Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

  • Membro VIP
7300GT.

P5LD2-SE

Pentium D 3.0

Tem riscos de se eu colocar muitos cooler o ar ficar louco e não melhorar nada na temperatura interna ou até piorar ?

claro, imagine seu quarto fechado com uns 4 ventiladores jogando o ar e puxando o ar pra tudo que lado, voce vai ficar sufocado porque o ar mal entra e ja esta saindo, o mesmo ocorre dentro do gabinete, se voce colocar 2 FANs de 120mm jogando ar pra dentro e nao ter 2x120mm tb jogando o ar para fora de uma maneira correta, nao fara efeito algum, o ar ficara "preso" dentro do gabinete...

o certo seria voce saber a capacidade de fluxo do seu FAN e fazer as contas, por exemplo, uso um FAN top da coolermaster, joga 90cfm a 2000rpm, como ele esta a 1500rpm (setado pela PM), esta a aprox 65cfm, subtraindo com o ar que a fonte puxa(pouco mas puxa algo) 65-20=45cfm, coloquei 1 exaustor de 40cfm na traseira, logo abaixo da fonte, ai praticamente "anula" o ar "preso" dentro do gabinete teoricamente, relamente melhora muito a refrigeraçao, porém com ou sem o exaustor de 40cfm, a temperatura continua a mesma, com variaçao de no maximo 3°c...

ja vi em varios lugares o povo reclamando deste processador seu ae, ele realmente esquenta muito, o ideal seria investir em um cooler bom para ele ao invés de gastar com FANs por todo o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro, imagine seu quarto fechado com uns 4 ventiladores jogando o ar e puxando o ar pra tudo que lado, voce vai ficar sufocado porque o ar mal entra e ja esta saindo, o mesmo ocorre dentro do gabinete, se voce colocar 2 FANs de 120mm jogando ar pra dentro e nao ter 2x120mm tb jogando o ar para fora de uma maneira correta, nao fara efeito algum, o ar ficara "preso" dentro do gabinete...

o certo seria voce saber a capacidade de fluxo do seu FAN e fazer as contas, por exemplo, uso um FAN top da coolermaster, joga 90cfm a 2000rpm, como ele esta a 1500rpm (setado pela PM), esta a aprox 65cfm, subtraindo com o ar que a fonte puxa(pouco mas puxa algo) 65-20=45cfm, coloquei 1 exaustor de 40cfm na traseira, logo abaixo da fonte, ai praticamente "anula" o ar "preso" dentro do gabinete teoricamente, relamente melhora muito a refrigeraçao, porém com ou sem o exaustor de 40cfm, a temperatura continua a mesma, com variaçao de no maximo 3°c...

ja vi em varios lugares o povo reclamando deste processador seu ae, ele realmente esquenta muito, o ideal seria investir em um cooler bom para ele ao invés de gastar com FANs por todo o gabinete.

Certo.

Kbsssaaa.

Será que o Hyper 212 serve no meu gabinete que tem as mesmas diemensões do K100 da Casemall ?

Meu gabinete apenas suporta 2x 80mm.

Será que coloco dois ou apenas 1 ?

Tenho atrás 1x 12cm.

Será ideal colocar dois ?

Também entre as baias coloquei um cooler jogando ar para dentro e parece que melhorou o processador (temperatura)

E também tenho um fan do lado.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certo.

Kbsssaaa.

Será que o Hyper 212 serve no meu gabinete que tem as mesmas diemensões do K100 da Casemall ?

Meu gabinete apenas suporta 2x 80mm.

Será que coloco dois ou apenas 1 ?

Tenho atrás 1x 12cm.

Será ideal colocar dois ?

Também entre as baias coloquei um cooler jogando ar para dentro e parece que melhorou o processador (temperatura)

E também tenho um fan do lado.

valeu.

serve sim tranquilamente, agora voce penso bem kkkkkkk, este cooler e bom d+++, mas coloque desta forma, como nesta img http://resources.vr-zone.com/Crimson/cm212/8.jpg

eu acho q você primeiro deve deixar apenas 1 FAN frontal de 80mm no caso, nada mais q isso, faça os testes, se fica quente ainda, ai va adicionando mais coolers aos poucos, se der pra colocar o fan bem em baixo na frente do HD, ao invés de colocar nas baias de cima seria melhor ainda...

o motivo de colocar o cooler como na img acima e porque alem jogar ar para traz, ele joga para os lados tb, resfriando tb o chipset da placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

serve sim tranquilamente, agora voce penso bem kkkkkkk, este cooler e bom d+++, mas coloque desta forma, como nesta img http://resources.vr-zone.com/Crimson/cm212/8.jpg

eu acho q você primeiro deve deixar apenas 1 FAN frontal de 80mm no caso, nada mais q isso, faça os testes, se fica quente ainda, ai va adicionando mais coolers aos poucos, se der pra colocar o fan bem em baixo na frente do HD, ao invés de colocar nas baias de cima seria melhor ainda...

o motivo de colocar o cooler como na img acima e porque alem jogar ar para traz, ele joga para os lados tb, resfriando tb o chipset da placa-mãe...

Por que colocar o cooler virado para a fonte ?

Tá doido ?

Mas tava pensando se vai valer mesmo a pena comprar um novo cooler.

Estive pensando em comprar um novo HD, mas aí a temperatura interna vai subir :confused:

Nem sei o que eu vou fazer.

Estou pretendendo ou pegar esse novo cooler Hyper 212 ou então pegar um novo HD para eu poder formatar o computador meu...

Sei lá kkk

Olhem o kit de refrigeração que quero montar:

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?products_id=3395

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=3275

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_298&products_id=2944

Dois desse último de 80mm.

O que acham ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por que colocar o cooler virado para a fonte ?

Tá doido ?

Mas tava pensando se vai valer mesmo a pena comprar um novo cooler.

Estive pensando em comprar um novo HD, mas aí a temperatura interna vai subir :confused:

Nem sei o que eu vou fazer.

Estou pretendendo ou pegar esse novo cooler Hyper 212 ou então pegar um novo HD para eu poder formatar o computador meu...

Sei lá kkk

Olhem o kit de refrigeração que quero montar:

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?products_id=3395

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=3275

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_298&products_id=2944

Dois desse último de 80mm.

O que acham ?

ahahahahaa, como disse e você nao leu kkkkkkkkkkkkkkkk

colocando ele com o bumbum virado pra fonte, ele vai jogar ar no dissipador do chipset na placa-mãe, pode ate testar depois, a temp. do processador continua a mesma em qualquer posiçao do cooler, mas ele virado assim alem de esfriar o processador, esfria o chipset =D

ai e q vem a questao... você pode continuar com o PC a 60°c ate quando? eu daria prioridade ao cooler porque se continuar nessa temp ele nao vai durar muito tempo, mas caso você tenha em mente um Upgrade em breve, ai invista em um HD novo, você tem q pensar em o que vai fazer ano q vem com o PC pra nao tomar preju, porque pensa comigo, você compra esse cooler, e daq 3 meses resolve comprar um AX2 5200+, ai o cooler nao suporta ele e tal, tem q pensa direitim kkkkkkkkkkkkkkkk

este 2 fan ae eu curti, 56cfm, o outro nao vale nada nao kkkkkkkkkk, menos cfm e mais dBa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então

Agora eu estava vendo.

Que esse segundo não vai dar para colocar caso eu pegue o Hyper 212.

Uai... Aqueles primeiros parecem que estão na média de CFM e tem ruido de 21db.

É ruim mesmo ?

O problema que estou com muito medo de o Hyper 212 não caber no meu gabinete.

Será que compesa esperar para comprar o Ice Age da Casemall e um cooler 120mm daquele Cooler Master do Pistolão ?

