Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programação do baybus

WiZDom

Posts recomendados

e ai galera...

eu to desenvolvendo um projeto de uma especie de baybus, ja sei o básico do que vou usar, mas ja pensei em fazer com CI e não vai ser muito legal, então ja pensei em várias soluções até que um amigo meu (almeida) me disse pra usar PIC (microcontrolador)... ta, nós fizemos o circuito, só falta programar o pic, vou passar a imagem do circuito, e gostaria de pedir se alguem por favor pode ma ajudar no desenvolvimento do programa... hehe

ta ai como ficou o projeto:

controlfan.jpg

ai meu colega falou que depois daquelas setas ali que vão pros cantos (RB0, RB1, ...) tem um esquema tipo esse aqui pra amplificar o sinal

driver.jpg

ai o almeida disse isso:

A ideia é: Ao ligar o circuito, todas as saídas (RB0.....RB7) estarão em nível "1". Dessa maneira, os fans estão parados.

Quando S1 for pressionada uma vez, RB0 vai a nível "0", fazendo o fan rodar em baixa velocidade. Ao pressioná-la novamente, RB1 também vai a nível "0", fazendo com que a velocidade seja máxima, e se pressioná-la de novo, RB0 e RB1 voltan a nível "1" desligando o fan.

hum... ja aproveitando, será que alguem n pode "juntar" as duas imagens pra mim? só pra ter uma ideia de como vai ficar realmente? (só precisa colocar a segunda imagem para o acionamento de 1 fan, o dos otros não precisa porque senão vai ficar muito grande o circuito... hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... ainda assim não entendi muito

eu não manjo muito de eletronica, nunca fiz nenhum curso especifico de eletronica...

eu fiquei viajando nessa coisa de bi-estávesis e pwm, com isso e aquilo, ai ja até me perdi onde que é pra se encaixar esse circuito que você postou ai... é pra colocar no lugar daquele outro que eu passei ou no lugar do pic?

Link para o comentário

• Membro VIP

Só fiz um comentário que é a pura verdade.

Primeiro você disse que estava ''desenvolvendo'' um circuito com microcontrolador e depois diz que não conhece um simples flip-flop... Como espera que alguém te ajude com programação de microcontrolador ?

Se eu tivesse má vontade não perderia meu tempo postando imagens ou indicando alguma solução como fiz acima...

Bom, nem vou comentar mais pois quem me conhece neste forum sabe que eu procuro ajudar até além das minhas possibilidades pois tenho restrições de tempo. Veja meus posts (todos se conseguir) e tire suas conclusões.

Boa sorte!

Link para o comentário

• Membro VIP

obrigado, jorge... pela parte que me toca...heheh

Foi exatamente o que propus indicando um flip-flop, com a diferenção que a reação é imediata sem depender de programação, ou seja, pressionou o botão na entrada, a saída é ativada quase que instantaneamente e, repito, devido a limitação de conhecimento (que não é nenhuma vergonha) ficaria mais fácil... além disso o prof. google está aí para responder se não souber o que é flip-flop. E só lembrando, não fui eu quem disse isso:

eu não manjo muito de eletronica, nunca fiz nenhum curso especifico de eletronica...

eu fiquei viajando nessa coisa de bi-estávesis e pwm, com isso e aquilo, ai ja até me perdi onde que é pra se encaixar esse circuito que você postou ai... é pra colocar no lugar daquele outro que eu passei ou no lugar do pic?

Basta uma busca no google com os termos em negrito que terá muita cisa pra ler a respeito.

Link para o comentário

Sim soschip, ele mesmo disse q nao entende de programaçao e como quer fazer então??? o circuito apresentado por você e bem simples e bem mais fácil pra ele fazer.Eu ate poderia escrever o programa com o conhecimento q adquiri com meus estudo de programaçao de pic,mais ai é como dar o peixe e nao a vara "ops" nao entendam mal kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

1º@ soschip

eu não disse que não conhecia flip-flop...

1º@ jorge

ah ta... :)

2º@ soschip

então no caso ali do circuito o vcc entra 12V, no gnd é o gnd mesmo, e tem 2 out's, que seria conectado 1 fio em cada out e o cd4013 iria mudar automaticamente de tensão, sem precisar trocar a "saida".. seria isso né?

2º@ jorge

sim, eu não entendo de programação ainda, por isso que pedi ajuda né... derr... auehauha

quahuaeha, eu só pensei mau na história da vara depois que li a parte do "não entendam mal" :D

Link para o comentário

analisando bem a aplicação, acho q não daria pra fazez com biestável, pois na verdad ele precisa de 3 estados. RB0=0 RB1=0; RB0=1 RB1=0; e por final RB0=1 RB1=1, chegando em casa vou postar o programa. mais só lembrando.. será bem mais trabalhoso com PIC, se tratando q não manja de programação automaticamente não teria um gravador de PIC e teria q configurar o ambiente MPLAB.

Link para o comentário

• Membro VIP
analisando bem a aplicação, acho q não daria pra fazez com biestável, pois na verdad ele precisa de 3 estados. RB0=0 RB1=0; RB0=1 RB1=0; e por final RB0=1 RB1=1, chegando em casa vou postar o programa. mais só lembrando.. será bem mais trabalhoso com PIC, se tratando q não manja de programação automaticamente não teria um gravador de PIC e teria q configurar o ambiente MPLAB.

Veja bem...

esta sequencia que colocaste é a mesma de um contador de 2 bits...

agora, adivinha de que são feitos os contadores?

De flip-flops.

A proposta é usar um 4013 que tem 2 flips-flops tipo D e daria pra montar 2 biestáveis, um para cada entrada do circuito em questão.

Se preferir pode usar o contador UP/DOWN CD4029 , configurado em Down, com preset com as entradas paralelas A e B em 1 e 1; que é o estado inicial que faz com que o circuito desligue as FANs. Consulte o datasheet e verá que é possível.

Ainda é possível fazer com 4017 usando diodos nas saídas para obter os níveis desejados a cada pulso de clock. Enfim, existe inúmeras formas de se fazer usando CIs convencionais.

Link para o comentário

Espetacular!!! isso que dá esquecer o principio e só praticar o presente. mais ainda precisamos ajustar a resistência da base do transistor, sendo que o 4013 só drena no máximo 8,8mA em 15v a 25°C e 0,88mA em 5v a 25°C, qual a tensão que irá utilizar para o circuito? Daí sim poderemos polarizar e especificar o transistor e as resistências, preciso saber a resistência do FAN também.

Link para o comentário

Nesse circuito nem precisaria usar dois flip-flops, uma vez que os dois juntos, fazem a mesma tarefa do um só que o soschip postou, na mensagem #4. Aliás, se for analisar o circuito friamente, ele com dois, faz a função de um só!

Pra controlar motor DC, o melhor método é PWM, mesmo. Ou então, uma fonte de tensão variável, conforme esse tópico aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/diferenca-tip41-lm7805/558253

Nesse circuito que o WiZDom propôs, não vai haver variação na corrente do motor. você vai somente, ligar ou desligar o motor, de um modo digamos "diferente", ehehehehehhe

Outra solução talvez seja isso aqui, mas não sei se vai funcionar. Só testando. O resistor tem que ser de fio, e o resistor é pra uma ventoinha com corrente máxima de 150mA.

[]'s

post-67551-13884947970174_thumb.jpg

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!