Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perde Conexão ao Imprimir


helgo

Posts recomendados

Caros Amigos,

Estou com um sério problema com impressão em minha rede. Possuo um servidor Novell 3.12 com 24 estações. Nesse servidor roda um sistema de gestão em Cobol 4.5. O problema é o seguinte: As vezes quando mando imprimir algum relatório a estação perde a conexão com o servidor e só reiniciando pra voltar. Só que apenas as estações que imprimem remotamente perdem a conexão e é de vez em quando, não é sempre. As estações que possuem impressora local nunca deram problema.

Peço a alguem que saiba que problema é esse para me ajudar. É caso de vida ou morte. :o

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazia tempo que não via esses termos. Rede Novell, Cobol. Nos meus antigos tempos de rede Novell, isso era sempre sinal de ser um problema de IRQ (interrupção). Os BIOS atuais atribuem o IRQ5 ou 7 pra porta EPP de impressoras paralelas.

E as placas de rede ISA iam direto alocar o IRQ5, e daí o conflito só aparecia quando a gente mandava imprimir pela rede, e aquela estação que estava com a impressora, tinha esse conflito de interruptores.

Isso é só um palpite. Pode ser que o problema esteja no código fonte do seu gestor empresarial. Pra testar isso, deixe ligados só o servidor e uma estação que vai enviar comandos de impressão. Se ao imprimir, a estação não parar, com o resto das estações desligadas, é porque o código do programa está correto.

Se postar aqui o que tanto já testou, pra excluir das possibilidades, a gente dá uns palpites com mais propriedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No código fonte com certeza não está o problema porque quando imprime local não acontece o erro. Esse erro é intermitente, tipo a cada 100 impressões feitas no dia por uma estação em uma impressora remota, 5 dão erro, perde o servidor. Será que o erro não pode estar no servidor de impressão?

Outro ponto que pode ser é o seguinte: alguns terminais são novos. Será que tem alguma coisa a ver com conflito de irq das placas de rede desses terminais? O sistema roda no estabelecimento a mais de 10 anos e nunca deu problema na rede. A única coisa de diferente foi que algumas estações foram trocadas.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Cobol e Novell!!

Por isso estão a mais de 10 anos rodando na empresa :)

Não creio ser incompatibilidade nas estações por serem novas, mas, mude-as de lugar e verifique se continua.

Acredito que deva ser Buffer de impressão sobrecarregados na estação ou no print server.

Shalom

Lord Enigm@

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já troquei as estações de lugar e o problema continuou: imprimindo remotamente, AS VEZES, perde a conexão com o servidor. Apenas a estação que está gerando a impressão dá o erro. a estação em que a impressora está conectada não dá.

Os testes que já fiz são:

- Mandei reinstalar a Novell

- Troquei o Switch

- O sistema de gestão não é pois roda a mais de 10 anos e nunca deu esse problema. Esse problema está acontecendo a pouco mais de 1 mês.

- Troquei placa de rede de uma das estações, embora que coloquei igual a que já estava.

A única coisa diferente feita antes de acontecer esse problema foi a troca de 80% das estações. Foram colocados estações novas.

Já fiz tudo isso e o problema ainda continua. Não sei mais o que fazer!!! O pessoal que cuida da rede e de todo o hardware aqui disse que não tem nada de errado com a parte deles e o pessoal que cuida do sistema de gestão (que é da minha empresa) tb disse que da parte deles não tem nada, pois a única coisa que o sistema faz é mandar pra impressora e a rede é que gerencia onde vai imprimir.

Por favor me ajudem

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...