Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
DMZamora

Fonte Spire Rocketeer VI 600W morreu :(

Recommended Posts

Olá amigos

Pela segunda vez, minha fonte Spire de 600W "faleceu".

Da primeira vez foi com quase um ano de uso. Aconteceu durante a noite, só descobri pela manhã que o computador estava inoperante porém com os coolers girando a meia velocidade. O botão liga/desliga do painel frontal não respondia. Desliguei a fonte pelo interruptor traseiro, e a partir daí ela não deu mais sinal de vida, nem mesmo acendia o LED piloto da placa mãe.

Solicitei a troca em garantia, sem problemas.

Nesta última semana, exatos 10 meses após a primeira troca, estava eu calmamante usando o computador quando houve uma rápida queda de energia e o problema aconteceu novamente, exatamente da mesma maneira. A máquina desligou porém os coolers ficaram girando a meia velocidade, sem resposta do botão liga/desliga do painel, e ao desligar o interruptor traseiro ela morreu de vez.

A fonte não produziu ruídos, nem cheiro de queimado, nada. Não é possível dar a partida nem mesmo aterrando diretamente o fio verde. O fusível não está queimado. Minha configuração é leve, tanto que no momento uma fonte "genérica" está dando conta do recado provisoriamente.

Infelilzmente dessa vez a troca não será possível, assim gostaria de saber quais componentes poderiam ter sido danificados, para tentar um diagnóstico.

Aceito também recomendações de empresas que possam fazer o conserto, na região de Brasília.

Ou colegas dispostos a fazer o conserto, obviamente mediante remuneração.

Agradeço qualquer ajuda.

[]s,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa queda de energia teve um retorno rápido, enquanto a fonte ainda estava quente?

Você liga a fonte direto num filtro de linha, estabilizador ou direto na tomada?

Tem um documento de uma empresa que mostra um estudo sobre dano causados por quedas de energia com retorno rápido que pode ter sido o que aconteceu com sua fonte, um dano por surto de corrente.

Eu consegui, de propósito, estragar uma velha fonte AT simulando quedas de energia com retorno rápido. Deixei a fonte ligada se aquecendo. Deixei ela ligada só no filtro e comecei a fazer rápidos desligamentos e religamentos no botão do filtro, como a fonte não tinha muita carga, ela seguia funcionando em pequenos cortes q eu simulava com leve oscilação na saida. Eu deixei um multimetro em sua linha 12V e só um ventilador 12V tava ligado nessa linha, fui aumentando o tempo dos desligamentos e religamentos, até que depois de umas 6 tentativas a fonte se apagou e não ligava mais. Tirei da energia e botei de novo e novamente ela ligou, mas a saida 12V tava com 10V e a de 5V tava com 5.8V. Comprovei pra mim com esse teste a importância de um nobreak, principalmente se na região costuma dar esses tipo de queda com retorno em seguida, como aqui.

Infelizmente, dependendo do componente, não vão encontrar e vão colocar qualquer um equivalente, tirando a originalidade de sua fonte...

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade foram dois "soluços" seguidos na rede, um de menor intensidade (onde apenas o micro desligou) e um maior (onde outros equipamentos desligaram também, como o kit multimídia e TV). O retorno da energia fo imediato, em menos de 1 segundo.

Temo que tenha ocorrido exatamente isso, um grande surto. Nestes 10 meses de uso, ela já deve ter passado por pelo menos 5 eventos semelhantes.

A fonte está ligada em um estabilizador e em seguida em uma régua com proteção contra surto.

Mas ontem acabei indo parar no famigerado tópico sobre utilizar ou não um estabilizador, e fiquei sabendo que o seria melhor o filtro estar antes dele, além do fato do próprio estabilzador possivelmente não surtir efeito algum.

De qualquer forma, eu gostaria de tentar o conserto, pois é uma fonte cara e de excelente qualidade. Não tenho muito conhecimento sobre eletrônica, mas tendo pistas sobre os possíveis componentes danificados, posso fazer a troca sem problemas, nem que leve semanas procurando os originais ou equivalentes de qualidade.

Apenas em último caso tentaria o conserto com terceiros.

Eu já andava pensando em comprar um no-break, depois dessa virou prioridade...

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao conserto, eu fico te devendo um local aqui em Brasília de confiança q possa fazer isso pra você, mas quanto ao ocorrido posso te dar mais informações.

Quedas com retorno rápido são um problema, em brasilia costuma acontecer demais isso, não sei o porquê já que nem temos industrias e fábricas grandes pra justificar essas micro quedas e sub-tensões.

De início pode tanto não acontecer nada de aparente, mas pode acontecer de na primeira a fonte morrer tb. Esse surto não é causado pela rede elétrica diretamente, mas pela característica própria das fontes.

