hd sata 7200 250Gb

(meu xodo')placa de video: GF9600GT 512Mb de 256bits

gravador DVD LG

fonte: Dr Hank 560w modelo P4 560W REAL

1 - ligo a fonte num filtro de linha sem estabilizador(todos odeiam estabilizador) ?? - vou ligar somente o PC e o monitor no filtro.

2 - q tipo de filtro devo comprar??

3 - uso um establizador? e' comum acontecer quedas de luz aqui onde moro.

4 - a fonte (EU ACHO !!) aguenta essa configuração, mas a rede eletrica fornece energia suficiente para ela??

5 - alguem sabe se a fonte tem o tal PFC(??) ativo??

A sua config, se exercitada lá no site www.extreme.outervision.com resulta na seguinte demanda de pico:

System Type:Single Processor

Motherboard:Regular - Desktop

CPU:Intel Core 2 Duo E4200 1600 MHz Allendale

Overclocked:2400 MHz, 1.25 V

CPU Utilization (TDP):85% TDP

RAM:2 Sticks DDR2 SDRAM

Video Card 1:NVIDIA GeForce 9600 GT

SATA HDD:1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive:1 Drive

USB:2 DevicesFansRegular: 2 Fans 80mm;

Keyboard and mouse:Yes

System Load:90 %

Recommended Wattage 221 Watts

Recommended Amperage:

+3.3V => 3.8 A

+5V ==> 8.2 A

+12V==> 14.0 A

Veja ai, são 221 Watts de demanda, mesmo OC'ed. Vamos colocar em cima dessa demanda um coeficiente de segurança e além disso vamos centrar a demanda de sua config na zona de maior eficiencia de uma fonte, que é de 40 a 70% de sua capacidade de fornecimento de energia.

Então 221/0,70 = 316 Watts. Essa dai seria uma potência mínima de sua fonte para que ela trabalhe, no pico de exigência de sua config, fornecendo não mais do que 70% de sua capacidade de oferta.

Isso dai já me dá embasamento para te indicar aquela fonte que indiquei, a ZM360B-APS, que tem uma eficiência ótima, trabalha fria e quieta, tem PFC ativo e 3 anos de garantia, no Brasil.

De qualquer modo, se quiseres acreditar que a mínima exigência para essa sua config é de 400 watts, o que é uma grande inverdade ( o fabricante da placa de vídeo não tem a menor ideia de qual é a tua config, desse modo ele tem que chutar muito alto e o faz), saiba que existem testes práticos mostrando que essa fonte dai pode oferecer em regime mais de 400 watts... Leia: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1477

Tuas dúvidas:

1 - ligo a fonte num filtro de linha sem estabilizador(todos odeiam estabilizador) ?? - vou ligar somente o PC e o monitor no filtro.

R: Liga essa sua nova fonte em um bom protetor contra surtos/filtro de linha. Em matéria de proteção será melhor que qualquer outro elemento.

2 - q tipo de filtro devo comprar??

R: Se sua tensão de alimentação da tomada for de 110 Volts, escolha um bom filtro da APC desses dai. Vale agora o dinheiro que queres investir e sua necessidade de proteção para outros dispositivos (linha telefônica-ADSL ou cable modem): http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Se a tensão da alimentação dai for de 220 Volts, sobram para te indicar um mediano-bom, que é o http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO5TFAX ou, produzido pela Clamper, www.clamper.com.br , chamado Computer Protector Pró mais caro e melhor que esse da Clone.

3 - uso um establizador? e' comum acontecer quedas de luz aqui onde moro.

R: Se essa "queda de luz" como a chamas, for a redução do brilho das lâmpadas, deixa a fonte operar normalmente pois a mesma pode muito bem trabalhar com tensões variando desde os 90 volts até os 270 Volts, sem nem mesmo ter que trocar a chave de seleção de tensão (110/220) que aliás nem mesmo a tem, pois não é necessário. Se quando falas em queda de luz estiveres querendo dizer falta de energia, desligando seu PC, somente um no-break vai ajudá-lo nessa hora.

4 - a fonte (EU ACHO !!) aguenta essa configuração, mas a rede eletrica fornece energia suficiente para ela??

R: Ai depende de sua rede elétrica, te devolvo a pergunta..

- A tua rede elétrica é capaz de fazer funcionar a tua TV, o refrigerador, o forno de micro-ondas, o ferro elétrico, a enceradeira, a máquina de lavar louça, a cafeteira, o ar-condicionado, o chuveiro??? Saiba que qualquer um desses, mesmo sozinho, demanda mais do que o seu PC.

5 - alguem sabe se a fonte tem o tal PFC(??) ativo

R: Como já te foi dito a fonte que sugeriste não tem PFC muitio menos PFC ativo.

se a fonte nao tem PFC ativo podem ocorrer problemas usando apenas o filtro de linha??

R: A chance é maior, mas não significativamente maior. Uma fonte boa é o começo de uma boa config, pois:

- Seu PC vai trabalhar mais frio;

- Elimina ou reduz drasticamente o ruído infernal que uma fonte de entrada de linha pode oferecer;

- Sua config terá a garantia de estar sendo alimentada e protegida, como deve ser, nas tensões que deve ter;

- A longevidade das fontes com PFC ativo está largamente comprovada (é só você ver ai pelos fóruns que a média de duração de fontes comuns não chega a dois anos. Fontes com PFC ativo chegam a ter 5 anos de garantia). Você via esquecer de que sua config tem fonte...

- Diversas outras variáveis elétricas são melhores ou melhor trabalhadas em fonte boas. Não somente a potência, mas a estabilidade das tensões, a repetibilidade dessas tensões, a manutenção de espúrios em baixo nível, a filtragem desses espúrios para não serem injetados na rede elétrica, a tensão de ondulação residual é mais baixa, a ausência de estabelecimento de potência reativa, a ausência de geração de harmônicos na corrente de entrada e muitos parâmetros mais... Uma fonte boa é a base de uma config sólida..

Um abraço e boa fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

tirei o chapeu pra ti agora....

muito interessante essas suas explicacoes....

apenas vou fazer uma correção nessa minha configuração: processador Core 2 Duo E4600 2.4 GHz

agora q você deu essa aula vou comprar essa fonte q você indicou....

pelo preco q achei vendo minhas duas fontes e mais uma memoria q estão sobrando e pago a fonte indicada e deve sobrar pro filtro também....

muito obrigado mesmo faller, sua ajuda foi decisiva.

feito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...