Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de velocidade para cooler

Victor_npb

Posts recomendados

A imagem não está abrindo.

Quanto a ligar vários transistores juntos, a corrente poderia ficar desbalanceada, sobrecarreando um dos transistores, além do que um BC338 custa cerca de R$0,30.

Experimente um potenciômetro de 1k.

Como o motor é uma carga indutiva, creio que teria que ligar um diodo retificador, como o 1N4004 com o anodo ligado no emissor e o catodo no coletor do transistor.

Um detalhe importante:

Tem que ter um resistor em série com o potenciômetro, se não o transistor vai queimar.

O valor deste resistor você poderia experimentar também 1k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Victor_npb.

colersadnajksdhtq6.jpg

colersadnajksdhtq6.19baf32068.jpg

agora está certo?

O catodo do diodo vai ligado ao +12V. O anodo do diodo, vai ligado ao coletor do transistor.

o diodo pode ser estes de ponte retificadora de fonte?

Pode.

me diz uma coisa

tanto faz se eu colocar o transistor no fio positivo e o potenciomentro vai ter q ser no positivo ne.. ou nao funciona?

A carga em transistores sempre vai no coletor. Seu circuito está certo.

Tem outro tópico similar, aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/diferenca-tip41-lm7805/558253

[]'s

Link para o comentário

creio que teria que ligar um diodo retificador, como o 1N4004 com o anodo ligado no emissor e o catodo no coletor do transistor.

O catodo do diodo vai ligado ao +12V. O anodo do diodo, vai ligado ao coletor do transistor.

isso não vai fechar o circuito e colocar o cooler fora?

afinal qual é a ligação? essa situação é a mesma quando se coloca em relé?desenho plz

porque alguns circuitos tem um capacitor e um resistor, o circuito não é de corrente dc?

Link para o comentário

isso não vai fechar o circuito e colocar o cooler fora?

Catodo do diodo ligado aos 12V. O diodo está polarizado inversamente. Está cortado.

afinal qual é a ligação? essa situação é a mesma quando se coloca em relé?desenho plz

É isso mesmo. A ligação é igual a dos relés.

porque alguns circuitos tem um capacitor e um resistor, o circuito não é de corrente dc?

Snubber. É pra proteger os contatos dos relés.

[]'s

Link para o comentário

• Membro VIP

O primeiro circuito é o mais indicado, mas com alimentação invertida, ou seja, + no coletor e saída no emissor. Essa é a configuração de coletor comum. O potenciômetro vai variar a tensão de base de 0 a +V, e entregar essa tensão (dividida pelo potenciometro) com corrente amplificada para o cooler.

Só deve adicionar um resistor de 1K entre o centro do pot. para a base do transistor para quando o pot. estiver todo para +V, limitar a corrente de base.

O transistor deve ser substituido por um TIP31, TIP41 ou até darlingtom TIP120 ou 122.

Os demais circuitos em emissor comum não servem para este propósito, pois trabalharão só na região linear ( 0,6 a 0,7V na base) e saturação e corte.

Link para o comentário

• Membro VIP
o resistor de base 2K2 limitará a corrente do transistor em 500mA.

É isso aí... só deveria substituir o transistor por algum dos que citei acima, pois o BC pode até suportar a corrente, mas a potência consumida quando VCE for alta também será acima do que o BC suporta.

Exemplo considerando IC do transistor de 500mA e tensão de coletor de 12V.

Se a tensão da base for 12V, VCE será ~0,7V--- P = VCE x IC = 350mW

Se a tensão de base for 6,6V - VCE será ~6V --- P = 6 x 0,5 = 3W

Link para o comentário

• Membro VIP

Nesse esquema do colega Elanio Silva, para melhorar ainda o desempenho de seu controlador, aconselho a colocar um resistor de cerca de 680 ohms entre o potenciômetro e a massa. A função do mesmo é a de não permitir que a tensão de base do transistor abaixe mais do que uns 4,8 Volts CC.

Isso faria com que o fan recebesse tensões desde 4 até quase 12 Volts, uma faixa completamente útil dele. Fans ao receber tensões abaixo de 4 a 6 Volts não operam mais (isso varia de fan para fan), ou no mínimo não partem mais...

A colocação desse resistor vai fazer com que toda a faixa útil de ajuste do potenciômetro seja usada para variar a velocidade do fan.

Nõ colocando esse resistor parte da excursão do potenciômetro ficará sem ação nenhuma sobre a velocidade do fan, aliás, com o fan parado..

Abraço...

Link para o comentário

eu estou meio confuso, pois me disseram varias coisas diferentes no topico.. eu tinha desenhado o primeiro ai me falaram para colocar o potenciometro somente no positivo e inverter o transistor, pois alguem falou que a carga tem q ser ligada ao coletor.

agora disse que a saida é no emissor...

O primeiro circuito é o mais indicado, mas com alimentação invertida, ou seja, + no coletor e saída no emissor.

não quero brigar cm ninguem aqui... so estou meio confuso. pois agora não sei qual é o "certo"...

mas de qualquer forma obrigado a todos que estão participando aqui.

outra coisa que quero perguntar novamente.. é quanto a ligar outro transistor.. porque que não pode? é que na minha cidade não tem loja de componentes. fico limitado ao que tenho retirando de coisas velhas. não existe forma de contornar o problema do bc548 nao aguentar a corrente?

ps:desculpe o post longo.

ps2: sei q existem circuitos q funcionam que já foram testados, mas quero entender o porque.

Link para o comentário

• Membro VIP
quanto a ligar outro transistor.. porque que não pode? é que na minha cidade não tem loja de componentes. fico limitado ao que tenho retirando de coisas velhas. não existe forma de contornar o problema do bc548 nao aguentar a corrente?

Você deve usar o esquemático postado pelo colega Elanio Silva com uma única modificação que é a colocação de um resistor ou um trimpot entre o potenciometro e o terra, para limitar a velocidade mínima.

O transistor ideal para você colocar ai é um TIP 120, ou TIP121, ou TIP122, pois os mesmos são do tipo Darlington (arranjo de 2 transistores)

A necessidade de se ter um transistor "mais forte" é pela potência dissipada. Veja que ao reduzir a velocidade do fan, a tensão que não vai para ele vai virar calor no transistor. Esses transistores do tipo BC548 não dão conta do recado...

Abraço...

Link para o comentário

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!