Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP reconhece 4Gb de ram?


Anderlach

Posts recomendados

  • Membro VIP

Teoricamente, os sistemas 32bits deveriam reconhecer até 4GB,mas em TODOS que tinhas 4GB com sistemas 32bits, somente era reconhecido 3,5GB ou 3GB. Se você não gosta do vista, vai de XP 64.

Obs.: Que hardware/software que você tem que é incompatível com o vista hoje em dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja bem, teoricamente os sistemas operacionais 32bit reconhecem até 4GB.

2^32 = 4294967296 bytes = 4GB

Porém isto é o TOTAL de memória que o sistema é capaz de endereçar, ou seja, não inclui apenas a memória RAM, mas também a memória da placa de vídeo e outros dispositivos. Exemplo: se você tem 4GB de RAM e 512MB de vídeo, o sistema operacional 32bit deve reconhecer 3,5 ou menos de RAM por causa do Virtual Address Space (isso sem contar o limite de 2GB por aplicativo).

Resumindo, não compensa usar mais de 3GB de RAM num sistema 32bit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O não reconhecimento do total de memória no windows XP de 32 bits é um " bug ". Na verdade, ele reconhece e usa esses 4 GB. O que realmente aparece para o usuário é a memória Livre.

Na verdade é um pouquinho mais complicado, o WinXP 32bits, aliás, qualquer sistema 32bits, só consegue gerar uma tabela de memória de exatos 4GB. O problema é que essa tabela de memória é composta de todas as "memórias" do computador, inclusive a de vídeo e a tabela de endereçamento, o que reduz de 3,5GB até 3GB em alguns casos.

Tá grosseira a explicação, me desculpe por isso, mas é que a moral da história é que vão ter bancos nos seus chips de memória que nunca serão acessados nos sistemas 32 bits, então você perde um pouco de memória mesmo.

Visitem o site da corsair, tem vários tutos interessantes lá falando dessas coisas.

EDIT: Fui ninjado pelo Viny, e o que ele falou tá certíssimo, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...