Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dLeal

Filtro de linha, aterramento e adapatador 2 pinos

Recommended Posts

Este tópico tem o intuito de saber dos colegas de fórum o que acham dessa combinação para "solucionar" os "problemas" do título.

Estou com um notebook e muito preocupado com a qualidade da alimentação. Aqui em fortaleza a tensão é 220v e não tenho aterramento, com base no que vi nos fóruns estou pensando usar a seguinte combinação:

A tomada da energia é de dois pinos, e para não usar estabilizador e nem aterramento:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648069

Ligado a ele, o notebook com o filtro de linha com entrada bivolt:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/651700

Muitos notes atuais nem tem mais o terceiro pino, e não tenho interesse de fazer aterramento exclusivo para o note.

O que acham dessa combinação? Dá para quebrar um galho com uma relativa segurança?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os notebooks que não vêm com pino terra porque esses possuem uma segurança maior contra choques ao usuário e possuem fontes projetadas pra assim funcionar bem, sem aterramento, mas os protetores externos, quando bons, quase sempre fazem uso do aterramento. Lembre-se que o aterramento de segurança (terceiro pino) não é funcional ou seja, não tem relação direta com o funcionamento do equipamento e sim com a segurança pessoal e outra funções secundárias, que podem ser dispensadas em alguns projetos eletrônicos.

No caso da inexistência de aterramento de segurança, faz-se o uso do aterramento do neutro mesmo (aterramento funcional) pro desvio de correntes de surto.

Não recomendo esse produto da clamper, mas sim o segundo que você citou q você tb acha nesse endereço em duas versões:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PNOTEPRO3

ou esse se seu note nao tiver pino terra:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PNOTEPRO

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo que o terra seja importante sim, por isso eu sugeri o uso dos dois! O campler com a função de "aliviar" o fato de não ter o terra e não usar estabilizador e ainda servir de interface com dois pinos, para ser possível ligar a uma tomada convencional!

Para um note com pino terra, nem sempre será possível ter uma tomada aterrada por perto.

Quando se desejar ainda ter uma certa segurança de aterramento, mesmo sem ter uma tomada aterrada, a combinação que sugeri, apesar de ainda ser ineficiente, não pode ser considerada um quebra-galho mais ou menos seguro?

Compartilhar este post

Link para o post

O filtro da clamper não faz nada com o pino terra, ele é simplesmente ignorado, não é ligado a nada.

E ainda outro problema no filtro da clamper, ele não possui um fusível (nem nada similar) para desligar a energia da saída do filtro em caso de surtos fortes, em casos de surtos mais fortes, a proteção que ele oferece é praticamente nula.

Não recomendo usar o filtro da clamper.

Apenas o filtro da APC já é o bastante.

Sobre o pino terra, ignore-o, o filtro pode até não cumprir sua função completamente, mas já ajuda muito.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

Dleal, se você ligar qualquer protetor que faça o uso do aterramento, numa tomada sem aterramento e for expressamente dito nas especificações do produto que o mesmo depende de um aterramento para funcionar à contento, ele só vai funcionar assim, mas não é o caso dos produtos indicados por você mesmo.

Esse clamper que você mencionou não faz o uso do aterramento de segurança, mas apenas o neutro (aterramento funcional que tb pode e deve ser usado pra desvio de certos surtos). Esse protetor da Clamper simplesmente têm um varistor Fase-Neutro, protegido por um TCO - fusível térmico pra desligar o varistor apenas em caso de curto circuito, mas ele deixa a energia aberta pro notebook, mesmo que o fusivel se abra. O aterramento do neutro você vai encontrar em praticamente qualquer lugar que você for e é o único local seguro pro desvio de qualquer corrente de surto. O neutro é aterrado por questões funcionais e de segurança dos equipamentos tanto perto da caixa do medidor quanto em toda rede elétrica da cidade. Pra questão de desvio de correntes de surto, esse é o melhor caminho. Agora no que tange a segurança pessoal e desempenho do sistema de filtros das fontes e alguns filtros de linha, um fio terra à parte, é indicado.

Esse clamper indicado não é um filtro, é apenas um protetor anti-surtos de classe III ou seja, pra surtos pequenos de tensão. O da APC tb, mas é um produto melhor, na minha opinião.

Editado por _rau_

Compartilhar este post

Link para o post

entendi. Muito interessante os comentários, vou passar a prestar mais atenção nas aulas de eletrônica da facul! :)

Valeu _rau_ e leohartmann, ajudaram bastante, meu note agradece.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar o gancho aqui.

Tenho uma configuração deste maneira:

Tomada -> Módulo Isolador Microsol 1000VA -> NoBreak APC 1500RS.

O fato é que percebo que o APC vira e mexe tem que entrar em ação, derrubando a energia AC e assumindo o fornecimento de energia e tenho minhas dúvidas se o problema é na rede ou com o Módulo Isolador. Então pensei em substituir o módulo isolador por um e-Terra como esse da Clamper acima ou por um Protetor Eletrônico, tb da Clamper. Gostaria de saber qual dos dois seria mais indicado.

De qualquer maneira vou tentar fazer um acompanhamento na variação de tensão da rede elétrica para identificar o verdadeiro culpado.

Compartilhar este post

Link para o post
;3026583']Vou aproveitar o gancho aqui.

Tenho uma configuração deste maneira:

Tomada -> Módulo Isolador Microsol 1000VA -> NoBreak APC 1500RS.

O fato é que percebo que o APC vira e mexe tem que entrar em ação' date=' derrubando a energia AC e assumindo o fornecimento de energia e tenho minhas dúvidas se o problema é na rede ou com o Módulo Isolador. Então pensei em substituir o módulo isolador por um e-Terra como esse da Clamper acima ou por um Protetor Eletrônico, tb da Clamper. Gostaria de saber qual dos dois seria mais indicado.

De qualquer maneira vou tentar fazer um acompanhamento na variação de tensão da rede elétrica para identificar o verdadeiro culpado.[/quote']

Esses protetores da clamper que possuem na tomada de entrada apenas 2 pinos e na saída 3, nada fazem com o pino terra do seu pc, apenas o ignora.

Por um simples motivo de que na ausência de um bom aterramento o recomendado é não ligar o terra do pc a nada.

Em um PC a função do terra é proteger o usuário de algum choque no gabinete, que por ser de metal, pode ficar energizado.

Alguns protetores de surto desviam para o terra surtos de energia, mas são poucos que fazem isso.

No seu caso, o melhor é comparar um adaptador e ligar o nobreak direto na tomada.

O modulo isolador apenas serve para evitar os choques no gabinete, o terra virtual dele não serve pra desviar surtos.

E na configuração atual sua, você possui um "problema" que é o seu nobreak suportar 1500va e o modulo isolador 1000va, esse pode ser o motivo de o nobreak ir para a bateria sem um "motivo aparente".

Compre um adaptador, ou troque a tomada da parede por uma de 3 pinos, e ligue seu nobreak. O pino do terra, ignore ele, o pc funciona normal sem o terra.

PS: Não existe terra virtual, produtos que se dizem ser isso, ou não ligam o pino do terra, ou ligam no neutro da tomada, e no caso do modulo isolador, através de um transformador, desvia pequenas correntes existentes no terra para o neutro da tomada.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post
Esses protetores da clamper que possuem na tomada de entrada apenas 2 pinos e na saída 3, nada fazem com o pino terra do seu pc, apenas o ignora.

Por um simples motivo de que na ausência de um bom aterramento o recomendado é não ligar o terra do pc a nada.

Em um PC a função do terra é proteger o usuário de algum choque no gabinete, que por ser de metal, pode ficar energizado.

Alguns protetores de surto desviam para o terra surtos de energia, mas são poucos que fazem isso.

No seu caso, o melhor é comparar um adaptador e ligar o nobreak direto na tomada.

O modulo isolador apenas serve para evitar os choques no gabinete, o terra virtual dele não serve pra desviar surtos.

E na configuração atual sua, você possui um "problema" que é o seu nobreak suportar 1500va e o modulo isolador 1000va, esse pode ser o motivo de o nobreak ir para a bateria sem um "motivo aparente".

Compre um adaptador, ou troque a tomada da parede por uma de 3 pinos, e ligue seu nobreak. O pino do terra, ignore ele, o pc funciona normal sem o terra.

PS: Não existe terra virtual, produtos que se dizem ser isso, ou não ligam o pino do terra, ou ligam no neutro da tomada, e no caso do modulo isolador, através de um transformador, desvia pequenas correntes existentes no terra para o neutro da tomada.

Leonardo

Entendo, obrigado pela resposta.

Mas não seria melhor, ou menos pior, usar um Protetor Eletrônico ao invés de um simples adaptador??

Tenho ciência de que a capacidade do Módulo Isolador é menor, mas essas comutações do Nobreak ocorrem quando o gasto é baixo, na casa de 270W (dá pra ver o consumo instantâneo através do software do Nobreak) por isso eu acho estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Um protetor eletrônico nada poderá fazer com o pino terra, ele pode proteger de surtos e alguns outros problemas da rede elétrica.

Em relação ao aterramento não há nada que qualquer protetor eletrônico resolva, só fazendo um aterramento mesmo.

Se você quiser por um protetor, pode por, mas acho desnecessário.

Abraço.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post
Um protetor eletrônico nada poderá fazer com o pino terra, ele pode proteger de surtos e alguns outros problemas da rede elétrica.

Em relação ao aterramento não há nada que qualquer protetor eletrônico resolva, só fazendo um aterramento mesmo.

Se você quiser por um protetor, pode por, mas acho desnecessário.

Abraço.

Leonardo

Então, é isso que estou falando. Pelo menos o protetor ajuda com esses problemas da rede elétrica, se ligar o NoBreak na tomada direto tudo vai passar pra ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais