Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Implantação Rede Wireless!


andregomes

Posts recomendados

Estou tentando implantar uma rede wireless no escritório que eu trabalho, com a seguinte topologia:

esquemapn5.th.jpg

Eu queria colocar esta rede para funcionar apenas compartilhando a internet ADSL do Velox (A) e utilizando uma aplicação interna, rodando no servidor (S1). Como eu tenho apenas conhecimentos básicos sobre redes wireless, eu montei um esquema (acima) de como eu acho que deveria ser, e se alguém pudesse ajudar com algumas dúvidas que eu tenho eu agradeceria...!

1- Este esquema está montado do jeito correto? Tem alguma coisa a mais/menos? Todos os celulares/pcs wireless receberão o sinal com um nível bom?

2- Irei precisar de um servidor de internet dedicado? Tipo, andei pesquisando muito sobre Mikrotik, mas percebi que ele é muito utilizado para provedores, e será que aldo demais pra o que estou precisando? Acho que isso seria o ideal, pois ele já contaria com um Firewall e tal... Como posso fazer esta configuração que preciso?

3- Posso criar uma outra chave WEP no servidor para visitantes que se localizem na sala de reuniões apenas possam ter acesso à internet, sem acessar a rede interna? Ou posso fazer isto apenas preservando o Grupo de Trabalho/Domínio em utilização?

Meu objetivo é conseguir que todos os pontos funcionem bem a internet e a aplicação que utilizo, e disponibilizar internet na sala de reuniões. As medidas relacionadas no esquema eu não tenho certeza, mas são aproximadas, e as paredes são de gesso. Agradeço a quem possa me ajudar, pois isso se eu conseguir vai me ajudar muito! valeu! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu desenho, os traços azuis são cabos UTP cat5e?

Se forem, você já tem os cabos passados?

Existe uma sala de impressão, pra onde são direcionados todos os serviçols de impressora do escritório?

Se esse conjunto de salas não tiver mais que 500 m2, tendo uns 20mx25m, um só AP, ligado por cabo ao modem ADSL, e instalado numa posição central do conjunto de salas, naquele corredor indicado, vai levar sinal pra todas as salas. E um servidor de impressão, no lugar onde se localizam as impressoras, caso sejam impressoras de rede, é o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, são cabos UTP 5e. Não passei os cabos ainda. As impressoras se localizam na Sala 01 do escritório. No caso, posso excluir todos os APs q coloquei e usar somente o Router Wireless (ou um AP no caso de utilizar o Mikrotik) no corredor? O melhor é usar Mikrotik+AP mesmo ou só um router wireless? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho visto instalar Microtik pra distancias maiores de 10 km. E imagino que ele vá dar "sombreamento" em distâncias tão curtas.

E acho que a gente tem um problema de terminologia aqui. AP (Acess Point) é um roteador wireless configurado como router. Então coloque o nome (marca e modelo) do que você já tem aí. Inclusive do modem ADSL, que recebe a conexão da Velox.

Esse dois AP anunciados aqui no rodapé da página, eu já instalei em escritórios maiores que esse do seu esquema, e estão funcionando muito bem. Um é esse Linksys wrt54g de duas antenas. E o outro é o TP-Link 642G, que vem com antena de 5 dbi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único equipamento que já possuo é um Router Linksys WRT54G. O meu modem ADSL é um Speedstream 4200. Um amigo me disse que o Mikrotik é utilizado pra grandes distâncias, mas eu só conseguiria implementar a ideia do hotspot na sala de reuniões com ele. E ele seria bem melhor, pois serviria como um servidor de firewall na rede. Ou posso utilizar o firewall do próprio router? Mas se não der, acho que abandono a ideia do hotspot. O que acontece neste problema de sombreamento? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compraria só um switch de 8 portas (10/100), pode ser Encore mesmo. E ligava o modem Speedstream já roteado, com dhcp ativado, ligado no switch. Daí ligo um cabo de rede do switch até o servidor, e um outro cabo de rede do switch até uma porta LAN do Linksys, instalado no corredor, o mais central possível, à uma altura de pelo menos 2 metros do solo (na parede). Configure o AP com um IP LAN da mesma classe do seu modem. Por exemplo, se o seu SS4200 estiver com a configuração original de fábrica, 192.168.254.254, você coloca o seu AP na mesma classe. 192.168.254.100, por exemplo. Ativa o firewall do modem, e desativa o do AP. Desativa o DHCP do AP. Coloca um SSID próprio, um WEP de 128 bits, e voi là. Tá pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! Mas se o sinal não ficar muito bom nas outras salas, eu posso colocar mais um Linksys lá dentro na sala 02, ligado no switch configurado da mesma forma que você especificou? Assim eu fico com dois Linksys, um no corredor e um na sala 02? No caso, os Linksys irão propagar o DHCP do modem aos desktop com placa wireless e aos notebooks, pois o seu DHCP estará desativado? Obg pela ajuda, agora é só implementar e testar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. E caso veja que tem sinal abaixo de muito bom, em qualquer sala do escritório, coloque aquele AP do corredor mais perto da sala de reuniões, e coloque um outro AP na sala 02. Sobre as configurações e o DHCP, a resposta é sim para todas as perguntas. Boa sorte.

Ah, lá em casa eu troquei as anteninhas dos AP por aquelas de 5 dbi, e conector SMA, que tem no Mercado Livre. Deu um ganho razoável. Onde tinha sinal baixo, passou pra bom. E onde tinha Muito bom, passou pra Excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...