Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Maragato

Implantação e definição de rede interligada!!

Recommended Posts

Boa Tarde!

Bom, estou com um problemão, presciso resolver um trabalho pra faculdade e como não é minha area vim direto em quem tem o dom, segue abaixo a descrição do trabalho que eu presciso fazer, se alguem puder me ajudar com qualquer parte do trabalho fico agradecido, gostaria que levassem em conta os custos e a ideia de que presciso de um sistema que seja funcional e seguro e levando em consideração custos de manutenção ou seja uma configuração que não seja muito fraca e que me gere um custo baixo inicial mas que dentro de pouco tempo tenha que ser trocada, obrigado , lá vai....

Alpha Made LTDA deverá modernizar seu parque computacional. Hoje a Alpha Made possuí em sua área administrativa 10 computadores, os quais não estão interligados em rede. A necessidade levantada por uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informática contratada, foi de 01 servidor de arquivos e 20 Estações de trabalho. Além desses equipamentos foi indicado pela consultoria a utilização de plataforma operacional Windows ou Linux e aplicativos para escritórios do tipo Office. Há a necessidade também de os equipamentos serem interligados através de uma Rede local – LAN. A Alpha Made precisa ainda de um LINK de alta velocidade (Banda Larga) para acesso à Internet.

Obrigado a todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se eu entendi bem, você precisa de configurações e sugestões dos programas... ai vai....

Alpha Made LTDA deverá modernizar seu parque computacional. Hoje a Alpha Made possuí em sua área administrativa 10 computadores, os quais não estão interligados em rede.

A necessidade levantada por uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informática contratada, foi de 01 servidor de arquivos e 20 Estações de trabalho.

beleza... 01 servidor de arquivos....

P4 Core 2 duo 2.0

2 gb RAM

2 GB SATA 250 gb

1 disco externo de 250 gb (usb ou esata) para backup

Necessita ter placa de rede :P

As estações podem ser máquinas de baixo custo... como celeron com 1 gb de ram e sem drives (cd-rom / floppy) com placa de rede :P

Cote nessas estações licenças do windows O&M mais barata. Se cotar vista, pegue a versão business para cima.

Além desses equipamentos foi indicado pela consultoria a utilização de plataforma operacional Windows ou Linux

Utilize Linux, com o samba você consegue fazer o serviço de um controlador de dominio como no windows e o melhor de tudo, você não gasta com licenças.

e aplicativos para escritórios do tipo Office.

O OpenOffice ou o BROffice dá conta do recado!

Há a necessidade também de os equipamentos serem interligados através de uma Rede local – LAN.

2 Switch de 24 portas com pelo menos 2 portas gigabit para o uplink resolve o problema... um Dlink DES1026G (acho q é esse modelo) resolve

A Alpha Made precisa ainda de um LINK de alta velocidade (Banda Larga) para acesso à Internet.

Bom, ai depende da localidade... tem localidades que links do tipo adsl funcionam... outros não... você tem que verificar o local para ver se um link dedicado rola... ou se é so satelite... tem que ter mais informações...

Um problema que não foi abordado é como você vai compartilhar a internet para os outros equipamentos... Eu recomendo a instalação de uma segunda máquina para essa tarefa, também rodando linux fazendo o papel de firewall e controlando o acesso a internet.

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais