Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Várias dúvidas sobre pc para jogo


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! No fim do ano, pretendo gastar entre 4 e 5 mil(fora o monitor) para montar um super pc para jogos. No entanto, tenho várias dúvidas.

1) Gráficos: se eu montar um computador bem potente os gráficos vão ficar melhores, ou ao menos iguais, que o do PS3? Eu fico preocupado, pois a compatibilidade em jogos de pc é bem mais complicada que video games. Fico com medo de lags, conflitos com hardwares ou sistema operacional, etc. Por exemplo, Crysis rodando no máximo fica melhor que no X-BOX 360?

2) Placa-mãe: Qual é a melhor placa-mãe atualmente em custo/benefício disponível e que vá me permitir sobreviver um tempinho sem trocá-la para ter que fazer upgrade no hardware? Se possível que segure o eventual sucessor do Quad Core(aliás, há algum em vista?).

3) Memória: Atualmente, pelo preço, é melhor eu usar DDR2 e só utilizar DDR3 quando o preço valer a pena e sua utilização for realmente necessária?

4) HD: Como é o esquema de ligar dois HDs por RAID? Rola algum tipo de lentidão por conta disso? Se eu pegar dois de 500 gigas, preciso de alguma especificação para maximizar meu desempenho em jogos?

7) Placa de Vídeo: Atualmente a melhor do mercado é a HD 4870 x2, certo? Ela consegue rodar qualquer jogo atual na resolução máxima de um monitor 22' Wide com tudo no máximo? Como funciona esse esquema de Crossfire? Realmente rola uma diferença significativa que justifique o investimento em duas placas?

8) Gabinete: Não entendo nada, por isso gostaria de dicas de gabinetes muito bem ventilados que agüentem uma máquina pesada.

9) Fonte: Para segurar tudo isso que falei(incluindo o Crossfire e Raid), qual a potência real recomendada? Por quanto ficaria uma fonte que segurasse tudo isso recentemente? Qual a recomendada?

10) No-break: É realmente recomendado ou frescura?

Desculpem se o texto ficou confuso. É que estou no trabalho e com pouco tempo para postar. Se eu lembrar de algo que ficou faltando, depois posto por aqui.

Quero passar dezembro com a possibilidade de jogar GTA 4, Mass Effect, Gears of Wars, Oblivion, dentre outros, sem a preocupação de lag ou da impossibilidade de extrair o máximo do visual gráfico deles.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Gráficos: se eu montar um computador bem potente os gráficos vão ficar melhores, ou ao menos iguais, que o do PS3? Eu fico preocupado, pois a compatibilidade em jogos de pc é bem mais complicada que video games. Fico com medo de lags, conflitos com hardwares ou sistema operacional, etc. Por exemplo, Crysis rodando no máximo fica melhor que no X-BOX 360?
Boa parte das placas de video que se tem no mercado hoje em dia superam um PS3 ou XBOX360, de boa.
2) Placa-mãe: Qual é a melhor placa-mãe atualmente em custo/benefício disponível e que vá me permitir sobreviver um tempinho sem trocá-la para ter que fazer upgrade no hardware? Se possível que segure o eventual sucessor do Quad Core(aliás, há algum em vista?).
ASUS PK-SE / P5K-C ou ECS P45T-A.
3) Memória: Atualmente, pelo preço, é melhor eu usar DDR2 e só utilizar DDR3 quando o preço valer a pena e sua utilização for realmente necessária?
Corretíssimo. Coloque 2x2GB DDR2 800 ou 1066.
4) HD: Como é o esquema de ligar dois HDs por RAID? Rola algum tipo de lentidão por conta disso? Se eu pegar dois de 500 gigas, preciso de alguma especificação para maximizar meu desempenho em jogos?
Se você tiver grana seria interessante investi em RAID0, com isso dividindo o trabalho entre os HDs e aumentando o desempenho da maquina.
7) Placa de Vídeo: Atualmente a melhor do mercado é a HD 4870 x2, certo? Ela consegue rodar qualquer jogo atual na resolução máxima de um monitor 22' Wide com tudo no máximo? Como funciona esse esquema de Crossfire? Realmente rola uma diferença significativa que justifique o investimento em duas placas?
Roda sim, mas essas VGAs e para quem roda jogos em altíssimas resoluções, tipo eu tenho uma 8800GT e rodo todos jogos ate agora no máximo só que em 1280x1024, para mim pra cima disso é exagero, eu pegaria uma 4850. Cross e uma tecnologia da ATI, que tem como objetivo unir duas vgas funcionando ao mesmo tempo, mas ja temos CROSS X, que consegue unir três VGAs.
8)Gabinete: Não entendo nada, por isso gostaria de dicas de gabinetes muito bem ventilados que agüentem uma máquina pesada.
Porocure no CDH tem varias indicações de Gabinetes.
9) Fonte: Para segurar tudo isso que falei(incluindo o Crossfire e Raid), qual a potência real recomendada? Por quanto ficaria uma fonte que segurasse tudo isso recentemente? Qual a recomendada?
Corsair 750W.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao forum.

1-Cara a qualidade de um jogo não vai aumentar dependendo da maquina que é rodado e sim dependendo da cofiguração que esta marcado nas opções na aba de opções do jogo. Ex:Crysis rodado no low em 1024x768 por dois pc's diferentes(PC1:hd 4870 x2 , core 2 extreme Q9775 , 4gb ddr 3 2.0ghz[todas peças high end] e PC2: 8600 GT,core 2 duo E4300 ,1gb[peças que não compram nem as memorias do primeiro pc])

nas duas configurações os graficos do jogo seriam os mesmos independente da enorme diferença de hardware entre as maquinas.

Por exemplo, Crysis rodando no máximo fica melhor que no X-BOX 360?

Crysis no maximo desbancaria qualquer jogo de XBOX 360/PS3 (em um monitor bom)

2-Sucesores dos core 2(quad ou duo) serão os INTEL NEHALEM(Topico fixo sobre discussões sobre ele,poste la qualquer duvida especial sobre os processadores http://forum.clubedohardware.com.br/intel-nehalem/525450 )

Cara placas mãe procure com suporte aos processadores quad 45nm,slot pci-ex 16 2.0(2 se você quiser SLI ou CF),Memorias DDR-2 800mhz ou 1066mhz(se puder bancar memorias DDR3 que estão muito caras você pode investir nelas),RAID se você quiser utilizar essa opção.placas que são boas:

Gigabyte X48-DQ6 (suporte a raid ,ddr2 e CF)

Placa-Mãe X48T-A Black Series ECS (DDR3,raid,CF)

XFX nFORCE 790i ULTRA(raid,DDR 3 ,SLI)

3-como já disse se você puder bancar memorias DDR 3 é uma boa + se não pegue as DDR 2 com baixos timings(que são aqueles numeros exibidos nelas ex xxxxx DDR2 1066 pc8500 4-4-4-12)e procure fazer dual-channel.

4-Pelo que sei RAID 0 que divide os aquivos e grava metade em cada HD.Tem um tipo de raid que salva os arquivos inteiros nos dois hd's ai é um metodo de segurança mas não sei se rola a lentidão.O aumento de desempenho em jogos é o minimo possivel.

7-Sim, a HD 4870 x2 é a melhor placa do mercado visando jogos.Ela roda qualquer jogo no maximo no monitor lcd 22" 1650x1050.CrossFire é o trabalho de duas placas simultaniamente e em conjunto em um pc(é necessario obviamente dois slots pci-ex para o recurso).Esse aumento não chega a margem de 100% em um jogo por isso é questionavel o uso de SLI/CF.

8-Gabinete você deve procurar por um bem espaçoso que você possa adptar alguns coolers nele também.(não sou muito bom nessa parte de gabinetes,você pode procurar na area de gabinetes do forum http://forum.clubedohardware.com.br/gabinetes-casemods/f44 .

9-Cara vou te dizer uma fonte que eu recomendo para configurações desse nivel:

FONTE CORSAIR 750W REAIS 85% EFICIÊNCIA CMPSU-750TX BOX (470,00)

10-De certo modo pode ser frescura mas pense quando você ta fazendo algo importante e acontece uma queda na energia eletrica,pode perder arquivos importantes,jogos fexados sem salvar,etc.

Não vou te indicar uma configuração agora pois devemos esperar o laçamento dos NEHALEM no final do ano eu acho ,já que seu pc é só para o final do ano.

Qualquer configuração com um core 2 duo E7xxx ou 8xxx pra cima + HD 4870 x2 rodaria esses jogos citados no maximo.

Se algo estiver errado podem corigir pessoal,afinal a união de ideias faz a conclusão final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta, XxXerickXxX! Abaixo vão algumas considerações:

1)Quando eu falo em compatibilidade, refiro-me principalmente a jogos antigos. Por exemplo, pode sair alguma atualização para o Vista que faça algum jogo atual, como Crysis, deixar de trabalhar bem. Aconteceu isso bastante na época do Service Pack 2 do XP. Alguns jogos deixaram de rodar ou então travavam em alguma parte por conta disso.

