Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem problema deixar o notebook ligado na tomada mesmo estando desligado?


fenixman

Posts recomendados

Quando eu desligo o notebook ele continua recebendo energia através da fonte dele, tem problema deixá-lo assim ou é melhor desconectá-lo completamente da tomada elétrica??

Tem problema deixar somente a fonte do notebook ligado direto na tomada sem conectar no notebook?? São duas perguntas diferentes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, simplesmente se a bateria tiver carregada ele corta energia e não passa energia.

Assim vale também para o carregador, so mantem o led acesso para monstrar que esta energizado, mais não esta alimentado.

So recomendado retira-lo em dias de temporais com raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando o note ta desligado e a bateria 100% acho q a fonte fica la em stand-by, pode notar q ela fica fria, nao esquenta como quando o note ta em uso.

eu deixo tudo ligado, mas li uma vez um lance que o led que fica aceso direto, no fim do ano da uma bela grana de conta de luz q vai pro lixo, isso alias em qq coisa, tv, microondas e qq coisa eletronica agora q sempre tem la um led ligado. eu achava q seria um lance ridiculo o consumo, mas pelo que o texto raportava da um bom gasto anual a mais estas besteiras.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para o notebook: NAO tera problema nenhum, a menos que um raio (ou algum pico de tensão da rede) atinga a fonte e passe para dentro do notebook caso contraio NAO!!!

para a fonte, NAO tem problema mas voce estara consumindo energia a toa, pois alem do led, o circuito da fonte nao fica em standby mas sim funcionando porém sem carga obvio. o consumo é baixo mas no fim do ano rende umas geladas.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Interessante no sentido de economizar luz ou porque tem chance de estragar ou sobrecarregar a fonte e o notebook??

Pelos dois motivos: economia de luz, poupa a fonte e mais um: no caso de um dia de trovoadas previne da queda de raios que podem queimar tudo o que vê pela frente... sabe como é: "seguro morreu de velho" :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for pra deixar em um filtro e desligar, isso ja é besteira:

1° - Fonte do notebook ja possui as devidas proteções de sobrecorrente / sobretensão.

2° - estes filtro de linha que se tem por ai são uma P@#$%#$, são mais para voce ter algumas tomadas a mais do que como um filtro. um fusivel dificilmente protegera seu equipamento no caso de um raio, pois este estara dimensionado de acordo com a potencia total de seu filtro, ou seja fornecera corrente suficiente para queimar tudo. PRINCIPALMENTE se tratando de descargas atmosféricas, que são muito rapidas e geram niveis de tensões / correntes elevadissimos.

melhor mesmo é desligar da tomada.

Detalhe se usas linha telefonica conectada ao note lembre-se de retira-la quando não estiver usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for pra deixar em um filtro e desligar, isso ja é besteira:

1° - Fonte do notebook ja possui as devidas proteções de sobrecorrente / sobretensão.

2° - estes filtro de linha que se tem por ai são uma P@#$%#$, são mais para voce ter algumas tomadas a mais do que como um filtro. um fusivel dificilmente protegera seu equipamento no caso de um raio, pois este estara dimensionado de acordo com a potencia total de seu filtro, ou seja fornecera corrente suficiente para queimar tudo. PRINCIPALMENTE se tratando de descargas atmosféricas, que são muito rapidas e geram niveis de tensões / correntes elevadissimos.

melhor mesmo é desligar da tomada.

Detalhe se usas linha telefonica conectada ao note lembre-se de retira-la quando não estiver usando.

Há muito tempo atrás eu li uma matéria explicando que os filtros de linha são mais eficientes em proteção do que os estabilizadores. E que nunca devíamos deixar qualquer equipamento eletrônico ligado direto na rede elétrica. Se isso mudou, pra mim, é novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A melhor solução é mesmo um bom filtro de linha, tipo um APC na faixa de R$ 30 - R$ 50;

Aqui mesmo no fórum, na seção de Fontes e Estabilizadores tem um tópico falando que estabilizador e nada é a mesma coisa.

