Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usuarios no Samba


Amado Tairone

Posts recomendados

E aí galera é o seguinte:

Um cliente me pediu para redefinir sua rede na empresa (atualmente com 12 Pcs) tento o servidor de Arquivo com o linux instalado....

Beleza essa é fácil vou instalar o Samba.... só que lendo e treinando (Material do guiadohardware) um pouco sobre este servidor me deparei com algumas questões para colocar as idéias em ordem.

1. Tenho que cadastrar o usuario só no samba ou também no sistema? Motivo da dúvida:Numa maquina virtual criei um Grupo e disponibilizei a pasta Documentos. Sem muita frescura é só para aprender. Utilizei o programa SMB4K para visualizar a rede e tudo perfeito, testei o compartilhamento com o comando testparm ok. Só que quando clico no usuario que eu criei tipo Tairone me pede autenticação., pensei: Deve ser a mesma senha que utilizo para fazer login Errado senha inválida.

Tentei fazer de uma outra forma criei um usuario no sistema com o nome Amado e depois pelos swat na guia passwd cadastrei ele tambem utilizando a mesma senha. Agora Vai!!! Nada, senha inválida! Que *****! Gostaria de saber onde eu crio essa autenticação de usuario para acessar o compartilhamento.

2. (Complemento da Primeira)...Utlilizando o swat na guia GLOBAL tem a opção de permitir e bloquear determinado IP u faixa de ip. A duvida é a seguinte:

Seu eu quiser deixar que somente algumas maquina de determinada faixa de Ip acessem o servidor e bloquear as demais poderia fazer deste modo?:Hosts Allow(permitidos) = 10.0.0.3, 10.0.0.4, 10.0.0.5

hosts Deny(bloqueados) = 10.0.0.*

Estou tentando dizer que todos os pcs com a faixa 10.0.0. não terão permissão de acessar o servidor com exceção destes permitidos.

Ou

Host Allow = 10.0.0.3, 10.0.0.4, 10.0.0.5

Host Deny = Vazio

3. Para que Samba consiga controlar o as maquinas cliente é necessario que todas esteja com Ip fixo? Motivo da Dúvida:Se uma das maquinas cliente liga com o ip 10.0.0.5 a qual é permitida que acesse o servidor e uma outra com o IP 10.0.0.10 que não é permitido e ao desligar e ligar novamente acabam trocando os Ips. Resumido desconfigura tudo!!!!

4. (Ultima. UFA!!!!) se eu cadastrar no servidor um usuario com o nome Ana Paula e fazer este mesmo processo no Samba, se a Ana Paula se conectar ao servidor pela maquina com o ip 10.0.0.3 que tem acesso ao servidor e for exigido autenticação, ela pode colocar o login e senha que cadastrei para ela?Bem galera , espero ter exposto claramente as duvidas.... Gosto do Samba por este exato motivo de ser “difícil” manuseá-lo não é qualquer um que consegue quebrar a sua segurança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - É necessário o usuário que irá se logar na máquina, ter uma conta nessa máquina, na rede, no caso, esse que você especificou. No entanto, lembrando que via samba você pode montar essa pasta documentos, via mount. Exemplo,

mount -t cifs //192.168.11.11/Servidor_linux /home/Backup/ -o username=administrador,password=admin

Assim, todos os usuário terão acesso a essa pasta, colocando o username e password( da rede windows) e podendo montar automáticamente via script de login.Pegou a ideia ?

2 - tem um tuto bonzinho aqui: http://www.linuxhomenetworking.com/wiki/index.php/Quick_HOWTO_:_Ch10_:_Windows,_Linux,_and_Samba#Basic_SWAT_Setup

ou melhor ainda, http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap6-5

(esse eu descobri agora ^^ )

3 - SIm, é necessário, senão tudo config vai por água abaixo, ah não ser que você defina um Range...aí dá

4 - se o login for da rede windows, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...