Tem algum conselho de algum bom fan de 80mm ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara o Ice Age é uma belo Cooler, bem como o Hyper 212. Entre no site da Cooler Master e veja as medidas do Cooler, depois veja se cabe no seu gabinete. Se nenhum dissipador da placa-mãe atrapalhar ele deve caber,desde que o seu gabinete seja desses que cabem um fan de 120mm atras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o Ice Age é uma belo Cooler, bem como o Hyper 212. Entre no site da Cooler Master e veja as medidas do Cooler, depois veja se cabe no seu gabinete. Se nenhum dissipador da placa-mãe atrapalhar ele deve caber,desde que o seu gabinete seja desses que cabem um fan de 120mm atras.

Beleza Pedro.

Se é certeza beleza.

Mas agora o Hyper 212 subiu de preço onde eu ia comprar e vou esperar o Ice Age mesmo.

O problema é que as Fans do meu gabinete atual são barulhentas e queria recomendações de fans de 80mm.

E acho que comprar um cooler silencioso vai adiantar nada agora.

Mas nem sei se vai compensar a compra deles.

Acho que vou colocar uma chave liga e desliga para eles...

O que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fan silencioso de 80mm bom é o Akasa Amber series. Muito silencioso, peca um pouco no fluxo de ar, mas nem tanto (tenho 2 no meu PC, quase não os ouço e eles conseguem deixar uma 4850 bem geladinha).

Uma chave liga desliga também seria uma boa opção. Depende do seu bolso :D.

P.S: Meça o seu gabinete para ter a certeza, mas se um TX2 coube no meu que é desses que só cabem fans de 80mm atras acho que se for um desses com fans de 120mm deve caber sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fan silencioso de 80mm bom é o Akasa Amber series. Muito silencioso, peca um pouco no fluxo de ar, mas nem tanto (tenho 2 no meu PC, quase não os ouço e eles conseguem deixar uma 4850 bem geladinha).

Uma chave liga desliga também seria uma boa opção. Depende do seu bolso :D.

P.S: Meça o seu gabinete para ter a certeza, mas se um TX2 coube no meu que é desses que só cabem fans de 80mm atras acho que se for um desses com fans de 120mm deve caber sim.

As chaves liga e desliga é tranquilo.

Agora os coolers e fans vou ter que pensar mesmo.

Com certeza seria um Ice Age.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera tenho uma duvida: na minha placa mãe tem um conector de energia p/ fan (sys_fan) posso colocar um cooler de um outro processador nele?

porque eu tenho um cooler de P4 e queria usa-lo para resfriar meu pc, posso? vai funcionar? queria coloca-lo na parte de traz do meu pc.

outra coisa, o duto de ar do meu processador não fica exatamento em cima do processador, isso influência muito na sua temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal

to precisando de ajuda aqui

tenho um GABIENTE XBLADE q por sinal e muito bom

so q onde eu moro o meu quarto faz um calor infernal so pra vocês ter uma ideia sao 11 horas da noite ; e ta um calor infernal aqui

o meu pc tem ficado nessas temperaturas

da so uma olhada na imagem

então gostaria de saber se tem alguma solucao pra diminuir essa temperatura;

eu tenho um cooler de 8mm logo abaixo das gravadoras na parte frontal jogando o ar pra dentro ;

tenho um de 12mm na parte trseira em cima tirando o ar de dentro;

tenho um cooler de 8mm na parte frontal em baixo jogando o ar pra fora;(esse eu tive q colocar assim por q eu tenho uma placa de video uma 8800GS e a saida de ar dela fica na frente; se eu colocar o cooler jogando o ar pra dentro vai segurar o ar quente q sai da placa na direcao dela e isso ocasionou um aquecimento na placa de video; então invertir o cooler jogando o ar para fora nisso a temperatura da placa fica na casa de 52 a 55 graus como vocês podem ver)

coloquei um cooler de 8mm na lateral do pc jogando o ar pra dentro tambem senti uma queda de temperatura de uns 3 a 5 GRAUS;

e tenho um exastor pciexpress na parte traseira em baixo da placa de video jogando o ar pra fora;

ou seja ......

vejo so q meu processador esta com uma temperatura elevada ; sendo q como podemos ver a temperatura ambiente do quarto sempre e alta tem vez q aqui fica uns 46 GRAUS na temperatura ambiente;;

então como faco pra diminuir essa temperatura do processador??

mesmo sendo um calor infernal aqui onde moro ;

minha configuração e ;;;;

CORE2DUO E4600 2.4

VIDEO 8800GS DDR3 384MB

4GIGA DE RAM DR2 667MHZ

HD 250 GIGA 7200RPM

2 GRAVADORAS LG

placa-mãe GIGABYTE 946DS-2

FONTE DR HANK 500WATS REAIS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perfeito amigao, vamo bota o pau pa quebra ae...

Primeiramente, inverta a direçao de 2 FANs ae no seu gabinete, como voce disse, quando inverteu o frontal, a VGA diminuiu a temperatura, porque? por que nao tem nenhum FAN jogando o ar para fora... faça o que vou lhe dizer se puder:

Inverta o FAN frontal, coloque-o jogando o ar para dentro, pois o ar frio tem que vim de baixo e nao de cima, o ar quente e mais leve, quando estiver muito calor, coloque a mao no piso ae do seu quarto, ele vai estar frio...

Inverta o FAN traseiro seu, coloque-o jogando o ar para fora, como exaustor.

Desative o FAN lateral, sua VGA ja possui um cooler, portanto nao ha necessidade dele, so vai fazer mais barulho.

Se isso tudo nao mudar nada na temperatura do seu processador, realmente voce devera comprar um outro cooler para ele, pois este ae nao esta dando conta do recado, por fazer muito calor no seu quarto.

OBS.: E muito importante colocar o gabinete em um local bem arejado, deixe-o afastado da parede pelo menos 20cm, procure tambem deixa-lo perto do chao, em cima de alguma coisa, no maximo 5cm do chao, para pegar mais ar frio.

Faça as modificaçoes e poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
galera tenho uma duvida, como é que se instala um duto de ar?

comprei um gabinete novo e veio um duto de ar com lugar p/ quatro parafusos, mas os parafusos não entram nem a pau, o que eu faço?

provavelmente você tem q "fazer as roscas" para o parafuzo entrar, tente colocar muita força mesmo para colocar o parafuzo la, ate fazer a rosca, faça isso pelo menos 3 vezes pra ficar "folgado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

acessora eu! heheheh ^_^

Eu estou vivendo a seguinte situação: Eu estava com a HD trabalhando a 45ºC, a mobo a 49~50ºC e o processador estava na faixa de 40ºC, tudo isso com o pc só com o SO rodando.

Quando eu colocava o pc para trabalhar e verdade, a HD chegou a macar 55ºC, a temperatura da mobo ficou doida e o processador chegou a beirar os 55ºC. Nestas condições, eu estava usando um fan de 80 mm na parte frontal e um fan de 80 mm na traseira, todos jogando ar paa dentro.

Dai, nessa situação, eu notei que o fan frontal não estava jogando ar nenhum. A chapa do gabinete furadinha, que deveria deixar passar o ar, na verdade estava barrando o fluxo de ar para o fan, fazendo ele só gerar calor.

Então eu peguei um alicate de corte, uma lima e uma serra e serrei fora a chapa com os furinhos, deixando um "buraco" livre para passar o ar pelo fan. Depois inverti o fan traseiro para tirar o ar de dentro do gabinete.

Com tudo isso, o processador está em 34ºC, a mobo em 43ºC e a HD em 35ºC. Melhorou um monte, está ligado fazem 3 horas, mas falta testar em full o pc agora e ver para quanto vai subir.

Mas ainda não to botando fé... Estou pensando em colocar um fan de 80 mm na lateral do processador jogando ar nele junto com o duto (vou meter a serracopo e arrancar os furinhos da chapa bm) e colocar mais um de 80 mm na traseira também jogando ar para dentro (também vou arrancar a telinha original do gabinete). Salientando que meu gabinete só dá para colocar fans de 80 mm (3x) e 1 de 120 mm na tampa lateral do duto (duto para fan de 80 mm).

