Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rau

Me ajudem consertar um nobreak APC

Recommended Posts

Tenho um nobrak APC BE325-LM que uso numa pequena torre com uma antena wireless + AP + Modem e uns coolers + três baterias sobressalentes de 7Ah que adaptei nesse nobreak. Sei que posso estar forçando um nobreak que não foi feito pra operar por muitas horas em bateria, mas foi o que pude comprar na época. Funcionou 2 anos e meio assim e foi pifar justamente agora, tem 6 meses que acabou a garantia, enfim...

Chegando no local vi que o LED do botão liga/desliga do nobreak estava piscando o tempo inteiro, nao tenho como passar o diagnóstico sonoro porque eu tirei o buzzer dele porque no local ia ficar chamando atenção e não tinha necessidade. Mas no manual diz que o LED piscando direto pode ser bateria ruim. Retirei as baterias e uma delas tava com 11.5V, as outras tavam com 12.5V, deixei as boas e religuei o nobreak, mas ele não conseguia se manter, ficava indo e voltando pra bateria, um dos relés dele passou a ficar em "loop" ou seja, um click atrás do outro, bateria / AC / bateria /AC. Desliguei o nobreak e trouxe pra casa, chegando aqui ele não dá mais sinal de vida. Botei uma bateria relativamente nova que tenho aqui, mas mesmo assim o nobreak não dá mais sinal de vida, não liga, nao faz nada...

Eu não tenho muitos conhecimentos de eletrônica, sei o básico do básico, mas tenho uma pequena experiência em retirar e soldar componentes que sei de ante-mão que estão com problema, só não sei medir todos os tipos de componentes pra saber se estão com falha. Então to postando aqui pra que me ajudem a consertar esse nobreak. Tenho a mesma placa de um outro nobreak igual, faltando alguns componentes, se eu puder identificar o componente com defeito e transplantar de uma placa pra outra, já vai ser de grande ajuda! Vou postar fotos da placa pra que possam me ajudar! Ficarei muito agradecido se puderem me falar o que trocar, testar e como testar.

Os cabos do transformador tão desconectados, se precisarem, posto uma foto com tudo conectado... Ah e o varistor que ta com a fita termoretratil rasgada não é um varistor estourado não, essa fita rasgou uma vez que abri esse nobreak e a tampa nao tava encaixando direito, ela roçou tanto ai q rasgou a fita protetora...

img1.jpg

img2.jpg

mg3.jpg

valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como testo esses transistores ai? Infelizmente a placa que eu tenho aqui jogaga tem apenas dois desses transistores, um foi arrancado... preciso testar qual ta com defeito dois tem valores iguais e um deles, q ta fora do dissipador, é diferente. Sei que preciso identificar o tipo de transistor, acho q NPN ou coisa assim... mas nao lembro como q testo, sei q tem uma escala propria no multimetro e tenho que testar nas "perninas" dele pra ver se ta em curto ou algo assim. FOTO:

DSC02130.jpg

Sobre os capacitores, como testo?? E quais, porque tem muitos pequenos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tem fusivel, tem um microdisjuntor, mas ele ta funcionando, a energia chega até os conectores Fase/Neutro da entrada da placa, isso foi a primeira coisa que verifiquei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resolvido! Troquei os transistores chaveadores que estavam no dissipador e o problema se foi! :)

Antes eu tinha tirado um transistor de uma placa de um velho SMS 600VA. Esse transistor tb não tinha dissipador. Então como eu nao tinha como ou não sabia testar os transistores, resolvi trocar todos, mas só tinha dois originais aqui, troquei os três com 1 da placa da SMS, mas continuou na mesma, então decidi pegar o velho e original e colocar de volta, pronto, nobreak funfando de novo! :)

Então os dois transistores chaveadores que estão nos dissipadores da foto eram os culpados e acho que daqui a mais ou menos 2 anos vão dar defeito de novo porque no local q esse nobreak tá, nossa senhora, falta luz demais ou a tensão no horário de pico cai ao ponto do nobreak passar pra bateria. Dessa vez vou por um estabilizador pra dar uma compensada na tensão lá porque ficar indo pra bateria toda vez que a tensão baixa, mesmo sem cair totalmente, não dá, nem as pobres baterias aguentam.

Dessa vez botei pasta térmica nos transistores tb, porque não tinha, pra ver se ele distribuir melhor o calor pro dissipador.

É isso, ai. Valeu, pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão, um técnico pra ser um bom técnico tem q aprender a conhecer as etapas de um circuito eletrônico e tambem conhecer os componentes eletrônicos e em cada etapa do circuito o sinal é trabalhado e esses sinais teram q ser compreendidos e estudados, não adianta olhar o circuito vê um componente com defeito e não saber porque ele entrou em defeito só trocar não vai adiantar nada! Claro q muitas vezer pode se dá sorte, mais seria bom começar do princípio! Amigão só estou querendo lhe incentivar e nunca lhe criticar! Valeu?

Editado por Kaarell

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E eu não sei disso?? :) Mas eu não sou técnico em eletrônica, nem tenho pretensões de ser, sou um curioso fuçador com alguns conhecimentos básicos. :)

E justamente por isso to de volta aqui. O Nobrak ta funcionado beleza, mas nao ta aceitando mais de uma bateria. Eu mesmo fiz um chicote pra adaptar mais baterias. Ele vem com uma original de 3Ah e funcionou por 2 anos e 6 meses com três de 7Ah, mas agora que "consertei" ele só tá pegando a original de 3Ah, nao aceita nem outra de 3Ah junto com uma de 3Ah presente. Ele liga e logo se desliga.

Sei q não é um nobreak feito pra expandir a autonomia, se fosse ele vinha com saida externa, mas porque ele funcionou tanto tempo assim e agora nao ta aceitando??

EDITADO:

Acho que é algum relacionado ao chicote que fiz, liguei apenas a bateria de 3Ah, no chicote e o nobreak nao se mantém ligado, q estranho... ja vi tudinho e o chicote está ok, nao ta em curto nem nada, todas as pontas do mesmo tamanho...

Editado por _rau_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão, você ja olhou se essas baterias estão segurando carga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma delas tava bichada, nao carregava direito e tava esquentando, com pequenos estufamentos laterais, retirei ela do grupo, as outras estão carregando beleza, deixei elas paradas a noite e medi no dia seguinte, tava com 12.9V, uma bateria nova da mais, uns 13,5V, mas pelo menos dá pra usar ainda... só que to suspeitando delas tb nao durarem muito mais tempo nao. Vou comprar assim que der uma bateria apenas de maior capacidade, melhor do que usar tres de menor capacidade...

Fiz outro chicote mais curto e botei o nobreak em serviço de novo, antes eu tinha testado ele com carga, com um PC ligado, tirei e coloquei na energia varias vezes, sem problema...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão tá fácil tire todas as baterias, tire a bateria de seu carro e ponha no no-break se funcionar beleza ai não vai ser o no-break q com stz a bateria do seu carro vai te dar uma solução favorável sem problemas, pode por sem medo! valeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por enquanto tá ok, se começar a dar problema de novo, nem preciso retirar do carro porque as de 3Ah originais foram pouco usadas, tavam guardadas, mas eu de vez em quando colocava no nobreak pra dar uma recarregada... tinha 1 mes que tava parada e eu ainda media 13V nelas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tão segurando, se não tivesse teria desligado a maquina que liguei nesse nobreak, segurou por varios minutos, não deixei ir até o fim porque não vi necessidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×