Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória DDR400 Rodando a 333 com dois modelos iguais.


carangu

Posts recomendados

Estou com um problema aqui no PC, comprei mais um pente de memória de 1G DDR400 (Kingston) e tenho outro da mesma marca e modelo já rodando, mais quando coloco os dois pentes juntos com a máquina trabalhando com os 2G a BIOS só trabalha com eles a 333MHz e quando coloco só um pente trabalha a 400MHz normal. Já fiz todos os tipos de configuração manual mexi na latência, tensão e nada. Até formatei a máquina por problema de despejo de memória.

Se alguém tiver uma solução aê pra me ajudar ficarei grato.

__________________

Atlhon 3200+ (overclock 3400+), Asus K8N, 2G Kingston DDR400, Radeon X1950GT, Fonte Thermaltake TR2-430W. AGP turbinado:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser limitação de sua placa mãe quando é usado dois módulos de memória. Verifique no manual para ver se existe ou não esta limitação.

Despejo de memória pode ser por vários motivos, mas, provavelmente seja alguma instabilidade com os dois módulos, se aconteceu o despejo depois que colocou o segundo.

Faz assim, deixe configurado na bios em 166DDR (333), mas deixe os tmings em padrão ou os mais relaxados, possivelmente um dos módulos deve ter os timings mais relaxados, deixe neles depois faça vários testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser limitação de sua placa mãe quando é usado dois módulos de memória. Verifique no manual para ver se existe ou não esta limitação.

Despejo de memória pode ser por vários motivos, mas, provavelmente seja alguma instabilidade com os dois módulos, se aconteceu o despejo depois que colocou o segundo.

Faz assim, deixe configurado na bios em 166DDR (333), mas deixe os tmings em padrão ou os mais relaxados, possivelmente um dos módulos deve ter os timings mais relaxados, deixe neles depois faça vários testes.

Ja fiz isto só que além do manual ser em inglês é bem resumido. Quanto ao timings deixei na configurção automática da BIOS: Campo Valor

@ 166 MHz 2.5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS) / 10-12-2 (RC-RFC-RRD). (Dados do everest) mais mesmo assim ainda dava o despejo de memória só melhorou depois que formatei. Pode ter sido algum programa que instalei, e o sistema já estava bem carregado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, o culpado sempre é o timing...os dois possuem o mesmo timing ? Isso ocorre porque uma delas esta mais lenta ( CAS latencia maior do que a outra, por exemplo )

Os modulos são, iguais só muda o nº de série eo chip do fabricante. Apesar de serem da mesma marca.

Então faça teste só com um módulo para ver se os "problemas" persistem ou não.

Com um modulo trabalham em 400MHz(200) normal. Tanto um quanto o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então verifique quais os timings de ambas as memórias e sete na bios o valor da que é mais relaxada ( números maiores) e faça teste.

Se mesmo assim não funcionar, tente trocar esse módulo da Kingston que você comprou, talvez um outro não de incompatibilidade.

PS: Verifique na tabela abaixo as configurações e compare com sua montagem. Se seus módulos estiverem montados dentro da forma que é mostrado na tabela e forem iguais em seus timings e mesmo assim não funcionarem juntos, possivelmente é incompatibilidade entre eles.

post-25444-13884947887284_thumb.jpg

Ps2: Agora que fui ver sua assinatura hehe.

Olha eu tenho uma K8N aqui e muito dos problemas com memória que tive com ela ou foi por causa da versão da bios ou por culpa da revisão do processador que usava.

Qual é o processador que você esta usando? Verifique os detalhes no everest e coloca ai pra gente ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi essa sua tabela amigo. Os timings são iguais sim pelo que verifiquei no everest, só que um modulo trabalha na frequência 133 MHz e a outra não possivelmente por ser um modelo de fabricação mais novo.

Estou usando um atlhon 3200+ coloquei pra rodar com 10% de overclock e o everest reconece como 3400+ rodando a 2.4Gz. Tinha pensado antes como você disse no começo do tópico da limitação da placa mãe trabalhando com dois modulos de memória ou da imcompatibilidade com os chips de diferentes marcas. Mais só reparei isso agora já faz alguns meses que coloquei esse modulo.

Pensei em atualizar a BIOS no evereste diz o seguinte: Sugestão A BIOS do sistema tem mais de 2 anos. Atualize-a se necessário.

Mais a fabricante é diferente o que você acha ? Minha versão atual é de 2003-revision 1010

http://biosagentplus.com/?r=40&PHPSESSID=v8f483jbngldb03ufrbo6nij70

(obs: link dado pelo everest).

Grato pela atenção brother !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então esqueça os timings hehehe.

Essa tabela é da K8N e tem os esquemas de como usar os três slots da mobo, nos mais variados arranjos com os módulos de memória, bem como as diferenças, entre os módulos Double side e os Single Side.

Módulos D.S. são módulos em que são montados os chips dos dois lados do PCB (placa) e S.S. são módulos que tem chip só de um lado, por isso a tabela é útil, para usar as mais variadas possibilidades de arranjos dos variados módulos. Verifique qual é o seu e siga a tabela.

Olha os processadores soquetes 754, núcleos ClawHammer e NewCastle são chatos com relação as memórias, isso porque o controlador de memória nos K8 estão embutidos no próprio processador e só foram melhorados nos núcleos Venice e San Diego do soquete 939.

De toda forma sabendo ou não qual é o núcleo do seu processador, não vai fazer diferença alguma, não vai dar para mudar mesmo hehe.

O que você pode tentar fazer nesse sentido é atualizar a bios para a ultima versão, 1011 e ver se resolve alguma coisa, caso não resolva, o jeito vai ser procurar memória que não de conflito, ou entre si ou com a controladora, vai ter que ser nos teste.