E não é só aqui; em outros fóruns dizem a mesma coisa.... e aquela revista conceituada, a Pro Teste (se não me engano) comprovou isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor solução é mesmo um bom filtro de linha, tipo um APC na faixa de R$ 30 - R$ 50;

Aqui mesmo no fórum, na seção de Fontes e Estabilizadores tem um tópico falando que estabilizador e nada é a mesma coisa.

E não é só aqui; em outros fóruns dizem a mesma coisa.... e aquela revista conceituada, a Pro Teste (se não me engano) comprovou isso.

Então ICE, foi exatamente esse artigo que eu li, por isso coloquei que é melhor um filtro de linha do que um estabilizador que no fundo não protege em nada o equipamento. Onde eu acho um filtro de linha com APC?? Nunca vi um pra vender, geralmente eu vejo aqueles modelos de R$ 9,99.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhes de um filtro de linha vagabundo:

Tem no interior geralmente, um capacitor, um indutor, e um fusivel. no maximo um varistor. muito mal dimensionados.

Detalhes de um filtro de linha de qualidade:

Tem geralmente: Três a seis Capacitores, 2 indutores toroidais, 3 varistores, fusivel.

Falando a grosso modo.:

Função do Capacitor: Melhorar a qualidade da Tensão, pois não permite que a mesma varie bruscamente sobre ele.

Função do Indutor: Não permitir variações bruscas na corrente.

Função do fusivel: Queimar quando ocorrer curto e/ou sobrecarga do circuito.

função do Varistor: Proteger contra sobretensões perigosas, geralmente os que eu vejo em filtros vem para 500V ou algo proximo... quando a tensão do varistor é exedida, o mesmo entra em curto queimando o fusivel.

A diferença é que nos de qualidade, estes componententes realmente foram projetados, porém mesmo assim, no projeto é obrigatório adotar-se de cargas genericas, pois nunca se sabe o que o maluco do consumidor vai colocar ligado nele, o que de certa forma reduz de um modo geral a eficácia.

o porque digo que não precisa do filtro:

A sua fonte de alimentação ja possui estas proteçoes internamente e mais algumas, como por exemplo de sobretemperatura, e sobrecorrente na saida, e estas proteções sao mais para "barrar" pequenas "variaçoes", surtos de tensões / correntes. coisa que pra uma fonte de alimentação de notebook é praticamente desprezivel, veja o porque:

1° - A tensão entra em dois terminas.

2° - passa por todos estes itens, que possui um filtro de linha, sendo que estes tem um desempenho muito melhor pois são projetados para um tipo de carga especifica.

3° - é Retificada (transformada em CC).

4° - é filtrada, por um ou dois capacitores(deixada com um ripple muito pequeno).

5° - segue para o estagio PWM, que faz a regulagem e tal (Praticamente igual a uma fonte de PC)

Agora preste atenção no 4° passo, esta fontes sao projetadas para aceitarem geralmete até 400/ 450V nesta seção, sendo que a maioria pode suportar picos breves de até 600V (transientes).

Agora pra quem entende um pouco mais de eletronica, sabe que a tensão em cima deste capacitor, é de 311Vcc se conectada em 220Vca, e 180Vcc se conectada em 127Vca, ou seja ela ja possui uma boa folga dentro dela.

por isso desprezivel o uso do filtro, mas mesmo assim se quiser usar, vai gastar uns 50 reais em um filtro razoavel, que no caso de uma cagada grande vindo da rede vai deixar passar do mesmo jeito, gaste.

como para cacas pequenas a fonte suporta tranquilo, as grandes geralmente causam mais danos a mais consumindores e aparelhos, e a concessionaria deve te reembolsar caso sofra danos, e estes sejam comprovados ter vindo da rede.

para proteçoes contra descargas atmosféricas (raios), o melhor é instalar um dispositivo SPDA, junto ao quadro de distribuição, e claro um bom aterramento.

se não tiver aterramento, esquece 90% das proteçoes, e começa a rezar porque se ocorrer um raio por exemplo, pode ir marcar a missa de sétimo dia pro teu equipamento, que a chance de ir tudo pro beleleu é grande!

espero ter esclarecido um pouco as razões pela qual nao vejo utilidade um filtro de linha.

