Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pinos de 4, 6 e 8 pinos =S ?

figlie

Posts recomendados

Olá pessoal do CdH!

Estou com algumas dúvidas sobre os conectores da minha fonte...

Minha MOBO tem um conector de 8 pinos para a alimentação (alem do de 24 pinos...), porém ela veio com uma tampinha preta tampando 4 pinos, ou seja, será que eu possso ligar a MOBO com um alimentador de 4 pinos sem ter problemas de performance? Ou com dois alimentadores de 4 pinos?

O problema maior é que eu estou querendo trocar de VGA, porém a futura VGA tem dois conectores para alimentação, um de 8 pinos e outro de 6, a minha atual tem duas alimentações de 6 pinos, sera que se eu liga-se a VGA com os dois conectores de 6 pinos iria funcionar normalmente (um de 6 no lugar do de 8)?

Valeu aí galera!

PS: Minha config. é a da assinatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas motherboards funcionam tanto com o conector de 4 pinos quanto com o de 8 pinos. A tampinha serve para evitar que você. coloque o conector de 4 pinos no lado errado do conector (apesar que deveria funcionar nos dois lados). Obviamente é melhor usar o conector de 8 pinos, principalmente com CPUs de alto consumo. O uso de dois conectores de 4 pinos também é válido (todos com 2 fios amarelos e dois pretos, ficando os amarelos do lado da trava).

Algumas VGAs funcionam com dois conectores de 6 pinos (usando um de 6 no lugar de um de 8), enquanto outras não. Tente ver um review do modelo específico que você. vai comprar.

Obs.: o conector de 8 pinos PCI-E só usa 3 fios amarelos e 3 pretos para alimentação; os outros dois pretos (sense) são apenas para a VGA detectar se há ou não um conector plugado. É possível desmontar um conector de 6 pinos e montar um de oito (se você. encontrar esse conector no comércio) aproveitando os três fios pretos que vem do interior da fonte e ligar os outros dois com jumpers simples a partir de um dos pretos (os fios sensores drenam muito pouca corrente).

Conexão PCI-E de 8 pinos (o de 6 pinos tem apenas os pinos 1,2,3,5,6 e 7):

1-A__5-P

2-A__6-S ]

3-A__7-P ]

4-S__8-P

Onde:

A = fio amarelo (+12V)

P = fio preto (0V / terra)

S = fio sensor (0V / terra) (geralmente preto)

] = trava plástica do conector

Note que o conector PCI-E de oito pinos não é igual ao de 8 pinos usado na motherboard.

Link para o comentário

A = fio amarelo (+12V)

P = fio preto (0V / terra)

S = fio sensor (0V / terra) (geralmente preto)

] = trava plástica do conector

fio do sensor ?

Nunca tinha visto isso.

Para que serve ?

então esses +2 pinos dos 6 pinos são esses sensores que os 6 pinos não tem ?

Note que o conector PCI-E de oito pinos não é igual ao de 8 pinos usado na motherboard.

Não são iguais, mas dependendo podem ser conectados, aí tá o perigo.

Abraço.

PS:

Ugahdoo.

Veja esse tópico aqui e veja se pode me responder:

http://forum.clubedohardware.com.br/questao-quanto-potencia/555388?t=555388

Link para o comentário

fio do sensor ?

Nunca tinha visto isso.

Para que serve ?

então esses +2 pinos dos 6 pinos são esses sensores que os 6 pinos não tem ?

Veja esse tópico aqui e veja se pode me responder:

http://forum.clubedohardware.com.br/questao-quanto-potencia/555388?t=555388

No conector de 6 pinos um dos pinos 0V/GND é usado para detectar se a conector foi ligado. A placa mantém uma pequena tensão nesse pino (afinal ela já está alimentada pela motherboard) e só permite o uso total se esse pino for aterrado (a tensão no pino vai a zero). A desvantagem é que não é possível usar esse pino para alimentação.

No conector de 8 pinos, além do pino sensor já existente no conector menor, um segundo pino sensor é usado para detectar se o conector é de 8 pinos.

Na prática:

=> conector de 6 pinos = 2 fios de alimentação (inclusive em alguns casos apenas 2 fios amarelos e 2 pretos vem do interior da fonte).

=> conector de 8 pinos = 3 fios de alimentação (inclusive em alguns casos apenas 3 fios amarelos e 3 pretos vem do interior da fonte).

O conector de 8 pinos pode fornecer 50% a mais de energia que o conector de 6 pinos. Creio que isso ajuda a responder o outro tópico :).

Abraço, Ughadoo

Link para o comentário

Nossa, que confusion! ahahhaha

É pino demais pra minha cabeça.

Mas então quer dizer que esse conector de 8 pinos que eu estou usando para alimentar a MOBO não serve para ligar uma VGA (conector PCI-E de 8 pinos)?

Valeu aí Ughadoo, por compartilhar conosco o seu belo conhecimento sobre conectores. Nunca soube direito como funciona, agora tenho uma noção já. A única coisa que eu sabia é que o fio preto normalemente é o terra (GROUND).

PS: Os conectores de 6 pinos da minha fonte tem três fios amarelos e três pretos.

E o de oito pinos 4 amarelos e 4 pretos.

Link para o comentário

Mas então quer dizer que esse conector de 8 pinos que eu estou usando para alimentar a MOBO não serve para ligar uma VGA (conector PCI-E de 8 pinos)?

Valeu aí Ughadoo, por compartilhar conosco o seu belo conhecimento sobre conectores. Nunca soube direito como funciona, agora tenho uma noção já. A única coisa que eu sabia é que o fio preto normalemente é o terra (GROUND).

PS: Os conectores de 6 pinos da minha fonte tem três fios amarelos e três pretos.

E o de oito pinos 4 amarelos e 4 pretos.

Infelizmente não serve; o seu conector de oito pinos está com pinagem correta para a motherboard e não para as placas VGA. você pode notar que no seu conector a trava plástica está do lado dos fios amarelos, e deve ser o contrário em um conector PCI-E para VGAs.

Os conectores de 6 pinos de sua fonte estão corretos e são para as placas VGA (existem casos com apenas 2 fios amarelos e 2 ou 3 pretos, mas o mais comum é mesmo 3 e 3). Se o conector de oito pinos fosse de VGA ele só teria 3 fios amarelos.

A sua fonte tem um bocado de conectores; deve ser fácil usar um adaptador para o conector de 8 pinos (talvez até venha um com a sua placa de vídeo), se a placa não funcionar com os dois de 6 pinos.

Link para o comentário

Sera que esses adaptadores são vendidos separadamente aqui no Brasil?

Eu já vi que depende muito da marca da placa os adaptadores que acompanham...

A que eu quero é a Zotac GTX280 AMP Edition.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79273465-placa-de-video-evga-8800-ultra-768mb-hdcp-sli-nvidia-_JM

Acho que ela já vem com dois adaptadores:

2xMOLEX -> PCI-Ex 6 pinos &

2xPCI-Ex 6 -> PCI-Ex 8 pinos

Então eu tranformaria os dois PCI-E de 6 pinos em um de 8 pinos e o outro de 6 pinos eu usava o adapatador MOLEX -PCI-Ex 6.

O que você acha? Será que não é adaptador demais? haahha Tem problema usar esses adaptadores?

Ahhh outra coisa que eu queria te perguntar era se tem problema ligar todos os Coolers no mesmo conector MOLEX, já que eles tem aquele esquema de ter uma entrada e uma saida? Sabe como?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!