Link para download da bios.

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

Qualquer dúvida pergunte, o pessoal está ai para ajudar.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esqueça os timings hehehe.

Essa tabela é da K8N e tem os esquemas de como usar os três slots da mobo, nos mais variados arranjos com os módulos de memória, bem como as diferenças, entre os módulos Double side e os Single Side.

Módulos D.S. são módulos em que são montados os chips dos dois lados do PCB (placa) e S.S. são módulos que tem chip só de um lado, por isso a tabela é útil, para usar as mais variadas possibilidades de arranjos dos variados módulos. Verifique qual é o seu e siga a tabela.

Olha os processadores soquetes 754, núcleos ClawHammer e NewCastle são chatos com relação as memórias, isso porque o controlador de memória nos K8 estão embutidos no próprio processador e só foram melhorados nos núcleos Venice e San Diego do soquete 939.

De toda forma sabendo ou não qual é o núcleo do seu processador, não vai fazer diferença alguma, não vai dar para mudar mesmo hehe.

O que você pode tentar fazer nesse sentido é atualizar a bios para a ultima versão, 1011 e ver se resolve alguma coisa, caso não resolva, o jeito vai ser procurar memória que não de conflito, ou entre si ou com a controladora, vai ter que ser nos teste.

Link para download da bios.

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

Qualquer dúvida pergunte, o pessoal está ai para ajudar.:D

Mais onde encontro essa tabela ? Meu núcleo é da família Venice soquete 754.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais onde encontro essa tabela ? Meu núcleo é da família Venice soquete 754.

Horas postei a tabela logo acima amigo hehe.

O Núcleo venice ja é melhorado com relação a memória, então seu processador é atualizado...

Se com os arranjos não resolver, você vai ter que correr atrás de modul(s) que funcionem juntos, não vai ter outro jeito se quiser usar dois módulos... pelo menos eu não sei como...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não entendi essa sua tabela amigo. Os timings são iguais sim pelo que verifiquei no everest, só que um modulo trabalha na frequência 133 MHz e a outra não possivelmente por ser um modelo de fabricação mais novo.

Grato pela atenção brother !

Um dos módulos está rodando a 133 ?? :o

A nova é DDR 400 ( PC3200 )...e a outra? PC 2100 ? Pois se está rodando a 133 , a frequência dela é 266 MHz, logo, por isso está ocorrendo alguns problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horas postei a tabela logo acima amigo hehe.

O Núcleo venice ja é melhorado com relação a memória, então seu processador é atualizado...

Se com os arranjos não resolver, você vai ter que correr atrás de modul(s) que funcionem juntos, não vai ter outro jeito se quiser usar dois módulos... pelo menos eu não sei como...

Sim peixe, eu vi a tabela que tu postou. E que você disse que era da K8N.

Um dos módulos está rodando a 133 ?? :o

A nova é DDR 400 ( PC3200 )...e a outra? PC 2100 ? Pois se está rodando a 133 , a frequência dela é 266 MHz, logo, por isso está ocorrendo alguns problemas...

Não. As duas são DDR 400 (PC3200) só que uma mais trabalha com três tipos de frequência: 400 (200MHz), 333 (166MHz), (133MHz) e o outra só com as duas primeira. Colocando-as para rodar separadamente elas rodam a 400 (200MHz) normal só que com os dois modulos trabalhando junto só fazem 333 (166MHz).

Sendo que os dois modulos são da mesma marca só muda o fabricante do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim peixe, eu vi a tabela que tu postou. E que você disse que era da K8N.

Por essa sua resposta eu nem sei de que placa mãe fiquei comentando, se for da K8N que está no seu primeiro tópico e que fiz várias referências e não fui corrigido, então, essa placa mãe só funcionará em 400Mhz, com dois módulos Double Side, nos canais DIMM1 e DIMM2, se colocar nos canais DIMM2 e DIMM3 não funcionam em 400Mhz mesmo sendo DS.

Confirma qual é sua placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essa sua resposta eu nem sei de que placa mãe fiquei comentando, se for da K8N que está no seu primeiro tópico e que fiz várias referências e não fui corrigido, então, essa placa mãe só funcionará em 400Mhz, com dois módulos Double Side, nos canais DIMM1 e DIMM2, se colocar nos canais DIMM2 e DIMM3 não funcionam em 400Mhz mesmo sendo DS.

Confirma qual é sua placa mãe.

Essa mesma Asus K8N soquete 754. O que eu quis dizer é onde você conseguiu essa tabela que eu não conhecia.

Os módulos estão nos canais 1 e 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Essa mesma Asus K8N soquete 754. O que eu quis dizer é onde você conseguiu essa tabela que eu não conhecia.

Os módulos estão nos canais 1 e 2.

Que coisa hein? A tabela eu peguei no mesmo link que passei para você acima.

Acesse o link e use a opção que vai aparecer na direita.

Na direita, primeiro abra a caixa e escolha MOTHERBOARD na lista.

Segundo escolha SOQUETE 754.

Terceiro e ultimo, escolha K8N e avance.

Com isso vai aparecer todo o support que a Asus oferece para sua placa. Vai ter os drivers, bios, utilitários... inclusive o manual que contem a tabela que postei acima.

Seu problema com as memórias, mesmo depois de esgotadas várias possibilidades, continuo com a opinião de memória incompatível entre si.

Latência. Capacidade do módulo, aparência, marca igual etc, não define módulos idênticos...

Tu vai ter que trocar as memórias para usar com essa placa mãe ou trocar a placa mãe para usar com essas memórias, ou também, sua placa mãe pode estar com problema.

Já testou em outra máquina esses dois módulos ai? Teste em Dual Channel para ver.

Boa sorte:).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...