Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
milo

Q9400 vs Q9450

Recommended Posts

Hoje eu estava analisando alguns processadores no site da intel e ví que estavam vendendo o Q9400, eu nem sabia da existencia desse processador, daí resolvi pesquisar e ver se ja estava sendo vendido e achei em alguns site. Na pluginformatica ele está até mais barato que um Q9300, isso é excelente!

Só restam duas dúvidas: Será que os 6mb de cache a mais do Q9450 fazem uma diferença tão grande assim? Será que vale a pena pagar R$ 224 reais a mais em 6Mb de cache (de acordo com a pluginformatica)?

Site: https://www.pluginformatica.com/loja/catalogo.php?loja=10&IdDep=122&IdCatSel=133

Preços:

Q9450 2.66GHz, 12MB L2 Cache - R$ 969,00

Q9400 2.66GHz, 6MB L2 Cache - R$ 745,00

Q9300 2.5GHz, 6MB L2 Cache - R$769,00

PS: Todos são BOX no lugar de OEM e todos são de arquitetura 45nm.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi na Waz o Q9400 com as mesmas especificações do Q9450 me surpreendi pelo fato de só ter o cache a menos, mas o processo de fabricação é 45nm, tem SSE 4.1, as mesmas características do Q9450. Acho que fica por sua escolha, depende da sua grana mas eu iria apertar pra pegar o Q9450, pesquisa em algum lugar tá caro esse preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele foi lançado a poucos dias ;)

Agora o cache a mais fazer ou não diferença vai depender do aplicativo em questão. (resposta chata eu sei, mas é verdade)

O preço está abaixo do Q9300 por questão de estoque, o 9400 chegou e trouxe também um corte nos preços, este 9300 já deve estar na loja faz um tempo, e com os preços "antigos".

Compartilhar este post

Link para o post

Definitivamente essa quantidade a mais de cache não vale tudo isso. Essa diferença absurda de preço se deve mais ao fato de ser um lançamento do que de ter maior cache.

Compartilhar este post

Link para o post
Ele foi lançado a poucos dias ;)

Agora o cache a mais fazer ou não diferença vai depender do aplicativo em questão. (resposta chata eu sei, mas é verdade)

O preço está abaixo do Q9300 por questão de estoque, o 9400 chegou e trouxe também um corte nos preços, este 9300 já deve estar na loja faz um tempo, e com os preços "antigos".

Acredito que só irá influenciar em arquivos como de renderização, certo?

É por que fizeram alguns comparativos e o Q9450 só ficou abaixo do E8500, sendo que é um ótimo Quad e tudo mais. Ja que pretendo usar para jogos, acho que então compensa bem mais levar um Q9400 do que um Q9450 ou um E8500 (tendo em vista que é um processador bom para jogos, é mais barato e que vai durar bastante tempo), certo?

Eita mas 970 reais???

No Boa Dica tem por 750 reais aqui no rio de janeiro :o

Onde tu viu isso?

Eu deixei o link alí, amigo. A loja é a pluginformatica e infelizmente foi um dos únicos lugares que achei pra vender, nos outros lugares ele chega a ser pouca coisa mais barato. Resolvi pegar essa loja como modelo por conter todos esses processadores disponíveis em estoque.

Compartilhar este post

Link para o post
Não só renderização, talvez em outros aplicativos também, mas se quer jogos e over pegue o 9400 que ele é bem mais negócio. :)

Ótimo, é tudo que eu preciso :D

Agora só falta saber até quanto ele aguenta de over estavel sem perder vida útil ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Ótimo, é tudo que eu preciso :D

Agora só falta saber até quanto ele aguenta de over estavel sem perder vida útil ^_^

Bom, provavelmente quando seu processador queimar por culpa de overclock, o valor financeiro dele vai ser desprezível.

Um amigo meu tem um Athlon XP mobile 2500+ num pc antigo com over pra 2.6ghz, sendo que o original é 2ghz. Considerando que overclock não é tão fácil no caso dele qto é pra quem tem um C2D, podemos falar que se trata de um over respeitável. Ele tb aumentou o vcore, só não sei o valor certo. De qualquer forma, ele tem esse pc desde 2003 se não me engano e até hj tá tudo perfeito.

Agora, qto vale um Athlon XP hj em dia? Pra mim não vale nada. No 2º pc aqui de casa (Semprom 2300+, 512mb de ram, FX5200)... eu não faço overclock, mas se por acaso queimasse o processador, eu compraria um pc ultra low end moderno que ainda sim seria bem melhor do que esse antigo e não gastaria muito. Melhor do q pagar caro num processador ultrapassado fora de linha.

É por isso que eu faço overclock nesse meu E4500 sem a menor pena. E só não aumento mais porque não vejo necessidade em termos de desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, provavelmente quando seu processador queimar por culpa de overclock, o valor financeiro dele vai ser desprezível.

Um amigo meu tem um Athlon XP mobile 2500+ num pc antigo com over pra 2.6ghz, sendo que o original é 2ghz. Considerando que overclock não é tão fácil no caso dele qto é pra quem tem um C2D, podemos falar que se trata de um over respeitável. Ele tb aumentou o vcore, só não sei o valor certo. De qualquer forma, ele tem esse pc desde 2003 se não me engano e até hj tá tudo perfeito.

Agora, qto vale um Athlon XP hj em dia? Pra mim não vale nada. No 2º pc aqui de casa (Semprom 2300+, 512mb de ram, FX5200)... eu não faço overclock, mas se por acaso queimasse o processador, eu compraria um pc ultra low end moderno que ainda sim seria bem melhor do que esse antigo e não gastaria muito. Melhor do q pagar caro num processador ultrapassado fora de linha.

É por isso que eu faço overclock nesse meu E4500 sem a menor pena. E só não aumento mais porque não vejo necessidade em termos de desempenho.

Over de 3,3Ghz em um E4500? :eek:

É realmente um over bem grande :D

Achei que a perda de vida útil de um processador era bem maior. Mas sendo assim, acho que então o Q9400 deve aguentar uns 3,5Ghz tranquilo com um bom conjunto de pasta térmica + air cooler ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Não querendo dar uma de chato, mas já sendo. :D

Tenho uma duvida parecida.

Estou em duvida entre o Q9450 e o Q9550.

Já que o Q9450 vai ser descontinuado e o preço do Q9550 vai cair bastante, para quase o preço atual do Q9450.

Vale a pena eu esperar chegar os Q9550 com os preço novos? ou a diferença dos dois não é tão grande?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Não querendo dar uma de chato, mas já sendo. :D

Tenho uma duvida parecida.

Estou em duvida entre o Q9450 e o Q9550.

Já que o Q9450 vai ser descontinuado e o preço do Q9550 vai cair bastante, para quase o preço atual do Q9450.

Vale a pena eu esperar chegar os Q9550 com os preço novos? ou a diferença dos dois não é tão grande?

Obrigado

Tudo depende de qual será o uso do PC e quais os preços de cada peça. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo depende de qual será o uso do PC e quais os preços de cada peça. ;)

Em especial para jogos, já pensando nos que ainda virao.

Para usar com uma 4870x2.

O preço será quase o mesmo. O problema é que para eu comprar o Q9550 com o preco novo, algo em torno de 700/900 reais, tenho que esperar mais alguns dias segundo os distribuidores com que falei.

Se não houver diferença entre os 2, dai eu já pego o Q9450 que já achei por R$650,00... :D:D:D:D:D

Editado por SaberX

Compartilhar este post

Link para o post
Em especial para jogos, já pensando nos que ainda virao.

Para usar com uma 4870x2.

O preço será quase o mesmo. O problema é que para eu comprar o Q9550 com o preco novo, algo em torno de 700/900 reais, tenho que esperar mais alguns dias segundo os distribuidores com que falei.

Se não houver diferença entre os 2, dai eu já pego o Q9450 que já achei por R$650,00... :D:D:D:D:D

A diferença será mínima, mas se em alguns dias você conseguir o 9550 por 50 mangos a mais eu acho interessante esperar, isso é, se você conseguir ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Já que estamos falando do Q9450, alguem pode me responder uma dúvida?

Em se tratando de desempenho para jogos, qual a melhor disposição do clock e do multiplicador do processador, sem mexer no VCore e sem fazer over? (Se é que isto realmente trará algum beneficio notável)

1) 8 x 333 = 2.66GHz (padrão)

ou

2) 6 x 444 = 2.66GHz

Editado por dotoh

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, gostaria de uma informação:

Tenho um Quad Q6600, tenho interesse em trocar pelo Q9400, porém o lcache é diferente, 8mb contra 6mb, vale a pena trocar?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Quad Q6600, tenho interesse em trocar pelo Q9400, porém o lcache é diferente, 8mb contra 6mb, vale a pena trocar?

Não é só o clock ou o cache que contam em processadores "primos".

A troca depende do que você faz com o processador. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que vale a pena trocar sim, a diferença de cache não chega a ser exorbitante, alem de que o clock do Q9400 é maior e tem arquitetura de 45nm, gastando menos energia e esquentando menos ^_^

Mas é como o XITA disse, depende do uso que você vai fazer, por que se você pretende fazer overclock então nem compensa, até por que o Q6600 possui um FSB menor de 1066Mhz dando pra colocar tranquilamente em 3,6Ghz (dependendo da sua placa mãe também, é claro).

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acredito que vale a pena trocar sim, a diferença de cache não chega a ser exorbitante, alem de que o clock do Q9400 é maior e tem arquitetura de 45nm, gastando menos energia e esquentando menos ^_^

Mas é como o XITA disse, depende do uso que você vai fazer, por que se você pretende fazer overclock então nem compensa, até por que o Q6600 possui um FSB menor de 1066Mhz dando pra colocar tranquilamente em 3,6Ghz (dependendo da sua placa mãe também, é claro).

Se ele tem maior clock será mais rápido, fora as vantagens que você disse, mas será que a troca vai realmente valer a pena pro r.cmello ?

Compartilhar este post

Link para o post
Se ele tem maior clock será mais rápido, fora as vantagens que você disse, mas será que a troca vai realmente valer a pena pro r.cmello ?

Isso vai depender dos gastos, eu mesmo não trocaria um Q6600 por um Q9400, só trocaria se recebesse o mesmo valor que paguei no Q6600 e acrescentasse uma pequena quantia pra comprar o Q9400 (que geralmente não é o que acontece).

Além disso, ainda tem que analisar se a placa mãe dele aceita processadores de 45nm.

Se não for um gasto exorbitante, acho que vale a pena trocar, apesar de que no caso dele eu investiria o valor extra que seria gasto no Q9400 e compraria um bom cooler para fazer um overclock no Q6600.

Compartilhar este post

Link para o post
Se não for um gasto exorbitante, acho que vale a pena trocar, apesar de que no caso dele eu investiria o valor extra que seria gasto no Q9400 e compraria um bom cooler para fazer um overclock no Q6600.

Nahalem vindo e os barcelona também.

Nem fuds que eu faria um upgrade pra ganhar pouca performance.

Pega essa grana e investe em algo melhor pro pc, talvez uma fonte, memórias ou uma VGA.

Compartilhar este post

Link para o post
Nahalem vindo e os barcelona também.

Nem fuds que eu faria um upgrade pra ganhar pouca performance.

Pega essa grana e investe em algo melhor pro pc, talvez uma fonte, memórias ou uma VGA.

Se duvidar, estarão mais caros que os Core Extreme, cita-los por agora é besteira. Só vão virar mainstream no mínimo no final do ano que vem, enquanto isso não compensa de forma alguma compra-los, até por que as vantagens nem estão tão grandes pelo que ví, pra jogos mesmo os Extreme são melhores do que os Nehalem. Mas bem, não vou entrar fundo no assunto pra não fugir do assunto principal do tópico ^_^

E sim, você está certo, nesse caso compensa mais investir em algum outro componente do pc ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

SIM VALE A PENA SIM

um q9300 tem uma performance melhor do q o q6600

Compartilhar este post

Link para o post
Se duvidar, estarão mais caros que os Core Extreme, cita-los por agora é besteira. Só vão virar mainstream no mínimo no final do ano que vem, enquanto isso não compensa de forma alguma compra-los, até por que as vantagens nem estão tão grandes pelo que ví, pra jogos mesmo os Extreme são melhores do que os Nehalem. Mas bem, não vou entrar fundo no assunto pra não fugir do assunto principal do tópico

E sim, você está certo, nesse caso compensa mais investir em algum outro componente do pc

Sim sim cara, eu entendo o seu ponto. A questão é que a plataforma 775 não vai evoluir, e a diferença entre um 6600 e um 9450 não é lá grande coisa. Por ora, não passa de 10 fp/s em alguns jogos, em outros a coisa nem muda muito. Claro que em renderização e multi-tasking BRUTO as coisas mudam drasticamente, mas como você disse, uma fonte/vga/memórias valem muito mais a pena

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais