Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Xevete

Reguladores de tenção, ajuda!

Recommended Posts

Estou quase terminando a parte mecanica, estou fazendo um gerador (carregar) de anergia 12V, MANUAL, a manivela, para acampamentos!

O problema é o seguinte, vou usar dentor ela uma bateria de 12V 2.5A, o gerador vou fazer com um motor de passo, ja fiz testes e foi satisfatorio, mas ai começa os problemas, quando c aumenta a rotação, ele produz mais q 12V, existe algum regulador capaz de fazer com q qualquer entrada acima de 12V saia somente 12? e também pretendo por alguns leds, para usar como lanterna, leds brancos, 10 naverdade, queria regular suas voltagens entre 3,1 e 3,7V, sei q posso fazer com resistores, mas volta o problema do pico de corrente caso aumentado a rotação do gerador!

Então, existe algum regulador do seguinte tipo:

Saida 12V independente da tensão de entrada entre 12 e 20V

Saida 3,4 com a mesma caracterisca de entrada de força?

Sando para o regulador de saida 12 uma tensão de pelo menos 1A, para os leds 500 mA ja da conta facin!

Obrigado galera, c alguem puder me ajudar ficaria muito grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega Xevete, existem sim reguladores de tensão para 12V (LM7812) e para 5V (LM7805) que regularão satisfatóriamente as tensões pretendidas por você! no caso, para carregar a bat de 12V/2,5A, sugiro a você, colocar um circuito com o CI LM338, que possui uma corrente de saida capaz de carregar esta bat com folga..., dê uma pesquizada nos DATASHEET's destes componentes que eles sugerem circuitos básicos para a função..., um link legal para os Datasheet é este,

http://www.datasheetcatalog.com/ ,

espero que te ajude...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é, mas sobre a carga, teria q ser entre 13,3 e 14,4 (acho q é isso)

Ja havia pensado em usar os 78xx, mas sobre o 7812, para seu funcionamento as entradas tem q variarem entre 14,4 e 25V, e o gerador dificilmente vai se manter acima de 14V, ja medi varias vezes, varia entre 11 e 13,5V, dando picos de até 17, seria um excelente recurso o 7812, mas o q me preocupa é isto!

E sobre a corrente, n teria como eu usar 2 circuitos complestos do 7812 em paralelo para aumentar a corrente de saida? isto é possivel com este tipo de CIs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xevete, como eu disse, para os 12V sugiro usar o LM338 que possui uma ótima regulagem com muito pouca sobretensão e corrente de 3A!... supondo que o gerador, não caia abaixo de 13,5V!!!, o 7812 só fornece cerca de 1A!, o que é pouco para você!, e necessita de um pouco mais de tensão para começar estabilizar!, como você usará para carregar uma bat?, nos breve períodos que a tensão for abaixo de 13,5V?, a bat suprirá o circuito! e quando a tensão for maior que isso?, o circuito estará carregando a bat!..., compensando os momentos de baixa!!!, Foi a minha ideia!, espero que te ajude!... e com certeza! outros membros aqui! te ajudarão, inclusivel com circuitos!, que no momento não encontrei para te passar!... Aguarde!...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é, acho q vou usar o LM338!

Mas assim, posso usar um para regular a saida do gerador para a bateria, e outro para regular a saida da bateria? para q quando esteja carregando n suba a saida para 13,3V?

Fugindo um pouco do assunto, to fazendo uma caixinha de som pr aminha namorada, e fiz um apmplificador, so q ele precisa de fonte simétrica, e estou tendo uma dificuldade em ancontrar trafos de xV + xV no mercado, então fiz um esquema com diodos, olhem e me digam se seria possivel isso ou é viagem minha!

http://img170.imageshack.us/my.php?image=simetricark4.jpg

Valeu galera

Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×