Havia também a lenda(não sei se é verdade) que alguns jogos só funcionavam bem em determinada placa de vídeo. De cabeça, lembro do caso do NFSU, que não exibia tudo em placas Geforce.

2)Acho melhor então só pensar neles mais pra frente, quando algo realmente justificar seu uso.

3)

4)Então é só uma espécie de Backup?

7) Então ainda não é justificado o Crossfire, certo?

8)Vou dar uma olhada por lá. Obrigado!

9)Dica anotada.

Então um Core 2 Duo é suficiente? Pra que serviria o Quad então? Por exemplo, se eu jogar e ao mesmo tempo deixar aberto um programa de Torrent o desempenho do jogo cai consideravelmente no Duo? Isso melhoraria em um Quad?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4)Então é só uma espécie de Backup?

O Raid 0 aumenta o desempenho da máquina, somando as taxas de transferência dos dois HDs; porém é aconselhável pegar 2 HDs iguais, porque se um tiver taxas menores, porque senão o pc considera a taxa de transferência máxima menor para somar; Ex: um HD com 50mb/s e outro com 100mb/s. O PC vai somar 50+50=100 e não 100+50.

Já Raid 1 é quando um HD é usado para armazenamento de dados e o segundo para backup.

7) Então ainda não é justificado o Crossfire, certo?

O Crossfire aumenta o desempenho em jogos, porém a X2 HD 4870 já roda tudo em resoluções grandes. Tem um teste no site do clube com ela e mostra o desempenho dela, mas uma HD 4870 normal já deve dar conta.

Então um Core 2 Duo é suficiente? Pra que serviria o Quad então? Por exemplo, se eu jogar e ao mesmo tempo deixar aberto um programa de Torrent o desempenho do jogo cai consideravelmente no Duo? Isso melhoraria em um Quad?

O problema de comprar Quad é que a maior parte dos programas não são escritos tendo em base os quad, mas estão surgindo várias aplicações e jogos que aproveitam a capacidade do quad. Um E8500 segura a Config, mas eu compraria um Q9450 visando um investimento duradouro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta, XxXerickXxX! Abaixo vão algumas considerações:

1)Quando eu falo em compatibilidade, refiro-me principalmente a jogos antigos. Por exemplo, pode sair alguma atualização para o Vista que faça algum jogo atual, como Crysis, deixar de trabalhar bem. Aconteceu isso bastante na época do Service Pack 2 do XP. Alguns jogos deixaram de rodar ou então travavam em alguma parte por conta disso.

Havia também a lenda(não sei se é verdade) que alguns jogos só funcionavam bem em determinada placa de vídeo. De cabeça, lembro do caso do NFSU, que não exibia tudo em placas Geforce.

acho que isso não vira a acontecer com jogos mais recentes.Mesmo se vier a acontecer (o que é pouquissimo provavel) a empresa responsavel pelo jogo liberaria um patch e pronto.

Algumas placas se dão melhores em alguns jogos sim.Olhe o review da hd4870x2 aqui do Clube do Hardware, se não me engano a 9800 GTX bateu a HD 4870 x2 no unreal tournament 3 ,mas no resto dos jogos a HD 4870 x2 humilha a 9800 GTX.(mas mesmo assim a HD não fez feio,rodoou o UT3 muito bem em altas resoluções 2560x1920 e 1900x1200 no max.

2)Acho melhor então só pensar neles mais pra frente, quando algo realmente justificar seu uso.

Certo.

4)Então é só uma espécie de Backup?

Tem um tipo de raid que é uma forma de backup sim,mas o RAID0 é para aumento de performance ,pouca mas é um aumento.

7) Então ainda não é justificado o Crossfire, certo?

Nesse momento CF/SLI não são boas opções para que vai jogar em resolução menores que 1900x1200.(mas para que tiver grana pode ser viavel)

8)Vou dar uma olhada por lá. Obrigado!

Isso mesmo,os experts em gabinetes te ajudarão.

Então um Core 2 Duo é suficiente? Pra que serviria o Quad então? Por exemplo, se eu jogar e ao mesmo tempo deixar aberto um programa de Torrent o desempenho do jogo cai consideravelmente no Duo? Isso melhoraria em um Quad?

Olha nesse exato momento um core 2 duo em questão de jogos é suficiente(pois ainda são pouquissimos jogos ou nenhum otimizados para usufluir dos 4 núcleos do quad,mas a longo prazo a melhor opção seria um Quad.

Consideravelmente acho que não,mas haveira uma pequena perda de desempenho.

Sim o quad diminuiria significavelmente essa perda de desempenho.

qualquer duvida sinta-se a vontade para perguntar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...