Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Xevete

Reguladores de tenção, ajuda!

Recommended Posts

Estou quase terminando a parte mecanica, estou fazendo um gerador (carregar) de anergia 12V, MANUAL, a manivela, para acampamentos!

O problema é o seguinte, vou usar dentor ela uma bateria de 12V 2.5A, o gerador vou fazer com um motor de passo, ja fiz testes e foi satisfatorio, mas ai começa os problemas, quando c aumenta a rotação, ele produz mais q 12V, existe algum regulador capaz de fazer com q qualquer entrada acima de 12V saia somente 12? e também pretendo por alguns leds, para usar como lanterna, leds brancos, 10 naverdade, queria regular suas voltagens entre 3,1 e 3,7V, sei q posso fazer com resistores, mas volta o problema do pico de corrente caso aumentado a rotação do gerador!

Então, existe algum regulador do seguinte tipo:

Saida 12V independente da tensão de entrada entre 12 e 20V

Saida 3,4 com a mesma caracterisca de entrada de força?

Sando para o regulador de saida 12 uma tensão de pelo menos 1A, para os leds 500 mA ja da conta facin!

Obrigado galera, c alguem puder me ajudar ficaria muito grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega Xevete, existem sim reguladores de tensão para 12V (LM7812) e para 5V (LM7805) que regularão satisfatóriamente as tensões pretendidas por você! no caso, para carregar a bat de 12V/2,5A, sugiro a você, colocar um circuito com o CI LM338, que possui uma corrente de saida capaz de carregar esta bat com folga..., dê uma pesquizada nos DATASHEET's destes componentes que eles sugerem circuitos básicos para a função..., um link legal para os Datasheet é este,

http://www.datasheetcatalog.com/ ,

espero que te ajude...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, mas sobre a carga, teria q ser entre 13,3 e 14,4 (acho q é isso)

Ja havia pensado em usar os 78xx, mas sobre o 7812, para seu funcionamento as entradas tem q variarem entre 14,4 e 25V, e o gerador dificilmente vai se manter acima de 14V, ja medi varias vezes, varia entre 11 e 13,5V, dando picos de até 17, seria um excelente recurso o 7812, mas o q me preocupa é isto!

E sobre a corrente, n teria como eu usar 2 circuitos complestos do 7812 em paralelo para aumentar a corrente de saida? isto é possivel com este tipo de CIs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xevete, como eu disse, para os 12V sugiro usar o LM338 que possui uma ótima regulagem com muito pouca sobretensão e corrente de 3A!... supondo que o gerador, não caia abaixo de 13,5V!!!, o 7812 só fornece cerca de 1A!, o que é pouco para você!, e necessita de um pouco mais de tensão para começar estabilizar!, como você usará para carregar uma bat?, nos breve períodos que a tensão for abaixo de 13,5V?, a bat suprirá o circuito! e quando a tensão for maior que isso?, o circuito estará carregando a bat!..., compensando os momentos de baixa!!!, Foi a minha ideia!, espero que te ajude!... e com certeza! outros membros aqui! te ajudarão, inclusivel com circuitos!, que no momento não encontrei para te passar!... Aguarde!...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é, acho q vou usar o LM338!

Mas assim, posso usar um para regular a saida do gerador para a bateria, e outro para regular a saida da bateria? para q quando esteja carregando n suba a saida para 13,3V?

Fugindo um pouco do assunto, to fazendo uma caixinha de som pr aminha namorada, e fiz um apmplificador, so q ele precisa de fonte simétrica, e estou tendo uma dificuldade em ancontrar trafos de xV + xV no mercado, então fiz um esquema com diodos, olhem e me digam se seria possivel isso ou é viagem minha!

http://img170.imageshack.us/my.php?image=simetricark4.jpg

Valeu galera

Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

use amplificadores que não precisam de fonte simétrica

LM387 é um exemplo, e tem um ganho ÓTIMO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×