Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Dieter

Led não ascende ou pisca

Recommended Posts

Olá,

Em um painel 12V DC com chaves para ligar luzes em uma embarcação, existem LEDs para cada chave que não ascendem se o fusível estiver queimado. Até ai é fácil, mas piscam se o sircuito estiver aberto com por ex. se a lampada estiver queimada.

Alguém sabe como isto funciona?

Abraços,

Dieter

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma maneira de implementar isto é ligando um resistor de pequeno valor em série com a lâmpada.

Se a lâmpada queimar não haverá tensão no resistor.

Isto pode ser detectado por um circuito eletrônico como por exemplo um comparador de tensão fazendo com que o LED pisque.

Compartilhar este post

Link para o post

Mulder,

Obrigado pela dica, mas poderia me dar mais detalhes?

Compartilhar este post

Link para o post

Mulder-Fox,

Obrigado.

Se precisar de alguma coisa é só avisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Demorou, mas aí está o esquema que bolei.

Não testei este circuito na prática. Se quiser testá-lo, fique à vontade.

Funcionaria da seguinte forma:

No esquema a chave está na posição de desligado. Como pode ver, é uma chave de 1 polo e 2 posições.

Nesta situação, se o fusível e a lâmpada estiverem OK, o LED fica aceso, pois, o CI está resetado.

Se o fusível abrir, o LED apaga.

Se a lâmpada queimar e o fusível estiver OK, o LED fica piscando, pois, o CI não estará mais resetado.

Agora com a chave na posição de ligado:

Se o fusível e a lâmpada estiverem OK, o LED fica aceso. Ele não pisca, pois, a chave desligou o CI.

Com o fusível queimado o LED fica apagado.

Se a lâmpada estiver queimada, o LED ficará aceso.

O LED não pisca nesta situação, pois, a chave na posição de ligado, desliga o CI.

Ou seja, a indicação de lâmpada queimada se dá com a chave desligada.

É claro que existem outras formas de implementar isto e até melhor, é apenas a minha ideia.

Revisei várias vezes o circuito. Se tiver algum erro por favor apontem.

Compartilhar este post

Link para o post
nao sei se montei errado mais simulei e a lampada ficou oscilando

A lâmpada é acionada pela chave.

Não haveria razão para a tensão na lâmpada oscilar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mulder,

Obrigado mais uma vez.

Ficou diferente do que está instalado na embarcação.

La existe um modulo que recebe o comando de várias chaves. Poderia ter varios circuitos como o seu la dentro. Não da para saber pois o modulo é daqueles cheios de resina preta e pifou.

Lá as chaves são de duas posições e na posição desligado nada se liga. Na posição ligada ascende o led se o fusível não estiver queimado ou pisca se a lampada estiver queimada.

Mesmo com o circuito pifado, os LEDs continuam ascendendo e as luzes também, só o led que não pisca se a lampada estiver queimada.

O proprietário da embarcação procurou na internet para comprar um módulo novo mas parece que não existe mais.

Se fizer um igual, dá para colocar no mercado nautico.

É importante a total economia de energia.

Alguns dados:

A tensão pode variar de 10 a14.4 V DC e as lampadas são de 10 a 35 W.

Vamos tentar?

Compartilhar este post

Link para o post

Dieter, eletrônica é um dos meus passatempos.

O aprendi foi lendo livros e na internet.

Não tenho as qualificações necessárias para desenvolver circuitos para fins comerciais.

De qualquer forma agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

OK Mulder,

Não precisa ser proficional mas nem por isso desistir do projeto.

A minha qualificação e infinitas vezes menor que a sua.

Também estou aprendendo aos poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei se estou pensando direito kkkkkkkk mais tipo as lampadas seriam ligadas nos ports q quando abrissem gerariam uma mudanca de estado nesses ports gerando uma interrupçao q faria o led piscar.E so uma ideia maluca.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais