Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe do Pentium 133 MHZ tem suporte USB?


messiasangelo

Posts recomendados

Não riam pois o motivo é nobre. Alguem filho de mão doméstica estuda em faculdade particular com bolsa e paga Lan house toda vez que precisa fazer trabalho para a escola. Quero transformar um Pentium 133 MHZ numa máquina de datilografia eletronica, apenas para editar texto, mais a saida em disquete inviabiliza. Precisaria pelo menos de uma conexão USB para pendrive. Acho que essa placa não tem suporte USB. Confimem se tenho alguma forma de adaptar. Essa é para o pessoal montador de hardware

Desculpem esse assunto tão básico, mais é o que posso fazer para ajudar essa pessoa, dentro das minhas possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não riam pois o motivo é nobre. Alguem filho de mão doméstica estuda em faculdade particular com bolsa e paga Lan house toda vez que precisa fazer trabalho para a escola. Quero transformar um Pentium 133 MHZ numa máquina de datilografia eletronica, apenas para editar texto, mais a saida em disquete inviabiliza. Precisaria pelo menos de uma conexão USB para pendrive. Acho que essa placa não tem suporte USB. Confimem se tenho alguma forma de adaptar. Essa é para o pessoal montador de hardware

Desculpem esse assunto tão básico, mais é o que posso fazer para ajudar essa pessoa, dentro das minhas possibilidades.

você sabe dizer qual é a placa mãe desta referida maquina. Pode ser que tenha slot PCI se tiver basta comprar uma placa de usb para este slot....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por sorte tem um slot PCI. O WIN 98 tem interface de software para USB?
Cara o padrão USB é mais antigo do que se pensa e talvez sua placa mãe tenha portas USB 1.1 mas através de conectores internos e você só precisará comprar um espelho e ativar o suporte a USB no Setup.

Só que talvez você esteja numa encrenca maior do que imagina, tudo por conta de o Win98 ser um sistema operacional fora de linha há mais de 8 anos e, por isso ninguém mais faz drives para ele.

Instalar um placa USB até pode ser uma solução se sua placa não tiver um conector interno para um espelho mas o problema é saber se a placa tem drives para o win98. Te aconselho a procurar placas com chipset da VIA que normalmente tem drivers para o 98, mas mesmo assim faça uma pesquisa antes.

Mas isso não é tudo, não são todos os pendrives USB que são suportados pelo win98. Entenda o seguinte: o Win98, embora reconheça o padrão USB, exige driver para qualquer dispositivo USB que você queira plugar nele, ele não é igual ao XP que reconhece qualquer pendrive como um mass storage device e abre seu conteúdo. Sem diver específico no win98 nada rola. Ai agente volta para o ponto anterior, ninguém mais faz drivers para o 98, então muitos pendrives e celulares com cartão de memória não vão ser reconhecidos nem com reza braba.

Experiência pessoal, o pendrive kingston de 2G ou maior não funciona, só o de1Gb é reconhecido pelo driver para 98 que é disponibilizado no site e mesmo assim só modelo Data Travel. Meu celular Nokia 5200, com cartão de qualquer tamanho não funciona, simplesmente a nokia não faz driver para 98.

Mas nem tudo é desespero... tem uma luz no fim do túnel para você... troca o win98 pelo Windows Mileniun Edition (WinME)... essa edição do windows não colou, foi um tiro na água igual ao que está sendo o Vista, mas ele tem a vantagem de reconhecer qualquer pendrive como mass storage device sem a necessidade de instalação de drivers e ser mais leve que o XP. Aliás, XP na sua máquina nem pensar, você não vai conseguir fazer nada.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por a placa-mãe ser antiga, a revisão do slot PCI é antiga e não irá suportar placas USB mais novas.

Quando for comprar, veja se a placa atende às especificações de revisão PCI 2.0, 2.1 ou 2.2 (o 2.2 também poderá ser incompatível). Não compre se ela for apenas 2.3 pois será incompatível eletricamente.

Quanto ao sistema operacional, o Windows 2000 será de bom tamanho e não ficará muito lento com o processador. Eu mesmo já testei o Windows 2000 num Pentium 166 e o desempenho foi razoável.

Apenas o Windows 98 SE (Second Edition) possui suporte ao USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que todas as placas soquete7 só aceitam USB 1.1. Não tenho certeza absoluta.

ribeirocross, eu estava me referindo às especificações do PCI. As revisões anteriores a 2.2 alimentavam a placa pela tensão +5V, enquanto algumas placas 2.2 e todas 2.3 alimentam por 3.3V.

Existem placas USB 2.0 com revisão PCI mais antiga, mas são difícieis de achar. Eu tenho uma placa da Clone USB 1.1 com chip da Opti que funciona perfeitamente em computadores antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

poxa, tava pesquisando isso daí ontem, vejam só...

Assim, placas com chipset Intel Triton, Sis 5597/5598, Via Apollo MVP3 e ALi Alladin V suportam USB 1.1, com uso de espelho externo, barato, 5 reais... a coisa é que realmente não dá pera usar pendrives garndes, maiores que 1 Gb no 98, pois dá erros demais... mesmo com drivers adequados... o que, francamente, irrita. Se se pusesse um P233MMX, e 128 Mb de RAM, poe-se o Win2000 e muito dessas palhaçadas se resolveriam, e daria pra rodar bem esta olivetti digital...

se for par por placa usb externa, tem de ser 1.1, Opti ou Via...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ribeirocross, eu estava me referindo às especificações do PCI. As revisões anteriores a 2.2 alimentavam a placa pela tensão +5V, enquanto algumas placas 2.2 e todas 2.3 alimentam por 3.3V.

Existem placas USB 2.0 com revisão PCI mais antiga, mas são difícieis de achar. Eu tenho uma placa da Clone USB 1.1 com chip da Opti que funciona perfeitamente em computadores antigos.

É... eu que embolei o meio de campo hehe:D.

Confesso também que eu não sabia dessa mudança nas revisões. Obrigado por informar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...