Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isolando o gabinete, ar so passa pelos coolers

Posts recomendados

• Membro VIP

Ola,

Fiz alguns testes aqui em casa e percebi uma diferença consideravel na temperatura, meu gabinete e assim:

ele tem 4 lugares para colocar cooler:

1 frontal, 2 laterais e 1 traseiro.

Coloquei 1 cooler de 120mm frontal e 1x80mm lateral, os 2 puxando ar frio para dentro do gabinete.

Percebi que nos outros "buracos" ficava saindo um ar frio, como se o ar frio puxado pelos 2 coolers estivesse "escapando". então resolvi "isolar" os 2 "buracos", coloquei uma folha de papel para testar, colei com durex mesmo, a temperatura em IDLE(parado sem fazer nada) abaixou 4°c !!! De 30°c caiu para 26°c, mas com o teste de stress a temp max continuou a mesma, 45°c.

Como minha fonte tem 1x120mm embaixo e 1x80mm atrás, teoricamente, o mesmo ar que entra sai. Ele nao fica parado dentro do gabinete.

Alguem ja fez esta proeza? Alguem mais quer fazer este teste para comprovar se isso funciona mesmo ou meu PC resolveu fica doido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz os testes, mas, penso eu que tem uma resposta para este fenômeno.

Vamos ver alguns dados:

CPU FULL dissipando 100W = 23.9 cal/s (exemplo)

CPU IDLE dissipando 20W = 4.78 cal/s (exemplo)

Calor específico ar = 0.25 cal/g, ou seja, e necessário 0.25cal para aquecer 1 graus centígrados.

Fan 120 mm de 45 CFM = 21237 cm3/s = 26 g/s

O ar foi direcionado para cima do dissipador da CPU com as mudanças que você fez.

A capacidade de dissipação térmica com um Fan de 120mm de 45CFM seria: 26 g/s x 0.25cal/g = 6.5 cal/s (dentro de 1 graus centígrados).

Em IDLE a CPU dissipa 4.78 cal/s (exemplo) e não satura o ar que circula no gabinete.

Em FULL a CPU dissipa 23.9 cal/s (exemplo) temos uma elevação de 3.67 graus centígrados do ar dentro do gabinete.

Porque em FULL não muda? Bem em IDLE o fan da CPU tem rotação menor enquanto em FULL a rotação aumenta com isso ele consegue “misturar” melhor o ar dentro do gabinete.

Bom, e só teoria e como você sabe toda teoria tem os seus erros:blush:

Abraços.

Link para o comentário

• Membro VIP

Eu coloco fica adesiva em todos os buracos do case que não tem fans, não notei diferença na temperatura, mas a diferença do ruído é significativa.

Acredito que nos cases com fan jogando ar para dentro esses outros orifícios não sejam tão críticos, agora para quem só tem fans exaustoras eles são importantes.

Link para o comentário

• Membro VIP

nononono, coloquei o fan de 80mm na parte inferior da tampa, em cima da VGA quase, nao notei uma mudança no ruido dele porque ele ja faz menos barulho que o aquario da minha mae, fiz mais alguns testes e reparei q a temperatura da PM tb caiu um pouco, ficava na casa dos 45c agora ta 42.

Nao mexi em cooler nenhum, apenas isolei ele, tampei os buracos que tinha.

Link para o comentário

nao adianta lancar so ar frio

pior ainda tapar tudo

por onde sai o ar quente ?

no meu coloquei ima fan a lancar ar exterior com um manga sobre o cooler e processador

coloqueu ainda outra a tirar ar da zona da vga

resultado baixou a temp do processador e PM em 10 C

idle 30 c

full 41 C

Link para o comentário

• Membro VIP
nao adianta lancar so ar frio

pior ainda tapar tudo

por onde sai o ar quente ?

no meu coloquei ima fan a lancar ar exterior com um manga sobre o cooler e processador

coloqueu ainda outra a tirar ar da zona da vga

resultado baixou a temp do processador e PM em 10 C

idle 30 c

full 41 C

fiz varios testes aq depois, e o que mais interfere na temperatura da placa-mãe e o cooler frontal, tapando ou nao os buracos continua mesmo coisa a placa-mãe, porém.....

direcionando a corrente de ar para que passe pelo processador e depois pela fonte, diminuiu 3c em IDLE e 1c em FULL com os buracos tampados.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!