ao resto das questões,

Magrão: pode deixar sem problemas, pois quando a bateria termina a carga ela fica como se fosse fora do circuito, desconectada, (não possui corrente fluindo).

quanto a estabilizadores, os que são com transformador isolador até fazem bem o papel de estabilizar / filtrar, porém ja faz um tempão que não vejo um desses. então com os de hoje em dia deixa sem nada que é uma porcaria a menos pra compra e pra da problema.

e se desconfiar que a sua rede esta variando contate um eletricista para verificar se não é problema na sua instalação, se nao for, contate a conssecionaria de energia que eles vem e fazem coleta de dados por 3 dias (se nao me engano) no transformador que alimenta a sua casa, e depois analisam se é problema deles ou não, se for ele resolvem.

exemplo tensão acima de 240V, começa a causar a queima de equipamentos, principalmente reatores eletronicos de lampadas fluorescentes. a concessionaria vem e abaixa o TAP do transformador, resolvendo o problema. sem custo algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fenixman: Não, o fusível só protegeria se o curto fosse na fonte do notebook, e nao na rede, e caso isto ocorra, teras que trocar sua fonte de qualquer forma, (não vejo vantajoso o conserto das mesmas, ainda mais que elas são tipo lacradas).

No caso de Tv´s, Radios, etc... estes* tambem possuem fontes internas com as devidas proteções e filtros inclusive o bendito do fusivel, (não com todos os itens de um filtro mas satisfatoriamente bem elaboradas digamos). eu recomendaria o uso de um filtro se você esta sofrendo com interferencias que venham através da rede eletrica, para tentar solucionar. mas se esta funcionando bem, não vejo a necessidade não.

* ja vi algumas marcas mais desconhecidas (XING LING), que não possuiam nada, mas nesta caso tambem não recomendo, pois se a marca não colocou um simples estagio de filtros, imagina o resto dos componentes. (nem vale a pena).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então ICE, foi exatamente esse artigo que eu li, por isso coloquei que é melhor um filtro de linha do que um estabilizador que no fundo não protege em nada o equipamento. Onde eu acho um filtro de linha com APC?? Nunca vi um pra vender, geralmente eu vejo aqueles modelos de R$ 9,99.

Sei que já vi na Atera e nas Americanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

rodrigo-j.p,

Cara você consegui me convenser, nem me lembra das aulas de eletronica da facul cara. :)

Por acaso, você é da area de eletronica?

Voltando ao topico, se você quiser manter seu note ligado direto e a fonte direto na tomada, sem problemas aqui não uso nem estabilizador e nem filtro de linha, a rede aqui é bem equilibrada com pouca oscilação. NO trabalho deixo ele num no-break.

Mais se quiser um estabilizador ou filtro, você pode colocar, ate ajudam e protegem ate uma certo ponto, mais em casos extremos so vendo pra saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um filtro de linha simples e deixo tudo ligado nele: laptop, impressora e modems adsl e wifi.

Quandoa cabo de usar o note, desligo o filtro de linha (que desliga tudo). Me poupa energia, poupa todas as fontes desses aparelhos, poupa minha paciência e dinheiro em correr nas lojas atrás de fontes que pifarem...

Nunca mais perdi nada assim, faz alguns anos que faço isso, após perder 2 modems 33.6k e 56k externos que ficavam ligados direto na tomada.

Abraços seguros que morreram de velho,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

elio_filho

quanto ao deligar tudo, é relativo, em condiçoes normais é até favoravel pela praticidade, mas caso aja uma descarga atmosférica, ou mesmo um surto grande de tensão, la se vai a sua chave, o filtro e o que tiver atras.

as fontes que você citou, GERALMENTE são fontes simples, um trafo, 4 diodos, um capacitor de filtro, e se der muita sorte um regulador de tensão. ou seja. uma perturbação na qualidade de energia na entrada se reflete numa perturbação na saida na maioria dos casos, ocasionando a queima. nesse caso o filtro da uma amenizada sim. porém com exeção da fonte da impressora (que não sei o seu preço), as outras são mais baratas que um filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...