Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que marca vocês recomendam e qual não recomendam?


rogeriocal

Posts recomendados

Olá pessoal,

Como muitos aqui, estou querendo comprar um notebook e estou em dúvida dada à elevada quantidade de opções. Em rápida pesquisa, identifiquei 36 marcas à disposição. Porém, a minha pergunta foge um pouco do que se costuma perguntar. Eu não estou querendo recomendações de modelos. Apenas de marcas.

Eu gostaria de saber que marca vocês recomendam em termos de qualidade geral e quais não recomendam. Claro, eu sei que em todas as marcas, tem modelos mais problemáticos e outros menos. Alguns com melhor relação custo x benefício e outros nem tanto. Alguns com configurações muito boas e outros horríveis. O que quero saber, de modo geral, é qual marca vocês recomendam e qual acham melhor manter distância. Ajudem um pobre colega perdido diante de 36 marcas. Coloquem aí a sua lista de recomendados e não recomendados, e por que recomendam ou não as ditas marcas.

Para efeito de registro, as 36 marcas que encontrei, em ordem alfabética são: Acer, Aiko, Airis, Amazon, Asus, Bluesky, CCE, Compaq, Dell, E-Max, ECS, Epcom, Evolute, Ez-go, Firstline, Gateway, HP, IBM, ICC, Intelbras, Itautec, Kennex, Lenovo, LG, Megatron, Megaware, Microboard, Mirax, NEC, Nextera, Nova, Phillips, Positivo, PowerNote, Semp Toshiba, Sony.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehe, deixa eu começar com uma polemica:

Não recomendo marcas sem garantia no Brasil, ou seja, a maioria dos Importados.

Motivo: Se tiver problema não terá garantia no Brasil. Meu irmão tem um HP com chipset nVidia 6150 (a serie com bug da HP) comprado nos EUA. Mesmo sendo um erro de projeto ele não tem garantia / recall no Brasil.

Não recomendo nenhum HP/Compaq que tenha final diferente de BR.

E se fosse comprar um notebook pra mim não compraria da maioria das marcas citadas. Restariam somente umas 12 opções (Asus, Dell, Epcom, Gateway, Gigabyte, HP, IBM / Lenovo, Intelbras, LG, Mirax / MSI, Phillips, Toshiba, Sony). Sendo a maioria de marcas consagradas. Só pagaria mais de 2.500 num notebook se tivesse 3 anos de garantia, marcas baratas depende de quem é o projeto original,...

Em relação as que não coloquei nesta lista... é porque não tem nenhum modelo atual dela que me interessa (motivo pessoal).

Ps.: Faltou a Gigabyte... A MSI também, mas ela pode estar junto com a Mirax.

A IBM e Lenovo são a mesma empresa.

CCE, Bluesky, Nexterra são a mesma coisa.

A Intelbras e a Nova são a mesma empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A IBM e Lenovo são a mesma empresa.

CCE, Bluesky, Nexterra são a mesma coisa.

A Intelbras e a Nova são a mesma empresa.

A IBM e a Lenovo eu sabia que são duas marcas da mesma empresa, mas as outras eu desconhecia. De qualquer forma, acho importante manter duas marcas da mesma empresa em separado, porque pode haver diferenças entre elas. Eu disse que pode haver diferença, não que diferença.

Fica fácil ver isso se lembrarmos que a Ferrari e a Fiat são duas marcas da mesma empresa. Acho que ninguém tem dúvida quanto à diferença de qualidade entre as duas marcas. Muitas vezes uma empresa mantém duas ou mais marcas no mercado por questões estratégicas, mas mantém a mesma qualidade em todas elas e em outros casos não. Uma empresa pode usar o que há de melhor na sua marca "premium" e usar materiais de segunda linha e projetos mais mal acabados na sua marca de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, notebook não é brincadeira como um desk. No desk, se você queima uma placa de som ou rede, você vai lá e compra outra igual e coloca no slot disponível. Além do mais, é muito fácil de substituir um periférico por outro num gabinete. É só você ter um pouquinho de tempo e uma chave phillips ( de vez em quando eu improviso quando não estou com meu ferramental, uso até faca hehehe ). E os Notes?? O q você vai fazer caso queime uma dessas placas integradas? No meu trabalho, é discussão constante esse assunto. Como sou carioca mas trabalho em Porto Alegre, a galera aqui vive indo comprar produtos de informática em Rivera-Uruguai e em Ciudad del Este-Paraguai. Pode parecer barato no início mas se você observar, quando não se tem garantia num produto desses, o barato pode sair caro demais !! Basta que o seu PC de pau num dos periféricos... Ai meu amigo, você vai morrer numa grana para consertá-la e torcer pra que a sua maquininha fique boa como antes. E além do mais, não é qqer curioso q pode fuçar um note...

Anteriormente comprei um desk e um note. O desk foi sem garantia (viagem a trabalho em Foz do Iguaçu) e o note na DELL (minha esposa trabalha lá). Acontece que a duas semanas atrás o HD do note tava batendo agulha (e pra quem sabe isso é um mau sinal para o hd...). E como o note foi comprado com garantia de fábrica, liguei pra assistencia, fui super bem atendido (os operadores de telemarketing do suporte da DELL entendem bastante do assunto...), fiz o teste de diagnóstico da máquina e mesmo sem ter aparentado maiores problemas (teste ok inclusive...), em 24 hrs um técnico estava na minha casa com um HD novinho!!! Ai pergunto: Se eu tivesse comprado esse note em qqer lugar sem garantia?? Poderia ter economizado R$100, 150... Mas quanto vale um Hd 120g barracuda de note novo?? Sem contar que de vez em quando eu ligo e dou uma sugada básica na assistencia deles...

Tirem suas conclusões... Abraços...

As Carroças de casa:

Meu: X Blade Black, Asus M2N32 Wi-Fi SLI Deluxe Edition, AMD X2 6400, 4g DDR-2 800 Kingston, GeForce 9600 GT, Hd 500g Samsung 7200rpm, Thermaltake Thoughpower 650w Real, Placa Captura Pixel View, DVD RW LG GH20NS10 Samsung 19' 932 bw, Microsoft Wi-Fi Mouse/Keyboard.

Dela: Note DELL LATITUDE D 520 ( C2D 1.66x2, Hd 120g, video que roda um PES 2008 básico e XGA 15 Pol) e uma pequena rede sem fio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parecer barato no início mas se você observar, quando não se tem garantia num produto desses, o barato pode sair caro demais !! Basta que o seu PC de pau num dos periféricos... Ai meu amigo, você vai morrer numa grana para consertá-la e torcer pra que a sua maquininha fique boa como antes.

Quanto à garantia, sem dúvida nenhuma, em condições normais, a falta de dela seria um mal negócio e só isso já deixaria muitas marcas importadas fora do páreo. Como bem alertou o Carvalhoso. Porém, no caso específico de notebooks, as Histórias de terror no uso das assistências técnicas autorizadas quanto à qualidade do serviço e ao tempo que nos deixam sem o note, me fizeram pensar que a garantia é um presente de grego. Parece ser uma boa, mas se precisarmos dela a dor de cabeça e o desgosto são tantos que talvez valha a pena pagar para ter o problema resolvido rapidamente. Claro que não estou levando em consideração que mesmo pagando o serviço continue porco e demorado. Se for o caso, realmente a garantia é indispensável.

Confesso que estou fortemente inclinado a comprar um Dell apenas e tão somente, pela fama dela de qualidade na assistência técnica dos seus notes.

mais fácil perguntar que marcas recomendamos..

Acho que você tem razão. Mudei a pergunta. Seria legal saber quais marcas vocês recomendam e quais não recomendam. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo: Acer, asus, Dell (melhor pos compra), Gateway (3 anos de garantia, otimo pos compra), HP/Compaq (máquinas bem construidas, bom pos compra), IBM/ Lenovo (maquinas bem construidas), Sony (sao excelentes mas nao acho q valem o altissimo preço q geralmente cobram), STI, Powernote e Apple (apple é apple!)

Nao recomendo: CCE (classico) itautec (note bem vagabundos viu, da umas batidinhas na carcaça dele pra ve como é plastico barato, touchpad minino, gente falando q desbota, etc), positivo (varias reclamaçoes da garantia e pos compra, as séries "baratas" <2500 $ geralmente tem um custo benefício horrivel da nojo de ver).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao recomendo... as séries "baratas" <2500 $ geralmente tem um custo benefício horrivel da nojo de ver).

O que mais me incomoda nas séries baratas é a memória e o SO. Tem alguns modelos com 512 MB e o SO é Windows Vista Starter ou algum Linux. O Starter eu odeio por causa daquela marca d'água. Até a limitação de 3 programas ao mesmo tempo eu contorno, mas aguentar aquela p* da marca d'água aparecendo o tempo todo, é f*. E o Linux eu não tenho nada contra o sistema em si, mas muitas vezes é porcamente configurado e quando tenho que instalar algum programa eu sempre me enrolo.

