Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pisca Pisca


murilogermanos

Posts recomendados

Cara são leds de alto brilho ou difusos?

O tempo que uma fica acesa tem que ser o mesmo que a outra?

Responde ai que eu posso te ajudar!

Obrigado por responder, edu.

Entendo muito pouco de eletrõnica.

Os leds são aqueles comuns, de 20mA (Não sei se isso é satisfatório, mas é o que sei).

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, não foi bem u q eu queria vou tentar sem bem simplista, afinal eu também não intendu muito. O encapsulamento (a aparencuia fisica do componente) é colorida ou transparente? Geralmente os de auto brilho são transparentes e os difusos são coloridos.

O tempo de cada fileira aceso deve ser um tempo X ou pode ser qualquer um? Eu tenho um circuito que faz isso que você quer, mas eu não sei como se calcula u tempo de ficar aceso. ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, não foi bem u q eu queria vou tentar sem bem simplista, afinal eu também não intendu muito. O encapsulamento (a aparencuia fisica do componente) é colorida ou transparente? Geralmente os de auto brilho são transparentes e os difusos são coloridos.

O tempo de cada fileira aceso deve ser um tempo X ou pode ser qualquer um? Eu tenho um circuito que faz isso que você quer, mas eu não sei como se calcula u tempo de ficar aceso. ;]

Obrigado por responder novamente.

Pelo que você falou, então são difusos (eles são coloridos)

O intervalo do "movimento acesso-apagado" pode ser qualquer um.

Mas acho que enquanto uma carreira estiver acessa, a outra tem que estar apagada.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega murilogermanos, um pisca bem simples está mostrado no link abaixo...

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227

para usar 5 led's você troca as R1 e R4 por uma de 100 Ohms e coloca os led's em série (5 de cada lado) e alimenta o circuito com 12V... Ok? qualquer dúvida post ai...

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responderem, jorgeletronico e bcpetronzio.

Colega murilogermanos, um pisca bem simples está mostrado no link abaixo...

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227

para usar 5 led's você troca as R1 e R4 por uma de 100 Ohms e coloca os led's em série (5 de cada lado) e alimenta o circuito com 12V... Ok? qualquer dúvida post ai...

espero ter ajudado

Dessa forma funcionaria, certo?

Vou tentar fazer assim.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega murilogermanos, um pisca bem simples está mostrado no link abaixo...

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227

para usar 5 led's você troca as R1 e R4 por uma de 100 Ohms e coloca os led's em série (5 de cada lado) e alimenta o circuito com 12V... Ok? qualquer dúvida post ai...

espero ter ajudado

é esse mesmo circuito que eu tenho ai, mas não sabia se fossem leds de alto brilho o BC548 podia não suportar a corrente e não sei cacular o tempo, mas como são difusos e u tempo não precisa ser exato esse ai é perfeito. Com as modificações que você porpos ele vai funciona direitinho mesmo.

Espero que consiguimos ajudar a duvida do moço.

;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal.

Obrigado pelas respostas.

Juntando o que vocês falaram, mais algumas pesquisas, resolvi tentar fazer o seguinte circuito:

Um multivibrador astável como o sugerido anteriormente (em http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227), com algumas modificações.

Meu professor falou para eu fazer com duas pilhas AA (ou seja, 3V).

No lugar de R1 e R2 e dos leds, ligações em paralelo de leds com seus resistores.

O problema é o seguinte: Será que os resistores vai aguentar com a corrente que vai passar ? E os capacitores ?

Vocês podem me ajudar novamente ?

Valeu.

post-395823-13884947965306_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os capacitores só implicarão no tempo de "piscada" dos led's tanto aceso quanto apagado, para colocar os led's em paralelo como foi te proposto, (uma R para cada led) você gastaria mais componentes que o necessário..., pode sim coloca-los em paralelo,(Led's), e use um unico resistor em série de 15 Ohms 1/4W,(R1 e R4),(ALIMENTAÇÃO 3V), como sugerida!!!, ainda está dentro do suportado pelos TR's...

qualquer outra dúvida post ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, murilogermanos.

Se for alimentar com 3V, o valor mínimo do resistor é 70 ohms. Valor comercial mais próximo, 82 ohms.

Cada LED precisa de 1 resistor de 82 ohms, sendo 10 LEDs, 10 resistores.

Os capacitores desse circuito controlam a frequência de oscilação, e não tem nada a ver com a carga (os LEDs) dos transistores. O problema é que colocar LEDs em paralelo, o consumo do circuito vai ser de 100mA, no mínimo, constantemente, o que vai fazer suas pilhas irem pro saco em dois palitos, eheheheheheheh

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim murilogermanos, foi o que sugeri no meu primeiro post do tópico, só que com o valor de 140 Ohms (valor comercial 150 Ohms ou 120 Ohms) em R1 e R4 os led's podem acender meio fracos!..., Pode colocar 100 Ohms que estará trabalhando numa faixa bem segura para os led's... (alimentação 12V) bateria ou fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim murilogermanos, foi o que sugeri no meu primeiro post do tópico, só que com o valor de 140 Ohms (valor comercial 150 Ohms ou 120 Ohms) em R1 e R4 os led's podem acender meio fracos!..., Pode colocar 100 Ohms que estará trabalhando numa faixa bem segura para os led's... (alimentação 12V) bateria ou fonte...

Caro, bcpetronzio, vou tentar fazer dessa forma (da do primeiro post).

Obrigado, bcpetronzio, edu, jorgeletronico, Mauricio2006.

Se eu conseguir os materiais necessarios, postarei os resultados semana que vem.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal.

Esqueci de perguntar se o material vai ser o seguinte:

2 transistores BC548 – transistores NPN de uso geral

10 LEDs comuns de qualquer cor

2 resistores de 100 Ω x 1/8 W – resistores – vermelho, vermelho, vermelho

2 resistores de 47 k Ω x 1/8 W – resistores – amarelo, violeta, laranja

2 capacitores 10 μF x 20 V – capacitores eletrolíticos (o professor falou para deixar um ``recuo``).

bateria de 12 V – pilhas ou bateria

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal.

Esqueci de perguntar se o material vai ser o seguinte:

2 transistores BC548 – transistores NPN de uso geral

10 LEDs comuns de qualquer cor

2 resistores de 100 Ω x 1/8 W – resistores – vermelho, vermelho, vermelho

2 resistores de 47 k Ω x 1/8 W – resistores – amarelo, violeta, laranja

2 capacitores 10 μF x 20 V – capacitores eletrolíticos (o professor falou para deixar um ``recuo``).

bateria de 12 V – pilhas ou bateria

Valeu pessoal.

1/4 de watt pra garantir ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca em todos, o custo é minimo (Cerca de 5 centavos) e evita qualquer surpresa.

;]

Desculpa, edu, eu sou meio lento.

Então eu coloco:

2 resistores de 100 ohms - 1/4 W

2 resistores de 47 k ohms - 1/4 W

2 capacitores 10 micro F X 20V

2 transistores BC 548

10 leds

bateria de 12 V

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, edu, eu sou meio lento.

Então eu coloco:

2 resistores de 100 ohms - 1/4 W

2 resistores de 47 k ohms - 1/4 W

2 capacitores 10 micro F X 20V

2 transistores BC 548

10 leds

bateria de 12 V

Valeu.

Cara, pra você ter noção eu aprendi alguns calculos de potência ontem. Isso ai cara, boa sorte ai com a montagem ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, soschip, edu.

Talvez amanhã eu vou comprar os materiais e tentar montar.

Se eu conseguir o material necessario, posto os resultados.

Valeu.

Pode crer, se eu tivesse uma fonte de 12v eu mesmo fazia e, u resto td eu ja tenho. hehe

Eu montei o mesmo ckt com 2 leds apenas dia usei 3v de alimentação e funcionou direitnho ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...