Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Lucas Scoppio

[Resolvido]Gravando microcontrolador PIC

Recommended Posts

Olá gente, mais uma vez estou aqui.

Meu problema ja está me dando desespero, tenho em mãos duas placas CUSCOPiC que funcionam perfeitamente, tenho 4 microcontroladores 16F877A que estão em pleno funcionamento também, tenho 3 computadores com saída paralela e programas para compilar - IC-Prog e Winpic800, o cabo está em boas condições, as conexões da placa estão em ótimas condições, o pic é facilmente apagado, a leitura dele apagado é feita facilmente, cada um dos programas de gravação estão configurados de acordo com esse site http://www.mecatronica.org.br/disciplinas/cuscopic/teste.htm

Segunda-feira eu consegui ler um pic, gravar na memória do pc o programa, apagar o pic e regravar o programa... quarta-feira eu não consegui fazer uma única gravação, quinta também não, e hoje também não... estou a 3 dias recebendo erro de leitura no endereço 0x0000!!! O que pode ser que esteja errado?!?!

RAZÃO: Não descoberta, porém quando instalado o driver para compatibilidade IC-PROG com windows XP, o único pc com windows XP passou a gravar o pic.

Editado por Lucas Scoppio
Todas as dúvidas foram solucionadas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, este problema vem acontecendo nos 3 micros?..., se sim? seu gravador de PIC pode estar "baleado"...se não?, reveja a config. da porta paralela na bios do PC..., e teste tbem a continuidade, pino a pino, do cabo, pode haver algum dos fios partido...

Compartilhar este post

Link para o post

3 pcs diferentes, 2 gravadores diferentes, 4 pics diferentes... foram 24 diferentes configurações... mas agora eu consegui... baixei de novo o driver para IC-PROG pra windows XP e ele gravou... o problema agora é descobrir o porque o lcd não está respondendo.

Compartilhar este post

Link para o post

apenas uma das máquinas é Windows XP

todas as outras são 98...

problema resolvido

mas estou com outro agora

Não consigo fazer o seguinte programa rodar o LCD

INCLUDE "modedefs.bas"

;PARAMETROS COMUNICACAO SERIAL

DEFINE OSC 20 ;declara freq

DEFINE CHAR_PACING 500

;PARAMETROS LCD CONECCAO 4BITS

Define LCD_DREG PORTB

Define LCD_DBIT 4

Define LCD_RSREG PORTB

Define LCD_RSBIT 1

Define LCD_EREG PORTB

Define LCD_EBIT 0

DEFINE LCD_LINE 2

DEFINE LCD_COMMANDUS 2000 ;Define atraso para envio de comandos para o LCD

DEFINE LCD_DATAUS 50 ;Define atraso para envio de Dados para o LCD

INICIO:

HIGH PORTC.1

high PORTC.2

LCDOUT $FE,1

LCDOUT "OLA MUNDO"

PAUSE 100

GOTO INICIO

END

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto... resolvido

PROBLEMA

DEFINE CHAR_PACING 500

Define LCD_DREG PORTB

Define LCD_DBIT 4

Define LCD_RSREG PORTB

Define LCD_RSBIT 1

Define LCD_EREG PORTB

Define LCD_EBIT 0

DEFINE LCD_LINE 2

DEFINE LCD_COMMANDUS 2000 ;Define atraso para envio de comandos para o LCD

DEFINE LCD_DATAUS 50 ;Define atraso para envio de Dados para o LCD

SOLUÇÃO

Define LCD_DREG PORTB

Define LCD_DBIT 4

Define LCD_RSREG PORTB

Define LCD_RSBIT 1

Define LCD_EREG PORTB

Define LCD_EBIT 0

DEFINE LCD_LINE 2

HIGH PORTB.2 ;bit R/W

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais