Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zalman 360B-APS - Tópico Oficial


Saulo_GPU

Posts recomendados

Ai galera, tô com muita dúvida, ainda mais com o pessoal falando sobre esse chiado e derretimento ai da Zalman 360B-APS. É o seguinte, vocês me recomendariam ela pra um Quad Core Q6600 c/ Cooler Hyper TX2, Geforce 8800GT 512MB, 4GB Kingston PC 800 (2x), HD 500GB Sata e 2 Fan c/ Led???

Me indicaram ela, mas tô meio na dúvida... e ai, o que acham???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua tava na garantia ?

não, queimou logo depois do término da garantia:(

Ai galera, tô com muita dúvida, ainda mais com o pessoal falando sobre esse chiado e derretimento ai da Zalman 360B-APS. É o seguinte, vocês me recomendariam ela pra um Quad Core Q6600 c/ Cooler Hyper TX2, GeForce 8800GT 512MB, 4GB Kingston PC 800 (2x), HD 500GB Sata e 2 Fan c/ Led???

Me indicaram ela, mas tô meio na dúvida... e ai, o que acham???

amigo a fonte aguenta tranqüilo.

acho que o meu caso foi uma falha de fabricação, ela queimou num setor aonde não tem muita explicação uma fonte queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações pessoal,

Estou pensando em fazer um upgrade no meu PC, tenho um Athlon 64 X2 6000+ / HD 500GB / Gravador de DVD / 4 x 1GB RAM Dual Channel / Geforce 8600GT...

Gostaria de saber se a minha fonte ZM-360B-APS aguenda uma Geforce 9800?

Dá sim amigo

calcula aqui: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

lembrando que o ideal é que a fonte trabalhe com aproximadamente a metade da potência rotulada, não no limite o tempo todo...

É ideal que em full da sua configuração ele trabalhe em 70% da potência rotulada da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um computador que acredito ter um consumo muito baixo, segue:

Athlon 2200

512 RAM (1 pente)

HD 7200

gravador DVD

video, som e rede on board.

Gostaria de saber se terei uma boa eficiência mesmo usando uma fonte com uma potência bem mais alta do que a configuração. Usarei a Zalman360.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dificilmente, se seu desafio for eficiência, terá no mercado uma fonte aos moldes da Zalman que consiga melhor desempenho ai no seu PC. Tens razão quando dizes que ela tem potência muito maior do que você necessita, mas o que fazer se o mercado não oferece boas fontes como a Zalman, porém com 200 a 250 Watts??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificilmente, se seu desafio for eficiência, terá no mercado uma fonte aos moldes da Zalman que consiga melhor desempenho ai no seu PC. Tens razão quando dizes que ela tem potência muito maior do que você necessita, mas o que fazer se o mercado não oferece boas fontes como a Zalman, porém com 200 a 250 Watts??

Amigo faller,

Poderia, por gentileza, calcular aproximadamente de quanto seria minha eficiência?

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo faller,

Poderia, por gentileza, calcular aproximadamente de quanto seria minha eficiência?

Grato,

Isso não se calcula, se lê no site do fabricante, são variáveis de desempenho da fonte. Essa Zalman, dita pelo fabricante, tem uma eficiência igual ou superior a 80%.. O que isso significa??

Significa que, se a demanda de seu PC estiver ai pelos 130 watts, que me parece bem razoável para essa sua config, sua fonte, para vsuprir esses 130 Watts ao seu PC, exigirá da tomada da rede elérica cerca de 130/0,80 = 163 Watts, sendo que 130 entregará ao seu PC e outros 33 Watts ela dissipará, em sua maior parte, sob a forma de calor. Só isso, nada mais do que isso.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não se calcula, se lê no site do fabricante, são variáveis de desempenho da fonte. Essa Zalman, dita pelo fabricante, tem uma eficiência igual ou superior a 80%.. O que isso significa??

Significa que, se a demanda de seu PC estiver ai pelos 130 watts, que me parece bem razoável para essa sua config, sua fonte, para vsuprir esses 130 Watts ao seu PC, exigirá da tomada da rede elérica cerca de 130/0,80 = 163 Watts, sendo que 130 entregará ao seu PC e outros 33 Watts ela dissipará, em sua maior parte, sob a forma de calor. Só isso, nada mais do que isso.

Abraço...

Certo, entendi!

Mais uma vez obrigado Faller.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de saber se é possível implantar um sistema de SLI com duas 9600Gt usando esta fonte. Atualmente possuo apenas uma instalada.

Esta é a minha conf:

Pentium E2160 @ 3000 - 1.3875V (cooler box)

EVGA 780i

Dois HD Sata 7200RPM

Quatro fan 120mm

2*2Gb Patriot DDR2-1066 2.1V

DVD-RW PATA

Ouvi dizer que esta 9600GT é escalável em SLI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pena que essa Zalman 360APS não tem o varistor, responsável por eliminar picos de energia, que é essencial pra mim. Um filtro de linha com esse componente poderia suprir essa deficiência? Se sim, qual um modelo?
Para saber o que é surto de energia para você, comece nos dizendo qual a tensão normal de trabalho ai na sua casa. Ai é 110 ou 220 Volts?? E os surtos de tensão, tens a menor ideia de que valor eles atingem. Lâmpadas queima a todo instante ai na sau casa. Como é que detectas os picos de energia??
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber o que é surto de energia para você, comece nos dizendo qual a tensão normal de trabalho ai na sua casa. Ai é 110 ou 220 Volts?? E os surtos de tensão, tens a menor ideia de que valor eles atingem. Lâmpadas queima a todo instante ai na sau casa. Como é que detectas os picos de energia??