Seus capacitores quando são energizados, provocam uma elevação de corrente (amperes) que se não for limitada de uma forma, queima a fonte, faz fusiveis estourarem, faz disjuntores cairem, etc e se não queimar o fusivel da fonte, com certeza todo seu primário, desde ponte retificadora, capacitores, transistores chaveadores, etc, vão sentir esse pico. Essa característica obriga os projetistas das fontes instalarem um componente chamado de termistor. Esse termistor é um resistor variável de acordo com a temperadura, no caso é um termistor NTC - Negative Temperature Coefficient que basicamente é um resistor que quando frio, limita corrente ao um ponto pré-determinado e ao se aquecer, ele libera a passagem máxima de corrente. O que ocorre quando a energica cai e volta rapidamente, é que esse termistor não teve tempo pra se resfriar, então a própria fonte se mata, digamos assim, no caso da energica cair e voltar rapidamente. Se ela não morrer de primeira, sua saúde vai ficando comprometida à medida que vai acontecendo esse tipo de evento na rede elétrica. Um nobreak ajuda e muito quanto a isso, já que ele não permite a fonte se desenergizar completamente ou seja, seus capacitores não se descarregam completamente no momento que a bateria é acionada, dando tempo pra você desligar a máquina corretamente e tirar da tomada ou mesmo passar por um evento de queda momentanea sem precisar desliga-la

Não posso te garantir que tenha sido isso a causa, mas tudo indica que sim. Ah, e o estabilizador em nada ajudaria. Ele pode até aumentar um pouco a impedância do circuito, mas não o suficiente pra limitar tanta corrente.

Editado por _rau_

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelos esclarecimentos :)

Eu costumo levar meus aparelhos na Brasília Eletrônica, mas infelizmente eles não trabalham com fontes de computador.

Só por "esporte", vou tentar um ressarcimento com a CEB, mais para ver como irão tentar se esquivar.

No momento, só me resta partir para uma Corsair 620HX, rezando para que não acabe da mesma forma :(

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho quase certeza que vão te perguntar se a fonte estava no estabilizador. Se o estabilizador não tiver queimado, eles vão dizer que o problema não foi na rede e sim a propria fonte que estragou "sozinha", sei como eles são... Mas não custa tentar.

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho quase certeza que vão te perguntar se a fonte estava no estabilizador. Se o estabilizador não tiver queimado, eles vão dizer que o problema não foi na rede e sim a propria fonte que estragou "sozinha", sei como eles são... Mas não custa tentar.

Ótima dica... se perguntarem, direi que estava ligada direto :)

Compartilhar este post

Link para o post

Se você disser que estava ligado direto, pior ainda, já que na "mente" deles isso se classificaria como negligência do usuário por não utilizar proteção alguma em um equipamento sensível como o de informática. Como se a TV tb não fosse sensível, o DVD, já que possuem componentes de processamento digital como um PC tem e está sujeito às mesmas falhas elétrica.

O problema é que está incutindo na mente da grande maioria, inclusive dos técnicos, seja eles técnicos da empresa elétrica, de informática, de eletrônica... que o estabilizador é uma peça primordial pra segurança dos equipamentos de informática, e absurdmente somente os de informática, já que ninguém vê por ai gente recomendando estabilizador pra TV, pro gravador de DVD da sala, pro home theater, então se você disser que tava ligado direto, isso vai se caracterizar como negligência sua, com certeza!

Compartilhar este post

Link para o post
Se você disser que estava ligado direto, pior ainda, já que na "mente" deles isso se classificaria como negligência do usuário por não utilizar proteção alguma em um equipamento sensível como o de informática. Como se a TV tb não fosse sensível, o DVD, já que possuem componentes de processamento digital como um PC tem e está sujeito às mesmas falhas elétrica.

O problema é que está incutindo na mente da grande maioria, inclusive dos técnicos, seja eles técnicos da empresa elétrica, de informática, de eletrônica... que o estabilizador é uma peça primordial pra segurança dos equipamentos de informática, e absurdmente somente os de informática, já que ninguém vê por ai gente recomendando estabilizador pra TV, pro gravador de DVD da sala, pro home theater, então se você disser que tava ligado direto, isso vai se caracterizar como negligência sua, com certeza!

Well, sendo assim, "casualmente" tenho um no-break morto aqui também... perfeito para fazer par com a fonte, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, então qualquer coisa, use o nobreak como desculpa! :D

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um c2d e6600 , 2gb ram, 8800 gts 320mb e 3 HDs

uso a spire 600w vai fazer 3 anos agora em janeiro, e ta tudo normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais