Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas - pensando no presente e no futuro


Posts recomendados

Bem galera, mais uma vez estou aqui criando tópicos com dúvidas sobre qual config pegarei.

Criei um tópico ~ 1 mês atrás com algumas dúvidas e estava quase certo de que o PC seria esse, cotado em ~ R$ 3100:

CPU CORE DUO Q9450 2.6GHZ 12MB 1333

MB P-4 (775) ASUS P5 MAXIMUS FORMULA

VGA PCI-E512MB ATI HD 4870 DDR5 PWR COLOR

MEMORIA PARA COMPUTADOR DDR2 2GB 800 KINGSTON x2

HD SATA 500.0GB SEAGATE 7200 ( SATA II ) x2 RAID0

FONTE GABINETE ATX CORSAIR 520WATTS-REAL PS/2 EPS12V

MON. LCD 22 ACER X223W DVI BLACK WIDESCREEN

CAIXA DE SOM LOGITECH X-530 5.1 (970114)

TECLADO LOGITECH WAVE KEYBOARD + MOUSE

GRAV. DVD PIONEER DVR-215D 20X DVD+RW BLACK SATA

Mas, como meu velho não gostou muito da hipótese de gastar tanto no micro :rolleyes:, andei pensando bem e resolvi economizar sem uma grande perda de performance, e montei essa config:

CPU P-4 E8400 CORE 2DUO (775) 3.0 6MB

MB P4 S775 ASUS P5K- SE/EPU SOM/SATA/GBLAN/CORE 2 DUO-GREEN

VGA PCI-E512MB ATI HD 4870 DDR5 SAPPHIRE

MEMORIA PARA COMPUTADOR DDR2 2GB 800MHZ CORSAIR x2

HD SATA 500.0GB SEAGATE 7200 ( SATA II )

FONTE GABINETE ATX CORSAIR 520WATTS-REAL PS/2 EPS12V

MON. LCD 22 ACER X223W DVI BLACK WIDESCREEN

CAIXA DE SOM SUB. LOGITECH Z-4 2.1

TECLADO LOGITECH WAVE KEYBOARD

MOUSE PS/2 USB LOG.OPT.MX518 PRETO GAMES 8 BUTTONS 1800DPI

Irei pegar o PC no Py, e está sendo cotado em torno de R$ 2,5k.

Como podem ver, fiz mudanças significativas, principalmente na Mobo e no Processador. O que me levou à essa mudança:

Com a chegada em breve do Core i7 (Nehalem), e, certamente, a melhor adaptação da DDR3, pensei que não valheria a pena pagar quase R$300 a mais no q9450 do que eu pagarei no e8400 (Melhor custo/benefício para jogos, sendo que os games ainda não estão desfrutando dos 4 núcleos), e comprar uma Mobo tão cara, sendo que não irei desfrutar de toda sua capacidade, e com isso, quando migrar para DDR3, trocando a Mobo, não perderei tanto $ quanto perderei comprando a P5K-SE, que é uma ótima Placa Mãe...

Agora vem as dúvidas:

1. É claro que o Q9450 é um maravilhoso processador, mas, para mim, que não aproveitarei dos seus 4 núcleos, compensaria gastar R$300 a mais, sendo que o E8400 irá me satisfazer por um bom tempo?

2. Com a P5K-SE, terei um bom desempenho com o E8400 e a HD4870??

3. Como viram na primeira config, eu pensava em fazer RAID-0, realmente compensa?

4. Se eu fosse fazê-lo, qual Mobo que tenha no PY, na faixa de preço da P5K-SE, deveria pegar?

5. Pegando 2 HD's de 250Gb para o RAID, seria bom também que pegasse um outro HD para backup?

6. Um pente 2GB DDR2 800 Kingston custa U$ 39, e um Corsair U$ 56, vale a diferença?

7. O mouse Logitech MX518, é realmente bom para jogos?

8. Essa mudança vale os R$500~R$600 que economizarei com isso?

9. Com essa config, por quanto tempo terei sossego nos jogos?

10. O E8500 custa em torno de R$45 mais que o E8400. Compensam pelos 0,2Ghz?

11. O que mais me aconselhariam?

Com essa config, creio que devo rodar todos jogos com tranquilidade, e quando eu realmente precisar poderei fazer um UP, trocando proc, mobo e memórias, pegando um multicore, quando os jogos forem adaptados a eles, DDR3 compensadora e uma mobo mais parruda...

Devo estar pegando este micro em 1 ou 2 meses, e é bem capaz que até lá crie outros tópicos com outras dúvidas :D

Me ajudem aí :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vem as respostas :)

1. Por um lado vale a pena o que você disse, pois a partir do i7 vão lançar novas mobos pros Nehalem, pra que investir num topo que "está pra sair de linha" (mas talvez te dê suporte até 2011);

2.Sim, vai aguentar numa boa, única coisa da P5K-SE que não gostei foi não ter Raid e PCI-e 2.0 que ficou faltando.

3. Compensa raid sim, os 2 HDs vão aumentar a capacidade do pc sim.

4. Se eu fosse fazê-lo, qual Mobo que tenha no PY, na faixa de preço da P5K-SE, deveria pegar?

5. Talvez seria bom fazer backups periodicamente, visto que seria mais barato $$

6. Kingston é memória "genérica" mas são boas memos. As memórias da corsair geralmente têm recursos para overclocker, às vezes latências mais baixas ou dissipadores de calor, tem que ver o modelo pra tirar uma conclusão.

7. Não cheguei a ver esse mouse. =P

8. Pra mim achei que vale, pois o E8400 é um bom processador, e em jogos com altas resoluções a placa de vídeo faz a diferença.

9. Isso não dá pra prever, mas tranquilidade até daqui 2 anos acho, pois estão começando a investir em multi-core.

10. Acho que vai mais de você mesmo, se puder gastar essa grana tudo bem, mas não seria vital assim o 8500 ao invés do 8400.

11.A mobo seria uma boa pegar alguma com Raid e PCI-e 2.0; eu vi a P5Q da Asus e a GA-EP45 DS3R da Gigabyte que têm essas características.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vem as respostas :)

1. Por um lado vale a pena o que você disse, pois a partir do i7 vão lançar novas mobos pros Nehalem, pra que investir num topo que "está pra sair de linha" (mas talvez te dê suporte até 2011);

2.Sim, vai aguentar numa boa, única coisa da P5K-SE que não gostei foi não ter Raid e PCI-e 2.0 que ficou faltando.

3. Compensa raid sim, os 2 HDs vão aumentar a capacidade do pc sim.

4. Se eu fosse fazê-lo, qual Mobo que tenha no PY, na faixa de preço da P5K-SE, deveria pegar?

5. Talvez seria bom fazer backups periodicamente, visto que seria mais barato $$

6. Kingston é memória "genérica" mas são boas memos. As memórias da corsair geralmente têm recursos para overclocker, às vezes latências mais baixas ou dissipadores de calor, tem que ver o modelo pra tirar uma conclusão.

7. Não cheguei a ver esse mouse. =P

8. Pra mim achei que vale, pois o E8400 é um bom processador, e em jogos com altas resoluções a placa de vídeo faz a diferença.

9. Isso não dá pra prever, mas tranquilidade até daqui 2 anos acho, pois estão começando a investir em multi-core.

10. Acho que vai mais de você mesmo, se puder gastar essa grana tudo bem, mas não seria vital assim o 8500 ao invés do 8400.

11.A mobo seria uma boa pegar alguma com Raid e PCI-e 2.0; eu vi a P5Q da Asus e a GA-EP45 DS3R da Gigabyte que têm essas características.

Então, mas, pelo que li, o PCI-e 2.0 não tem um grande aumento de desempenho. É algo quase imperceptível, não é?

No site da Navenet não especifica qual memória é essa Corsair, mas ao clicar no produto, a imagem que se tem é da XMS2, devo ficar com ela?

A P5Q e a EP45-DS3 sei que são boas placas, mas as mobos com P45 ainda não chegaram no Py...

Queria muito fazer RAID0, quais mobos que tenham no Py me aconselhariam?

Vi algumas:

Abit IP35 PRO Off Limits - U$ 176

Asus P5KC - U$ 128 (Seria só pelo fato de ter RAID, e não por ter DDR3, que não compensa -> 1333Mhz)

Asus P5K-Premium - U$ 196

Vi que a IP35 PRO é boa pra over. O que acham?

Ou devo pegar outra?

E uma dúvida sobre o over. Pra jogar o E8400 ou o E8500 à 3.6 ~ 3.8Ghz, o cooler Box aguenta? Senão, qual cooler (barato) deveria comprar?

Vamos lá galera.. Ninguém mais pra me ajudar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o PCI-e 2.0 acho que se você vai colocar uma vga como a HD 4870 acho que eu aproveitaria o melhor dela; é que eu fui nessas mobos pelo P45 que é um chipset melhor.

A P5KC eu estava pensando em comprar por causa do Raid, a Gigabyte tem uma mobo igual a que citei só que chipset P35, GA-EP35 DS3R têm Raid.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1403/1

teste desta placa, ela é muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pretendendo mesmo ficar com P5KC somente pelo fato do RAID...

O que ela tem a mais que a P5K-SE são somente o RAID e o suporte a DDR3?

Quem sabe se até eu pegar o micro a P5Q já não tenha chegado por lá. Se chegar, provavelmente pego ela!

Tô vendo que só você mesmo tá afim de me ajudar stenn :(

Cadê o povo desse fórum??? :D

Vamo lá, qualquer opinião ou crítica é bem vinda...

E sobre o over?? Cooler??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega a P5K SE mesmo, vai ter o mesmo desempenho e vai economizar uma grana

Então, mas tinha vontade fazer RAID, optando pela P5KC por ter suporte, mas parece que o RAID dela não é essas coisas... e agora??

Eu simpatizo muito com a P5K-SE. O único fato que me faria pegar outra placa seria o RAID0...

Vocês no meu lugar fariam o quê?? Pagariam a mais para ter a P5KC e RAID0? O RAID0 realmente vale o maior gasto e risco que terei?

Se eu fizer RAID gastarei mais na placa mãe, nos HD's e na gaveta externa que comprarei, sendo que pegarei 3 de 250GB, 2 para o RAID e 1 que colocaria na gaveta para backup....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A config tá muito boa desse jeito. Mas como você não vai comprar agora, os preços devem cair ainda mais e você poderá comprar uma máquina um pouco superior até lá.

Uma boa coisa seria comprar uma placa mãe com chipset P45, da ASUS (série P5Q), ou da ECS (essa deve estar por um bom preço, e é de ótima qualidade também). Por ter suporte nativo ao fsb1600, vai ajudar em um futuro upgrade para dar uma "sobrevida" `a sua máquina.

Sobre o processador, pense na ideia de comprar um Q6600 e fazer um overclock bom nele. Os jogos estão sendo otimizados sim para quatro núcleos, e acredito que um quad se torne vantagem em jogos mais cedo do que a maioria pensa. O Q6600 passa fácil dos 3 GHz, tem um excelente custo-desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A config tá muito boa desse jeito. Mas como você não vai comprar agora' date=' os preços devem cair ainda mais e você poderá comprar uma máquina um pouco superior até lá.

Uma boa coisa seria comprar uma placa mãe com chipset P45, da ASUS (série P5Q), ou da ECS (essa deve estar por um bom preço, e é de ótima qualidade também). Por ter suporte nativo ao fsb1600, vai ajudar em um futuro upgrade para dar uma "sobrevida" `a sua máquina.

Sobre o processador, pense na ideia de comprar um Q6600 e fazer um overclock bom nele. Os jogos estão sendo otimizados sim para quatro núcleos, e acredito que um quad se torne vantagem em jogos mais cedo do que a maioria pensa. O Q6600 passa fácil dos 3 GHz, tem um excelente custo-desempenho.[/quote']

Cara, eu já ia pegar um Quad, que seria o Q9450, mas, por n razões, já estou decidido pelo C2D.. E8400 ou E8500...

A minha maior dúvida agora está sendo com a Mobo, RAID e over com cooler box no E8400/E8500...

Mobo P45 num vai rolar pra mim enquanto não chegar no Py, minha esperança é de que até eu pegar o micro já tenha chegado... já que o PC vai ser comprado inteiro lá...

Dei uma desanimada de pegar a P5KC para fazer RAID depois que li em suas especificações que só ela só aceita RAID com um dos HDs sendo externo, isso é verdade?

E parece também que ela só faz RAID através da controladora JMicron, que dizem não ser muito boa...

O que vocês acham que devo fazer?

Respondam aí, por favorr!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o Q9450 é excelente, eu prefiro ele do qualquer C2D.

Pega uma P5KC mesmo, mas não espere milagres com over.

Que eu saiba ela suporta Raid 0 e Raid 1... Já a questão da controladora eu num sei.

Eaí Harry... então, o Q9450 é mesmo muito excelente... mas, vou ter que pegar o E8400 ou o E8500 mesmo, que também são ótimos, pra dar uma economizada... Qualquer um dos 2 segura legal né??

Já a P5KC, ela suporta mesmo RAID. Mas nas especificações dela diz que suporta RAID, sendo um dos HDs conectado no eSata, isso que eu acho estranho, e pelo que pesquisei, a JMicron não tem um desempenho tão bom... Alguém sabe me dizer como funciona o RAID nela??

Tô quase ficando doido aqui já... :D

Tô pendendo mais pro lado da P5K-SE e 1 HD de 500GB...

E para jogar o E8400/E8500 para 3.6Ghz, o cooler box aguenta? Ou seria mais recomendado trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei dando uma olhada na ECS P45T-A Black Series e achei ela bem interessante, simples, barata, com RAID e PCI-e 2.0, só que teria que compra-la aqui no Brasil. Achei ela por ~R$ 350, basicamente o mesmo preço que a Asus P5K Premium no Py...

Enfim.. pago R$350 na P45T-a no Brasil ou na P5K Premium no Py??

Ou recomendariam outra na mesma faixa de preço??

E sobre o RAID, quais HDs devo escolher?? 2x 250GB ou 2x 320GB?? Samsung ou Seagate?

Vamos lá galera... me ajudem aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...