Aqui é 110V, nunca queimou lâmpadas por causa disso. O estabilizador que uso faz 'tlec' alguns dias direto, creio que quando isso acontece é porque está havendo variações bruscas na rede elétrica. As lâmpadas dão uma rápida "enfraquecida" na iluminação quando isso ocorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aqui é 110V, nunca queimou lâmpadas por causa disso. O estabilizador que uso faz 'tlec' alguns dias direto, creio que quando isso acontece é porque está havendo variações bruscas na rede elétrica. As lâmpadas dão uma rápida "enfraquecida" na iluminação quando isso ocorre.
Então esses teu surtos não estão surtando coisa nenhuma...

Veja que um surto de tensão para que você o perceba numa lâmpada, deve ser de duração tal que a lâmpada consiga refletir isso em seu brilho. Ora, sua fonte como tem PFC ativo, pode tranquilamente ser alimentada por tensões de até 264 Volts AC, continuamente que ela aguenta...

Tu achas que essas lâmpadas ai da tua casa iriam aguentar isso dai, 264 Volts na cuca??? Não certamente... desse modo nem te preocupe com o varistor se a fonte não o tem, eu prefiro sempre desse modo. Varistores o melhor mesmo é que estejam na proteção contra surtos da régua de proteções.

Você já experimentou alimentar seu PC sem essa praga do estabilizador. Sua fonte agradeceria..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Comprei uma Zalman 360B-APS usando como referência o tópico de Guia de Fontes

Pois então, testei a fonte antiga antes de trocar, ligou ok.

Retirei os cabos da fonte antiga, retirei a fonte antiga, botei a Zalman, parafusei, liguei o conector de força principal, liguei um conector +12V, liguei estabilizador na tomada, fonte no estabilizador, ae quando fui ligar o PC

A ventoinha do processador e fonte roda por 1 segundo e para :(

o que posso estar fazendo errado?

PS: Esta fonte não tem seletor de tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

liguei estabilizador na tomada, fonte no estabilizador,

Não sei o que pode ser o causador do seu problema, deixo isso para os mais entendidos.

Mas uma coisa eu tenho certeza, você errou feio, muito feio, ao ligar seu PC em um estabilizador!!!!!!!!!!!!! Ainda mais com uma fonte com PFC ativo...

Não, fontes com PFC ativo não têm seletor de tensão (tensão), elas trabalham de 90V até 264V sem mudar chave nenhuma. (Um motivo para não usar estabilizador)

Além desse motivo para não usar estabilizadores tem vários outros, a energia de saída do estabilizador tem uma qualidade muito inferior a da rede elétrica, a cada tlec seu PC é desligado por um pequeno período e quando religado é submetido a um surto de tensão de uns 1000V mais um surto de corrente. E oura, estabilizadores não protegem nada, quando protegem é MUITO pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que pode ser o causador do seu problema, deixo isso para os mais entendidos.

Mas uma coisa eu tenho certeza, você errou feio, muito feio, ao ligar seu PC em um estabilizador!!!!!!!!!!!!! Ainda mais com uma fonte com PFC ativo...

Não, fontes com PFC ativo não têm seletor de tensão (tensão), elas trabalham de 90V até 264V sem mudar chave nenhuma. (Um motivo para não usar estabilizador)

Além desse motivo para não usar estabilizadores tem vários outros, a energia de saída do estabilizador tem uma qualidade muito inferior a da rede elétrica, a cada tlec seu PC é desligado por um pequeno período e quando religado é submetido a um surto de tensão de uns 1000V mais um surto de corrente. E oura, estabilizadores não protegem nada, quando protegem é MUITO pouco.

Errei feio em que sentido? Dano permanente a fonte?

Vou ligar direto na tomada e ver..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errei feio em que sentido? Dano permanente a fonte?

Vou ligar direto na tomada e ver..

Dano não. Errou em estar usando um estabilizador, errou em ter comprado um estabilizador.

Se quer proteger seu PC procure por Protetores de Surtos (filtros de linha), recomendo APC ou Clamper.

Esse problema seu até já foi comentado aqui, mas não lembro qual era a causa e não tenho ideia de como arrumar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como testar essa fonte em outro PC? Qual a procedência da fonte? Não é impossível que a fonte tenha vindo com algum problema. Esse sintoma descrito é igual ao da minha seventeam com um capacitor estufado, as vezes até ligava. De qualquer forma teste em outro pc ou faça o truque de ligar o fio verde no preto com um clipe para ver se a fonte funciona sem conectar os cabos de força na mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...