E 512 MB? Tenha dó! Com pelo menos 1GB eu compro, mas 512 MB nem pensar...

Mas e a qualidade? Fora o hardware fraco a qualidade não é a mesma? Por exemplo, um Dell de R$ 1.500 não tem a mesma qualidade construtiva e durabilidade que um Dell de R$ 3.500? Ou a qualidade do mais barato é pior, mesmo ambos sendo Dell?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O Starter eu odeio por causa daquela marca d'água. Até a limitação de 3 programas ao mesmo tempo eu contorno, mas aguentar aquela p* da marca d'água aparecendo o tempo todo, é f*.

Aquela marca d'água tem como fazer ela sumir dali. Só usar o programa certo pra isso (hideflag).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pra gastar mais de 3k so pegaria da Lenovo (thinkpad) os outros nao, gateway, sony, dell la nos EUA, aqui nao por causa q nao pago 3k num note de 500 dolar, nao engulo isso, HP , Apple, Toshiba (a original). sao as unicas empresas que colocaria a mao no fogo, sendo q HP e Dell ainda vai muito do modelo, os vostro nao, inspirion nao, latitude e precision sim, xps talvez, vai do modelo e os HP nao cataria os BR nem as configs q eles mandam pra ca achando que a gente é indio e so usa porcaria (alias por causa disso, talvez nem comprasse nada da hp, bem lembrado).

que eu nao compraria.

Amazon, itautec e infoway ou algo assim (talvez puro preconseito, alias qq um montado em zona franca de manaus que vem da epoca de reserva de mercado da informatica, que costumam ser empresas viciadas em vender porcaria cara.) unica empresa de la q salva de coisas com chip é a tec-toy notebook da xuxa e do batman ehhehehehhehehhe

de resto, nao existe empresas aqui no brasil e sim etiquetadoras.

cada modelo é um caso. tem q ver modelo por modelo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De olho fechado, só vou em Lenovo (ex-IBM) com sua linka Thinkpad e Toshibas importado.

A príncipio fico com o pé atrás para marcas récem lançadas que ainda não têm uma base grande de notebooks vendidos a pelo menos 1 ou 2 anos, pela qual possa se avaliar sua confiabilidade e durabilidade.Também não pegaria máquinas ECS, Pc Chips, ICC, CCE (que até tava indo bem com os modelos de chipset Intel, mas parece que hoje em dia é só SIS + Mirage).

Questão de vir com pouca memória, isso é fácil de resolver: basta fazer o upgrade de memória por conta própria, pois a maioria dos fabricantes hoje em dia não considera que isso invalida a garantia, ao contrário de tempos mais remotos.

Quanto a vir com Linux, Vista Starter, não seria problema prá mim, pois tenho um XP Pro e é só instalá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela marca d'água tem como fazer ela sumir dali. Só usar o programa certo pra isso (hideflag).

Muito obrigado pela dica. Vou experimentar já. Tenho um desktop com o Starter.

A príncipio fico com o pé atrás para marcas récem lançadas que ainda não têm uma base grande de celulares

Aguém sabe onde posso conseguir a informação de participação de mercado de cada marca no Brasil? Apenas em relação aos notebooks? Já vi várias reportagens com informações desse tipo, mas nunca soube de onde os jornalistas conseguem. Em relação ao desktops, por exemplo, me parece que a Positivo é a líder de mercado, mas não sei quanto aos notebooks. Não que participação de mercado queira dizer muita coisa, mas pode ser útil. Pelo menos dá para ter uma ideia do tamanho da empresa..

Citação:

Postado Originalmente por rogeriocal viewpost.gif

O Starter eu odeio por causa daquela marca d'água. Até a limitação de 3 programas ao mesmo tempo eu contorno, mas aguentar aquela p* da marca d'água aparecendo o tempo todo, é f*.

Aquela marca d'água tem como fazer ela sumir dali. Só usar o programa certo pra isso (hideflag).

Muito obrigado MESMO!!!! Já usei no desktop da minha esposa.

Pode parecer bobeira, mas isso me incomodava demais. Agora os notebooks baratíssimos (até R$ 1.500 ~ R$ 1.600) podem entrar nas minhas possibilidades de compra se vierem com Vista Starter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para analisar aspecto, qualidade do gabinete e acabamento(alem de facilidade de manutenção...), eu falo, já que desempenho e "potência" do conjunto dependem muito de cada usuário! Cada caso merece um estudo e sei por experiência, que 90% dos consumidores de notes precisam de uma maquina mais leve, com maior autonomia e exigem o mínimo de processamento... Mas pelo acabamento e durabilidade do gabinete( quem leva o note para cima pra baixo, seja no trabalho, faculdade ou por hobby, sabe do que estou falando. Aquele note que descasca, solta tampas... não fecha direito ou quebra a base do display com facilidade!) Eu não recomendaria a maioria das marcas baratas(pode se achar um bom preço por um bom produto!), tipo ECS(experiência de dois notes ), amazon(tive o desprazer) e positivo(muito "malacabado") todos poderiam ser melhores na qualidade do gabinete, desenho(o ecs até que passa) e na durabilidade!!! Agora.... pode até não ser dos melhores mas o Acer tem um acabamento muito melhor!!!! Só peca, no desenho(meio antiquados, grandões) e no fato de que para limpar o cooler tem que desmonta o note todo!!!!!!!!!!! Os HP.... show de bola.... mas o "oscar" vai para.... SONY!!! muiiiito bom!!! os Vaio com suas carcaças de alumínio.... já vi Vaio com processador P3 de 500, diga-se de passagem muito bem usado com aparência melhor que o meu ECS que ficou em cima da mesa fazendo às vezes de desk por dois anos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada caso merece um estudo e sei por experiência, que 90% dos consumidores de notes precisam de uma maquina mais leve, com maior autonomia e exigem o mínimo de processamento...

É o meu caso, tanto que também estou considerando a possibilidade de comprar um desses netbooks. Achei a proposta muito interessante, além de agora também ter várias opções disponíveis, com a chegada de mais alguns até o final do ano. Porém, pelo preço, estou mais inclinado a ficar com um notebook desses mais baratos mesmo.

Mas pelo acabamento e durabilidade do gabinete( quem leva o note para cima pra baixo, seja no trabalho, faculdade ou por hobby, sabe do que estou falando. Aquele note que descasca, solta tampas... não fecha direito ou quebra a base do display com facilidade!) Eu não recomendaria a maioria das marcas baratas(pode se achar um bom preço por um bom produto!)

É justamente o tipo de informação que procuro. Claro que não espero que esses notes de menos de R$ 1.500 tenham a qualidade de um Sony, mas os problemas que você citou são inadmissíveis, seja qual for o preço. Infelizmente, Sony está fora do meu orçamento. Pretendo gastar até R$ 1.600, no máximo. O que preciso descobrir é qual a marca melhor desses mais baratos. Ou o menos pior.

Nessa faixa de preço, tenho visto pelo fórum recomendações da Kennex e do Evolute. Mas também já vi Semp Toshiba nessa faixa de preço e também dá para comprar alguns Dell. Meu preocupação é muito mais pela qualidade do que pela configuração, já que não jogo e exigo pouca capacidade de processamento. Se tiverem o mesmo preço, eu prefiro, por exemplo, um note com 1 GB de memória, HD de 80 GB e placa de vídeo simples, mas com construção robusta, bem acabado e de qualidade, que não me dê dor de cabeça do que um note de 2 GB de memória, HD de 160 GB e placa de vídeo avançada e com memória dedicada, mas com construção frágil, mal acabado e que começa a dar problema com pouco tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pretendo gastar até R$ 1.600, no máximo. O que preciso descobrir é qual a marca melhor desses mais baratos. Ou o menos pior.

Nessa faixa de preço, tenho visto pelo fórum recomendações da Kennex e do Evolute. Mas também já vi Semp Toshiba nessa faixa de preço e também dá para comprar alguns Dell. Meu preocupação é muito mais pela qualidade do que pela configuração, já que não jogo e exigo pouca capacidade de processamento. Se tiverem o mesmo preço, eu prefiro, por exemplo, um note com 1 GB de memória, HD de 80 GB e placa de vídeo simples, mas com construção robusta, bem acabado e de qualidade, que não me dê dor de cabeça do que um note de 2 GB de memória, HD de 160 GB e placa de vídeo avançada e com memória dedicada, mas com construção frágil, mal acabado e que começa a dar problema com pouco tempo de uso.

Olhe os notebooks da LG.

Tem um modelo abaixo de 1500 reais:

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/viewProduct.jsf?VP=WbergeBuu63aVuseBZtPEZ0AKXOD2OVD

E outro por R$1699 (gastaria mais pra pegar este segundo, tem características bem melhores que o primeiro):

http://www.maniavirtual.com.br/ProdutoDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0008870-01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo processadores INTEL e chipsets INTEL e ATI pois o que realmente faz a diferença é o que tem por dentro.

Agora se é ITAUTEC, SEMP TOSHIBA, HP, ACER... o que achar mais bonitinho (melhor acabamento e conexões) leva.

A assistência técnica é sempre demorada pra todas, o importante é ter garantia no Brasil.

Meu HP/Compaq deu problema e se não tivesse garantia no Brasil eu tinha perdido o note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, eu acabei adquirindo em abril de 2008 um dos modelos da Intelbras, ocorre que passados 95 (noventa de cinco dias de uso) o notebook começou a apresentar diversos problemas...A saga começou...leivei um mar de problemas para casa...

Deixo uma dica, se você. está com problemas com o seu fabricante, faça uma reclamação na certificadora, pois aposto que resolverão seu problema em menos de 48 horas, pois caso contrario poderão perder a certificação.

Um forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Eu pra gastar mais de 3k so pegaria da Lenovo (thinkpad) os outros nao, gateway, sony, dell la nos EUA, aqui nao por causa q nao pago 3k num note de 500 dolar, nao engulo isso, HP , Apple, Toshiba (a original). sao as unicas empresas que colocaria a mao no fogo, sendo q HP e Dell ainda vai muito do modelo, os vostro nao, inspirion nao, latitude e precision sim, xps talvez, vai do modelo e os HP nao cataria os BR nem as configs q eles mandam pra ca achando que a gente é indio e so usa porcaria (alias por causa disso, talvez nem comprasse nada da hp, bem lembrado).

que eu nao compraria.

Amazon, itautec e infoway ou algo assim (talvez puro preconseito, alias qq um montado em zona franca de manaus que vem da epoca de reserva de mercado da informatica, que costumam ser empresas viciadas em vender porcaria cara.) unica empresa de la q salva de coisas com chip é a tec-toy notebook da xuxa e do batman ehhehehehhehehhe

de resto, nao existe empresas aqui no brasil e sim etiquetadoras.

cada modelo é um caso. tem q ver modelo por modelo.

[]'s

Olá Ice.

Eu estou pensando em adquirir um Vostro da Dell, mas você disse que não colocaria a sua "mão no fogo" por este modelo, poderia dizer em que eles não são bons ? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na epoca q escrevi isso, eles tinham preço de notes bem melhores, hoje em dia q você pega um vostro por 2200~2500 c2d, ja estão mais reais na faixa de preço dos modelos compativeis, ai ja ponho a mao no fogo.

mas cara, na epoca 3.2k+ por um vostro, ele brigava com maquinas bem melhores, ai nao dava mesmo pra por a mao no fogo, agora com preço mais realista comparado com marcas da faixa dele, ele virou uma boa opção, principalmente o 1310, o 1510 nem tanto ainda, devia custar menos pra valer a pena.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ice.

Eu estou pensando em adquirir um Vostro da Dell, mas você disse que não colocaria a sua "mão no fogo" por este modelo, poderia dizer em que eles não são bons ? Grato.

Cara, eu não recomendo....recebi um Vostro 1510 em 04.nov e usei menos de 24 horas a maquina. 3 dias depois que recebi, percebi um pixel queimado bem no meio do LCD. Chamei a assistência, em 7 dias (o combinado eram 2 dias úteis!) veio um técnico pra trocar o LCD. Apanhou para abrir o note....quando abriu a caixa da nova peça, surpresa! inteirinha trincada....e a caixa estava intacta...ou seja, foi colocada quebrada lá dentro. (a assistência é da Unisys). A maquina ficou aberta por 4 dias, veio outro tecnico, desta vez a peça veio normal e foi trocada. Mas....a noite percebi que ficou mal montado...a moldura do LCD ficou solta...

Fiquei bem irritado, e no dia seguinte liguei lá, combinei a devolução. Nem liguei mais a maquina por 8 dias. dia 30/11 fui ligar para remover alguns arquivos antes de devolver a maquina, e, outra surpresa...a imagem toda atrapalhada....parece mal contato, tudo embaralhado, não dá pra usar o note.

Acertei hoje a devolução, só vão coletar a maquina dia 15, e já terei pago 2 parcelas das 10. Valor total: 2.400

Moral da história: até o final do ano, vou ter emprestado 480 reais para a Dell, por dois meses, com juro zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...