Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar ou montar outra HD no Kurumin 7?


raphabessa

Posts recomendados

:( Pessoal, estou com com um grande problema... Tenho um computador aqui que tem instalado somente o Kurumin 7 e a HD já está lotada... Quero instalar uma nova HD para ter mais espaço (HD ide 160Gb). Como devo formatar essa HD nova e como faço para montar ela(ext2 ou 3)... Já tentei de tudo mas mas não consigo montar... agradeço a quem me ajudar. Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá....

plugue o hd e o reconheça na bios

como root de o comando:

fdisk -l

e procure por um hd sem partição (se for um hd virgem, se nao procure pelo tipo de partição que ele foi formatado anteriormente).

Procure pela indicação: /dev/sdX no caso se for um hd sata, se for um IDE vai estar assim: /dev/hdX. X = alguma letra se esse for o seu segundo hd, é bem provavel que ele apareça como hdb ou sdb.

Visto onde os discos estão, vamos criar a partição

cfdisk /dev/sdX

use os menus para criar uma partição linux (no momento nao sei te dizr exatamente qual o menu exato porque nao tenho nenhum espaço livre pra simular isso). Em alguns casos é necessário reinciar o micro após esse passo....

Criado a partição esta na hora de formatar a partição

Dê preferência para o ext3 (como você citou ext2...) é mais novo e funciona muito melhor em relação ao ext2.

mkfs.ext3 /dev/sdX1

Espere um pouco.... seu disco ja está funcional, você so precisa monta-lo....

para montar manualmente, use o comando:

suponhamos que você tem um diretório chamado /hd2

mount /dev/sdX1 /hd2

pronto... o seu segundo hd está montado no diretorio /hd2

Agora se você quiser que ele monte automaticamente quando a máquina inicializar edite o arquivo: /etc/fstab

e no final adicione a linha:

/dev/sdX1 /hd2 ext3 defaults 0 2

quando inciar o micro a particao já estará montada....

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...