Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

diferença físca entre AGP e PCIe


Deco90

Posts recomendados

pessoal, uma duvida rapida...

como eu posso diferenciar um slot AGP de um PCIe

eu sei que muda as velocidades e tudo mais bla bla bla...

eu só queria saber fisicamente...como eu posso saber se o slot que eu estou vendo é um AGP ou PCIe

tem como?, ou somente lendo o manual da placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É comum ouvir falar nos termos AGP, PCI e PCI Express ao comprar uma placa de vídeo. Mas você sabe a diferença entre eles ou qual deles atende melhor às suas necessidades?

Em primeiro lugar, é necessário saber que o processador se comunica com os periféricos do computador por um caminho de dados chamado barramento. Este possui diferentes formatos para realizar essa comunicação. Entre eles estão os barramentos PCI, AGP e o PCI Express, mais recente dos três.

Lançado em 1992 pela Intel, o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) tinha taxa de transferência máxima de 133 MB/s —valor insuficiente para aplicações com gráficos 3D. A fim de suprir essa demanda de mercado, quatro anos mais tarde, a mesma Intel lançou o barramento AGP (Accelerated Graphics Port ou Porta Gráfica Acelerada).

Além de ser mais veloz do que o PCI, o AGP não compartilha a mesma taxa de transferência com os demais periféricos ali plugados, como fazia o seu antecessor. No caso do AGP, apenas a placa de vídeo é conectada a ele.

espero ter sanado a sua duvida amigo

A primeira versão do AGP tinha capacidade máxima de transferência de 266 MB/s, mas essa taxa evoluiu na segunda e na terceira versão do barramento, chegando a 533 MB/s e 2.133 MB/s, respectivamente.

A sucessora do padrão AGP é a arquitetura PCI Express. Essa tecnologia permite o uso de uma ou mais conexões seriais (caminhos ou "lanes") para transferência de dados. Se um determinado dispositivo usa apenas um caminho, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x, se utiliza 4 conexões, sua denominação é PCI Express 4x e assim por diante —até chegar ao 16x. Sua taxa máxima de transferência chega a 4.266 MB/s.

As placas com conectividade já AGP proporcionam bom funcionamento e reprodução de imagens de qualidade. No entanto, se você optar pela placa de barramento PCI Express, levará uma tecnologia mais recente e mais veloz para casa.

sem bla bla você pode usar o everet para poder fazer uma verificaçao em seu pc dai você vai saber qual islot você tem em seu pc ou posta ai a sua placa-mãe q nós fartemos o q poder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é...

então, muito beem explicado

só que isso eu sei

=\

o que eu quero saber é como identificar uma placa AGP/PCIe ou slot AGP/PCIe apenas olhando...da pra saber? ou só como o amigo ai disse...através de programas como EVEREST,CPU-Z, etc...

-Simples o AGP e um SLOT mais largo tipo o PCI normal e o PCI-E é slot mais estreito que o PCI e AGP. Visualmente essa é a diferença, em temos não técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o AGP na sua grande maioria é Marrom, e o PCI-E é preto (mas eu já vi agp e pci-e de outras cores, como amarelo, cinza, azul)

o APG é mais "alto" e "largo" e mais "recuado" que o PCI-E, e visivelmente tem menos "pinos"

quantas "aspas" né?

figuras pra exemplificar:

img-2f9f656d.jpg

AGP tradicional

img-47ba3070.jpg

AGP Pro

asrock_939sli_esata2_part1.jpg

O amarelo lá me cima é AGP, mas está com um adesivo, o branco grande e o vermelhor são PCI-e X16 e o pequeno é X1 (ou X4?)

400px-AGP_PCI_PCIE_PCIEx1_Bus.jpg

Mais um exeplo auto explicativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o AGP na sua grande maioria é Marrom, e o PCI-E é preto (mas eu já vi agp e pci-e de outras cores, como amarelo, cinza, azul)

o APG é mais "alto" e "largo" e mais "recuado" que o PCI-E, e visivelmente tem menos "pinos"

400px-AGP_PCI_PCIE_PCIEx1_Bus.jpg

Mais um exeplo auto explicativo

Acho que o "mais recuado" e a imagem explicam bem claramente as diferenças visuais entre eles.

Mandou bem na resposta, parabéns :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!