Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pulseira Anti-Estática


rodpuc

Posts recomendados

Vou colocar um novo pente de memória em meu pc e, como parece que memórias são muito sensíveis a energia estática, comprei uma pulseira anti-estática.

Não entendo muito do assunto e estou com dúvida sobre onde ligar a pulseira. Me parece que é no gabinete, mas veja:

1 - Eu tenho que ligar num terra.

2 - Para mexer no pc eu tenho de desplugar ele da energia, logo estou retirando o cabo de força que é quem me forneçe a conexão com um terra.

logo não entendo como ligar a pulseira no gabinete está me ligando em um terra.

Coisa de loco :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

rodpuc você está perdido no propósito da pulseira amigo.

A função da pulseira é causar o equilíbrio elétrico entre dois corpos e não aterrar uma tensão.

A pulseira serve para que o corpo, no caso humano, fique sempre neutro em relação ao outro corpo, no caso computador, para que não se forme energia estática diferente entre eles.

Com a pulseira sempre vai haver equilíbrio elétrico entre o computador e a pessoa que vai manusear evitando assim qualquer formação de carga extra e consecutivamente descarga entre os dois (choque).

A energia estática nada mais é que o desequilíbrio dos átomos de um corpo. Esse desequilíbrio acaba eletrificando esse corpo com cargas positivas ou negativas e como cargas diferentes tende a se atraírem, imagine seu corpo carregado de carga negativa descarregando sobre um computador carregado de carga positiva... Dependendo de onde se toca no componente, a queima é muito provável.

A pulseira deve ser ligada a carcaça do gabinete, qualquer lugar.

Ps: Achei um "necessário" excesso em comprar uma pulseira anti estática só para trocar a memória, é um tanto diferente, mas, gostei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em outra palavras, se seu micro estiver aterrado, tu e o micro estarão com a diferença de potencial igual a zero, já que os dois estarão descarregados. Sendo assim, você pode manusear a memória sem problemas.

É um ato muito plausível, mostra que és uma pessoa consciente, o que falta muito em vários técnicos de informática que temos no mercado.

No entanto, você pode manusear a memória sem pulseira, desde que não toque nos componentes, principalmente nos chips. Como existe a possibilidade de acidentes, por isso é muito recomendado pelas fabricantes o uso deste equipamento. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em outra palavras, se seu micro estiver aterrado, tu e o micro estarão com a diferença de potencial igual a zero, já que os dois estarão descarregados. Sendo assim, você pode manusear a memória sem problemas.

É um ato muito plausível, mostra que és uma pessoa consciente, o que falta muito em vários técnicos de informática que temos no mercado.

No entanto, você pode manusear a memória sem pulseira, desde que não toque nos componentes, principalmente nos chips. Como existe a possibilidade de acidentes, por isso é muito recomendado pelas fabricantes o uso deste equipamento. ;)

Sua explicação foi boa e de fácil entendimento para quem não tem muito conhecimento, no entanto, se formos levar ao pé da letra, da mesma forma, e para que, o amigo adquiriu a pulseira, está sua informação acima, em negrito, deixa dúvidas e não é 100% segura.

Para que haja equilíbrio elétrico entre dois corpos, micro e pessoa, não é o suficiente que somente o micro esteja aterrado, a pessoa também deve estar aterrada, no caso descalço e o chão também não pode ser dielétrico para poder evitar alguma diferença de carga entre os dois.

Dependendo do tipo de material dielétrico em que é construída a sola do calçado e o piso, uma pessoa pode se energizar com cargas diferentes do micro, causando uma possível descarga do mesmo jeito em algum componente.

Um exemplo disso são os marinheiros, que transportam combustíveis, que usam calçados com sola não dielétrica para poder sempre estar em equilíbrio elétrico com o navio, evitando assim o perigo de uma faísca e eventual explosão.

É claro que sei que essas minhas informações são possibilidades remotas (remota não é impossível) e se fossem para levar tudo em consideração, poucos seriam os laboratórios de manutenção, por isso, uma simples e barata pulseira anti estática é capaz de evitar toda essa “confusão elétrica” que envolvem tanto a máquina como o homem...

No mais fazer tanta questão de detalhes, como eu expliquei, é para uma minoria muito perfeccionista.

A pulseira custa R$15 no ML então não custa nada previnir né! :D

Muito obrigado pelas explicações!

Só queria confirmar então, a maneira correta de utilizar é ligando em qualquer parte do gabinete e com o cabo de energia desplugado, é isso?

valeu! :joia:

Sim é isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas ribeiro....Na teoria, basta um ponto ligado ao aterramento para que todos os "circuitos" tenham seus elétrons roubados. Ou seja, o elétron procura o caminho mais rápido para o "centro da terra", por isso, não faria diferença se os dois estejam aterrados,basta um....não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma outra opção q encontrei, ainda mais barata é usar luvas anti-estática. R$3,00 no ML. Boa opção?

Se realmente isso funciona, me parece melhor que a pulseira, já que eu n precisaria ficar descalço no chão e ... enfim, tomar cuidado com todos esses detalhes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para mim, o melhor método é usar aquela manta anti-estática e a pulseira, a qual liga na tomada para realizar a descarga ( claro, tomada com aquele terceiro pino ) e a manta onde coloca o micro...não é?

Na HP, tínhamos tudo isso...

Essa luva, já tinha visto uma vez, mas não a usei para comprovar se é boa ou não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...