Será que vai dar uma amenizada legal na temperatura da máquina com mais estes 2 fans? Ou vai só fazer barulho? :unsure:

Valeu a ajuda galera! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo beleza, excelente tópico com essas dicas e instruções, utilizei várias para estar montando meu pc corretamente, porém fiquei com uma dúvida.

quanto a posição do cooler do processador, no caso eu tenho o mesmo cooler que voce, um hyper tx2, quando comprei, o vendedor da loja disse que eu deveria usar ele de lado, sentido o fluxo do ar do gabinete ( fluxo de entrada - frontal, para o fluxo de saída - traseiro ), já q eu utilizo 2 fans de 120mm uma para puxar ar de fora e outra pra retirar.

voce disse que seria melhor utilzar o cooler no sentido vga pra fonte, ou seja o cooler soltando ar no chipset da mobo. o quanto isso melhoria ? voce saberia dizer ? desculpe se coloquei alguma informação errada e ou entendi errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal,

acessora eu! heheheh ^_^

Eu estou vivendo a seguinte situação: Eu estava com a HD trabalhando a 45ºC, a mobo a 49~50ºC e o processador estava na faixa de 40ºC, tudo isso com o pc só com o SO rodando.

Quando eu colocava o pc para trabalhar e verdade, a HD chegou a macar 55ºC, a temperatura da mobo ficou doida e o processador chegou a beirar os 55ºC. Nestas condições, eu estava usando um fan de 80 mm na parte frontal e um fan de 80 mm na traseira, todos jogando ar paa dentro.

Dai, nessa situação, eu notei que o fan frontal não estava jogando ar nenhum. A chapa do gabinete furadinha, que deveria deixar passar o ar, na verdade estava barrando o fluxo de ar para o fan, fazendo ele só gerar calor.

Então eu peguei um alicate de corte, uma lima e uma serra e serrei fora a chapa com os furinhos, deixando um "buraco" livre para passar o ar pelo fan. Depois inverti o fan traseiro para tirar o ar de dentro do gabinete.

Com tudo isso, o processador está em 34ºC, a mobo em 43ºC e a HD em 35ºC. Melhorou um monte, está ligado fazem 3 horas, mas falta testar em full o pc agora e ver para quanto vai subir.

Mas ainda não to botando fé... Estou pensando em colocar um fan de 80 mm na lateral do processador jogando ar nele junto com o duto (vou meter a serracopo e arrancar os furinhos da chapa bm) e colocar mais um de 80 mm na traseira também jogando ar para dentro (também vou arrancar a telinha original do gabinete). Salientando que meu gabinete só dá para colocar fans de 80 mm (3x) e 1 de 120 mm na tampa lateral do duto (duto para fan de 80 mm).

Será que vai dar uma amenizada legal na temperatura da máquina com mais estes 2 fans? Ou vai só fazer barulho? :unsure:

Valeu a ajuda galera! :)

kkkkkkkkkkkkkkk, eu te aconselho o seguinte man... deixe do jeito que esta ae e faça os testes, porque +2FANs nao vai adiantar muita coisa, so vai fazer mais barulho, mas caso você queira mesmo fazer isso, o FAN traseiro deve RETIRAR o ar e nao "puxar", e os FANs frontais devem puxar. voce tem q fazer uma corrente de ar "perfeita" dentro do gabinete, entra tanto e sai tanto, entra por aqui sai por ali.

Fala amigo beleza, excelente tópico com essas dicas e instruções, utilizei várias para estar montando meu pc corretamente, porém fiquei com uma dúvida.

quanto a posição do cooler do processador, no caso eu tenho o mesmo cooler que voce, um hyper tx2, quando comprei, o vendedor da loja disse que eu deveria usar ele de lado, sentido o fluxo do ar do gabinete ( fluxo de entrada - frontal, para o fluxo de saída - traseiro ), já q eu utilizo 2 fans de 120mm uma para puxar ar de fora e outra pra retirar.

voce disse que seria melhor utilzar o cooler no sentido vga pra fonte, ou seja o cooler soltando ar no chipset da mobo. o quanto isso melhoria ? voce saberia dizer ? desculpe se coloquei alguma informação errada e ou entendi errado.

bom, o ideal seria como eu mencionei la, caso você tenha uma fonte com 2 coolers, para poder puxar o ar quente do processador. Se você for analisar a estrutura do gabinete, vai perceber que se colocar um FAN frontal, e o cooler na vertical(da frente pra traz), vai perceber q o ar q o FAN "sopra" dificilmente vai chegar ao cooler, o que eu fiz foi "encurtar" este caminho, ja q o ar e direcionado para a placa de video, e alem disso, nessa posiçao o cooler tb vai resfriar o dissipador do chipset da placa-mãe, por esta vantagem do cooler jogar ar para os lados que e melhor usar assim. Meu PC esta com Over no maximo, olha a assinatura, aumentei a tensão das peças para poder dar conta do recado, e mesmo assim a temperatura da placa-mãe nao passa dos 44°c em FULL, se eu mudar a posiçao do cooler ela chega fácil aos 55°c(nao passa disso porque eu setei para o PC reiniciar caso xege nessa temperatura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Kbsssssa!

Cara, testei o pc agora rodando em full. Na verdade o full foi com alguns programas abertos e rodando o CS Source jogando, só tenho ele para rodar ainda no pc.

As temperaturas ficaram assim:

Processador: 45~48ºC

Mobo: 48~50ºC

HD: 40ºC

VGA: Acho que estava em torno de uns 45~48ºC

Eu queria tentar dar uma abaixada mais nessas temperaturas. Hj mesmo estava meio nublado, mas no calorzão talvez esquente um pouco mais.

Será que o fan no duto do processador, insuflando ar para dentro do gabinete vai dar uma ajuda? porque se for para coloca-lo, vou cortar a lateral onde tem os furinhos e colocar uma telinha junto com o fan.

Qual programa posso rodar um teste da hora para manter em full a máquina?

Valeu cara! Abração! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito amigao, vamo bota o pau pa quebra ae...

Primeiramente, inverta a direçao de 2 FANs ae no seu gabinete, como voce disse, quando inverteu o frontal, a VGA diminuiu a temperatura, porque? por que nao tem nenhum FAN jogando o ar para fora... faça o que vou lhe dizer se puder:

Inverta o FAN frontal, coloque-o jogando o ar para dentro, pois o ar frio tem que vim de baixo e nao de cima, o ar quente e mais leve, quando estiver muito calor, coloque a mao no piso ae do seu quarto, ele vai estar frio...

Inverta o FAN traseiro seu, coloque-o jogando o ar para fora, como exaustor.

Desative o FAN lateral, sua VGA ja possui um cooler, portanto nao ha necessidade dele, so vai fazer mais barulho.

Se isso tudo nao mudar nada na temperatura do seu processador, realmente voce devera comprar um outro cooler para ele, pois este ae nao esta dando conta do recado, por fazer muito calor no seu quarto.

OBS.: E muito importante colocar o gabinete em um local bem arejado, deixe-o afastado da parede pelo menos 20cm, procure tambem deixa-lo perto do chao, em cima de alguma coisa, no maximo 5cm do chao, para pegar mais ar frio.

Faça as modificaçoes e poste o resultado.

OLA AMIGAO BELE

cara demorei a responder por q eu estava fora trabalahndo ; pois primeira mente vou ter q procurar alguma coisa onde eu possa colocar o pc; por q ele esta em cima da mesa ja percebi q durante o dia ate a mesa tem ficado quente;

então farei como você falou e então colocarei aqui os resultados ;

espero obter resultados POSITIVOS para o meu pc:D eu amo ele:wub::wub:

abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...