Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Pentium 4 1.6

gustavo kreischer

Posts recomendados

Amigos, vim tirar uma dúvida com vocês.

Recentemente, eu fiz um over em pentium 4 1.6 para 1.86, vou explicar porque não passa disso.

Minha placa mãe não tem PCI Fixo, o valor pci dela não é fixo.

Coloquei o FSB em 115, e o PCI está em 38,2, por ai.Só que li em fóruns que o "seguro" é 37-38.

Bom, fiz o seguinte:

Coloquei um dissipador no southbridge da placa-mãe, e um cooler no chipset.Sei que controladora IDE é southbridge.Só que está funcionando sem nenhum problema, e o dissipador está morno, mas muito pouco.

Quando coloco 120FSB a controladora IDE não aguenta, e reinicia o pc, e não liga a tela, só resetar a bios.Deixei em 115 FSB.E está funcionando sem dar nenhum problema.

Gostaria de saber uma coisa:

Mesmo com dissipador no southbridge, haverá riscos de queimar o southbridge?(Clock 38,2, por ai)

Está funcionando perfeitamente, o HD também, nunca deu arquivo corrompido, mas estou com medo, caso possa acontecer isso.Mesmo sem o dissipador, funciona perfeitamente também, mas coloquei, pra ficar legal:D e pra ajudar também.

Obrigado.

E mais uma dúvida:

Se eu comprar uma controladora IDE com Sata, haverá chancer de eu fazer um Over maior?

Controladora IDE com SATA é bom?Rápido?Haverá muita diferença para o IDE na minha placa mãe?

Estou perguntando pra ver se eu compro uma, não pelo over, mas pelo fato de eu não porta SATA em minha placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o ganho que o colega está tendo com esse overclock. Acho que não há vantagem em levar o hardware ao extremo, para ter um ganho de +- 6 ou 7%. É melhor fazer um UPGRADE de verdade.

Concordo.

Fiz umas tentativas de over no meu P4 da assinatura (passei ele pra 3600, fora os ajustes da AGP, PCI etc..) mas o ganho de desempenho não foi lá essas coisas.

Resolvi voltar para stock pois não compensava.

Recomendo vender esse pc e colocar mais uma grana em cima e comprar um pc mais atual.

Link para o comentário

É eu sei, mas do jeito que tá xD Sem dindin.No futuro eu vou pegar o Athlon X2, e ai sim, vou fazer um over decente.

Mas assim, enquanto eu não posso, prefiro melhorar esse sem gastar muito dinheiro.

O ganho % que eu ganhei foi de 14%, não muito, mas no meu pc deu diferença, pode acreditar.

E por favor, respondam as outras perguntas.PLZZ

Link para o comentário

Mesmo com dissipador no southbridge, haverá riscos de queimar o southbridge?(Clock 38,2, por ai)

Está funcionando perfeitamente, o HD também, nunca deu arquivo corrompido, mas estou com medo, caso possa acontecer isso.Mesmo sem o dissipador, funciona perfeitamente também, mas coloquei, pra ficar legal:D e pra ajudar também.

Não é bom forçar não, depende da placa-mãe isso.

E mais uma dúvida:

Se eu comprar uma controladora IDE com Sata, haverá chancer de eu fazer um Over maior?

Controladora IDE com SATA é bom?Rápido?Haverá muita diferença para o IDE na minha placa mãe?

Estou perguntando pra ver se eu compro uma, não pelo over, mas pelo fato de eu não porta SATA em minha placa-mãe.

É mais rápido que um HD IDE sim, mas não sei como vai ficar o over, já que nunca fiz over com controladora instalada.

de uma olhada nesse tuto, me ajudou bem na hora do meu over: http://www.guiadohardware.net/comunidade/guia-overclocking/184395/

É eu sei, mas do jeito que tá xD Sem dindin.No futuro eu vou pegar o Athlon X2, e ai sim, vou fazer um over decente.

Mas assim, enquanto eu não posso, prefiro melhorar esse sem gastar muito dinheiro.

O ganho % que eu ganhei foi de 14%, não muito, mas no meu pc deu diferença, pode acreditar.

Então, mas vai que numa cagada você queima a MB??

Ai você fica sem dinheiro e sem pc!

Pense nisso (foi no que eu pensei quando voltei meu over).

Link para o comentário

• Membro VIP
Amigos, vim tirar uma dúvida com vocês.

Recentemente, eu fiz um over em Pentium 4 1.6 para 1.86, vou explicar porque não passa disso.

Minha placa mãe não tem PCI Fixo, o valor pci dela não é fixo.

Coloquei o FSB em 115, e o PCI está em 38,2, por ai.Só que li em fóruns que o "seguro" é 37-38.

Bom, fiz o seguinte:

Coloquei um dissipador no southbridge da placa-mãe, e um cooler no chipset.Sei que controladora IDE é southbridge.Só que está funcionando sem nenhum problema, e o dissipador está morno, mas muito pouco.

Quando coloco 120FSB a controladora IDE não aguenta, e reinicia o pc, e não liga a tela, só resetar a bios.Deixei em 115 FSB.E está funcionando sem dar nenhum problema.

Gostaria de saber uma coisa:

Obrigado.

E mais uma dúvida:

Deixa eu tentar ajudar também...

Gustavo 37 ou 38 MHz é uma frequência máxima que geralmente os hardwares conseguem trabalhar, essa frequência é só uma média, não é uma regra para todos hardwares.

Olha para você ter uma ideia, existem alguns hardwares que trabalham acima de 40Mhz tranquilamente, no caso pci, sem dar problema algum, outros mal conseguem ir acima de 33Mhz, pode ser que você não tenha problemas mas...

Quando não se tem trava de PCI não é só o HD que sofre as consequências com o aumento da frequência, todos os outros componentes também são exigidos igualmente, independente de uma controladora PCI extra, que você quer por, não vai resolver nada, vai ser só mais um PCI para sofrer com a frequência hehe.

Não é por que está trabalhando tudo normal que não vá dar problemas, claro que torço para que não de mas, overclock com placa sem trava de PCI/AGP para uso diário, não é seguro de forma alguma.

Aconselho o amigo sempre fazer backup dos seus arquivos para não perder nada repentinamente, caso continue com o over.

Na dúvida pergunte que o fórum está ai para ajudar.

Abraço:).

Link para o comentário

Deixa eu tentar ajudar também...

Gustavo 37 ou 38 MHz é uma frequência máxima que geralmente os hardwares conseguem trabalhar, essa frequência é só uma média, não é uma regra para todos hardwares.

Olha para você ter uma ideia, existem alguns hardwares que trabalham acima de 40Mhz tranquilamente, no caso pci, sem dar problema algum, outros mal conseguem ir acima de 33Mhz, pode ser que você não tenha problemas mas...

Quando não se tem trava de PCI não é só o HD que sofre as consequências com o aumento da frequência, todos os outros componentes também são exigidos igualmente, independente de uma controladora PCI extra, que você quer por, não vai resolver nada, vai ser só mais um PCI para sofrer com a frequência hehe.

Não é por que está trabalhando tudo normal que não vá dar problemas, claro que torço para que não de mas, overclock com placa sem trava de PCI/AGP para uso diário, não é seguro de forma alguma.

Aconselho o amigo sempre fazer backup dos seus arquivos para não perder nada repentinamente, caso continue com o over.

Na dúvida pergunte que o fórum está ai para ajudar.

Abraço:).

Amigo, muito obrigado, sua explicação foi de grande ajuda pra mim. XD:lol:

É, eu já ouvi falar isso, que não é só a controladora, mas também PCI e etc...

Eu só tenho uma placa de vídeo no meu pc.A única coisa que aconteceu demais, foi quando eu tentei aumentar muito o FSB, e repetidamente, e do nada o HD fico "doidão", mas eu troquei o cabo e reconectei o cabo de força e fico normal.

Naquela época eu usava um CELERON 1.7, eu só conseguia chegar nos 109 de FSB, hoje, troquei para um Pentium 4 1.6, que acho que foi mais rápido, não muito, mas foi por ter mais cache.Foi mais rápido também no FSB, conseguia colocar até 117, mas deixei com folga para 115.

Mais uma pergunta:

Seria vantajoso eu deixar esse overclock, se não ocorre nenhum problema?

Eu fiz um teste no 3DMark 2001, e de 3700 sem over, ele foi para 4150 com over para 1.85.

Com over para 1.71(FSB 107) ele fica com 35,6.

Seria vantajoso deixar?Eu ganharia algum desempenho?

Obrigado

Link para o comentário

Eu fiz um teste no 3DMark 2001, e de 3700 sem over, ele foi para 4150 com over para 1.85.

Obrigado

Bom, se não der artefatos nem instabilidade, não vejo problemas.

Mas instale o everest e faça uns testes de estabilidade do sistema, marcando todas as opções de stress por pelo menos meia hora pra ver se fica tudo OK.

Ah, e monitore a temp sempre.

Se você ver que passou de 70° diminua o over e teste novamente.

Link para o comentário

• Membro VIP
Amigo, muito obrigado, sua explicação foi de grande ajuda pra mim. XD:lol:

É, eu já ouvi falar isso, que não é só a controladora, mas também PCI e etc...

Eu só tenho uma placa de vídeo no meu pc.A única coisa que aconteceu demais, foi quando eu tentei aumentar muito o FSB, e repetidamente, e do nada o HD fico "doidão", mas eu troquei o cabo e reconectei o cabo de força e fico normal.

Naquela época eu usava um CELERON 1.7, eu só conseguia chegar nos 109 de FSB, hoje, troquei para um Pentium 4 1.6, que acho que foi mais rápido, não muito, mas foi por ter mais cache.Foi mais rápido também no FSB, conseguia colocar até 117, mas deixei com folga para 115.

Mais uma pergunta:

Obrigado

Eu quase nunca contradigo o que eu já disse, portanto, não aconselho overclock em placa sem trava de pci/agp. Alem do mais, eu não creio que esses MHz a mais vão fazer alguma diferença que compense o risco de dar pau no sistema, na real, não vale a pena.

Eu tenho um Pentium4 1.7Ghz (100*17) e vai na marra em 115 de fsb com 2v.

Já testei o conjunto com FSB 115 e não achei muita diferença não. No seu caso deixe original, é a melhor coisa que tu faz.

Se quiser testar o desempenho, use o Aquamark. Em minha opinião esse programa é o que melhor reflete a realidade do conjunto.

Na dúvida pergunte que a galera está ai para ajudar :D.

Boa sorte para você:).

Link para o comentário

Muito obrigado gente, pelas respostas.Eu fico querendo deixar, mas também penso em não deixar...

Mas vou fazer isso que os dois amigos falaram:

Vou baixar o AquaMark, e primeiro vou fazer o Over e vou baixar o Everest pra fazer teste de strees, se ficar tranquilo, depois eu vou comparando os testes no Aquamark

Obrigado gente.

Link para o comentário

• Membro VIP
Muito obrigado gente, pelas respostas.Eu fico querendo deixar, mas também penso em não deixar...

Mas vou fazer isso que os dois amigos falaram:

Vou baixar o AquaMark, e primeiro vou fazer o Over e vou baixar o Everest pra fazer teste de strees, se ficar tranquilo, depois eu vou comparando os testes no Aquamark

Obrigado gente.

É faz isso ai depois posta o resultado pra gente ver ok.

Abraço.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!