Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nahalem, vale a pena esperar?


rcoimbra

Posts recomendados

Tudo certo galera?

Uma dúvida super pertinente minha e que acho que é de muitas pessoas também. Com a queda-livre dos preços de peças de informática, quase todos procuram dar um upgrade nas máquinas. Os lançamentos da série 200 da nVidia, as 4800 da ATI, o preço acessivel das ddr3 e os novos chipsets X48 e n790i dão um show em performance e preço.

E tem se dito muito sobre o futuro dos processadores. O Nahalem ta pra sair agora junto com o bloomsfield em novembro, os novos core2 de 45. Fora o lado da AMD com os phenomx4 e futuramente os de 45.

Estou para trocar de plataforma agora, e graças a deus, tenho grana pra trocar numa mid-high range. Minha dúvida é, Nahalem, vale a pena esperar?

Se trocar em um logo no começo da plataforma, é possível que eu encontre vários errors e bugs, mas estaria NA nova plataforma da intel. Toda a baboseira de QPI, triple channel ddr3 SSE4.2 (eu acho). Mas o preço de banana dos C2D, não levo em consideração? Um pc com peças reconhecidas, com ddr3 e uma VGA high-end não sai por muito mais que 3k.

Continua valendo a pena esperar até novembro pra catar um i7?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo certo galera?

Uma dúvida super pertinente minha e que acho que é de muitas pessoas também. Com a queda-livre dos preços de peças de informática, quase todos procuram dar um upgrade nas máquinas. Os lançamentos da série 200 da nVidia, as 4800 da ATI, o preço acessivel das ddr3 e os novos chipsets X48 e n790i dão um show em performance e preço.

E tem se dito muito sobre o futuro dos processadores. O Nahalem ta pra sair agora junto com o bloomsfield em novembro, os novos core2 de 45. Fora o lado da AMD com os phenomx4 e futuramente os de 45.

Estou para trocar de plataforma agora, e graças a deus, tenho grana pra trocar numa mid-high range. Minha dúvida é, Nahalem, vale a pena esperar?

Se trocar em um logo no começo da plataforma, é possível que eu encontre vários errors e bugs, mas estaria NA nova plataforma da intel. Toda a baboseira de QPI, triple channel ddr3 SSE4.2 (eu acho). Mas o preço de banana dos C2D, não levo em consideração? Um pc com peças reconhecidas, com ddr3 e uma VGA high-end não sai por muito mais que 3k.

Continua valendo a pena esperar até novembro pra catar um i7?

Abraços!

Eu acho que não vale a pena não cara. Pra você ter uma ideia, quando passei para a plataforma C2D, paguei R$ 580 num E6300. Até valeu a pena porque eu saí de uma plataforma bem inferior (P4 3ghz). Mas comparando preço, hj eu pego um processador muito melhor em todos os quesitos (C2D E7200) por algo em torno de R$ 260.

É quase certo de que os novos processadores da Intel não irão representar o mesmo salto de desempenho que a plataforma Core representou em relação aos antigos Netbursts (Pentium 4 e Pentium D). Por isso, não acho que vale a pena investir um olho da cara num processador recém lançado.

A não ser que você espere um bom tempo até os preços dos Nehalem baixarem bem, mas isso provavelmente só vai acontecer 1 ano depois do lançamento.

Se você tá com uma boa grana disponível e quer gastar com um pouco de luxo, pegue um C2Q Q9400, que você vai tá muitíssimo bem servido de processador por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não.

Montar uma plataforma para o Intel usando os futuros Core i7 "Nehalem" se tornará muito caro. Pense bem, processador lançamento, placas mãe grandes e cheias de firulas que estão sendo anunciadas, triple-channel DDR3...é um custo enorme.

Na minha opinião, vale a pena esperar o lançamento do Core i7 para comprar os C2Q Kentsfield 45nm, já que esses devem sofrer bruscas quedas no preço por conta dos novos Nehalem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que eu penso é o seguinte. Tudo bem, compro um pc BOM agora com essa grana. Vou ter um bom desempenho por um preço do ******* e tudo mais. Mas aí é que entra a história, daqui a um ano vou ter de trocar a placa-mãe para entrar na brincadeira da era Nahalem, já que vai haver uma substituição de soquetes.

Por isso eu penso que não vale a pena trocar de pc pra essa plataforma, apesar do preço de banana. Ficar com uma Mo-Bo de mofo é ****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que eu penso é o seguinte. Tudo bem, compro um pc BOM agora com essa grana. Vou ter um bom desempenho por um preço do ******* e tudo mais. Mas aí é que entra a história, daqui a um ano vou ter de trocar a placa-mãe para entrar na brincadeira da era Nahalem, já que vai haver uma substituição de soquetes.

Por isso eu penso que não vale a pena trocar de pc pra essa plataforma, apesar do preço de banana. Ficar com uma Mo-Bo de mofo é ****.

qual vai ser o soquet do nehalem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que eu penso é o seguinte. Tudo bem, compro um pc BOM agora com essa grana. Vou ter um bom desempenho por um preço do ******* e tudo mais. Mas aí é que entra a história, daqui a um ano vou ter de trocar a placa-mãe para entrar na brincadeira da era Nahalem, já que vai haver uma substituição de soquetes.

Por isso eu penso que não vale a pena trocar de pc pra essa plataforma, apesar do preço de banana. Ficar com uma Mo-Bo de mofo é ****.

Bom, até onde eu sei o Nehalen inicialmente irá utilizar o mesmo soquete, pelo menos fisicamente falando. Talvez aconteça o mesmo que aconteceu quando o C2D foi lançado, já que ele não funcionava em qualquer pl-mãe com soquete 775. Mas isso é assim mesmo. Mas talvez as placas-mãe atuais passem a suportar o Nehalem através de um simples update de bios, visto que a diferença entre eles e os atuais C2D não vai ser tão grande qto a diferença dos C2D para o Pentium D. Mas isso não dá pra ter certeza.

Mas se por acaso as placas-mãe atuais não suportarem de forma alguma, você vai ter que comprar uma placa recém lançada. Aí você vai ter que comprar uma pl-mãe cara (pelo fato de ser lançamento) e um processador bem caro (tb pelo fato de ser lançamento), jogando o custo-benefício do seu pc lá pra baixo.

Eu realmente nunca comprei e nem irei comprar algum hardware na época do lançamento. Prefiro pensar do ponto de vista prático. Meu pc por exemplo... já não é um pc muito atual. Essa minha pl-mãe é meia boca e só suporta C2D 45 nm com bios beta. Mas eu faço tudo aqui com excelente desempenho. Então, porque eu trocaria? Só pra ter um pc moderno que vai continuar fazendo a mesma coisa basicamente da mesma forma? Enfim, se você quer mesmo se manter atualizado com a última novidade, no caso o futuro Nehalem, vai ter que abrir mão do custo-benefício. Aí é com você. Em termos de custo-benefício não vale a pena. Mas se você quiser pagar mais pra se manter atualizado a opção é sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que eu falo é o seguinte: Tudo bem, eu compro um 9300 como to pensando e uma P5Q-C. Daqui a um ou dois anos, esse investimento que passa dos mil reais vai pra onde? saco? Entende o problema? Se eu pegasse um Nahalem logo na cara, depois para repassar não é tão difícil, até porque vai ser uma plataforma nova e quem quer migrar vai poder pegar o meu CPU de cara.

@

Não é porque saiu o Quad que os Duo estão perdendo. Chegam até a ser melhores.

Não pensa que só porque é novo que sera superior.

Se você esperar, vai ver os preços baixarem muito dos outros processadores.

Eu esperaria!

é, é superior sim. Cerca de 30% comparando com os C2D de mesmo clock. O Nahalem 1366 vai ter 2.66 gHz, batendo com os E8600 da vida, sem falar quando adaptarem os programas para multithreading.

Entendem agora o que eu falo? Vale a pena pegar o Nahalem e gastar pra entrar na plataforma, ou gastar pouco agora e esquecer dessa grana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a previsão de lançamento dos Nahalem (intel) e dos Deneb (AMD) alguem sabe a data ao certo?

Aqui você encontra todas as informações das duas plataformas.

Intel Nehalem

AMD Barcelona

Entendem agora o que eu falo? Vale a pena pegar o Nahalem e gastar pra entrar na plataforma, ou gastar pouco agora e esquecer dessa grana?

Cara, como eu disse, se tiver $$ pra comprar não tem problema, provavelmente você poderá ter alguns inconvenientes com placa mãe, algo como incompatibilidades e tal, mas fora isso é uma arquitetura nova então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião nao vale a pena ...

Preços de lancamentos são os olhos da cara , fora a chance de ter bug ou alguns erros de sistema já que é uma arquitetura nova ...

Os Core 2 Duo 45nn já tem performance muito boa , excelente !!

Esse lance de ficar atualizado com as novidades do hardware é utopia , pura ilusão ... sempre vai ter uma novidade que promete mais que a série anterior ...isso é claro para incentivar a galera gastar e torrar $$ ...

Até quantos reais você gastaria em um pc ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena esperar SIM, mas não p/ comprar o Nahalem e seus "perifericos contemporâneos"(MB,RAM,HD,VGA,FONTE), mas sim o top de linha atual(CPU,MB,RAM e HD) que vão ficar muito em conta com o lançamento do Nahalem e seus "perifericos"!!!! você vai montar uma boa maquina gastando muito menos do que você gastaria hoje!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o dinheiro que você pagará para ter um Nehalem assim que lançar você compra um excelente pc top de hoje, que vai estar muito mais barato e ainda vai durar por pelo menos uns 2 anos! E ainda sobra um trocado pra você comprar o Nehalem quando a badalação do lançamento acabar e os preços começarem a abaixar! É o que eu acho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muita bobeira pegar Nehalem agora, como dito, você deve presenciar alguns bugs e erros das primeiras versões. Só achei estranho você falando que daqui 2 anos vai trocar de pc. Você pode investir num Nehalem agora e ficar sei lá, uns 3 anos no máximo com esse pc porque pelo que eu vi nas mensagens você é muito desesperado por tecnologia; um C2D E8400 atende a praticamente o desejo de qualquer gamer, um Q9450 que o diga, se você precisar mesmo de todo esse desempenho extra, vai pagar muito caro por isso hoje.

Eu acho que depende de sua necessidade; se você precisa urgentemente desse pc não vale, mas se você tiver uns 2 meses tranquilos pode esperar e ver o que acontece.

Também não cheguei a notar o preço acessível das DDR3, ainda estão muito caras.

Depende com o que vai usar o pc, às vezes não se perceberá ganho aparente em programas que não forem desenhados pra esse processador, como acontece com os quad e alguns programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, não é a primeira vez que essa pergunta aparece aqui, vou dar a mesma resposta que dei quando ela foi feita aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2968262&postcount=165

Depende...

Porque?

1º Os Nehalem em seu lançamento terão um preço elevado. Não só pelo fato do processador em si, mas também pelas placas-mãe e memórias DDR3.

2º Com a chegada dos Nehalem a tendência é que os preços da linha Core caiam ainda mais, logo se for não for um entusiasta de hardware com muito dinheiro e quiser simplesmente um bom desempenho com um ótimo Custo Benefício, compensa pegar a linha Core mesmo.

Mas uma coisa é verdade e já foi dita aqui no fórum:

Se você ficar nessa paranóia de esperar um lançamento sair pra comprar um determinado componente ou até mesmo montar um novo PC, você não vai comprar nunca, pois a informática está em constante evolução e novos produtos são lançados todos os dias. Você deve comprar o que é melhor para o seu bolso e para você. :) Não adianta você ter o melhor computador do mundo com as peças mais top de linha, se você não vai usar nem metade dos recursos dele.

Complementando um pouco mais: como já foi dito lá no tópico do Nehalem o primeiro vai sair em Novembro. Porém é aquela coisa, lança agora no fim do ano para amadurecer no início do ano que vem. Mesmo que você espere, você não vai ter uma plataforma 100%. Por quê? Já foi constatado que não são todas as memórias DDR3 que funcionam com o Nehalem, módulos acima de 1.65v não são compatíveis com ele. Mas já foi falado também que é possível que seja solucionado. E se não for? O cara vai compra uma baita memória e depois se lasca pela incompatibilidade.

E outra a própria Intel já afirmou que os processadores Dual Core viverão mais do que o esperado.

Resumindo: Tem grana pra dar e vender? Compre um micro agora, e quando sair o Nehalem compre outro e seja uma pequena cobaia.

A grana é limitada e o dinheiro tem que ser bem investido? Se puder esperar, aguarde até o fim do ano a queda de preços da linha Core 2 e invista em um PC Top (Jogos = E8500 ou E8600 :wub:, Jogos e Outros = Q9550 ou Q9650 :wub:). Se não, pegue um Q9450 ou um E8400 agora e você vai ter processador por um bom tempo também. Invista em outras coisas futuramente, como R800 (DX 11) e etc.

Sem contar que ao que tudo indica o Nehalem não vai ser aquela coisa toda pra jogos. É cedo ainda pra afirmar com total certeza, mas é uma coisa de se esperar pra ver se vai compensar mesmo.

http://www.hexus.net/content/item.php?item=15015&page=8

Peças de PC e celular são a mesma coisa no quesito compras, escolhe um modelo e pronto, porque você vai comprar ele hoje e amanhã estará desatualizado. ^_^

Pra mim quem comprar um Nehalem agora no fim do ano só vai poder dizer, Eu tenho um Core i7, quem comprar no ano que vem, que ele estará mais maduro, vai poder dizer, Eu Tenho O Processador Core i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo coisas aqui e coisas lá a gente descobre muita coisa.

1- Pra quem fala que o nahalem não vai ser tão bom, lento e com problemas:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3326

Resumindo, US$ 300 (comparando com os preços de processadores nessa faixa, vai vir por uns 600~700 reais, preço de um Q9300 ou um E8600); Performance que, no mínimo, é 10% superior à um QX9650, e até 50% mais rápido que ele no mesmo clock.

Alguns perguntam; po, pra que tanto desespero por performance?

Eu digo, não, não é para jogar. Antes fosse isso, já teria o meu E8600 e estaria feliz da vida. Mas é para trabalhar com edição de audio/foto/vídeo, ao mesmo tempo. Os Xeon/Opteron são muito caros, e não há necessidade também de um deles, com placas mãe passando dos 1k reais e de 64gb de ram.

O que eu digo é que a migração para a nova plataforma 1160 ou 1336, é inevitável. Eu acredito que, mesmo pegando um i7 agora e revendendo-o num futuro próximo, ainda assim é mais vantajoso do que comprar um um C2 agora e vende-lo a um preço INFINITAMENTE menor para comprar um i7.

O que eu quero evitar é exatamente a mesma coisa que aconteceu comigo com esse pc. Comprei um **** pc na época e agora é uma dor de cabeça do cão para montar outro.

Prefiro fazer upgrades de 700~1000 ano à comprar a cada três anos um pc de 3.

Então, acham que vale a pena comprar o nahalem para migrar de vez?

BTW: alguem sabe por quanto tempo outros C2 ainda serão fabricados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo coisas aqui e coisas lá a gente descobre muita coisa.

1- Pra quem fala que o nahalem não vai ser tão bom, lento e com problemas:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3326

Resumindo, US$ 300 (comparando com os preços de processadores nessa faixa, vai vir por uns 600~700 reais, preço de um Q9300 ou um E8600); Performance que, no mínimo, é 10% superior à um QX9650, e até 50% mais rápido que ele no mesmo clock.

Alguns perguntam; po, pra que tanto desespero por performance?

Eu digo, não, não é para jogar. Antes fosse isso, já teria o meu E8600 e estaria feliz da vida. Mas é para trabalhar com edição de audio/foto/vídeo, ao mesmo tempo. Os Xeon/Opteron são muito caros, e não há necessidade também de um deles, com placas mãe passando dos 1k reais e de 64gb de ram.

O que eu digo é que a migração para a nova plataforma 1160 ou 1336, é inevitável. Eu acredito que, mesmo pegando um i7 agora e revendendo-o num futuro próximo, ainda assim é mais vantajoso do que comprar um um C2 agora e vende-lo a um preço INFINITAMENTE menor para comprar um i7.

O que eu quero evitar é exatamente a mesma coisa que aconteceu comigo com esse pc. Comprei um **** pc na época e agora é uma dor de cabeça do cão para montar outro.

Prefiro fazer upgrades de 700~1000 ano à comprar a cada três anos um pc de 3.

Então, acham que vale a pena comprar o nahalem para migrar de vez?

BTW: alguem sabe por quanto tempo outros C2 ainda serão fabricados?

Cara, com o perdão da sinceridade, seu pc nunca foi um **** pc... Se não existia Core 2 Duo na época, você deveria ter pego um AMD que era infinitamente superior no comparativo Athlon x2 x Pentium D. Fora que você pegou uma placa-mãe com chipset 945, quando as tops da época utilizavam chipset 975X ou pelo menos 965P. Mas enfim, isso não tá em questão agora.

De qualquer forma, se você quer esperar e comprar o Nehalen, faça isso. Mas o custo-benefício disso não existe. E pra mim, se uma coisa não tem custo-benefício não vale a pena. Agora, se a pessoa quer gastar o próprio dinheiro, quem sou eu pra falar o contrário...

mesmo porque se você prefere fazer upgrades de ano em ano, é melhor pegar um C2D agora e um Nehalen daqui a 1 ano quando ele estiver num bom preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no atual mundo da informatica: dinamico, mutante e imprevisivel (veja os phenoms, que foram o inverso do previsto), nao se deve tentar aucansar a tecnologia, pois isso nunca sera possivel, de maneira satisfatoria. pense em fazer um pc com uma escalabilidade boa, mas sem exagerar... quando se gasta 700 reais num core 45nm QC + PM, voce tera uma maquina para mais de 2 anos de jgos (atualiza-se apenas placa de video, periodicamente) mesmo sem poder mudar o processador. apois 2 anos, quando os nehalem estiverem baratos, você troca td.... nao e dinheiro jg fora, como muitos afirmaram no topico, e sim dinheiro INVESTIDO em 2 anos para se usufluir de um pc. depois de ficar um tempao usando o pc e ter de atualiza-lo você pensa quefoi desperdicio, mas você pagou, na verdade, pelo tempo que passou com ele....

outra opção e o AM2+, que tera retrocompatibilidade com os am3 (boatos, pois como ja disse, nao existe bola de cristal nesse mercado). essa foi a minha opção: 790X + X2. isso me permitira colocar phenom mantendo ddr2, placa-mãe, video etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho q vale esperar, mas para comprar o que HOJE é top de linha.

Isso ... aí quando lancar o nehalem , ele vai esperar os cpus de 32 nn , aí quando lancar os cpus de 32nn ele vai esperar os de 22 nnn e aí ...

Moral da história ele vai esperar sempre e não vai comprar nunca...

Melhor é definir qual será a finalidade do pc , a grana que você pretende gastar e aí montar de acordo com essas necessidades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No decorrer da vida ocorrem coisas interessantes

e uma delas é a evolução da paciência, ou seja,

aprendemos a aguardar os acontecimentos com

menos ansiedade. Como tem sido muito citado,

a dinâmica do mundo da informática evolue muito

rapidámente, assim é melhor sempre aguardar

que precipitar,o Nehalem atual da Intel, quando

estiver no comércio, talvez nem seja mais o auge

da evolução e esteja obsoleto perante o Matuzhalem,

que vai permitir a inserção de pequenas lâminas

de 5nn para aumentar o cache em número e

quantidade e, pinos a serem inseridor para permitir

a elevação do clock, que vão permitir o processador

ao gosto do usuário.

Paciência é uma virtude e não uma arte. Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, andei lendo coisas aqui e coisas acolá e acabei vendo que não é essa boa mesmo entrar de cara numa plataforma nova.

Vou seguir os conselhos do pessoal em relação à plataforma, vou catar um Q9450 no meio de novembro, e enquanto isso estou pensando sobre a mudança para ddr3, e se vale a pena, já que vou comprar uma nova MoBo.

Em relação aos chipsets galera, o X58 vai sair pra 775 ou só pro 1366? e outra, vale esperar ele também ou pegar um P45/X48? Penso às vezes em catar o X48 para fazer crossfire/sli, mas como no outro ano estaria trocando de mobo para entrar no 1366 ou no 1160, acho melhor nem, o que vocês acham?

Por ora estou indo de P5Q-C (Y)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, andei lendo coisas aqui e coisas acolá e acabei vendo que não é essa boa mesmo entrar de cara numa plataforma nova.

Vou seguir os conselhos do pessoal em relação à plataforma, vou catar um Q9450 no meio de novembro, e enquanto isso estou pensando sobre a mudança para ddr3, e se vale a pena, já que vou comprar uma nova MoBo.

Em relação aos chipsets galera, o X58 vai sair pra 775 ou só pro 1366? e outra, vale esperar ele também ou pegar um P45/X48? Penso às vezes em catar o X48 para fazer crossfire/sli, mas como no outro ano estaria trocando de mobo para entrar no 1366 ou no 1160, acho melhor nem, o que vocês acham?

Por ora estou indo de P5Q-C (Y)

pessoalmente o mais tentador ao meu ver e o P45

tem placas mae de menos de 500 reais com exelentes recursos

(tnks pela correçao. xD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoalmente o mais tentador ao meu ver e o x45

tem placas mae de menos de 500 reais com exelentes recursos

Só uma correção: é P45 e não X45.

Mas que há placas baratas e com ótimos recursos, isso é verdade, ótimo custo/benefício para quem não está pensando em um CF com Vgas muito fortes.

Uma leitura para os que estão pensando em comprar o Nahalem...se for verdade, a Intel está dando um belo dum tiro no pé, pois está retirando o que mais se gosta na Intel...o OverClock.

http://www.adrenaline.com.br/noticias/tecnologia/nahelem_suportara_somente_ddr3_800_e_1066/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...