Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • diego_moicano

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

      Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Vinícius Alex

Sobre AntiVirus gratuitos..., Análise dos principais AVs da atualidade

Recommended Posts

Introdução:

Não é novidade para ninguém que a Internet se tornou um grande meio de comunicação, entretenimento e trabalho. Nada mais natural, pois através da mesma, as coisas tendem a se tornarem cada vez mais simples e fáceis.

porém, aproveitando – se da enorme quantidade de pessoas que diariamente acessam a Internet de seus computadores, seja de casa ou do trabalho, diversos “bandidos virtuais” criam com enorme freqüência, “pragas” que visam invadir a nossa privacidade, roubando dados pessoais, senhas de banco, etc. Muitas vezes fazem apenas pelo simples prazer de verem alguém tendo seu computador danificado, atrasando em muito a vida desta pessoa.

É indispensável que o internauta saiba se defender desses inimigos, preservando a integridade do seu sistema operacional.

Uma forma muito comum e básica de se montar uma estratégia de segurança, é utilizar um Antivírus de boa qualidade. Os mais conhecidos são o Norton, da empresa Symantec, e o VirusScan, da empresa McAfee. O grande problema é que a maioria das pessoas não tem dinheiro para assinar um software de segurança, já que eles custam em torno de R$ 80,00 (para Antivírus) e R$ 120,00 (para suítes de segurança) por ano.

Nesta situação, resta ao usuário adquirir uma solução gratuita, que como é de se imaginar, possui a qualidade inferior a das soluções pagas.

Existem diversas opções no mercado, embora não se possa confiar na maioria. Os principais Antivírus gratuitos que existem são:

AVG

Este é o Anti Vírus mais baixado do Brasil. Ele conta com uma boa lista de vacinas para malwares em geral e uma heurística mediana. É interessante comentar que sua detecção de malwares brasileiros se mostra muito boa, aliás, este AV usa a tecnologia da empresa brasileira Winco em vários de seus módulos, como o firewall e o filtro de Mensageiros Instantâneos. Ele ainda é um dos poucos AVs gratuitos que detectam spywares, embora a detecção dos mesmos não seja das melhores, o que vem a comprovar que a AVG Technologies fez mal uso da engine do Anti Spyware Ewido.

Mesmo tendo uma simplicidade de uso muito grande e uma eficaz ferramenta de verificação de integridade de sites chamada LinkScanner, é impossível deixar de considerar que o seu consumo de recursos do sistema é elevado.

avg8.jpg

Norman Malware Cleaner

É uma ferramenta de análise e remoção de habilidades decepcionantes oferecida pela empresa Norman.

Norman-Malware-Cleaner_1.png

AntiVir

É um poderoso AV que conta com um vasto poder de detecção tanto de vírus quanto de spywares. Sua ótima heurística aliada a sua leveza o tornam um dos mais eficazes AVs da atualidade, e mesmo esta versão gratuita supera muitos AVs pagos.

A Avira adapta-se e reage com grande velocidade as novas tendências do mercado de segurança digital, devido a isto as atualizações do banco de malwares são disponibilizadas várias vezes por dia.

Seus pontos fracos residem em sua interface que é pouco atrativa para leigos, o banner anunciando sua versão paga que surge sempre que uma atualização é realizada e seu alto índice de falsos positivos que podem não incomodar os usuários que tem mais experiência com AVs, mas podem ser fatais para os leigos.

AntiVir-Personal-Edition_3.png

Avast!

O principal concorrente do AVG no Brasil apresenta a interface semelhante a de um player de música (dentre outras skins oferecidas no site da empresa que o desenvolve), o que facilita na sua utilização. O seu índice de detecção é realmente bom, no entanto o Avast! proporciona diversos falsos positivos, principalmente no que diz respeito a rootkits. Isto porque, apesar da engine GMER ser provavelmente a melhor na detecção dos mesmos, o software original da GMER Technology fornece um relatório dos resultados da verificação para que o usuário decida se os resultados são ou não válidos, só que neste caso o próprio Avast! opta por julgá-los (fazendo - o por vezes de forma errônea, como se pode constatar pelo meu comentário anterior).

Outro ponto negativo que pesa bastante em seu desempenho, é o fato de possuir a tecnologia heurística apenas para o escaneamento de e-mails e não para o escaneamento completo do sistema.

Ao contrário do AVG, seu poder de detecção em relação a malwares brasileiros é simplesmente pífio, o que nos faz concluir que ele deve se sair melhor nos países europeus, onde sua desenvolvedora Alwil Software é uma das líderes de mercado. Em contra partida seu poder de detecção de spywares é bem melhor do que o do AVG.

avast_antivirus.gif

A-Squared Anti Malware

"O poder de detecção no geral é alto e o banco de malwares é atualizado com muita frequência. Porém, o alto número de falsos positivos praticamente o sacrifica."

"...sou obrigado a elogiar sua leveza (pouco comum para programas que utilizam dos motores anti-malware) e sua bela interface que pode ser facilmente manipulada por leigos."

Os trechos acima foram retirados da seguinte análise completa do A-Squared Anti Malware: http://forum.clubedohardware.com.br/analise-squared-anti/680675

a2_FreeBeta4-newlook.png

Comodo Internet Security

"Nesta nova versão a tecnologia e a base de assinaturas do software BoClean (também da Comodo) foram incorporadas ao Anti Vírus. Ele ainda conta com a heurística da CIMA que é conhecida por gerar poucos falsos positivos e em linhas de comparação pode ser dita como semelhante as heurísticas utilizadas pelos programas da Kaspersky e da Avira."

"O Comodo Firewall é conhecido e elogiado por publicações especializadas pela sua inquestionável eficácia."

Os trechos acima foram retirados da seguinte análise completa do CIS: http://forum.clubedohardware.com.br/falando-comodo-internet/680686

comodo-internet-security-antivirus-screen.gif

McAfee® VirusScan Plus – Special edition from AOL

Este antivirus é uma possível resposta da AOL aos antigos usuários do Active Vírus Shield. Assim como o VirusScan original, este não tem um bom poder contra vírus e spywares, além de sua heurística empalidecer diante dos testes especializados.

Como todos os produtos da segunda maior empresa de segurança digital do mundo, este software consome uma quantia generosa de recursos do sistema. Esse grande consumo esta bem relacionado com sua interface que utiliza o motor Trident (o mesmo do Internet Explorer 7) que por sinal o torna um dos mais bonitos AVs que existem.

Conta ainda com seu Firewall interativo que apesar de não possuir uma boa performance em testes especializados, pode ser uma boa alternativa ao Firewall nativo do Windows XP SP2.

vsp.jpg

Dr.Web CureIt!®

É uma ferramenta de análise e remoção de fraco poder de detecção e fraca heurística oferecida pela empresa russa Dr.Web.

Você pode conferir uma matéria especial sobre a Dr.Web no seguinte link: http://forum.clubedohardware.com.br/dr-web-lanterna/680682

DrWeb5.jpg

ClamWin

É um AV que não possui uma boa base de malwares, alem de ter uma interface ultrapassada e um escaneamento muito demorado, que em alguns PCs pode chegar há até 5 horas. Para o Windows ele não é uma boa opção, até porque, ele não possui proteção residente, mas talvez ele se saia melhor no SO Linux.

Você pode conferir um artigo especial sobre o ClamWin através do seguinte link: http://forum.clubedohardware.com.br/boas-intencoes-clamwin-duvida/680677

76056_clamwin.jpg

CyberDefender

Na verdade o CyberDefender é uma suíte de segurança. Inclui AntiVírus, AntisSyware e outros recursos. Seu poder de detecção é muito limitado e apenas o seu AntiSpyware se mostra útil em algumas situações. Alem do mais existe um banner que acompanha o software na parte superior de sua interface.

cyber-defender-free.jpg

Editado por Vinícius Alex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AV Ware

"... combate com intensidade malwares desenvolvidos em nosso país."

"...está presente um módulo de proteção específico para Pen-Drives. Este é um módulo importante para quem faz uso destes “discos rígidos portáteis”, já que nem todos os Anti Vírus possuem uma boa arquitetura para analisar os arquivos armazenados dentro deles."

" Este Anti Vírus (que pode ser seguramente utilizado como solução de segurança definitiva do SO) é tão fácil de ser usado, que dificilmente alguém terá problemas com ele (excetuando-se os poucos congelamentos que ele teve ao utilizar seu módulo firewall)."

Os trechos acima foram retirados da seguinte análise completa do AV Ware: http://forum.clubedohardware.com.br/falando-primeiro-anti/680685

84488207.jpg

PrevX 3

"...estamos diante do que pode ser um dos 5 melhores motores de detecção do mercado".

"Este AV utiliza uma tecnologia de análise comportamental, o que lhe permite identificar com qualidade tanto malwares antigos como malwares novos, incluindo os temidos “zero-days” (malwares do dia zero)."

Os trechos acima foram retirados da seguinte análise completa do PrevX: http://forum.clubedohardware.com.br/analise-prevx-3/680693

0,1425,sz=1&i=206140,00.jpg

BitDefender

É um conhecido e respeitado AV, que em sua versão gratuita não apresenta proteção residente mas traz as mais recentes tecnologias presentes na versão paga. Conseqüentemente ele se torna uma arma sólida contra os malwares antigos e recentes (devido a sua ótima heurística).

bitdefender_free_2009_32b.png

Moon Secure

É um AV desenvolvido em código aberto. Ele utiliza a fraca engine do ClamWin. Sua interface é bem primitiva, e pouco intuitiva. A diferença entre os dois, é que ele apresenta proteção em tempo real, e a comunidade livre que o desenvolve aparenta ser mais dedicada que a do ClamWin. Os criadores deste AV o auto – intitulam de melhor AV de código livre para Windows.

i3728_moonsecure2.png

Pc Tools AntiVirus

É um AV produzido pela multi - premiada Pc Tools, famosa pelo software Spyware Doctor. Ele não repete o poder de detecção do mesmo, no entanto pode ser uma boa opção para detectar virus menos complexos. Ele apresenta um consumo de recursos do sistema considerável, podendo ocasionar certa lentidão.

s_pctools.gif

Rising

A Rising International Software é uma das líderes do mercado chinês de segurança digital. Isto geralmente bastaria para se dar um voto de confiança a recentemente lançada versão gratuita de seu AntiVirus, no entanto a situação não é tão simples assim. Apesar deste AV ser cheio de boas intenções (existem poucas limitações em relação a versão paga) ele definitivamente não é o mais confiável. Além de seu poder de detecção ser limitado, sua heurística oscila perigosamente entre o mediano e o ruim.

Ao menos sua interface consegue ser agradável e suas atualizações chegam com boa velocidade.

antivirus.jpg

My Free Antivirus

Este Anti Vírus conseguiu a proeza de tirar o posto de pior AV do ViRoobot (isto porque deixei de conciderar o Abacre como sendo uma ferramenta de segurança). Além de exigir que uma barra de ferramentas seja instalada no navegador para que a atualização do banco de dados possa acontecer e ainda gerar um erro no SO ao iniciar um escaneamento, ele ainda conta com o fardo de ser desenvolvido pela Smart PC Solutions, o que sempre é um péssimo sinal.

antivirus1.jpg

Editado por Vinícius Alex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Muito boa a sua análise, Vinícius! Parabéns! O seu tópico é muito bom para as pessoas terem um conhecimento das principais características de cada antivírus e assim poderem escolher o que for melhor para elas.

Dentre as opções que você analisou meu voto vai para o Avira Antivir.

No link abaixo você encontra um ótimo teste entre vários antivírus:

http://www.av-comparatives.org/

Quando entrar no link acima, clique na aba à esquerda chamada Comparatives, aí é só você clicar nos dois últimos resultados online e conferir o resultado dos testes.

Também no link abaixo você encontra outro teste entre vários antivírus:

http://ssupdater.com/modules/Forums/index.php?showtopic=2592

Nos dois testes acima o Avira Antivir foi o campeão.

Para fazer o download do Avira Antivir é só ir neste endereço:

http://www.download.com/Avira-AntiVir-Personal-Free-Antivirus/3000-2239_4-10322935.html?tag=lst-2

Para instalar, configurar e usar corretamente o Avira antivir é só seguir as dicas destes tutoriais:

Tutorial do Avira Antivir (instalação e configuração)

Tutorial do Avira Antivir (como usá-lo corretamente)

Mas atualmente não basta apenas o antivírus, para manter o seu computador seguro e eficiente sugiro que você siga todas as dicas gratuitas deste tutorial:

Dicas para complementar a segurança do seu antivírus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico.

Mas se eu puder dar minha opinião...

O Avira não é penas mais leve que o Avast ou Avg. Ele possua uma detecção de novos vírus muito mais eficaz que os outros dois. O uso dele não é maior no Brasil por não ter a versão em português.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×